Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSCar SPDI Origem e Processo setembro de 2005
B - UNIVERSIDADE GERIDA DE MODO PLANEJADO, PARTICIPATIVO E Plano de Gestão 2000-2004 SPDI Eixos do Plano A - PROJETO ACADÊMICO INTEGRADO B - UNIVERSIDADE GERIDA DE MODO PLANEJADO, PARTICIPATIVO E SUSTENTÁVEL.
PES – Planejamento estratégico participativo SPDI PROJETO GOVERNABILIDADE CAPACIDADE
ELABORANDO UM PROJETO COLETIVO SPDI Definir as diretrizes orientadoras para o desenvolvimento da UFSCar, no tocante aos aspectos acadêmico, físico, ambiental e organizacional, por meio de amplo processo participativo.
Aspectos Organizacionais Abrangência SPDI Aspectos Acadêmicos PDI Aspectos Organizacionais Aspectos Físicos Aspectos Ambientais
Desafios SPDI Envolver efetivamente a comunidade, garantindo qualidade e legitimidade ao PDI. Garantir que os resultados parciais e finais obtidos fossem amplamente difundidos na comunidade, possibilitando que todos aqueles que participaram do processo de construção de propostas vissem maturar os resultados de seus esforços. PDI
Diagnósticos Problemas Questões Soluções Estrutura de Trabalho SPDI Equipe Reitoria e Grupo Âncora Diagnósticos Problemas Questões Soluções Diretrizes para o PDI PDI Acadêmicos Físicos Organizacionais Ambientais C O R P O S O C I A L DA U F S C a r
Aspectos Organizacionais Desenvolvimento SPDI Aspectos Ambientais Aspectos Físicos Aspectos Acadêmicos Aspectos Organizacionais PDI
Objetivo SPDI Debater e definir as diretrizes para o desenvolvimento do Ensino, da Pesquisa e da Extensão na UFSCar. Aspectos Acadêmicos
Procedimentos SPDI Elaboração de documento-base para subsidiar as discussões. Sistematização das contribuições de deptos e cursos. Conferência de Busca do Futuro: CBF Grupos de trabalho para elaboração de projetos definidos na CBF. Consolidação da pré-proposta. Discussão, pela comunidade, do documento preliminar Elaboração da síntese das contribuições e envio ao CONSUNI Aspectos Acadêmicos
Objetivo SPDI Aspectos Organi zacionais Aperfeiçoar a estrutura organizacional visando ao desenvolvimento de processos decisórios e administrativos democráticos e eficazes.
Procedimentos SPDI Levantamento de problemas por meio de entrevistas, questionários e pesquisas junto à comunidade. Realização de oficina para o processamento dos problemas levantados. Realização de seminários sobre experiências de outras IES. Elaboração e discussão de alternativas. Consolidação e debate de pré-proposta. Aspectos Organi zacionais
Objetivo Visando à sustentabilidade: SPDI Visando à sustentabilidade: Consolidar os princípios da Política Ambiental. Consolidar os princípios de Gestão Ambiental (resíduos, coleta seletiva, manejo das áreas e educação ambiental). Aspectos Ambientais
Procedimentos SPDI Aspectos Ambientais Elaboração de documento-base sobre a política ambiental da UFSCar. Realização de Conferências sobre Meio Ambiente: experiências externas e propostas para a UFSCar. Encaminhamento das propostas à Comissão de Sistematização.
Objetivo SPDI Definição de diretrizes sobre a ocupação e a expansão da UFSCar: espaços, instalações e infra-estrutura Aspectos Físicos
Procedimentos Elaboração de diagnóstico sobre a ocupação dos campi. SPDI Elaboração de diagnóstico sobre a ocupação dos campi. Debate do documento nos Centros (docentes, TAs e alunos). Levantamento de demandas e expectativas dos Centros. Análise das demandas e expectativas. Identificar diretrizes de ocupação dos campi. Aspectos Físicos
Resultados obtidos SPDI Aprovação de Princípios e Diretrizes Gerais e Específicas que nortearão as ações da comunidade universitária e em especial de sua administração. Aprovação de nova estrutura organizacional e de representatividade colegiada.
Diretrizes específicas SPDI Processos de formação Ampliação, acesso e permanência na UFSCar Produção e disseminação do conhecimento Capacitação dos servidores da UFSCar Ambiente adequado Organização e gestão
PROCESSOS DE FORMAÇÃO EXEMPLOS SPDI Metodologia Implantar ações voltadas à melhoria dos processos de ensinar e aprender; Capacitar os alunos para o uso de tecnologias de informação e comunicação e incentivar a disseminação do conhecimento e uso do software livre nos campi; Definir o perfil do profissional a ser formado pela pós-graduação da UFSCar Total: 27
Ampliação, acesso e permanência na UFSCar exemplos SPDI Ampliar, de forma planejada e sustentável, o número de vagas e cursos de graduação, pós-graduação e extensão, em consonância com o projeto acadêmico, a excelência e o caráter inovador dos cursos da UFSCar; Desenvolver e apoiar ações que ampliem as oportunidades de acesso e permanência dos estudantes na Universidade e contribuam com o enfrentamento da exclusão social; Buscar a garantia da permanência de estudantes sem condições financeiras na Universidade, através de políticas e infra-estrutura que atendam a toda a demanda; Total: 10
Produção e disseminação do conhecimento exemplos SPDI Definir e implementar uma política institucional de pesquisa; Incrementar a política de incentivo e apoio aos grupos de pesquisa emergentes; Total: 23
Capacitação dos servidores da UFSCar exemplos SPDI Definir o perfil do servidor técnico-administrativo que a UFSCar deseja e necessita; Capacitar os servidores docentes e técnico-administrativos para uso de tecnologias de informação e comunicação Total: 9
Ambiente adequado exemplos SPDI Promover o uso, a ocupação e o manejo ambientalmente adequados dos campi, em suas áreas urbanizadas, agrícolas e de preservação; Garantir plenas condições de acessibilidade nos campi a pessoas portadoras de necessidades especiais; Total: 14
Organização e gestão exemplos SPDI Aperfeiçoar processos administrativos buscando agilidade, eficiência e economia de recursos; Avaliar constantemente a política de informática da Universidade, com ampla participação da comunidade; Total: 26
Diretrizes para o desenvolvimento físico SPDI Ocupação dos campi Desenvolvimento físico-ambiental Urbanização e infra-estrutura Edificação Operacionais (avaliação prévia)
Estrutura Organizacional: Parâmetros orientadores SPDI Descentralização da capacidade de propor e decidir; Integração buscando coerência e convergência da política institucional.
POLÍTICA DE CAPACITAÇÃO DOS SERVIDORES Operação: Qualificação e Avaliação Docente Açôes Resp Colabor Prazos Recursos Prior Propiciar a melhoria da qualificação do corpo docente 2 Realizar oficinas sobre novos projetos pedagógicos, garantindo a participação de docentes das disciplinas básicas Usar resultados da avaliação via Nexos para direcionar ações para melhorar a capacitação docente Promover eventos, debates, espaços para capacitação docente para interdisciplinaridade Avaliar e implantar a revisão do Nexos Incorpora avaliação e formação Criar condições para implementação e emprego de novas tecnologias Ampliar o número de salas informatizadas; Elaborar políticas para capacitação em tecnologias; Disponibilizar recursos financeiros para a estruturação de EAD em tecnologias (web, redes, recursos avançados de ferramentas) SPDI
Incentivar a troca de experiências entre docentes de diferentes instituições nacionais e internacionais Ofertar cursos, palestras... de capacitação gerencial às chefias e coordenações (assessoria permanente) Estimular a capacitação dos professores sem doutorado Atuar junto deptos; instituir “bolsa”, rever modelo de professor substituto Ações Resp Colab Prazos Recursos Prior Avaliar o desempenho docente 3 Aprimorar noção de “produção” (E,P,Ex) docente da UFSCar Propiciar condições facilitadoras para a produção docente: Promover eventos regulares para incentivar a “Produção” docente Implantar projeto de avaliação docente Definir parâmetros de qualificação docente visando à melhoria de indicadores de “produção”, em diálogo com os parâmetros dos órgãos de fomento (levando em conta e buscando influenciar); Incluir resultados da avaliação via Nexos SPDI