Avaliação Educacional Externa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Compreendendo os resultados do SAERJ/2011
Advertisements

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Apropriação de Resultados
Apropriação de Resultados
Oficina de Apropriação de Resultados
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM LARGA ESCALA
Avaliação educacional em larga escala
Apropriação de resultados SADEAM 2012
Avaliação Educacional Externa
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Juliana Frizzoni Candian Coordenação de Análise e Publicações
Oficina Divulgação de Resultados
Avaliação Educacional Externa
Oficina de Apropriação de Resultados
Oficina de Apropriação de Resultados
Oficina de Apropriação dos Resultados da Avaliação
OFICINA DE APROPRIAÇÃO
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação.
Oficina de Apropriação de Resultados
Avaliação Educacional Externa
OFICINA DE APROPRIAÇÃO
Oficina de Apropriação de Resultados – Saethe 2014
Oficina de Apropriação de Resultados – SISPAE
Oficina de Apropriação de Resultados
Oficina de Apropriação dos Resultados do SAERJ Língua Portuguesa
Oficina de Apropriação de Resultados
Oficina de Apropriação de Resultados – Sispae 2013
Oficina de Apropriação de Resultados – Saethe 2014
SISTEMA PARAENSE DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EU LIDERO ESTA MUDANÇA!
Guia de apropriação de resultados Saepe 2012
OFICINA DE APROPRIAÇÃO
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS SAERS 2011 Objetivo Analisar e interpretar os resultados do SAERS para.
Avaliação educacional em larga escala
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
CARACTERÍSTICAS – SARESP 2009
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Atividade complementar 04 e 05
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Curso Presencial SAEMS O SAEMS Saems 2014.
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS Coordenadores
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS Professores
PROVA SALVADOR 2014 OFICINA DE APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS Gestores PROVA SALVADOR 2014.
Curso Presencial SAEMS O SAEMS Saems 2014.
Oficina de Apropriação de Resultados Simare 2014 Geografia.
3º Momento Resultados Simare 2014
Apropriação dos Resultados
Avaliação do Desempenho Escolar
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Considerações iniciais
Devolutiva dos resultados
O PAPEL DO CONSELHO ESCOLAR NO ACOMPANHAMENTO AOS
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO COORDENADORIA DE POLÍTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Oficina de Divulgação de Resultados
SAETHE 2015 Oficina de Apropriação de Resultados.
SAETHE 2015 Oficina de Apropriação de Resultados.
Oficina de Apropriação de Resultados
MAPA DE HABILIDADES.
O papel pedagógico do órgão gestor
Contextualização das Medidas de Aprendizado feitas pelo INEP Chico Soares – Presidente do Inep Brasília, julho de 2014.
SAETHE 2015 Oficina de Apropriação de Resultados.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO ESCOLAR
Cronograma TURNO/DIA 18/05/16 – quinta-feira 19/05/16 – sexta-feira 8h
Transcrição da apresentação:

Avaliação Educacional Externa Conceito e utilidade da avaliação em larga escala. Palestrante: Francisca Sales

O que é avaliar? É refletir sobre uma determinada realidade a partir de dados e informações, e emitir um julgamento que possibilite uma ação.

Tipos de Avaliação Pequena escala Larga escala Avaliação Diagnóstica Formativa Somativa Interna Escola Externa Sistemas Interna Escola Externa Sistemas Interna Escola Externa Sistemas Pequena escala Larga escala

Diferença entre: AVALIAÇÃO EDUCACIONAL Avaliação Interna/Escola Avaliação Externa/Sistemas Processo da aprendizagem Desempenho dos alunos Provas abertas Provas objetivas Observação/Registro Portfólio Testes de proficiência Questionários contextuais TEORIA CLÁSSICA TEORIA DA RESPOSTA AO ITEM

A diferença entre a avaliação interna e externa está principalmente na metodologia e no que podemos fazer com os resultados. Mas, tanto na avaliação interna quanto na externa, como avaliar(?) e o que fazer com a avaliação(?) são duas discussões diferentes. A primeira se remete à especificações da ferramenta e, a segunda, ao melhor uso dessa ferramenta.

Contribuição da avaliação em larga escala 4. Diagnóstico do desempenho e fatores que interferem nesse desempenho no universo avaliado. Acompanhamento / monitoramento da qualidade da educação ao longo do tempo. Definição de subsídios para a formulação de políticas educacionais - foco qualidade e equidade. Promoção de melhorias na relação com orgãos centrais e escolas e no ensino ofertado pela rede como um todo. 3. 2. 1.

Vantagens de um sistema próprio de avaliação Por quê? Principal: Melhorar a qualidade da educação com promoção da equidade Desenho próprio da avaliação com vistas ao atendimento das necessidades específicas Rapidez no acesso às informações (menor tempo de processamento da base de resultados) Menor periodicidade entre os ciclos avaliativos (ciclos anuais de avaliação)

Sistemas Próprios de Avaliação Para quê? Avaliação do efeito das políticas públicas implementadas Divulgação, apropriação e uso dos resultados com foco na identidade escolar Estabelecimento de metas próprias e de padrões de desempenho estudantil Inclusão de outras séries e áreas do conhecimento na avaliação Alinhamento entre Currículo, Ensino e Avaliação

Outra importante vantagem Resultados Transversais, ou Longitudinais, por diferentes níveis. Estado Regionais Municípios Escola Turma Aluno

Formas de Apresentação dos Resultados Proficiência média – médias comparadas Participação Distribuição do percentual de alunos por nível de proficiência e padrão de desempenho Evolução do percentual de alunos por padrão de desempenho Percentual de acerto por descritor Resultados por aluno

Uso dos Resultados Gestor De Rede: Planejamento e execução de políticas públicas Criação de metas de qualidade e equidade educacionais Políticas de incentivos diretos ou indiretos Ações de formação continuada de professores De Escola: Elaboração do projeto pedagógico da escola Monitoramento da qualidade de ensino Subsídio para avaliação institucional

Uso dos Resultados Professor Intervenção pedagógica Elaboração de projetos especiais Foco nos alunos com dificuldades Ações de reforço escolar Planejamento das ações de sala de aula Visão proativa quanto ao desenvolvimento de habilidades e competências ao longo da educação básica

Uso dos Resultados Estudante Acompanhamento individual do desempenho escolar pelos alunos e seus familiares Informações sobre a qualidade dos serviços educacionais oferecidos

Como funciona a avaliação em larga escala?

O que é avaliado?

INSERIR TABELA COM CORTES DE PADRÕES Matriz de Referência @@@@@ INSERIR TABELA COM CORTES DE PADRÕES

Como os testes são montados? Distribuídos em vários cadernos Itens Organizados em blocos

Alternativas de reposta O item e suas partes Enunciado Suporte Comando Gabarito Alternativas de reposta Distratores

São os elementos que compõem os testes e questionários São os elementos que compõem os testes e questionários. São elaborados segundo uma metodologia específica.

Como os testes são corrigidos? Parâmetros da Teoria de Resposta ao Item – TRI – utilizada para correção dos testes aplicados pelo CAEd

CCIs de itens com diferentes parâmetros de dificuldade: quanto mais difícil é o item, mais ele se desloca para a direita, na direção dos maiores níveis de habilidade.

Vantagens desta metodologia A TRI nos permite: Comparar resultados de diferentes avaliações, como o SAEB. Avaliar com alto grau de precisão a proficiência de alunos em amplas áreas do conhecimento sem submetê-los a longos testes. Comparar os resultados entre diferentes séries, como o início e fim do Ensino Médio.

Como os valores de proficiência são gerados? Exemplo hipotético: Construindo uma escala para medir altura Nossa altura afeta nossas ações e o que somos capazes de fazer. Possíveis questões: Você consegue guardar as malas no bagageiro interno de um ônibus? Quando dorme à noite, seus pés ficam do lado de fora? Você consegue alcançar produtos que ficam na prateleira de cima dos supermercados?

Como os valores de proficiência são gerados? Como todas essas questões estão associadas à altura da pessoa... Dormir com pés para fora da cama Alcançar prateleira superior Alcançar malas no bagageiro 1,60m 1,70m 1,80m 1,90m ... podemos estimar sua medida com base no que ela é capaz, ou não, de fazer.

Como os valores de proficiência são gerados? Embora mais complexo, o processo de avaliação do desempenho é o mesmo. Como há uma certa progressão no desenvolvimento de competências e habilidades, podemos ordernar estas habilidades segundo sua complexidade e criar uma ‘régua’ para estimar o desempenho. Esta régua pode se estender para além de um ano ou etapa escolar, abrangendo o conteúdo curricular do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, como é feito atualmente pela escala SAEB. Dessa forma, é possível comparar não só resultados de alunos dentro da mesma série, mas também a progressão dos mesmos ao longo de todo o seu aprendizado.

Escala de Proficiência A nossa “régua” para o desempenho @@@@@ INSERIR CÓPIA DA ESCALA

Como interpretar os resultados de proficiência? Uma das formas mais simples e objetivas de se analisar os resultados da avaliação é através dos padrões de desempenho. Estes padrões representam recortes na escala de proficiência, definidos a partir dos objetivos e metas de aprendizagem de cada etapa e disciplina avaliada.

Atividade Relacione a imagem a seguir com as desigualdades sociais existentes na escola e responda: Como as medidas educacionais podem ser usadas para superar a situação representada pela figura?

Outras dimensões avaliadas

Outras dimensões avaliadas Fatores Extraescolares Fatores Intraescolares Fatores socioeconômicos Gestão e administração Fatores familiares Prática pedagógica Fatores individuais Condições de infraestrutura Qualificação dos profissionais

Ilustrando o nosso desafio

Avaliação Educacional Externa Conceito e utilidade da avaliação em larga escala. Palestrante: Francisca Sales