Tecnologias e Educação Matemática

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
Advertisements

Profª Drª: Marli Hatje UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS Mídia-Educação e Educomunicação.
Epistemologia genética – Jean Piaget
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
O Ócio Criativo o ócio pode transformar-se em violência, neurose, vício e preguiça, mas pode também elevar-se para a arte, a criatividade e a liberdade.
A GESTÃO DO CONHECIMENTO
A Multimídia Permitindo a Construção do Conhecimento
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
Télé-université Eduardo Davel A Universidade Os programas Formação de gestores sociais Disciplina a distância Aprendizagem pela prática Parceria institucional.
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
TEORIAS E ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
Antonio R. Navarro Campos do Jordão, 2008
Economia Adam Smith Titulos: Filósofo e Professor Universitário
A IMPORTÂNCIA DAS MATÉRIAS DA GRADE CURRICULAR
TECNOLOGIA AUTORA: VALDEANE CASSIA E. BEZERRA PROFESSORA DE PORTUGUÊS.
História da matematica Evair nº4.
“A USP que queremos ver daqui 20 anos"
Universidade Presbiteriana Mackenzie Biblioteca George Alexander
TEXTO : VANI MOREIRA KENSKI Informática Educativa UNIANDES - LIDIE
Prof. Dr. Osni Hoss Agrupamentos Representam uma necessidade de se interpretar a interdependência dos ativos intangíveis.
Acadêmico: Lourival Lacerda
NATUREZA DOS ATIVOS INTANGÍVEIS
FORMAÇÃO CONTINUADA E A POLITIZAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERCEPÇÕES SOBRE A CULTURA DO CONTEXTO Prof. Dr. Oséias Santos de Oliveira
Curso de Docência Universitária
Ciência Política e Teoria do Estado Professor Dejalma Cremonese
Escolhendo o nosso Futuro
Desafios do Design Instrucional na Educação Corporativa
Filosofia / Silenciais
VIDA, OBRAS E CONCEPÇÕES
20 anos produzindo software educacional: uma visão retrospectiva
Tecnologias aplicadas à educação
Projeto “Teia do Saber”
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Prof. Dr. Marco Aurélio Kalinke
Questões introdutórias
COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM – UMA VIVÊNCIA NO ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO Autores:Andréia Bartachini Gomes (USP) Cristiane Rocha de Farias (USP) Eliana Rodriguez.
A ESTRUTURA DAS REVOLUÇÕES CIENTÍFICAS
POSSIBILIDADES DE OLHAR PARA AS QUESTÕES EDUCATIVAS
A APRENDIZAGEM DOCENTE EM FOCO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
Teoria Geral de Sistemas
San Base, nascido em 1956 na ex-União Soviética, desde cedo desenvolve um interesse pela matemática e tecnologia informática. Ele chama à sua arte Pintura.
Conselho Tecnológico. A parceria Conselho Tecnológico.
EAD como prática educomunicativa: emoção e racionalidade operativa Ismar de Oliveira Soares Doutorado em Informática na Educação Arquiteturas Pedagógicas.
A escola como espaço de desenvolvimento humano
Domínio Conexo 2 Domínio Conexo 3 Domínio Conexo 1 Domíno Conexo n
DIREITOS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
Os três pólos do espírito humano
Introdução ao Groupware e ao CSCW
Curso de Geografia Epistemologia – conceitos gerais
FUNCIONALISMO FACULDADE MARTHA FALCÃO HISTÓRIA DA PSICOLOGIA
JEAN PIAGET n Biografia –nasceu em 9 de agosto de 1896, na Suíça –interessou-se pelas ciências muito cedo –realizou seu primeiro trabalho científico com.
Profª: Marina de Oliveira Semestre: 2009/02
Novas e Velhas Mídias Equipe: Adriele Mayara Caroline de Jesus
História Da Matemática
Tecnologias na Educação:
Educação, Comunicação e Tecnologia I Iolanda B. C. Cortelazzo Doutora em Educação pela FE-USP São Paulo -
Artista multimídia e curadora; Professora dos programas de pós- graduação em Comunicação, Semiótica e Tecnologias da Inteligência e Design Digital da.
 Formado em economia política pela Universidade de Lausame, suíça. Doutor em ciências econômicas pela escola central de planejamento e estatística.
Concepções em Educação Matemática
Universidade Estadual de Feira de Santana Departamento de Educação Curso: Licenciatura em Pedagogia Disciplina: Currículo Docente: Poliana de Santana Discentes:
Primeiro A. Autor1 , Segundo B. Autor2
Principais obras: › O Método  A natureza da natureza  A vida da vida  O conhecimento do conhecimento  As ideias  A humanidade da humanidade  Ética.
E S T U D O D E T E X T O Marcelo Borba Mário Ramos Agenda n Perfil dos professores < 5 minutos n Apresentação da técnica < 10 minutos n Dinâmica da atividade.
Tefko Saracevic.  Professor Emérito da Escola de Comunicação e Ciência da Informação de Rutgers da Universidade Estadual de Nova Jersey (EUA). Saracevic.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INCLUSÃO SOCIODIGITAL NA CIBERCULTURA Autor: Hebert Gomes de Oliveira Orientador: Vinicius Silva Santos UNIVERSIDADE DO ESTADO.
MATEMÁTICA I Professor: Marcelo Silva Natal - RN, junho de 2013.
Transcrição da apresentação:

Tecnologias e Educação Matemática Prof. Dr. Marco Aurélio Kalinke http://paginapessoal.utfpr.edu.br/kalinke kalinke@utfpr.edu.br

Vani Moreira Kenski

As Tecnologias da Inteligência: O futuro do pensamento na Era da Informática Pierre Lévy

Apresentação do Autor Pierre Lévy é filósofo. Nasceu em 1956, na Tunísia. Estudou na França, Fez o Doutorado em Sociologia e em Ciências da Informação e da Comunicação. Lecionou em várias universidades de Paris e Montréal. Atualmente é professor da (Université du Québec à Trois-Rivières), em Quebec, Canadá. Presta serviço a vários governos, organismos internacionais e grandes empresas sobre as implicações culturais das novas tecnologias. É autor de uma dezena de obras filosóficas sobre a cultura do mundo virtual e as novas tecnologias.

Marcelo de Carvalho Borba

Marco Aurélio Kalinke

Oleg K. Tikhomirov Oleg Konstantinovich Tikhomirov (1933-2000) Livro publicado em 1999

Substituição Complementação Reorganizaçãoo

O desenvolvimento da informática e da tecnologia da informação produz mudanças na atividade humana, exigindo desenvolvimento da Teoria da Atividade;

E a Teoria da Atividade tem uma nova função: interpretar a natureza da atividade humana na sociedade da informação e nos desafios que se apresentam ao desenvolvimento da própria Psicologia.