Prof. Emerson Luiz de Castro 21/08/2013

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Advertisements

Faculdade Estudos Sociais do
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Comissão Municipal de Elaboração
FACULDADE METROPOLITANA
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
ASPECTOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO
A (INTERIORIZAÇÃO DA) EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: QUAL LEGISLAÇÃO?
Minuta de Decreto para Regulamentação da Educação a Distância
Profa. Dra. Andrea C. Versuti ABED/ Santos 2008
Novo cenário da EAD nos cursos superiores
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
SISTEMA DE AVALIAÇÃO E DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
Prática de Ensino: Educação Básica
CURSO CIDADANIA E DIREITO À EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE FISCALIZAÇÃO 2º ECOFIS Teresina, agosto/2010.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Educação Superior a Distância Forgrad – maio/2005 Questões, tendências e políticas no âmbito do Ministério da Educação Prof. Rubens Martins
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
Prof. Dr. Dilermando Piva - CEETEPS Prof. Dr. Waldomiro Loyolla - SES
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
Diretrizes Curriculares Centro Paula Souza
Educação Superior: características e perspectivas profissionais
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
CAPÍTULO III DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO DESPORTO Seção I DA EDUCAÇÃO
Legislação para EAD Discutindo os Requisitos Legais dos Instrumentos de Avaliação de Cursos CRISTIANE ALPERSTEDT.
PROGRAMA DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANISÍO TEIXEIRA
EDUCAÇÃO ESPECIAL - É a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para pessoas com necessidades educacionais.
O Sistema Confea/Crea e a Resolução 1.010/2005
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO
DISCIPLINAS ESPORTIVAS NA FORMAÇÃO DO GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA:
Governo do Estado de Alagoas Secretaria de Estado da Educação e do Esporte Elaboração e Desenvolvimento: GPLAN/SGI-SEE Fórum Estadual de Acompanhamento.
João Roberto Moreira Alves
NOVOS INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES, CURSOS E PÓLOS E OS REFERENCIAIS DE QUALIDADE PARA EaD Profa Dra Rita Borges.
COMISSÃO DE ENSINO DOS CONSELHOS REGIONAIS DE FARMÁCIA ORIENTAÇÕES 2011.
A CPA na ESPM: A instauração de um processo de melhoria contínua
Cursos de Especialização Heloiza Henê M. da Silva Coordenadora Geral de Regulação do Ensino Superior SESu/MEC.
Antes de decidir, pense no estudante. Legislação e Atos Normativos de Regulação do Ensino Superior (temas selecionados)
Decreto Confira algumas dúvidas. 1)Somente instituições públicas podem oferecer cursos à distâncias? Não. Tanto as instituições públicas e/ou privadas.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP OS NOVOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO APROVADOS PELO.
Prof. Dr. David Lopes Neto
Reunião SINPRO - RS Porto Alegre, 24 de novembro de 2005 Prof. Hélio Chaves Filho Diretor do Depto. de Políticas em EAD – SEED –
1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? 1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? R: Não. O ato de.
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Política Educacional Brasileira
Ministério da Educação A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CONTEXTO DAS NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DE GOVERNO Legislação e Regulação: Caminhos e Perspectivas Rio de.
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
O CASO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE (UNI-RN)
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
AVALIAÇÃO, GESTÃO E QUALIDADE
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa
Marco regulatório da Educação a Distância João Roberto Moreira Alves CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
Transcrição da apresentação:

Prof. Emerson Luiz de Castro 21/08/2013 IV ENCONTRO TÉCNICO DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA DOS TRIBUNAIS DE CONTAS Educação Corporativa e boas práticas Prof. Emerson Luiz de Castro 21/08/2013

Quem sou eu? Bacharel em Direito Advogado Especialista em Direito de Empresa Especialista em Gestão Educacional Especialista em Psicopedagogia Mestre em Direito Empresarial Coordenador do Curso de Direito da Newton Paiva Consultor Especialista do Conselho Estadual de Educação Avaliador ad hoc do INEP/MEC para credenciamento, autorização e reconhecimento de cursos jurídicos Fui Consultor Educacional da Secretaria de Educação Fui Superintendente de Educação do SENAC Fui Presidente da Comissão de Advogados Professores da OAB/MG

CREDENCIAMENTO DAS INSTITUIÇÕES NÃO- EDUCACIONAIS PARA A OFERTA DE CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO

Aprendizagem Organizacional Práticas de operacionalização Experiência próprias Necessidade de mudança Análise do desempenho Contratação Busca (alianças e parcerias) Benchmarking Treinamento e Desenvolvimento Interno Externo.

Universidades Corporativas Captar, reter e desenvolver talentos Estimular o auto desenvolvimento e a aprendizagem contínua Transformar as informações organizacionais e pessoais em conhecimento Educação como um processo e não apenas como um evento Contemplar todos os aspectos do aprendizado (conteúdo, tecnologia e acesso) Estabelecer parcerias adequadas.

Educação Não Formal Cursos livres Baixa exigência normativa Certificação livre

Educação Formal Alta exigência normativa Certificação regulada

Organização da Educação Brasileira Educação Infantil Educação Básica – Ensino Fundamental, Ensino Médio Educação Profissional e Tecnológica Educação Superior Graduação – Bacharelado, Licenciatura e Tecnológicos Pós-Graduação – Lato Sensu (Aperfeiçoamento e Especialização) Stricto Sensu - Mestrado (Acadêmico, Profissional), Doutorado

Educação na Constituição Federal Educação: direito de todos e dever do Estado e da família Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber Pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas Coexistência de instituições públicas e privadas de ensino Gratuidade do ensino público Valorização dos profissionais do ensino Gestão democrática do ensino público Garantia de padrão de qualidade

Sistema Federal de Ensino Conselho Nacional de Educação Ministério da Educação INEP CAPES

Sistema Estadual de Ensino Conselho Estadual de Educação Secretaria Estadual de Educação

Atos do Ministério da Educação Credenciamento Recredenciamento Autorização Reconhecimento Renovação de Reconhecimento

No Sistema Estadual de Ensino Credenciamento Renovação de Credenciamento Autorização Reconhecimento

Os Credenciamentos Especiais Instituições não educacionais Para Pós-Graduação Lato Sensu Resolução CES/CNE nº 07, de 8 de setembro de 2011 revogou as normas para o credenciamento especial de instituições não educacionais, na modalidade presencial e a distância.

As Escolas de Governo No art. 2º dispõe que as escolas de governo criadas e mantidas pelo Poder Público, precipuamente para a formação e o desenvolvimento de servidores públicos, na forma do art. 39, parag. 2º, da CF/88, e do Decreto nº 5.707, de 23 de fevereiro de 2006, poderão oferecer cursos na modalidade de pós graduação lato sensu, nos termos da Resolução CES/CNE nº 1 de 8 de junho de 2007, desde que se submetam ao processo de credenciamento educacional pelo Ministério da Educação.

O Caminho do Credenciamento Estadual Regras dos Conselhos Estaduais de Educação de cada Estado. Em Minas Gerais – Resolução CEE nº 450 de 26 de março de 2003 – Resolução CEE nº 453 de 28 de abril de 2005

Etapas a serem seguidas Proposta Pedagógica da instituição e do curso Corpo Docente Biblioteca Instalações e equipamentos Registro e controle acadêmico Sistema de Avaliação Regimento Escolar

A Resolução nº 1, de 8 de junho de 2007 Comentários

Casos de Escolas de Governo em Minas Gerais Academia de Policia Militar – Graduação Corpo de Bombeiros Militar - Graduação Utramig – Cursos Técnicos e Pós Graduação Escola de Governo Paulo Neves de Carvalho – Graduação e Pós Graduação Escola do Legislativo – Pós Graduação Escola de Contas – Pós Graduação Escola do Ministério Publico – Pós Graduação

Passos Importantes Definição Institucional - apoio Alinhamento com as estratégias de RH Aproveitamento e absorção de programas de T&D já existentes (extensão) Documentação e estrutura física Solicitação de credenciamento Amadurecimento Crescimento e desenvolvimento de novos programas

O caminho do Credenciamento Federal Escolas de Governo ligadas a União Escolha Amadurecimento Mestrado e Doutorado (CAPES)

Muito Obrigado. Bom dia a todos. elcastro@fundacaoaprender. org Muito Obrigado! Bom dia a todos! elcastro@fundacaoaprender.org.br elcastro@castroadvocacia.adv.br 31-9130-3575