OTIMIZANDO COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Cacilda Araújo Maria Sigmar Passos Mestrandas UNEB.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
Advertisements

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Professora Lina Cardoso Nunes Universidade Estácio de Sá 2003
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
I Seminário ABED de Educação a Distância
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
Universidade de Aveiro
A Avaliação no processo ensino-aprendizagem:
A Avaliação no processo ensino-aprendizagem: problemas encontrados
Caracterização de um projeto didático
Profa. Maria Elena de Gouvêa
Referências.
Processo de Avaliação.
Educação Superior a Distância Forgrad – maio/2005 Questões, tendências e políticas no âmbito do Ministério da Educação Prof. Rubens Martins
Produção do conhecimento em EAD
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS LABORATÓRIO DE PESQUISA E ENSINO DO MOVIMENTO HUMANO CONSIDERAÇÕES INICIAIS METODOLOGIA.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Andréa Valéria Steil Gerente de Processos
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS DEPARTAMENTO DE ARTES E COMUNICAÇÃO LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO MUSICAL GRUPO DE PESQUISA “EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E EDUCAÇÃO.
Formação Continuada em Física na modalidade EaD – A Experiência da Elaboração do Curso “Brincando com a Física – Eletrostática” Fabiana Marques Costa1.
Eloiza Gomes de Oliveira – Uerj
FORMAÇÃO CONTINUADA E A POLITIZAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERCEPÇÕES SOBRE A CULTURA DO CONTEXTO Prof. Dr. Oséias Santos de Oliveira
Curso de Docência Universitária
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
Prof.ª Daniela Melaré Vieira Barros
APRENDIZAGEM COLABORATIVA ON LINE EM MESTRADO ACADÊMICO PRESENCIAL : UM ESTRANHO NO NINHO? Stella Cecília Duarte Segenreich Karina.
UMA VISÃO SISTÊMICA DO USO DA NOÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM CURSOS A DISTÂNCIA Gianna Oliveira Bogossian Roque Marcos da Fonseca.
ADEMILDE SILVEIRA SARTORI
O papel do conteudista.
8°SENAED – Seminário Nacional ABED de Educação a Distância FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS EM EaD Profa Dra Léa Depresbiteris
Interdisciplinaridade
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
Articulações com as propostas do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
Pesquisas sobre formação do professor reflexivo
Arilise Moraes de Almeida Lopes NUTES-UFRJ / CEFETCampos Flávia Rezende NUTES-UFRJ Rentato Araújo NUTES-UFRJ Salvador Setembro, 2004 Desenvolvimento do.
Ymiracy N. de Souza Polak
DESENVOLVIMENTO DE SUPORTE DIGITAL PARA GERENCIAMENTO DE CURSOS A DISTÂNCIA Pesquisadora: Kellen Stephany Batista Marques Orientador: Prof. Dr. Vicente.
Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação PPGE – Mestrado em Educação AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO- APRENDIZAGEM: OS.
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
Avaliação educacional: significados e relevâncias.
AS POSSIBILIDADES PEDÁGOGICAS DO FACEBOOK. Alguns estudos têm apontado a possibilidade e relatado experiências positivas de utilização do Facebook com.
Projeto Institucional das escolas Salesianas
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
EAD como prática educomunicativa: emoção e racionalidade operativa Ismar de Oliveira Soares Doutorado em Informática na Educação Arquiteturas Pedagógicas.
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
Comunidade de Aprendizagem
Metodologia de Educação a Distância Baseada na Web Renato M.E. Sabbatini, PhD Silvia Helena Cardoso, PhD Instituto Edumed Campinas Renato M.E. Sabbatini,
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
GESTÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA.
Aluna: Carina Pfaffenseller Profª Drª Marie Jane Soares Carvalho 2011 Arquiteturas Pedagógicas e Inclusão Digital Desenvolvimento da aprendizagem e avaliação.
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
Curso de Doutorado em Educação - UFAL Seminário da disciplina: Avaliação da aprendizagem no contexto da educação presencial e a distância fundamentada.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
A FORMAÇÃO DOCENTE EM VIGILÂNCIA DA SAÚDE José Inácio Jardim Motta Paulo Sabroza Marcelo Firpo Marcelo Rasga.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
AVALIAÇÃO DA COMUNICAÇÃO DIALOGADA: a cooperação como estratégia de aprendizagem Stela C. Bertholo Piconez Faculdade de Educação Universidade de São Paulo.
DEFININDO E REDEFININDO A COMUNIDADE “Conhecer alguém, aqui e ali, com quem se sente que há compreensão, apesar da distância e dos pensamentos expressos,
Transcrição da apresentação:

OTIMIZANDO COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Cacilda Araújo Maria Sigmar Passos Mestrandas UNEB

• Antecedentes EAD: ensino por correspondência, escolas radiofônicas, Teleeducação; •Características: abordagem instrucionista e auto-aprendizagem (Alves e Nova, 2003); •Com a LDB 9.394/96, EAD passa a ser uma modalidade plenamente integrada ao sistema de ensino (Garcia, 2000) Contexto da EAD no Brasil

•Comunidades de aprendizagem: - Processo educativo  social e coletivo; - Resolução de problemas  em meio à convivência social e em contexto Comunidade de aprendizagem “...nossas tentativas de comunicação são tentativas de construir comunidades. A necessidade de conexão com o outro influenciou o desenvolvimento da comunicação eletrônica, que, por sua vez, também influenciou tal necessidade.” (Palloff; Pratt, 2002, p. 49)

•Portaria 2.253/2001  autoriza disciplinas semi-presenciais ou a distância (20%) • Disciplina optativa  ambiente gratuito Claroline (Escola do Futuro - USP) •Mediador: prof. Alfredo Matta •Proposta: discutir EAD vivenciando EAD Comunidade UNEB-EAD

• Metodologia, temas e proposta pedagógica • Ambientes que compuseram essa disciplina EAD (lista, fórum, chat, Equitext) • Categorização dos ambientes EAD (Matta) e interação durante a disciplina Desenvolvendo EAD na comunidade

Tema 1 - Ambientes EAD Tema 2 - Comunidades de Aprendizagem Tema 3 - Processo Cognitivo Tema 4 - Abordagens Pedagógicas (discutir tutoria) Tema 5 - Interpretações das NT e EAD Tema 6 - Professor e EAD Tema 7 - Avaliação em EAD Tema 8 - EAD e institucionalidade Tema 9 - Sociedade atual - Pós Modernidade X Super Imperialismo Temas discutidos

• Questionamentos; • investigação profunda; • pensar criticamente A interação na comunidade de aprendizagem “A aprendizagem colaborativa acarreta discussão qualificada e diálogo” Boga

•Professor nas comunidades de aprendizagem on line: mediador •EAD: processo de aprendizagem ativo • Dividir responsabilidades: todos são responsáveis pela comunidade e pela aprendizagem colaborativa

•Perspectiva de formação de comunidades de aprendizagem (ambientes gratuitos) •Possibilidades de diálogo •Otimizar comunidades de aprendizagem Conclusões

Na medida em que o homem cria, recria e decide, vão se formando as épocas históricas. E é também criando, recriando e decidindo como deve participar nessas épocas. É por isso que obtém melhor resultado toda vez que, integrando-se no espírito delas, se apropria de seus temas e reconhece suas tarefas concretas. Paulo Freire