GÊNEROS TEXTUAIS NO ESPAÇO EXTRAESCOLAR E NA SALA DE AULA Faculdade Internacional Signorelli Linguagem: Formas e Usos Professor Me. Douglas Teixeira Cardelli
Pessoas produzem textos a todo momento
a situação em que o texto se encontra e a Ao produzirem textos , as pessoas levam em conta : a situação em que o texto se encontra e a situação em que o texto será recebido.
Ao produzir um texto o PRODUTOR leva em conta : PARA QUEM? QUANDO? FALAM/ SOBRE O QUÊ? ESCREVEM COM QUE OBJETIVO?
DE ACORDO COM O CONTEXTO, O PRODUTOR ESCOLHE O GÊNERO TEXTUAL QUE CONSIDERA MAIS ADEQUADO. A OPÇÃO POR UM GÊNERO NÃO DEPENDE APENAS DO SUJEITO OU INSPIRAÇÃO DO PRODUTOR . INSTITUIÇÕES SOCIAIS DEFINEM E ADOTAM ALGUNS GÊNEROS NECESSÁRIOS AO SEU FUNCIONAMENTO.
ALGUNS GÊNEROS SÃO MAIS ESPECÍFICOS E USADOS EXCLUSIVAMENTE PARA DETERMINADAS SITUAÇÕES.
Definir o estilo do seu texto Compreensão do contexto Relação entre ele e o interlocutor Seus objetivos comunicativos Definir o estilo do seu texto ESCOLHE PALAVRAS E CONSTRUÇÕES SINTÁTICAS QUE CONSIDERA ADEQUADA
POR QUE ANTES ERA “REDAÇÃO” TAREFA RESTRITA À SALA DE AULA . Destina-se a cumprir uma tarefa que o professor pediu. Trabalha, geralmente, com TIPOS TEXTUAIS : Narrativo, Descritivo e Dissertativo
GÊNEROS TEXTUAIS NA SALA DE AULA Dar sentido ao ensino e à Aprendizagem da escrita. Não se refere apenas aos aspectos formais do texto.
GÊNEROS TEXTUAIS NA SALA DE AULA Não são formas a serem preenchidas. Não toma o texto como objeto de prescrição .
GÊNEROS TEXTUAIS NA SALA DE AULA LEVA O ALUNO A CONSIDERAR : O SUPORTE DO TEXTO A ESFERA DE CIRCULAÇÃO DO TEXTO OS LEITORES A QUEM O TEXTO SE DIRIGE.
PERMITE AOS ALUNOS , EM RELAÇÃO AO TEXTO: PERCEBER QUE O SUPORTE DO TEXTO, A ESFERA DE CIRCULAÇÃO DO TEXTO E OS LEITORES A QUEM O TEXTO SE DIRIGE INTERFEREM NO SENTIDO DA LINGUAGEM. REFLETIR SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE OS ELEMENTOS. SELECIONAR OS CONTEÚDOS
PERMITE AOS ALUNOS, EM RELAÇÃO AO TEXTO: DEFINIR OS OBJETIVOS DA DIVULGAÇÃO APRESENTAR PROPOSTAS DE ESCRITA EM QUE ESTEJAM DELINEADOS OS PARÂMETROS DE PRODUÇÃO E CIRCULAÇÃO QUE ELE TEM NAS PRÁTICAS SOCIAIS DE LINGUAGEM
PERMITE AOS ALUNOS, EM RELAÇÃO AO TEXTO: PERCEBER QUE NO CONTEXTO EXTRA-ESCOLAR O PROCESSO DE ESCRITA DEVE INCLUIR: PLANEJAMENTO GERAÇÃO DE IDEIAS ESCRITA REVISÕES RETOMADA REESCRITA VERSÃO FINAL
LIMITES DO TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS NA ESCOLA Didatização das funções e características que ele possui em sua circulação ORIGINAL, fora da escola.
TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS NA ESCOLA NA SALA DE AULA SE TRANSFORMA EM GÊNERO A SER ENSINADO .
TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS NA ESCOLA SE BEM CONDUZIDO ... A MEDIDA QUE AS PROPOSTAS DE ESCRITA PASSAM A FAZER SENTIDO PARA O ALUNO...
TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS NA ESCOLA CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO DOS LEITORES PERSPICAZES
TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS NA ESCOLA E PRODUTORES DE TEXTOS HABILIDOSOS E SEGUROS
TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS NA ESCOLA E PRODUTORES DE TEXTOS HABILIDOSOS E SEGUROS
BILHETE
RECEITA DE BOLO
BULA DE REMÉDIO
LISTA TELEFÔNICA
CARTA COMERCIAL
SERMÃO
REVISTA
PIADA
LIVRO
LISTA
HORÓSCOPO
POEMA
PREFÁCIO
JORNAIS
HISTÓRIA EM QUADRINHO
MANUAL DE INSTRUÇÃO
Gêneros Textuais de Tradição Oral Trava-línguas Parlendas Adivinhas Quadrinhas Cantigas de Roda Contos de Fada Mitos Fábulas