Aspectos Sociais Acesso à educação – 100% Empregos gerados pelo turismo- 13% Política de enfrentamento e prevenção à exploração infanto-juvenil Uso.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POMMAR/USAID-Partners
Advertisements

Propostas para São Luiz do Paraitinga
O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - Situação no Rio de Janeiro
Projeto Cultural “A Escola vai ao Cinema”
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS Secretaria Nacional de Renda de Cidadania - SENARC Foro de Diálogos Brasil-Espanha: Desenvolvimento.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão Ministério Público Federal 04 de dezembro de 2008 Experiências da Fundação Orsa na Promoção da Nutrição na.
Subdesenvolvimento.
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS 2009.
Secretário Nacional de Juventude
Desafios da integração de políticas intersetoriais para o enfrentamento das desigualdades sociais Jeni Vaitsman Dpto. de Avaliação e Monitoramento Secretaria.
Políticas Públicas e a Escola Promotora da Saúde
27/04/09. Programa Mais Cultura Criado em outubro de 2007, o Programa marca o reconhecimento da Cultura como: - Necessidade básica; - Direito de todos.
Plano Nacional de Cultura
PROGRAMA MAIS CULTURA Outubro de 2007.
Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas
PADRÕES DE PARTICIPAÇÃO POLÍTICO-SOCIAL EM ÂMBITO LOCAL: UM ESTUDO DA CULTURA POLÍTICA DE IJUÍ – RS SURVEY - CAPITAL SOCIAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
ÁREA SOCIAL Grupo 1.
Projetos Financiados em 2010
EMPRESÁRIOS NA ESCOLA.
Projeto de saúde e qualidade de vida
MINISTÉRIO DO TURISMO Programa de Apoio a Projetos de Infraestrutura Turística Infraestrutura para permitir a expansão das atividades turísticas. Produtos:
As mudanças na dinâmica econômica, social e urbana dos municípios paulistas, nas últimas décadas, exigiram a abordagem de novos temas de investigação,
Plano Nacional de Educação
Desenvolvimento do Turismo em Pirenópolis Pesquisa T Zero - Agosto de 2005 GEOR – PROJETO DESENVOLVIMENTO DO TURISMO EM PIRENÓPOLIS PESQUISA T ZERO.
O COMTUR trabalhando pela competitividade do nosso turismo
maior ilha marítima brasileira (346 Km2)
O QUE É ? É um programa para a sensibilização prática e análise da gestão financeira, gestão da qualidade no atendimento e gestão de alimentos seguros,
PLENÁRIA FINAL.
ONG – AME Associação Missão.
Ministério Público do Estado do Paraná 2006
Plano Estratégico Regional de Turismo
Gestão intersetorial - combate à pobreza, proteção de direitos e promoção de oportunidades para o desenvolvimento das famílias Instrumentos: Cadastro.
“Se quisermos ter educação de qualidade para todos, teremos de ter todos pela qualidade da Educação” Declaração Mundial Sobre Educação para Todos de Jomtien.
Rio Mulher.
Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas Brasília, janeiro de 2013 Inclusão Produtiva Urbana.
Empreendedorismo e Startups
 Intensa sazonalidade, notadamente nos municípios litorâneos agravada pela curtíssima “alta temporada”.  Procedência acentuada de turistas do próprio.
Construção da Agenda 21 Local da Cidade de Anápolis-Go
Seminário de apresentação do Observatório de Turismo do Rio Grande do Sul.
UNIVERSIDADE, ARTE E CIDADANIA: UMA ANÁLISE DO ESPAÇO CULTURAL DA UNIVERDIDADE DE FORTALEZA COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO SOCIOCULTURAL Adriana Helena Santos.
EXPANSÃO E CONSOLIDAÇÃO DO ENSINO MÉDIO.
TransFormação: Habilidades para Produtividade
Contexto de atuação do CME
Exposição Migração juvenil na América Latina e no Caribe Por: Drª Ana Isabel Roldán Rico Professora e Pesquisadora Universidade de Querétaro.
Ensaio Sobre a Economia da Cultura: Modelo Econômico do CINE PE.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Segmentação em Turismo (Mtur)
Analfabetismo Tecnológico
Juventude.
POLÍTICA SOCIAL IV UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS TRABALHO E RENDA Aluno: Cléber Tadeu Moraes Castro Profª: Cristine Jaques Ribeiro POLÍTICAS PÚBLICAS.
PLANO DE USO E OCUPAÇÃO Luís Roberto Takiyama, Uédio Robds Leite da Silva / Revista de Gestão Costeira Integrada 9(2):33-45 (2009) 1º. Diagnóstico participativo.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
ECA 21 ANOS DE EXISTÊNCIA.
Fundação ArcelorMittal Brasil Criança, adolescente e jovem adulto
TAXA DE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
SUAS - Sistema Único da Assistência Social
Estudo de Competitividade de Destinos Turísticos Introdução ao Estudo Resultado e Análise das Dimensões Conclusões.
Estudo de Competitividade de Destinos Turísticos Introdução ao Estudo Resultado e Análise das Dimensões Conclusões.
Contexto para a hipótese Não existe uma diretriz única de gestão pública para a oferta da educação municipal. Existem estratégias distintas de alocação.
Turismo como fonte de trabalho e renda.
Espanha – maior destino de turismo rural mundial.
Secretaria de Direitos Humanos Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da.
Plano de Projeto Legados dos Projetos Copa 2014 com orçamento em 2012 Belo Horizonte,
O projeto Profissão Catador objetiva: Contribuir com a construção de alternativas coletivas para a organização dos Catadores de Cruz Alta, através da.
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
Concurso CAIXA 2012 O QUE É CULTURA ORGANIZACIONAL?
LOA – 2015 LEI ORÇAMENTARIA ANUAL. LOA 2015  Gerir, planejar, coordenar e fiscalizar o Trânsito de Veículos e Pedestres na cidade e o Transporte Urbano.
Programa de Municipalização do Turismo - PNMT Prof. Debora Cordeiro Braga 02/content/av_prog/083/prog083.htm.
Transcrição da apresentação:

Aspectos Sociais Acesso à educação – 100% Empregos gerados pelo turismo- 13% Política de enfrentamento e prevenção à exploração infanto-juvenil Uso de atrativos e equipamentos turísticos pela população – Dia do Turismo Cidadania, sensibilização e participação na atividade turística – IDH > q capital;palestras ONG,Dia do Turismo Grupo Gestor de Brotas

Aspectos Sociais Grupo Gestor de Brotas ( - ) ( + ) Investimento em educação acima do obrigatório; Políticas de combate a exploração sexual; Aplicação de programas de incentivo ao uso do equipamento turístico pela população local; Envolvimento da população no orçamento participativo; Destino consulta população sobre projetos turísticos; Comunidade local participa das decisões em relação aos projetos por meio do Comtur; ( - ) Utilização de mão-de-obra informal na alta temporada pelo receptivo, hotéis e restaurantes; Formação de pessoal local deficiente; Parte da comunidade local não apóia o desenvolvimento da atividade turística no destino; Inexistência de orçamento participativo no destino; População não se envolve na elaboração do orçamento; Não aplicação de políticas formais de sensibilização da comunidade sobre importância da atividade turística para o destino. Inexistência de ações de conscientização do turista sobre o respeito a comunidade local; Grupo Gestor de Brotas

Acesso à educação investimentos abaixo ou acima de 25% - acima 25,78 origem dos investimentos -FUNDEB – Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação Básica -Convênio Transporte de Alunos -Convênio Merenda Escolar -FNDE – Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação -Recursos próprios do município porcentagem da população com acesso ao ensino -100% taxa de freqüência à escola – 92,10% taxa de alfabetização -91,60% IDH Municipal – Educação -0,817 IDEB Municipal x país – 6,00 x 4,20 média de anos de escolaridade - cursos de idiomas - inglês cursos relacionados ao Turismo (níveis)- não tem Grupo Gestor de Brotas

EMPREGOS GERADOS PELO TURISMO taxa de mão-de-obra empregada na atividade- 13% informalidade – 19% mão-de-obra temporária – 876 pessoas deficiências na formação de mão-de-obra - inglês, empreendedorismo e atendimento ao cliente Dados levantados de acordo com o IBGE 2008 ,estudo da Abrotur 2010 e pesquisa com empresários Grupo Gestor de Brotas

política e atividades de combate -inexistente POLITICA DE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO A EXPLORAÇÃO SEXUAL política e atividades de combate -inexistente participantes da política de combate existência de denúncias -não restrição quanto à comunicação publicitária-inexistente Município apóia programas (de que forma) conhecimento do Disque 100- presente no material institucional de Brotas. participação do Conselho de Turismo Secretaria de ação social não tem nenhum projeto relacionado. Grupo Gestor de Brotas

USO DE ATRATIVOS E EQUIPAMENTOS TURÍSTICOS PELA POPULAÇÃO LOCAL atrativos naturais- Parque dos saltos, Areia que canta e sítios turísticos atrativos culturais- museu do calhambeque, cinema e feira de artesanato atrativos artificiais- Eco Parque e Aventurah atrativos técnico-científicos –CEU ingresso pago ou gratuito – pago com exceção do Parque dos saltos e feira de artesanato incentivo ao uso da população- Dia do Turismo em Brotas -15 de Setembro Grupo Gestor de Brotas

CIDADANIA, SENSIBILIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO NA ATIVIDADE TURÍSTICA IDH Brotas x Capital – 0,817 x 0,814 índice de GINI – não encontrado renda per capita- Brotas x Capital - 2,29 x 2,92 política formal sensibilização comunidade/temas abordados / veiculação ONG Movimento Rio Vivo realiza palestras/ temas:Nascimento do Turismo, Desenvolvimento da Cidade, Oportunidade de Trabalho e Preservação do Meio Ambiente / veiculação municipal política formal sensibilização turistas / temas abordados / veiculação -inexistente pesquisa com comunidade: atividades, projetos turísticos – PROERD / Parque dos saltos decisões envolvem comunidade local- COMTUR envolvimento da sociedade civil organizada - COMTUR Fonte – IBGE 2008 Grupo Gestor de Brotas