GÊNEROS TEXTUAIS NO ESPAÇO EXTRAESCOLAR E NA SALA DE AULA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÒ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA-PARFOR Linguística Textual.
O QUE É SER ALFABETIZADO E LETRADO?
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Direitos de Aprendizagem
Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO.
INAF Só 26% da população tem domínio pleno das habilidades
Sistemas de Informação e Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas
ESFERAS E GÊNEROS NO PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
TIPOS TEXTUAIS.
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
TIPOLOGIA TEXTUAL X GÊNEROS TEXTUAIS
SEQUÊNCIA DIDÁTICA.
Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
SUGESTÕES INÍCIO DO ANO LETIVO
CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
ATIVIDADE SOCIAL E DIVERSIDADE
TIPOS TEXTUAIS descrição: simultaneidade
Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold.
Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa.
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS-FTC PROFESSORA ESPECIALISTA: GILSÁRIA TEIXEIRA DISCIPLINA: LINGUAGEM E PRODUÇÃO DE TEXTO SEMESTRE:
Língua Portuguesa “Quem estuda e não pratica o que aprendeu
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
Língua Portuguesa Joseane Rocha.
Programas. Guia PNLD 2014 Site: Programas.
Linguagem: Formas e Usos – Língua Portuguesa II
Português Instrumental Prof.ª Marcela Zambolim de Moura.
Por quê? Resultados SARESP Por quê? Resultados SARESP 2005.
Gêneros textuais: definição e usos
Os processos de construção da linguagem escrita: a Constituição do sujeito leitor numa sociedade indígena Prof° Dra° Terezinha Bazé de Lima
Ler deixa de ser um ato de decodificar e passa a ser um ato cognitivo
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Prof.ª Irislane Figueiredo
As Histórias em Quadrinhos (HQs) utilizadas em salas de aula se bem trabalhadas propõe aos alunos um bom debate e maior aprofundamento do que seja o uso.
GÊNEROS TEXTUAIS: DEFINIÇÃO E FUNCIONALIDADE
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Estrutura do documento:
Língua Portuguesa: Mediação e Linguagem.
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
OBJETIVO GERAL Incentivar ao aluno a produção de hipertextos para publicação online e impressa através de um Jornal escolar envolvendo temas e conteúdos.
SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
GÊNEROS TEXTUAIS.
Etapas de uma sequência didática
PRODUÇÃO DE TEXTOS NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO
Projeto Novos Talentos Oficina 2
Leitura e interpretação de texto
Secretaria Municipal de educação
VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS
Instituto Divina pastora São Paulo, 27 de Agosto de 2015
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Conceitos Introdutórios
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio
A produção de textos João Wanderley Geraldi Por: Caren Cristina Brichi
Crítica à concepção de currículo cristalizado
FORMAÇÃO DO NOVO PROGRAMA DE LÍNGUA PORTUGUESA Compreensão oral / Expressão oral.
AULAS 9 E 10 Os gêneros textuais. Mario, Eu te odeio muito. Você disse que tinha que trabalhar, então por que o seu carro está AQUI, na casa DELA? Você.
Mariana Alves Barbosa Nayane Ingrid da Silva Pessoa.
Módulo 1 Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa
TRABALHO COLABORATIVO
Gênero Textual e Sequência Textual
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
Gêneros textuais Professor: Marcel Matias.
Transcrição da apresentação:

GÊNEROS TEXTUAIS NO ESPAÇO EXTRAESCOLAR E NA SALA DE AULA Faculdade Internacional Signorelli Linguagem: Formas e Usos Professor Me. Douglas Teixeira Cardelli

Pessoas produzem textos a todo momento

a situação em que o texto se encontra e a Ao produzirem textos , as pessoas levam em conta : a situação em que o texto se encontra e a situação em que o texto será recebido.

Ao produzir um texto o PRODUTOR leva em conta : PARA QUEM? QUANDO? FALAM/ SOBRE O QUÊ? ESCREVEM COM QUE OBJETIVO?

DE ACORDO COM O CONTEXTO, O PRODUTOR ESCOLHE O GÊNERO TEXTUAL QUE CONSIDERA MAIS ADEQUADO. A OPÇÃO POR UM GÊNERO NÃO DEPENDE APENAS DO SUJEITO OU INSPIRAÇÃO DO PRODUTOR . INSTITUIÇÕES SOCIAIS DEFINEM E ADOTAM ALGUNS GÊNEROS NECESSÁRIOS AO SEU FUNCIONAMENTO.

ALGUNS GÊNEROS SÃO MAIS ESPECÍFICOS E USADOS EXCLUSIVAMENTE PARA DETERMINADAS SITUAÇÕES.

Definir o estilo do seu texto Compreensão do contexto Relação entre ele e o interlocutor Seus objetivos comunicativos Definir o estilo do seu texto ESCOLHE PALAVRAS E CONSTRUÇÕES SINTÁTICAS QUE CONSIDERA ADEQUADA

POR QUE ANTES ERA “REDAÇÃO” TAREFA RESTRITA À SALA DE AULA . Destina-se a cumprir uma tarefa que o professor pediu. Trabalha, geralmente, com TIPOS TEXTUAIS : Narrativo, Descritivo e Dissertativo

GÊNEROS TEXTUAIS NA SALA DE AULA Dar sentido ao ensino e à Aprendizagem da escrita. Não se refere apenas aos aspectos formais do texto.

GÊNEROS TEXTUAIS NA SALA DE AULA Não são formas a serem preenchidas. Não toma o texto como objeto de prescrição .

GÊNEROS TEXTUAIS NA SALA DE AULA LEVA O ALUNO A CONSIDERAR : O SUPORTE DO TEXTO A ESFERA DE CIRCULAÇÃO DO TEXTO OS LEITORES A QUEM O TEXTO SE DIRIGE.

PERMITE AOS ALUNOS , EM RELAÇÃO AO TEXTO: PERCEBER QUE O SUPORTE DO TEXTO, A ESFERA DE CIRCULAÇÃO DO TEXTO E OS LEITORES A QUEM O TEXTO SE DIRIGE INTERFEREM NO SENTIDO DA LINGUAGEM. REFLETIR SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE OS ELEMENTOS. SELECIONAR OS CONTEÚDOS

PERMITE AOS ALUNOS, EM RELAÇÃO AO TEXTO: DEFINIR OS OBJETIVOS DA DIVULGAÇÃO APRESENTAR PROPOSTAS DE ESCRITA EM QUE ESTEJAM DELINEADOS OS PARÂMETROS DE PRODUÇÃO E CIRCULAÇÃO QUE ELE TEM NAS PRÁTICAS SOCIAIS DE LINGUAGEM

PERMITE AOS ALUNOS, EM RELAÇÃO AO TEXTO: PERCEBER QUE NO CONTEXTO EXTRA-ESCOLAR O PROCESSO DE ESCRITA DEVE INCLUIR: PLANEJAMENTO GERAÇÃO DE IDEIAS ESCRITA REVISÕES RETOMADA REESCRITA VERSÃO FINAL

LIMITES DO TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS NA ESCOLA Didatização das funções e características que ele possui em sua circulação ORIGINAL, fora da escola.

TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS NA ESCOLA NA SALA DE AULA SE TRANSFORMA EM GÊNERO A SER ENSINADO .

TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS NA ESCOLA SE BEM CONDUZIDO ... A MEDIDA QUE AS PROPOSTAS DE ESCRITA PASSAM A FAZER SENTIDO PARA O ALUNO...

TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS NA ESCOLA CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO DOS LEITORES PERSPICAZES

TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS NA ESCOLA E PRODUTORES DE TEXTOS HABILIDOSOS E SEGUROS

TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS NA ESCOLA E PRODUTORES DE TEXTOS HABILIDOSOS E SEGUROS

BILHETE

RECEITA DE BOLO

BULA DE REMÉDIO

LISTA TELEFÔNICA

CARTA COMERCIAL

SERMÃO

REVISTA

PIADA

LIVRO

E-MAIL

LISTA

HORÓSCOPO

POEMA

PREFÁCIO

JORNAIS

HISTÓRIA EM QUADRINHO

MANUAL DE INSTRUÇÃO

Gêneros Textuais de Tradição Oral Trava-línguas Parlendas Adivinhas Quadrinhas Cantigas de Roda Contos de Fada Mitos Fábulas