Sedentarismo e as Suas consequências.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SEDENTARISMO.
Advertisements

O que é SOCIOLOGIA? O que é Sociologia? O que é Sociologia?
O ser humano é um ser social
Sania de Sousa Cançado Fisioterapeuta
Atividade Física e Qualidade de Vida
CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE
PROMOÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA
ATIVIDADE FÍSICA, ESPORTE ESCOLAR, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
Nutrição e Atividade Física na Adolescência
Os benefícios do exercício físico
Os Cuidados Básicos Da Saúde
Exercícios Físicos.
Televisão e Obesidade fonte bebe.sapo
A influência da tecnologia no sedentarismo
Fonte: Redação Meia Fina
Atividade física.
Cuidando do coração.
Saúde e desporto O estilo de vida cada vez mais sedentário, aliado ao uso crescente da tecnologia na vida quotidiana, estão a causar altos níveis de inactividade entre.
Aquecimento e Condicionamento Físico
Seminário 4 – Unidade I.
Neste seminário, você vai conhecer benefícios do exercício físico, segundo Ellen White.
Sedentarismo Seminário 5 – Unidade I.
Atividade Física na Terceira Idade
Benefícios do Exercício
Diabetes Exercício físico na 1 1 Benefícios do exercício físico na diabetes 2 2 Reduz os níveis de açúcar, colesterol e outras gorduras no sangue Reduz.
Actividade Física, Porquê?
Benefício de dentro para fora
Pauta do 4º Encontro Sala do Educador
Higiene do exercício Atividade Física Pirâmide Alimentar Hidratação
Hamilton ALBERT EINSTEIN O MAL EXISTE?
Saúde e Desporto Curso Profissional Técnico de Multimédia | 10ºM
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
OBESIDADE E ATIVIDADE FÍSICA
Dra.Bruna de Castro Scarabucci Nery Fisioterapeuta
Qual a importância da Atividade Física no combate à Obesidade?
Nutrição e Atividade Física na Adolescência
MUSCULAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS.
Exercício Para a Vida. “O Senhor Deus tomou o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.” Génesis 2:15.
HIPERTENSÃO ARTERIAL E ATIVIDADE FÍSICA
Murilo Alvarez. NA SUA CASA DE BANHONA limpeza da sua casa de banho tenha uma atenção especial às zonasque envolvem as torneiras, aos ralos e ao chão.Limpe.
A importância dos exercícios físicos para uma vida saudável “Cuide do seu corpo, você mora nele.” Abílio Diniz.
OBESIDADE E ATIVIDADE FÍSICA
A IMPORTANCIA DA EDUCAÇAO FISICA.. A prática regular de atividade física sempre esteve ligada à imagem de pessoas saudáveis. Antigamente, existiam duas.
SEDENTARISMO E EXERCÍCIO FÍSICO. O sedentarismo já é considerado a doença do próximo milénio.
Classificação Decimal Universal E.B.2,3 Padre Joaquim Maria Fernandes CDU.
23 a 28 de Novembro / Complexo Desportivo do Jamor.
Unimed ABC - Nº de vidas: MEDICINA PREVENTIVA 1.Promoção e Prevenção de Saúde: (equipe multidisciplinar) Gestantes Ginástica Adaptada Obesidade.
Obesidade A obesidade e provocada por excesso de gorduras e açúcares. Para o tratamento da obesidade é fundamental ter uma redução no consumo de calorias,
Enfarte de Miocárdio.  Vamos mostrar-vos o que um doente de enfarte de miocárdio passa, sofre e sobretudo luta pela vida. Como se diagnostica, qual a.
Estudar a dor e a fadiga auxilia cada um a dosar o esforço num nível compatível com seu condicionamento Nos últimos minutos de uma partida de futebol,
Estamos tão cercados de tecnologia barata e simples, que estão quase obrigando as pessoas a serem felizes. Mostram a todo momento, que temos tanto para.
Saneamento e Desenvolvimento Urbano. Contexto Os centros urbanos do mundo crescem em um ritmo acelerado. A projeção das Nações Unidas é que mais de 2,5.
É indiscutível a importância da atividade física na vida de qualquer indivíduo, pois ela é capaz de contribuir de forma significativa para o bem-estar.
Margarida Ferreira 3º Ano da Turma 5 Em qualquer idade, o exercício físico tem um papel importante na saúde, no bem estar e na criação de estilos de.
APARECIDA MARIA M. A. COSTA GERONTÓLOGA E EDUCADORA FÍSICA.
Atividade Física e Qualidade de Vida
RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS PARA GESTANTES
Lucas Reis e Tiago Paixão. benefícios auxilia na melhora da força muscular, da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações.
Pretende criar um caminho organizado e sustentável para o Projecto Olímpico e Alto Rendimento PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO OLÍMPICA
OS NUTRIENTES COMO FONTE DE ENERGIA A energia e o oxigénio A energia é aquilo que nos permite realizar todos os tipos de trabalho. O nosso corpo só consegue.
 R Radicais livres são átomos ou moléculas com falta de electrões,por esse motivo, os radicais livres atacam outras moléculas para “roubar” electrões.
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
Acidente vascular cerebral (AVC)
FOUCAULT: REFLEXÕES SOBRE A CRISE NA MEDICINA. BREVE RESGATE HISTÓRICO O SURGIMENTO DO DIREITO À SAÚDE A SOMATOCRACIA.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRATUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA Controle da Hipertensão Arterial com grupos de intervenção educacional.
A alimentação da mãe que amamenta (nutriz)
Câncer DE Próstata Saúde do homem.
Apresenta Novidade destinada à Fabricantes de móveis Inventor: Ciro José.
ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE
Transcrição da apresentação:

Sedentarismo e as Suas consequências

O termo sedentarismo provem do vocábulo latino sedere (estar sentado). O que é o sedentarismo? O termo sedentarismo provem do vocábulo latino sedere (estar sentado). O sedentarismo é definido como a falta ou a grande diminuição da actividade física. Na realidade, o conceito não é associado necessariamente à falta de uma actividade desportiva, pois do ponto de vista da Medicina Moderna, o sedentário é o indivíduo que gasta poucas calorias por semana com actividades ocupacionais. O sedentarismo é também considerado a doença do próximo milénio. O sedentarismo é um dos factores que propiciam o desenvolvimento da doença coronária, a principal causa de morte nos países industrializados. O ser humano foi preparado para um tipo de vida extremamente activa do ponto de vista físico e a vida moderna mudou radicalmente esta perspectiva. Na Pré-história o homem tinha dois objectivos para manter a sua sobrevivência, o primeiro era o da caça para se alimentar,  o segundo da fuga para não ser alimento de outros animais. Para realizar estas tarefas seu organismo foi gerando adaptações, conseguindo músculos e ossos mais resistentes, um sistema cardíaco e imunológico mais adaptado para sua sobrevivência. O tempo foi passando e a tecnologia chegou. Actualmente nos deparamos com as pessoas horas e horas sentada em frente a um computador, ou sentadas à frente da televisão com vários controlos remotos e uma mesa cheia de fast-food. Com essa inactividade o organismo que antes era acostumado a estar sempre activo, foi enfraquecendo, porque ele não precisava mais de seus músculos para correr, do seu coração para bombear grandes quantidades de sangue, das suas articulações para amortecer grandes impactos. Não é preciso ser atleta ou campeão olímpico para começar a mexer o corpo e pôr o organismo a funcionar. Basta sair do sofá e fazer uma hora de actividade física por semana para melhorar a saúde. A população só tem a ganhar em fazer exercício físico " além da maior mobilidade que adquirirem, reduzem as situações de ansiedade e depressão e têm maior qualidade de vida." No essencial,     " reagem melhor a situações de stress e pressão.

Sedentarismo e a actividade Física   A saúde está directamente relacionada com actividade física. As pessoas com hábitos sedentários possuem menor capacidade para executar exercícios físicos. Por outro lado, as características de estrutura muscular e das articulações do nosso corpo, da constituição do corpo ou da capacidade cardiorrespiratória, determinam também os limites de nossa aptidão física. As pessoas reduzem gradativamente o nível de actividade física a partir da adolescência. Com a diminuição do metabolismo, ao longo dos anos, o corpo começa a perder músculos e acumular gorduras. O exercício físico, para além do evidente benefício orgânico, proporciona bem-estar psicológico e social, visto que os desportos de equipa, por exemplo, promovem o contacto e a interacção com outros indivíduos.

Consequências do sedentarismo: - doenças cardiovasculares; - diabetes; - obesidade; - Problemas nas articulações.

Como combater o sedentarismo? Não é preciso praticar exercício físico em demasia, basta praticar actividades simples que aumentem o gasto calórico semanal: -Subir 2 ou 3 andares de escadas até chegar a casa ou ao trabalho; -Dispensar os controlos remotos, (ex, comando da televisão); -Estacione o automóvel num local mais distante; -Dispensar as escadas rolantes. - Realizar exercícios físicos de intensidade moderada durante 40 a 60 minutos de 3 a 5 vezes por semana. ATENÇÃO: É recomendada a consulta a um médico para a orientação das melhores actividades já que não são recomendadas as mesmas actividades para todas as pessoas.

Fontes: -Livros da biblioteca escolar; -Internet. Bibliografia Fontes: -Livros da biblioteca escolar; -Internet. Elementos do grupo: 2-Ana Peixoto; 4-Ana Rita; 8-Carlos Cunha; 14-Domingos Sousa; 20-José Miranda.