Acometimento renal na Síndrome de Sjögren

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Síndrome de Sjogren TRATAMENTO
Advertisements

Hipersensibilidades – III e IV
Glomerulonefrite rapidamente progressiva
Patologia e dietoterapia nas enfermidades músculo-esqueléticas I
VELHICE E SAÚDE Desafios da longevidade
SOCIEDADE BRASILEIRA DE TERAPIA INTENSIVA
ANATOMIA RENAL.
Artrite reumatóide É uma doença auto-imune sistémica, caracterizada pela inflamação das articulações (artrite), e que pode levar a incapacitação funcional.
NEFROTOXICOLOGIA.
Envolvimento Renal na Hanseníase
DOENÇA RENAL CRÔNICA -DRC- PANDEMIA DE GRAVES CONSEQUÊNCIAS
Glomerulonefrites associadas à Infecção
Glomerulonefrites Asssociadas à Hipocomplementemia
Monitores: Monitoria de Laboratório Clínico
VASCULITES M. Alcide Marques.
Sd Clínicas de origem renal
Rim e Diabetes Mellitus
SÍNDROME NEFRÍTICA AGUDA
GLOMERULOPATIAS E PROGRESSÃO DA LESÃO RENAL
Caso Clínico Hospital São José
Introdução Amiloidose AL (A-AL) decorre da deposição de proteinas derivadas de fragmentos de cadeias leves de imunoglobulinas produzidas por um clone.
TESTES DA FUNÇÃO RENAL.
GESF colapsante não associada à infecção pelo HIV
Aluna: Maria Paula Turma: 71 Professora: Mariluce
ALEXANDRE BITTENCOURT PEDREIRA Disciplina de Nefrologia - HCFMUSP
Déficit de volume plasmático
DOENÇA RENAL NA SARCOIDOSE
Envolvimento renal na crioglobulinemia
Tuberculose Renal Alexandre Silvestre Cabral Médico Residente
PODOCITOPATIAS EM PACIENTES COM LUPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO
Nefrotoxicidade induzida pela ciclosporina em transplante cardíaco
GLOMERULONEFRITES RAPIDAMENTE PROGRESSIVAS
Rim nas doenças do tecido conectivo
Discussão Anátomo-Clínica Portal da Sociedade Brasileira de Nefrologia
Síndrome de Goodpasture
Glomerulonefrite Anti-MBG
Envolvimento Renal nas Doenças Neoplásicas
ENVOLVIMENTO RENAL NA INFECÇÃO PELO HIV.
GLOMERULONEFRITE PÓS INFECCIOSA
Amiloidose como causa de síndrome nefrótica
Síndrome do Anticorpo Antifosfolipídio ou Síndrome de Hughes
Anatomia e Fisiologia do Sistema Renal
Glomerulonefrite Difusa Aguda
INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA
Glomeruloesclerose Diabética
Patologia de glândulas salivares
Os Rins Para que servem?.
Paula Miguel Lara -Reumatologia- SCMSP
Nefrites Túbulo-Intersticiais [Nefrites T-I]
Patologia do Sistema Urinário II
J Pediatr (Rio J) 2010;86(6): Apresentação: Paula Balduíno Coordenação: Dr. Filipe Lacerda Hospital Regional da Asa Sul/Materno Infantil de Brasília/SES/DF.
Monitoria de Bioquímica e Laboratório Químico
LEUCOSE FELINA Etiologia: Família Retroviridae
Glomerulonefropatias
Síndrome de Sjögren.
Síndrome de Sjogren.
Ana Luiza Telles Leal 24/05/2010
GLOMERULONEFRITE DIFUSA AGUDA GNDA
Síndrome Nefrótica Secundária a Anti-inflamatórios Não Esteroidais Giordano F. Ginani Disciplina de Nefrologia HCFMUSP.
Síndrome nefrítica aguda. Definição Síndrome caracterizada pela conjunção de hematúria,hipertensão arterial,oligúria,déficit de função renal e edema.
REUMATOLOGIA-DOENÇAS AUTO-IMUNES
Prof. Dr. José Henrique Pereira Pinto
SÍNDROME DE SJÖGREN Dr. Sergey Lerner UNIVERSIDADE POSITIVO.
Enio R. M. Barreto Paulo Machado
Dr. Luiz Barros. Introdução 1. A doença renal crônica consiste em lesão e perda progressiva e irreversível da função dos rins. A doença renal crônica.
Insuficiência Renal Crônica.
Curso de Patologia Renal Anno II
Patologia Renal Doenças tubulo-intersticiais
Transcrição da apresentação:

Acometimento renal na Síndrome de Sjögren Vera Lúcia Di Jura Disciplina de Nefrologia - HCFMUSP

Sindrome de Sjöegren Síndrome de Sjoegren representa uma doença do tecido conectivo autoimune cujo alvo são as glândulas exócrinas: lacrimais e salivares principalmente,levando ao quadro da síndrome seca. Pode ser primária ou secundária à outras patologias como LES, esclerodermia, crioglobulinemia e artrite reumatóide. Pode apresentar-se com manifestações extraglandulares em rins, pele, pulmão, TGI, SNC e SNP e tecido musculoesquelético.

Síndrome de Sjögren Critérios diagnósticos Sintomas oculares:olhos ressecados Sintomas orais:boca ressecada , aumento de glândulas salivares Sinais oculares:teste de Schirmer Evidência histopatológica de lesão em glandular salivar - sialoadenite linfocitária Envolvimento de glandular salivar demonstrado por cintilografia, sialografia ou teste de fluxo salivar Anti-Ro e Anti-La positivo

Sd. Sjögren X Rim Freqüência de alterações renais varia entre 16 e 67% na literatura Provável discrepância devido ao fato da Sd de Sjögren primária e secundária serem avaliadas conjuntamente nos trabalhos. A maioria dos pacientes não apresentam manifestação clínica , sendo o envolvimento renal latente. As alterações renais podem preceder o aparecimento da síndrome seca. Progressão para insuficiência renal é rara

Sd. Sjögren X Rim As alterações renais relacionadas são: Mais comumente a nefrite tubulo- intersticial Acidose tubular renal tipo I Diabetes insipidus nefrogênico Glomerulonefrites Outros

Sd. Sjögren X Rim Nefrite tubulo-intersticial: Mais comum em indivíduos mais jovens. Representa um infiltrado mononuclear encontrado no interstício e túbulos e é principalmente composto por células T CD4+. Pacientes normalmente têm PA normal, proteinúria geralmente menor que 2 ou 3 g/dia e o sedimento urinário é inexpressivo.

Sd. Sjögren X Rim Nefrite tubulo-intersticial: Pode evoluir para nefrite intersticial crônica incluindo fibrose intersticial e atrofia tubular. O primeiro mecanismo a ser lesado é a capacidade de concentração urinária. Pode apresentar-se com ATR .

Sd. Sjögren X Rim Acidose tubular renal tipo I 25% dos pacientes com Sjögren Acidose metabólica leve Ausência de atividade da bomba H-ATPASE Diabetes insipidus nefrogênico 10 -20 % dos pacientes com Sjögren Usualmente manifestação subclínica Diagnóstico diferencial com polidipsia Primeiro manifestação do envolvimento renal

Sd. Sjögren X Rim Glomerulopatias Glomerulonefrite ocorre em 5% dos pacientes. O envolvimento glomerular é raro na S.Sjögren primária. Já foi relatada relação da maioria das glomerulonefrites com S.Sjöegren sendo as principais a glomerulonefrite membranoproliferativa e a membranosa.

Sd. Sjögren X Rim Glomerulopatias A ocorrência de doença glomerular sugere a possibilidade de uma doença do tecido conectivo associada( como por exemplo o LES) A patogênese das lesões não é bem estabelecida,porém é relatada a hipótese que o aumento de complexos imunes circulantes poderiam depositar-se no glomérulo.

Sd. Sjögren X Rim Há uma inter-relação entre S. Sjöegren, hepatite C e crioglobulinemia. Recente estudo indicou que púrpura palpável,diminuição do C4 e crioglobulinemia são preditores para o desenvolvimento de glomerulonefrite em pacientes com S.Sjöegren primária,sugerindo que a patogênese da glomerulonefrite pode ser atribuida a deposição de imunocomplexos formados pela crioprecipitação de IgM monoclonal e IgG policlonal; entretanto a doença glomerular pode ocorrer na ausência de crioglobulinas circulantes.

Sd. Sjögren X Rim As glomerulonefrites parecem atingir pacientes mais idosos, aqueles com maior tempo de evolução da doença, quando se compara aos portadores de nefrite intersticial Apesar de ser bem estabelecido que as lesões tubulares correspondem ao tipo mais comum de envolvimento renal nesta patologia,deve-se ter em mente que é possível haver algum tipo de glomerulonefrite associada.