LDB (1º e 2º graus) Nº 5692 LDB (EN) Nº 4024 LDBEN 9.394
“O sujeito humano é um projeto a ser construído; o objeto é, também, um projeto a ser construído. Sujeito e objeto não têm existência prévia, a priori: eles se constituem mutuamente, na interação. Eles se constroem.” “O aluno é como a anilina no papel em branco, que a gente tinge, passa para o papel; o aluno assimila, elabora, coloca com as próprias palavras”
John Deway Jean Piaget
Efetuar a matrícula a partir dos 7 anos no E.F. DEVER DOS PAIS Efetuar a matrícula a partir dos 7 anos no E.F. Disp. Transitória. (L.D.B) artº 87 § 3º Matrícula a partir dos 7 anos (faculta a partir dos 6 anos no E.F.)
No SISTEMA ESCOLAR a educação é intencional e sistemática
MODELO DE SISTEMA ESCOLAR ESTRUTURA DE SUSTENTAÇÃO Elementos não materiais (objetivos, normas, conteúdos) Mantenedores Administração do Sistema REDE DE ESCOLAS Dimensão Vertical (Graus de Ensino) Dimensão Horizontal (modalidades) INPUT OUPUT Do Sistema Escolar para a sociedade Da sociedade para o Sistema Escolar Objetivos Conteúdo Cultural Professores e outros Recursos Humanos Recursos Financeiros Recursos Materiais Alunos Melhoria do nível cultural as população Aperfeiçoamento dos indivíduos Formação de Recursos Humanos Resultados de Pesquisa
ENSINO PRIMÁRIO 1000 ALUNOS EDUCAÇÃO SUPERIOR 8 ALUNOS COLEGIAL GINASIAL 2000 ALUNOS ENSINO PRIMÁRIO 1000 ALUNOS
GRUPO ESCOLAR
TAXAS DE ANALFABETISMO 99, 8%
Cinco Passos formais de instrução (educação) Método expositivo Preparação Recordar os tópicos anteriormente estudados Apresentação Apresentação de novo conteúdo Associação Comparar o velho conteúdo ao novo Generalização Formular conceitos abstratos Aplicação Exercícios de verificação, fixação e treinamento
Capa da Revista Educação na qual foi publicado o Manifesto da Escola Nova
IMPLANTAÇÃO DO IMPLANTAÇÃO DO Com o ato institucional nº 1, o professor PAULO FREIRE foi obrigado a abandonar as funções que exercia na Universidade de Recife.
Correntes Pedagógicas Modalidades 1. Racional-tecnológica Ensino de excelência Ensino Tecnológico 2. Neocognivistas Construtivismo pós-piagetiano Ciências cognitivas 3. Sociocríticas Sociologia crítica do currículo Teoria histórico-cultural Teoria sócio-cultural Teoria sócio-cognitiva Teoria da ação comunicativa. 4.“Holísticas” Holismo Teoria da Complexidade Teoria naturalista do conhecimento Ecopedagogia Conhecimento em rede 5. “Pós-modernas” Pós-estrutruralismo Neo-pragmatismo