Educação Contemporânea

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

Fundamentos da Didáctica da Matemática
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
CURRÍCULO: TEMPOS E ESPAÇOS
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Inclusão Digital x Educação Digital
Diante a Era Tecnológica.
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SEUS CAMINHOS
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
Recuperação Paralela e Avaliação da Aprendizagem em Processo
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
Empreendedorismo, Liderança e Responsabilidade Social
Imigrantes e Nativos Digitais Homo Zappiens Algumas contribuições...
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Informática na Educação
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
Desenvolver Por uma Nova Escola.
REDE DE ENSINO ESTADUAL
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
O uso de novas mídias nas escolas
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
SECRETARIA MUN. DE EDUCAÇÃO e-proinfo
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
ESCOLA DO FUTURO.
Nos dias de hoje, a disciplina de Tecnologias da informação e comunicação desempenha um grande papel no sistema educativo no sentido de dar resposta às.
São otimistas, querem contagiar e buscam a integração de todos. Geração preocupada com status. Trabalham muito e o quanto for preciso. São pragmáticas,
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Competências e Habilidades
Introdução à Educação à distância
As relações entre tecnologias e educação ALGUNS COMPONENTES PARA MIRAR.
Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? O que é?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
A Metacognição no Currículo do Estado de São Paulo
10 Competências do Professor Moderno
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS -
APRENDIZAGEM COOPERATIVA/ENSINO COOPERADO
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Perguntas de Modelação
Caderno 4 4. O projeto curricular e a relação entre os sujeitos e desses com suas práticas.
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Redes Sociais na Educação Aberta
Gestão Escolar: desafios e construção do saber para o Século XXI
Abordagem Colaborativa à Gestão do Conhecimento: Soluções Educativas Virtuais Adelino António Peixoto Fernandes Amaral Universidade Portucalense Porto,
Informática na Educação
SITUAÇÕES.
Seminário Internacional : Boas Práticas em Gestão Escolar GESTÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS E GESTÃO DA APRENDIZAGEM David Albury Consultant, Global Education.
Prof. Dênia Falcão de Bittencourt, Dra. Consultora educacional
PROFA. REANE FRANCO GOULART Letramento Digital - Publicação Video 1.
A importância da informática na Educação para o séc. XXI
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Prof. Denys Sales 2013 O que é EaD? A EAD é caracterizada como “modalidade educacional na qual a mediação didático- pedagógica nos processos de ensino.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

Educação Contemporânea Gerações X, Y e Z 05/04/2012

"Mais do que nunca, para entender o mundo é preciso entender estes jovens que são os grandes catalisadores da mudança." 05/04/2012

De que geração nós somos? E os nossos professores? E os nossos 05/04/2012

De que geração somos? E nossos professores? E nossos alunos? 05/04/2012

Como lidar com essa diversidade? 05/04/2012

Identificação da geração X (segundo Codrington) As pessoas dessa geração não têm medo. Seus primeiros anos foram permeados de incertezas e, ao perguntarem aos pais o que estava acontecendo, não conseguiam nenhuma resposta – mesmo porque os mais velhos também não as tinham. Aprenderam desde cedo que o sistema era na base do cada um por si. Aos 30 anos, já passaram por mais empregos do que seus pais tiveram a vida inteira. Aos 35, metade deles está em um trabalho sem nenhuma relação com a área na qual se formou. O trabalho por sinal não está no topo de suas prioridades. Querem flexibilidade, viagens, diversão, liberdade. É possível que a profissão só apareça em quinto lugar. “A Geração X é a geração whatever (tanto faz)”. “Eles adoram mudanças. Mais do que isso, eles precisam de mudanças. Quando não as têm, eles as criam. E se para vocês isso significa caos, pois bem, eles adoram o caos. E quando não o têm, eles o inventam”. Geração X conviveram em meio a grandes incógnitas, incertos sobre o que os anos seguintes lhes reservavam. Para esta geração o trabalho é um meio para pagar as contas. 05/04/2012

05/04/2012

Referências., parâmetros e valores em plena mutação... 05/04/2012

Desafios para a Educação Contemporânea 05/04/2012

Adivinhe qual deles é da geração Z... 05/04/2012

Geração Z Essa geração nasceu entre os anos 1990 e 2000 e o Z é principalmente por conta do “zapear”. Ou seja, varia de perfil de consumo com facilidade. Outro forte elemento presente no dia a dia dessa geração são as redes sociais. Se por um lado é preciso que os pais se preocupem com os crimes na web, por outro, o alívio é grande ao saber que a pesquisa aponta os jovens de hoje como menos transgressores. Além disso, os jovens de hoje estão mais tolerantes e menos preconceituosos. Prova disso é que para 95% dos que responderam ao estudo da TNS, os idosos merecem respeito. Do total, 80% têm amigos de outras raças e 40% mantém amizade com pessoas com outra orientação sexual. Por outro lado, não há novidades sobre o canal que eles preferem usar para obter informações. A TV ainda é o principal já que 84% deles citaram o aparelho, contra 43% que preferem a internet”. A quantidade de informações que a geração Z recebe diariamente é muito grande, porém, com pouco conteúdo, o que pode ser a vantagem dos Y. “Eles obtém informações em cápsulas. Cada vez mais informação com cada vez menos analise”, 05/04/2012

Qual o papel da escola diante deste cenário? 05/04/2012

A gestão da escola 05/04/2012

A equipe gestora 05/04/2012

“As revoluções tecnológicas transformaram as relações humanas, os processos de comunicação, a dinâmica do conhecimento e as formas de trabalho. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) são responsáveis por alterarem as formas de se construir conhecimento, uma vez que agora ele se difunde pelas redes, cresce com a participação de diversos sujeitos e não pertence mais a um indivíduo. Ao se somar as descobertas científicas, invenções e inovações técnicas realizadas pelos seres humanos, desde as origens da espécie até os dias de hoje, chega-se à espantosa conclusão de que mais de oitenta por cento de todas elas se deram nos últimos cem anos” (SEVCENKO, 2005) 05/04/2012

Olhemos em nossa rotina: Quantos procedimentos realizamos digitalmente? Relacione todos que lembrarem... 05/04/2012

O uso das tecnologias Considerações pedagógicas 05/04/2012

INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS O uso das tecnologias INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS 05/04/2012

A utilização das tecnologias digitais tem afetado a vida dos nossos alunos e ... Para que eles sejam bem-sucedidos diante dos desafios do século XXI, eles precisam desenvolver competências e habilidades sofisticadas de resolução de problemas, de expressão oral e escrita, de convivência, e continuar aprendendo durante toda a vida. Com isso, a escola precisa contribuir para o desenvolvimento da capacidade de aplicar conhecimentos a situações novas. As escolas devem propiciar aos alunos métodos para integrar e recriar o significado das coisas, do trabalho em colaboração, da discussão, da negociação e da solução de problemas. Para isso as instituições de ensino repensam o seu currículo com a introdução das tecnologias digitais de informação e comunicação na construção do conhecimento e nos processos de ensino e de aprendizagem. 05/04/2012

Desafios Lidar com a resistência 05/04/2012

Empreendedorismo = visão de futuro Perfil da Escola 05/04/2012 Empreendedorismo = visão de futuro

Perfil da Escola A autoavaliação favorece a busca da identidade Exige: coragem, humildade e transparência 05/04/2012