Nancy Aguiar Presidente do CRN-6

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conferência Enquanto Instrumento de Controle Social da Política de SAN
Advertisements

NORMAS SANITÁRIAS E MERCADOS INSTITUCIONAIS
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS Secretaria Nacional de Renda de Cidadania - SENARC Foro de Diálogos Brasil-Espanha: Desenvolvimento.
Conceito O Fome Zero é uma estratégia impulsionada pelo Governo Federal para assegurar o direito humano à alimentação adequada, priorizando as pessoas.
A perspectiva do DHAA no PNAE
Educação Alimentar e Nutricional no contexto das Políticas Públicas
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão Ministério Público Federal 04 de dezembro de 2008 Experiências da Fundação Orsa na Promoção da Nutrição na.
Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
Atuação do nutricionista no Sistema Único de Saúde
PLANO DE GESTÃO.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Programa Nacional de Alimentação Escolar
MINISTRO-RELATOR UBIRATAN AGUIAR
SOBERANIA E SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE
Direito humano a alimentação adequada
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
Superintendência Regional de SC
Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar
PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
da Agricultura Familiar
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
SECRETARIA DA AGRICULTURA FAMILIAR
Ministério da Cultura.
ENCONTRO REGIONAL SUL DE CONSEAS PARANÁ, SANTA CATARINA E RIO GRANDE DO SUL SISAN NO BRASIL E NOS ESTADOS DA REGIÃO SUL Onaur Ruano Consultor.
ALIMENTAÇÃO – princípio constitucional
O nutricionista contemporâneo: muito além da prescrição da dieta...
O PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
Gestão intersetorial - combate à pobreza, proteção de direitos e promoção de oportunidades para o desenvolvimento das famílias Instrumentos: Cadastro.
Desafio da Gestão Intersetorial na Segurança Alimentar e Nutricional
DESAFIOS DA SEGURANÇA ALIMENTAR NO CONTEXTO BRASILEIRO
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
FÓRUM ESTADUAL de ASSISTÊNCIA SOCIAL e do TRABALHO
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
Passo-a-passo para compra e venda
COMPRA INSTITUCIONAL BRASÍLIA - Maio de 2013.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Luciene Burlandy Universidade Federal Fluminense 2006 Forum Brasileiro de Segurança Alimentar e Nutricional.
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
Programa Nacional de Alimentação Escolar
ESF Integralidade da assistência
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
CAE.
Segurança alimentar e mercados institucionais
“De tudo o que os seres humanos tem em comum, o mais comum é que precisam comer e beber” Georg Simmel.
SISTEMA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL – AVANÇOS E DESAFIOS
SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
ENCONTRO DE ASSESSORES 2011 Profª Maria Helena da Silva
AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
SUAS - Sistema Único da Assistência Social
1.
SECRETARIA DE ESTADO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO - SEAPA
Centro de Referência de Assistência Social
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional - CAISAN
Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional - CAISAN
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
Ação de cidadania Planetária: Combater a pobreza material.
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL.
AGRICULTURA FAMILIAR ALIMENTAÇÃO ESCOLAR. O encontro da AGRICULTURA FAMILIAR ALIMENTAÇÃO ESCOLAR 47 milhões de alunos da educação básicaeducação básica.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA COORDENAÇÃO-GERAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO Informe sobre as iniciativas.
Maria Emília Lisboa Pacheco Presidenta do Consea
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
Transcrição da apresentação:

Nancy Aguiar Presidente do CRN-6 II ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO MARANHÃO O Direito Fundamental à Alimentação na Realidade Escolar Nancy Aguiar Presidente do CRN-6

ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO ...

Nutrição X Desenvolvimento Infantil 200 milhões de crianças menores de cinco anos, residentes em países em desenvolvimento, não atingem seu potencial de desenvolvimento infantil Nutrição Inadequada ( Nutrição inadequada (quantidade/qualidade) Crianças com maior probabilidade de baixo rendimento escolar e subsequentemente baixa renda, alta fertilidade e possibilidade de prover cuidados insuficientes para seus filhos. Transmissão intergeracional da pobreza com implicações para o desenvolvimento de um país. Recomendação: Investir em ações integradas que potencializem o pleno desenvolvimento infantill Grantham-McGregor, S., et al. Lancet, 2007; Walker, S.P., et al.Lancet, 2007; Walker, S.P., et al.Lancet, 2011; Engle, P.L., et al.Lancet, 2011

Fonte: Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde

Conceito de SAN e do DHAA A Segurança Alimentar e Nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis. O DHAA é um Direito Humano inerente a todas as pessoas de ter acesso regular, permanente e irrestrito, quer diretamente ou por meio de aquisições financeiras, a alimentos seguros e saudáveis, em quantidade e qualidade adequadas e suficientes, correspondentes às tradições culturais do seu povo e que garanta uma vida livre do medo, digna e plena nas dimensões física e mental, individual e coletiva. 6

Promoção e Realização do DHAA: 2003: o Governo Federal lança a Estratégia Fome Zero e elege como prioridade o combate à fome e à pobreza; 2004: Adoção das Diretrizes Voluntárias em apoio à realização progressiva do direito humano à alimentação Adequada no contexto da Segurança Alimentar e Nutricional; 2005: O Brasil e outros países iniciam processo de discussão e formulação de leis nacionais que definem estratégias para a realização progressiva do direito humano à alimentação; 2006: O Brasil aprova a LOSAN – Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Lei nº11.346) 2009: Aprovação de lei sobre o PNAE (Alimentação Escolar). 2010: O Brasil aprova a Emenda Constitucional no 64, que inclui a alimentação entre os direitos sociais. 2010:Decreto 7.272,que regulamenta a Lei 11.346 2011: Plano Nacional de SAN e Plano Brasil Sem Miséria; 2012 :Ação Brasil Carinhoso

DIREITO HUMANO À ALIMENTAÇÃO ADEQUADA A realização do DHAA está fortemente relacionado ao conceito de Segurança Alimentar e Nutricional. INSEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL = VIOLAÇÃO DO DHAA

ALIMENTAÇÃO ADEQUADA ADEQUAÇÃO NUTRICIONAL DIVERSIDADE LIVRE DE CONTAMINANTES, AGROTÓXICOS E OGM ACESSO A RECURSOS $$, NATURAIS (TERRA /ÁGUA) ACESSO À INFORMAÇÃO RESPEITO /VALORIZAÇÃO DA CULTURA ALIMENTAR NACIONAL /REGIONAL VALORIZAÇÃO DE OUTROS DIREITOS QUALIDADE SANITÁRIA

O DHAA e a promoção da alimentação adequada e saudável A outra face da insegurança alimentar e nutricional é conseqüente não à restrição alimentar, mas ao consumo inadequado de alimentos em termos de variedade e qualidade nutricional (composição) dos alimentos. Essa inadequação pode se dar em função da falta de acesso financeiro ou físico a uma alimentação saudável ou mesmo pela falta de informações sobre o que é uma alimentação adequada e saudável. Quando uma família, grupo ou indivíduo se encontra em qualquer uma das situações mencionadas, o seu DHAA está sendo violado. 10

CONCEITO DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL Insegurança Todo mundo tem direito a uma alimentação saudável, acessível, de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente. Ela deve ser totalmente baseada em práticas alimentares promotoras da saúde, sem nunca comprometer o acesso a outras necessidades essenciais. Inclui respeito às particularidades e características culturais de cada região. CONCEITO MULTIDIMENSIONAL Insegurança alimentar e nutricional pode ser detectada a partir de diferentes tipos de problemas, tais como: Fome, Obesidade, Doenças associadas à má alimentação, Consumo de alimentos de qualidade duvidosa ou prejudicial à saúde, Estrutura de produção de alimentos predatória em relação ao ambiente e bens essenciais com preços abusivos; e Imposição de padrões alimentares que não respeitem a diversidade cultural. INSEGURANÇA ALIMENTAR = VIOLAÇÃO DO DHAA

ALIMENTO SAUDÁVEL X AGROTÓXICOS Segurança Insegurança Feira de alimentos agroecológicos e orgânicos em João Pessoa – PB Menos de 3% do crédito do Plano Safra 2012/2013 é destinado à produção sem agrotóxicos Brasil consome 20% dos agrotóxicos do mundo 5,3 kg/habitante/ ano É possível o “uso seguro”?

ACESSO À ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ADEQUADA Segurança Insegurança Em 2009, 65,6 milhões de brasileiros se alimentavam inadequadamente (Pnad, IBGE).

CRISE DO SISTEMA ALIMENTAR Insegurança Segurança A valorização dos circuitos locais de abastecimentos garante alimentos com menor custo, mais frescos e menos dependentes de aditivos químicos Também propicia a oferta diversificada de alimentos, contribuindo para uma dieta diversificada. A concentração mercadológica concentra o poder de decisão nas mãos de poucas empresas; No Brasil, 46% do setor varejista pertence a 5 grupos empresariais.

PUBLICIDADE DE ALIMENTOS Segurança Insegurança A publicidade é um dos principais fatores formadores dos hábitos de consumo, inclusive alimentares. Em dezembro de 2011, o Procon multou a rede de lanchonetes McDonald’s em mais de R$ 3 milhões pela venda de alimentos com brinquedos. 1/3 das crianças de 4 a 9 anos está acima do peso (IBGE 2009).

Algumas iniciativas relacionadas à SAN /DHAA no Brasil Fortalecimento da Agricultura Familiar a partir da Estratégia Fome Zero- Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf Aquisição de Alimentos da Agricultura familiar- Garantir que os programas que visam garantir o DHAA possam também ser geradores de desenvolvimento local Transferência de renda -Programa Bolsa Família – PBF Mecanismos de garantia de preços mínimos-PGPM Pesca e Agricultura Rede de Equipamentos de Alimentação e Nutrição (Restaurantes populares,cozinhas comunitárias,bancos de alimentos). Oferta de Alimentos a estudantes,trabalhadores e pessoas em vulnerabilidade Alimentar-PNAE,PAT Ação de distribuição de alimentos a grupos específicos (quilombolas,famílias que aguardam reforma agrária,comunidade de terreiros,povos indígenas,atingidos por barragens,pescadores artesanais,vítimas de calamidades)

Algumas iniciativas relacionadas à SAN /DHAA no Brasil Acesso à água- Programa cisternas Alimentação e Nutrição para a saúde : PNAN,SISVAN,Inquéritos Nacionais(PNAD,POF),PSE,PARA(Programa de Análise de resíduos sólidos),prevenção e controle de doenças carenciais (Ferro,vit.A,desnutrição,beribéri,doença celíaca Educação para SAN e DHAA:Conferências,cursos,capacitações. Essas iniciativas e programas utilizam recursos públicos – É fundamental que todos os técnicos e servidores que atuam em programas governamentais compreendam que esses programas são formas de garantir direitos, e reforcem isso junto à população. A sociedade civil e outros atores sociais, por sua vez, têm o papel fundamental de apoiar e exigir a construção de uma nova cultura na gestão pública, na qual as políticas, programas e ações governamentais sejam entendidos como direitos que podem e devem ser exigidos

Programa Nacional de Alimentação Escolar PNAE C

PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR PRINCÍPIOS - SAN E DHAA EIXOS PNAE Educação Alimentar e Nutricional Oferta de refeições Cardápio Aquisição Preparo Distribuição PPPedagógico Formação Pesquisa Projetos 19

OBJETIVOS DO PNAE Contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicosocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos , por meio de ações de Educação Alimentar e Nutricional Oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais durante o período letivo

Direitos, Obrigações e Responsabilidades no âmbito do PNAE Nutricionistas OBRIGAÇÕES: Elaborar os cardápios da alimentação escolar com utilização de gêneros alimentícios básicos, respeitando-se as referências nutricionais, os hábitos alimentares, a cultura e a tradição alimentar da localidade, pautando-se na sustentabilidade e diversificação agrícola da região; Realizar o diagnóstico e o monitoramento do estado nutricional dos estudantes; Acompanhar desde a aquisição dos gêneros alimentícios até a produção e distribuição da alimentação; Realizar educação alimentar e nutricional nas escolas; Assessorar o CAE no que diz respeito à execução técnica do PNAE; Elaborar cardápios que atendam às necessidades nutricionais diárias mínimas dos alunos, estabelecidas conforme Resolução vigente; Adequar o cardápio às faixas etárias e aos perfis epidemiológicos das populações atendidas; Ser vinculado ao setor de alimentação escolar da Entidade Executora; Se cadastrar junto ao FNDE; Planejar e coordenar a aplicação de teste de aceitabilidade 21

Direitos, Obrigações e Responsabilidad no âmbito do PNAE ENTIDADES EXECUTORAS OBRIGAÇÕES: Garantir a oferta regular e contínua de uma alimentação adequada durante o período letivo; Garantir a complementação de recursos; Gerenciar o programa nas escolas de sua responsabilidade; Fornecer equipamento/infra-estrutura; Garantir recursos humanos; Capacitar as pessoas envolvidas na execução do programa; Constituir e garantir infra-estrutura para o funcionamento do CAE; Utilizar, no mínimo, 30% dos recursos financeiros destinados ao PNAE na aquisição de produtos da agricultura familiar; Promover hábitos alimentares saudáveis; Garantir alimentação diversificada e diferenciada; Respeitar os hábitos alimentares regionais; Criar estratégias para implantar a educação alimentar e nutricional no ambiente escolar. DIREITOS: Receber recurso financeiro no valor per capta transferido pelo governo federal de acordo com o senso do ano anterior; Receber orientações dos órgãos que gerenciam os recursos; receber recursos de outros programas federais. 22

Direitos, Obrigações e Responsabilidades no âmbito do PNAE Conselho de Alimentação Escolar -CAE OBRIGAÇÕES/RESPONSABILIDADES: Fiscalizar a execução do programa e controlar os recursos repassados pelo FNDE; Divulgar os recursos alocados em murais de escolas, igrejas, etc; Acompanhar a elaboração dos cardápios; Acompanhar a preparação e distribuição da alimentação escolar, de forma a garantir às crianças alimentação de boa qualidade, nutritiva, saborosa e de acordo com os hábitos alimentares da região; Investigar e monitorar a qualidade do programa em todos os níveis; Orientar as escolas, as famílias, estudantes e gestores sobre seus direitos, obrigações e responsabilidades; Averiguar denúncias de irregularidades. DIREITOS: Receber da Entidade Executora infra-estrutura necessária à plena execução das atividades de sua competência; Ter acesso a local apropriado, com condições adequadas, para as reuniões ordinárias e extraordinárias do Conselho; Ter disponíveis recursos humanos necessários às atividades de apoio; Comunicar à Secretaria Municipal/Estadual de Educação a ocorrência de irregularidades em relação aos alimentos; denunciar as irregularidades aos órgãos competentes. 23

Direitos, Obrigações e Responsabilidades no âmbito do PNAE FNDE/Governo Federal OBRIGAÇÕES: Garantir o repasse de recursos financeiros destinados à compra de gêneros alimentícios; Normatizar, coordenar, acompanhar, monitorar e fiscalizar a execução do programa; Capacitação de recursos humanos; Gerar informação/orientação em nível nacional; Promover a avaliação da efetividade e eficácia do programa. DIREITOS: Ter assegurado em seu orçamento os recursos federais para o desenvolvimento do PNAE. 24

Exigibilidade Na prática não se pode falar em Direitos Humanos, sem falar em exigibilidade. “A exigibilidade é, hoje, um imperativo na teoria e na prática dos Direitos Humanos. Afinal, as declarações de direitos, as constituições e as leis de um modo geral deixam de possuir qualquer significação prática se não tiverem a possibilidade de efetiva aplicação” Jayme Benvenuto

Agricultura Familiar e o PNAE Alteração do limite individual de venda do Agricultor Familiar de R$ 9 mil/ano para R$ 20 mil/ano Em 2010, 52% dos estados e municípios realizaram a compra da agricultura familiar. Não compraram: 22,74% Maior que 30%: 32,10% Menor ou igual a 30%: 15,97% NI/NA: 29,79% Fonte: Cecane Uns – Análise PC/DAS (2010)

EVOLUÇÃO DO CADASTRO DE NUTRICIONISTAS NO FNDE Nº de municípios Nº de nutricionistas 1006 2005 18% 2511 45% 2006 3162 57% 2007 3650 66% 2008 4479 80% 2009/2010 6189 111% 2011 6726 121% 2012 Fonte: FNDE, 2012.