O DESVIO PADRÃO Em probabilidade e Estatística, o desvio padrão é a medida mais comum da dispersão estatística. O desvio-padrão define-se como a raiz quadrada.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução ao processamento de dados e à estatística - parte 02
Advertisements

Estatística amintas paiva afonso.
Estatística amintas paiva afonso.
ESTATÍSTICA DESCRITIVA
Intervalos de Confiança
Medidas de Dispersão.
A CARTOGRAFIA TEMÁTICA E A ESTATÍSTICA
Medidas de Tendência Central DADOS AGRUPADOS
Introdução à Estatística
Capítulo 5 A Distribuição Normal de Probabilidade
Capítulo 6 Estimativas e Tamanho de Amostras
ALGUMAS MEDIDAS ASSOCIADAS A VARIÁVEIS QUANTITATIVAS
MEDIDAS DE DISPERSÃO Medidas de tendência central fornecem um resumo parcial das informações de um conjunto de dados. A necessidade de uma medida de variação.
NOÇÕES BASICAS DE ESTATISTICA
One-Way ANOVA Com mais de duas amostras independentes de indivíduos queremos saber se as médias dos grupos na população são iguais.
Estatística e Probabilidade
Estatística Descritiva
NOÇÕES DE ESTATÍSTICA APLICADA AO CONTROLE E À MELHORIA DE PROCESSOS
Aula 0. Doces Lembranças de MAE0219
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
MEDIDAS DE DISPERSÃO PROF. BRENO RICARDO
DISTRIBUIÇÃO NORMAL GAUSS ou LAPLACE CECILIA Q. ROKEMBACH
DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL DA MÉDIA DA AMOSTRA OU DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL DE
MEDIDAS DE VARIABILIDADE DADOS NÃO-AGRUPADOS
ESTATÍSTICA.
VALORES ESPERADOS.
Distribuições de Probabilidades
Quais são, suas médias, medianas e modas?
Quais são, suas médias, medianas e modas?
Medidas de Dispersão ou de Variabilidade:
DISTRIBUIÇÕES AMOSTRAIS
Estatística Para um dado conjunto de dados, podemos calcular as seguintes grandezas: 1) Medidas de posição 2) Medidas de dispersão 3) Parâmetros de simetria.
Estatística – Unidade 2.
ESTATÍSTICA.
ESTATÍSTICA DECRITIVA
O que é Estatística, afinal de contas?
Amostragem Pontos mais importantes:
Técnicas de descrição Gráfica
Site: Estatística Prof. Edson Nemer Site:
INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA APLICADA
Estatística Inferencial (cap. 7 Martins)
Site: Estatística Prof. Edson Nemer Site:
Variável Aleatória Discreta Unidimensional
Estatística Conceitos básicos1.
Aula 10 Medidas de dispersão Prof. Diovani Milhorim
Medidas de Dispersão Aula 8.
Distribuições de Probabilidades. Qual o objectivo da Estatística? Estudar conjuntos de indivíduos (não necessariamente pessoas) com características comuns.
Medidas Descritivas ESTATISTICA Aula 5 PROF: CÉLIO SOUZA.
MEDIDAS DE VARIABILIDADE, ASSIMETRIA E CURTOSE
Medidas de Dispersão O que é dispersão?
Estatística Descritiva
13/10/2009 Medidas Descritivas. 13/10/2009 Notações de algumas estatísticas. MedidasParâmetrosEstimadores Número de Elementos Nn MédiaμX, com barra acima.
Disciplina Engenharia da Qualidade II
A Variância é uma medida de dispersão muito utilizada.
DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADE
Noções de Estatística - I
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
Introdução à Estatística
MEDIDAS DE DISPERSÃO As medidas de dispersão, como o nome sugere, servem para analisar o grau de dispersão dos dados em torno da média. Exemplo. Amostra.
Regressão Linear Simples
Média e valor médio No estudo da estatística descritiva, para além das tabelas de frequências e gráficos, estudam-se outros métodos para resumir a informação.
DISTRIBUIÇÃO NORMAL Estudámos distribuições de probabilidade para variáveis aleatórias discretas. No final do capítulo falaremos da distribuição binomial.
MEDIDAS DE POSIÇÃO MÉDIAS MODA MEDIANA QUARTIS PERCENTIS.
MEDIDAS DE DISPERSÃO Profa Ana Clara Guedes. MEDIDAS DE DISPERSÃO Observe os dois quadros abaixo e compare a Dispersão dos pontos azuis, em torno do ponto.
Desvio Padrão (V), em termos financeiros, é entendido como o valor do risco das operações. É obtido a partir da raiz quadrada da Variância; Variância (V²),
Estatística Aplicada à Administração Prof. Alessandro Moura costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS.
Marcos Antonio Estremote – Aula 3.  Determina a característica de variação de um conjunto de dados.  Amplitude  Desvio  Desvio médio ou desvio absoluto.
Estatística Aplicada à Adminitração Prof. Alessandro Moura Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS.
M EDIDAS DE DISPERSÃO Estatística Rosebel Prates 1.
Transcrição da apresentação:

O DESVIO PADRÃO Em probabilidade e Estatística, o desvio padrão é a medida mais comum da dispersão estatística. O desvio-padrão define-se como a raiz quadrada da variância. É definido desta forma de maneira a dar-nos uma medida da dispersão que seja: um número não negativo; use as mesmas unidades de medida que os nossos dados. Faz-se uma distinção entre o desvio padrão σ (sigma) do total de uma população ou de uma variável aleatória, e o desvio padrão s de um sub-conjunto em amostra. O termo desvio padrão foi introduzido na estatística por Karl Pearson no seu livro de 1894: "Sobre a dissecção de curvas de freqüência assimétricas".

o desvio padrão simplifica-se em: Quando os dados estão agrupados(freqüência) temos: Em outras palavras, o desvio padrão de uma variável aleatória uniformizada discreta X pode ser calculada como: Para cada valor xi calcula-se a diferença entre xi e o valor médio . Calcula-se o quadrado dessa diferença. Encontra-se a soma das diferenças dos quadrados. Divide-se este resultado pelo número de valores usados menos 1 (n-1).Esta quantidade é a variância. σ2. Tome a raiz quadrática deste resultado.

Exemplo. Sete homens foram pesados, e os resultados em kg foram: 57.0, 62.9, 63.5, 64.1, 66.1, 67.1, 73.6. A média é                     , a variância é                                            e o desvio padrão é                     .

Exemplo: Calcule o desvio padrão populacional da tabela abaixo: S2 =∑(fi.di)2 / ft = 32,7/30 = 1,09. A raiz quadrada de 1,09 é o desvio padrão = 1,044 Xi Fi 2 1 6 12 3 4 7 total Ft = 30