Psicologia da Personalidade II

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Behaviorismo e sua contribuição para a Educação
Advertisements

TEORIA COMPORTAMENTAL
Estruturalismo e Funcionalismo
Características Biográficas:
COMPORTAMENTALISMO (BEHAVIORISMO)
Skinner Adota o associacionismo de Thorndike como base de suas formulações psicológicas o comportamento, às quais são marcadas pela preocupação com a aprendizagem.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
A Abordagem de Skinner Teoria S-R
II Trimestre – Filosofia – 9º ano Profª Yama
Aprendizagem Pode ser comportamental ou cognitivo perceptual
Psicologia da Aprendizagem
BEHAVIORISMO Alessandra Brochier Marasini Ana Beatriz Fiori
O que é o Desenvolvimento que culmina na Personalidade
2. Condicionamento operante ou instrumental:
A teoria Behaviorista sobre as ações
TEORIA COMPORTAMENTAL DA APRENDIZAGEM
Behaviorismo.
Watson e o comportamento
Aula 3 –Behaviorismo Comportamentalismo
R = Resposta = Comportamento
BEHAVIORISMO.
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
BEHAVIORISMO (Psicologia do Comportamento)
A PSICOLOGIA E O COMPORTAMENTO HUMANO.
FMU – Direito - Psicologia Jurídica BEHAVIORISMO II Prof. Dr
Watson e o Comportamento
Análise BEHAVIORISMO Ação Reação Conduta Comportamento.
SISTEMA COMPORTAMENTALISTA
Parte II – Os grandes teóricos e suas escolas de pensamento
HISTÓRIA E DESENVOLVIMENTO DA PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
RELAÇÕES INTERPESSOAIS Memória de aula – 3 semana
Behaviorismo Metodológico: Proposta de Watson
SKINNER.
Teoria behaviorista Behavior  comportamento
O COMPORTAMENTALISMO DE PAVLOV E SKINNER Prof. Cibelle Celestino Silva
Teorias e Práticas Psicoterápicas Frederico M R Pinheiro
Psicologia Comportamental
O BEHAVIORISMO DE SKINNER Profª: Ana Paula Ferreira
Análise do Comportamento ou Comportamentalismo
O Caminho da Psicologia Experimental
Desenvolvimento da Psicologia Científica
O QUE É BEHAVIORISMO? Faculdade Estácio do Recife Curso de Psicologia
Análise funcional de um caso clínico: promiscuidade masculina – contingências conflitantes, terminar -> acesso a novas parceiras, acesso a amigos (R+),
B EHAVIORISMO Porto, 2010 Psicologia da Educação.
ABORGAGENS PEDAGÓGICAS
PSICOLOGIA: PARA QUÊ E PARA QUEM?
O Behaviorismo Paula Gonçalves Ribeiro – 14336
BEHAVIORISMO RADICAL Behaviorismo Radical é uma filosofia do Comportamento Humano; Investigação, análise, discussão, formação e reflexão de idéias (ou.
Teoria da Evolução e do Reforço: Evolucionismo versus criacionismo: A noção de “continuidade das espécies”. O que nos diferencia das outras espécies?
ANÁLISE FUNCIONAL.
B.F. Skinner, análise do comportamento e o behaviorismo radical: Questões humanas. Compreensão mais profunda sobre homem e sua natureza, Ciência como.
Controle de Estímulos e Conhecimento: explicação científica sobre conhecimento sem recorrer ao mentalismo. Conhecer é comportar-se em contexto. (reflexo.
Behaviorismo Metodológico e Behaviorismo Radical
O behaviorismo radical e a psicologia como ciência. O que é a psicologia? Objeto, método, modelo causal e papel na sociedade? - Behaviorismo Radical (filosofia.
Psicologia da Educação (Educação Física)
OS BEHAVIORISMOS.
A BORDAGEM C OMPORTAMENTALISTA Carolina Farias Christiana de Sousa Cristiana Brandão Elba Lopes Elizângela Joelma Mayrla Vasconcelos Maria dos Santos Patricia.
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM II Professora: Luciana Campos Aula 4 –
PSICOLOGIA GERAL. O BEHAVIORISMO: Comportamento  Watson – 1913 (EUA)  Rompeu com a introspecção e com a tradição filosófica na psicologia.  Estudava.
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL
Gilmaro Nogueira Behaviorismo.
Comportamento operante. Recapitulando Certas respostas são inatas e a ocorrência destas está relacionada com a presença de um ESTÍMULO INCONDICIONADO.
O Behaviorismo – Estudo do Comportamento Behavior – comportamento; Tendência é denominada – comportamentalismo, Teoria comportamental; Análise experimental.
Behaviorismo O estudo do comportamento.
Behaviorismo Surge nos Estados Unidos, com foco no pragmatismo, no resultado e na competitividade. Foco no caráter objetivo do comportamento. Fundado por.
Escola Comportamental Allan Carlos André Leal Diego Albuquerque Eduardo Ramos.
RAMOS DA PSICOLOGIA Primeiras abordagens. Final do século XIX.
Transcrição da apresentação:

Psicologia da Personalidade II MAJZampieri

Behaviorismo Radical Representante Skinner

Burrhus Frederic Skinner A explicação científica é a prioridade para a ciência do comportamento (SKINNER,1945) 1904-1990 Pai do Behaviorismo Radical Burrhus Frederic Skinner

Behaviorismo antecedentes •Influências do Darwinismo – trabalho com animais. •Fisiologia – comportamento condicionado Pavlov – 1927 -- Provocar comportamentos •Funcionalismo – Adaptação ao meio (comportamento em relação ao meio) •Associacionismo – Teoria da aprendizagem •Empirismo.

BEHAVIORISMO METODOLÓGICO WATSON (1878 – 1958) “ SE A PSICOLOGIA QUISESSE SE FORTALECER NO MUNDO DA CIÊNCIA SERIA NECESSÁRIO QUE ELA REPENSASSE SEU OBJETO DE ESTUDO” (WATSON, 1913) OBJETO DE ESTUDO - COMPORTAMENTO OBSERVÁVEL

Behaviorismo análise experimental do cpto O termo surgiu com John B. Watson - 1913

Psicologia Deixa de ser análise da vida mental e da alma Passa a ser o estudo da csc ou dos fatos csc

BEHAVIORISMO METODOLÓGICO WATSON Critica o mentalismo e o método introspectivo Resgata a visão empírica Objeto de estudo é o comportamento observável (movimento do corpo) e sua relação com o ambiente. S-R •Método: Observação e Experimentação •Evita-se a auto-observação. •A experiência subjetiva deixa de ter lugar na ciência •Objetivo – Prever e controlar o comportamento.

Watson-1913 “Dêem-me doze crianças sadias, de boa constituição e a liberdade de poder criá-las a minha maneira. Tenho a certeza de que, se escolher uma delas ao acaso, e puder educá-la, convenientemente, poderei transformá-la em qualquer tipo de especialista que eu queira – médico, artista, e até mesmo em mendigo e ladrão, independente de seus talentos, propensões, tendências, aptidões, vocações e da raça de seus ascendentes”.

1o. Laboratório psicologia 1879 Pavlov (1849 – 1936)

Premissas do Behaviorismo A Psicologia deve estudar os eventos ambientais (estímulos) e os comportamentos observáveis (respostas) A introspecção deve ser substituida por métodos objetivos (experimentação, observação) Os cptos dos animais não-humanos devem ser observados paralelam/ aos humanos pois os cptos mais simples são mais fáceis de estudar e entender que os complexos.

Behaviorismo METODOLÓGICO RADICAL WATSON COMPORTAMENTO REFLEXO OU RESPONDENTE – S-R (sujeito isolado - cão) COMPORTAMENTO PRODUZIDO POR ESTÍMULOS DO AMBIENTE SKINNER •COMPORTAMENTO OPERANTE- R-S (premiação) COMPORTAMENTO ATUA SOBRE O AMBIENTE.

BEHAVIORISMO RADICAL análise experimental do comportamento SKINNER •Nasceu – 1904 – Pensilvânia •Dominou a Psicologia até 1950 •Organismo que reage – se comporta (Condicionamento Operante) •Processo de Aprendizagem – modelagem •Rejeita a noção de livre- arbítrio •A relação do indivíduo com o ambiente não é passiva

BEHAVIORISMO RADICAL SKINNER •Caixa de Skinner •Máquinas Comportamentalistas •Reforçamento Positivo •Reforçamento Negativo •Punição •Extinção •Generalização •Discriminação •Contra-controle •Personalidade - Coleção de padrões de cpto

APRENDIZAGEM “Grandes pensadores construíram sobre o passado, em lugar de perder tempo em redescobri-los. A fim de que as escolas realizem seu propósito, um controle efetivo do comportamento precisa ser obtido através de técnicas especiais. Ensinar é simplesmente o arranjo de contingências de reforço sob as quais estudantes aprende. É responsabilidade do professor apressar e assegurar a aquisição do comportamento” Skinner

CONDICIONAMENTO CLÁSSICO BEHAVIORISMO RADICAL Aumento da frequência do Comportamento REFORÇO POSITIVO REFORÇO NEGATIVO Diminuição da frequência do Comportamento •PUNIÇÃO •EXTINÇÃO

Aumento da frequência do Comportamento REFORÇO POSITIVO – Estímulos que quando apresentados fortalecem o comportamento que o precedeu Ex. elogios •REFORÇO NEGATIVO – Estímulos que fortalecem as respostas que o remover produz. Ex. tirar o agasalho frente ao S calor

Diminuição da frequência do Comportamento PUNIÇÃO – Apresentação de um S aversivo ou negação do reforçador positivo. Ex. Multas EXTINÇÃO - Para que aconteça a extinção do comportamento condicionado é preciso que aconteça a suspensão do reforço. Ex. Deixar de fazer as tarefas por não receber mais pontuações. Deixar de ligar para a pessoa que não atende mais.

FUGA E ESQUIVA FUGA ESQUIVA O Indivíduo tenta sair de uma situação aversiva Processo no qual o comportamento reforçado é aquele que termina com um estímulo aversivo já em andamento Processo no qual os estímulos aversivos condicionados e incondicionados estão separados por um intervalo de tempo que permita que o indivíduo execute um comportamento que previna a ocorrência ou reduza a magnitude dos estímulos

Controle de Estímulos DISCRIMINAÇÃO GENERALIZAÇÃO Manutenção de uma resposta na presença de um estímulos, mas sofre certo grau de extinção na presença de outro. Um estímulos adquire controle sobre uma resposta devido ao reforço na presença de um estímulo similar, mas diferente

BIBLIOGRAFIA B.F.SKINNER. Sobre o Behaviorismo.São Paulo, Cultrix/USP, 1982

Behaviorismo John B. Watson “Psicologia: como os behavioristas a vêem” (1913) "Um ramo experimental e puramente objetivo da ciência natural. A sua meta é a previsão e controle do comportamento..." Watson postulava o comportamento como objeto da Psicologia.

behaviorismo metodológico O Behaviorismo nasceu como uma reação à introspecção e à Psicanálise que tentavam lidar com o funcionamento interior e não observável da mente. Psicologia tinha um objeto mensurável e observável para estudar e os experimentos poderiam ser reproduzidos em diferentes sujeitos e condições. O comportamento é estudado em função de varáveis do meio e os estímulos levando o organismo a darem determinadas respostas e isso em razão do ajuste do organismo ao seu meio por meio de equipamentos hereditários e formação de hábitos.

Behaviorismo metodológico métodos das ciências naturais primeiros passos E. L. Thorndike (1874-1949) – americano Ivan Pavlov (1849-1936) - russo

Skinner linha de estudo conhecida como Behaviorismo radical - explicação científica definindo como prioridade para a ciência do comportamento o desenvolvimento de termos e conceitos que permitissem explicações verdadeiramente científicas. A expressão utilizada pelo próprio Skinner em 1945 tem como linha de estudo a formulação do "comportamento operante".

Skinner linha de estudo conhecida como Behaviorismo radical Behaviorismo metodológico - métodos das ciências naturais - explicação científica definindo como prioridade para a ciência do comportamento o desenvolvimento de termos e conceitos que permitissem explicações verdadeiramente científicas. A expressão utilizada pelo próprio Skinner em 1945 tem como linha de estudo a formulação do "comportamento operante".

enquanto a principal preocupação dos outros eram os métodos das ciências naturais, a de Skinner era a explicação científica definindo como prioridade para a ciência do comportamento o desenvolvimento de termos e conceitos que permitissem explicações verdadeiramente científicas

The Operational Analysis of Psychological Terms (Skinner, 1945/1984a) Simpósio sobre Operacionismo, 1945.