FATORES DE RESTRIÇÃO E INSERÇÃO DAS COOPS TRABALHO NO MERCADO]

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Quem somos O SINAVAL é a instituição que representa os estaleiros brasileiros instalados em diversas regiões do país. A missão do SINAVAL é fomentar a.
Advertisements

TRANSFORMAÇÕES DA ECONOMIA BRASILEIRA PARTE I HISTÓRIA RECENTE
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS Brasília, 10 de novembro de Mesa Temática 8: APLs de Serviços e Serviços em APLs Centro de.
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
Assessoria Econômica da FEDERASUL
PLANO NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Projetos PAA – Doação Simultânea
LEI DA INOVAÇÃO Lei n o de 2 de dezembro de 2004 Decreto n o de 11 de setembro de 2005 Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica.
Comério Exterior Sistema Financeiro Turismo
Inserção da Economia Solidária no Processo de Construção da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis Miguel Juan Bacic[1] Lucirléia Alves Moreira[2]
2ª série Professora: Janiere Mendonça
Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior
Responsabilidade Social Empresarial Prof. Flávio H. dos S. Foguel
1 SERVIÇOS DE UMA ACE O CONHECIMENTO E A INFORMAÇÃO PODE NOS AJUDAR A GERIR E ADMINISTRAR UMA ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL/NÚCLEO SETORIAL TORNANDO – A MAIS.
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I
Economia Solidária Brasil e Luxemburgo
Projetos Especiais de Comunicação Eletrônica Setorial
Cenário da Construção Civil
Profa. Daniela Scarpa Beneli
O GOVERNO LULA ( hoje).
O PAPEL DA INFORMAÇÃO EM CONTEXTOS EMPRESARIAIS
Em time que está ganhando se mexe...
Reflexos da Tributação Variada dos Estados e Municípios no Fluxo de Comércio Exterior Aridelmo Teixeira (27) (27)
Mercado de Trabalho no Brasil
EVOLUÇÃO DA ECONOMIA MUNDIAL E PERSPECTIVAS PARA 2010
Capitalismo e Socialismo
Introdução a Engenharia para o Ensino Médio / Engenharia de Petróleo
As mudanças macro-econômicas e os temas emergentes em gestão
Secretaria de Inovação Orientações Para Diagnóstico do Mercado de Nanotecnologias no Brasil: (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças)
A globalização econômica nos anos 1990
PROF. MS. ADM. GERALDO MAGELA DA SILVA
A formação e a diversidade cultural da população brasileira
A importância da Comunicação no cooperativismo
São Paulo, 13 de Novembro 2013.
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
A economia Global.
ORGANIZAÇÕES Comunicação = ação conjunta = objetivo comum
Economia dos Estados Unidos da América
RÚSSIA E A CEI Potência Geopolítica.
Apresentação BRASIL: o fim de um modelo ou um ajuste cíclico? Janeiro 2014.
Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior 31 de Março de 2004 Construindo o Brasil do Futuro.
Capítulo 27 – A agricultura brasileira
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
FICHA TÉCNICA 24ª Festimalha Evento de Moda Malha Tricot
O NEOLIBERALISMO.
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
O BRASIL NO SÉCULO XXI.
Região Sudeste Cap. 34.
Prof. MSc. Cláudio Cabral.  Estabelecer o % da produção disponível para o exportar;  Selecionar os produtos;  Compatibilizar qualidade com o mercado.
O QUE É GLOBALIZAÇÃO? Processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as.
Novos Modelos de Empresas Janeiro 2011 Segmento Turismo Alunos: Aldo Oliveira Cintia Del Rey Daniel Silva Gustavo Porto Neide Costa Rebecca Ferreto Rodolpho.
Correção das Atividades do Livro China
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DA ECONOMIA BRASILEIRA O PROCESSO DE SUBSTITUIÇÃO DE IMPORTAÇÕE Aula 1 CURSO COMEX-UNIS Prof. Ms. Frade.
Prof. Dr. Mário Vasconcellos
Globalização e avanço tecnológico
Programa Petróleo e Gás “Como empresas brasileiras podem crescer através de parceiras internacionais” Antonio Batista Coord. Unidade Petróleo - SEBRAE.
Emprego X Desemprego EMPREGO: é a condição das pessoas que trabalham em caráter temporário ou permanente, em qualquer tipo de atividade econômica. DESEMPREGO:
Sistematização Questões Transversais Transversalidade da questão de Gênero (trabalhar com mulheres, mas também com homens, buscando combater a “dominação.
Geopolítica da Economia Mundial.
A atividade industrial consiste no processo de transformação de matérias-primas ou semi-acabados em produtos industrializados.
Origens e bases do mundo global.
INDÚSTRIA NO BRASIL.
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA
Cultura Cafeeira e economia brasileira
Geohistoriaenem.blogspot.com.br REVOLUÇÃO INDUSTRIAL DEFINIÇÃO:  TRANSFORMAÇÕES TÉCNICAS, ECONÔMICAS E SOCIAIS QUE ALTERARAM A ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO.
AUDIÊNCIA PÚBLICA PRS 01/2013 SENADO FEDERAL COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO – CDR PROF. DR. MAURO BENEVIDES FILHO. 21 DE OUTUBRO DE 2015.
FUNDAMENTOS DE GESTÃO DE PESSOAS
Aula 5 pensamento econômico latino Americano – CEPAL Profa. Eliana.
Transcrição da apresentação:

FATORES DE RESTRIÇÃO E INSERÇÃO DAS COOPS TRABALHO NO MERCADO] Promoção : FEDERAÇÃO e OCERJ SESCOOP/RJ Encontro anual das Coops de Trabalho 30/11/2010

Cooperativas de Trabalho Modelo formal de emprego ou via alternativa ao desemprego Inserção dos trabalhadores atingidos direta ou indiretamente pelas transformações do mundo capitalista do trabalho

Economia Capitalista Desestruturação da relação de emprego Trabalhadores rurais -quase extinção da categoria profissional Declínio do operariado industrial Mercado - maior participação de mulheres e de jovens Tecnologia poupadora de mão de obra – Sociedade da Informação ou do Conhecimento Desemprego estrutural

Delineamento de novas relações de Trabalho -Cooperativas de prestação de serviços (motoristas, médicos, técnicos de informática e outros) -Cooperativas autogestionárias de empresas em estado falimentar ou pré-falimentar -Cooperativas de mão de obra: dificuldade de se distinguir associado autônomo de empregado

BRASIL -1980: década que marca a expansão das coops de trabalho e microcrédito -2002 (08/03) : Carta de Santos e incentivo do governo Federal ao Microcrédito cooperativo via Banco Central

CENÁRIO ECONÔMICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Quarto menor estado brasileiro em território (pouco maior que a Dinamarca) e o segundo maior do PIB-BR; Sede do Vice-reino, da Monarquia e da República (até 1960); Vocação turística((Rio, Angra, Búzios, Parati etc) e de prestação de serviços (telecomunicações, tecnologia da informação , comércio etc); Sede da Petrobrás, BNDS, Globo, TIM, OI, Telemar , Embratel; Laboratórios (Merck, Roche, Shering, Fiocruz; produtoras cinematográficas(80% do Brasil) etc Petróleo- Bacia de Campos está incluída na gigantesca reserva de Petróleo e gás natural da camada pré sal.

CENÁRIO ECONÔMICO DO BRASIL

MERCADOS FINANCEIROS VOLÁTEIS AUMENTO DO DESEMPREGO ESTRUTURAL EXCLUSÃO (social, funcional, digital): ainda muito alta apesar de medidas governamentais de atenuação ALTA CONCENTRAÇÃO DA RENDA DESACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO ECON- crise financeira imobiliára nos países capitalistas.

Importante : Desenvolver a Cultura da Cooperação FILOSOFIA, FORMA DE PENSAR E AGIR. Crença em valores e princípios humanísticos, de união e solidariedade Objetivo: promoção de uma vida melhor para todos.

MERCADO Ação para o Mercado Ação para a Comunidade Associada PESSOAS COOPERAÇÃO Agrega valor Fortalece o Poder de Barganha Necessidade Ação para a Comunidade Associada PESSOAS

DESAFIOS DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO MUNDO GLOBALIZADO NOVOS MODELOS DE ORGANIZAÇÃO DE PEQUENOS NEGÓCIOS BASEADOS NO ASSOCIATIVISMO E NO CONHECIMENTO

As pessoas precisam se unir para viabilizar negócios. Cultura da Cooperação As pessoas precisam se unir para viabilizar negócios. A UNIÃ0 FAZ A FORÇA!

Se é importante melhorar para competir... O fundamental é COOPERAR.

Profa Emérita, Economista e Advogada Diva Benevides Pinho Profa Emérita, Economista e Advogada divabenevidespinho@gmail.com