HISTÓRICO DA GINASTICA

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História da ginástica. GYMNASTIKÉ – arte ou acto de exercitar o corpo, tornando- o mais forte e ágil. OLIMPÍADAS GREGAS Realizadas durante quase 12 séculos.
Transcrição da apresentação:

HISTÓRICO DA GINASTICA UNIC – Faculdade de Educação Física Disciplina: Metodologia do Ensino da Ginástica Docente: Tânia Aparecida de Oliveira Fontes

GINÁSTICA Segundo o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa,Ginástica vem do GREGO (Gimnastiké ) e significa: Arte ou ato de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe agilidade.

A prática do exercício físico vem da pré-história A prática do exercício físico vem da pré-história. Neste período a atividade física tinha papel relevante para sua sobrevivência, expressa principalmente na necessidade vital de atacar e defender-se.

Na Grécia nasceu o ideal de beleza humana, onde a prática do exercício físico era altamente valorizada como educação corporal em Atenas e como preparação para a guerra em Esparta.

Demonstra a importância da Atividade O fato de ser a Grécia o berço dos Jogos Olímpicos, disputados 293 vezes durante quase 12 séculos (776 a.C. – 393 d.C) . Demonstra a importância da Atividade Física nesta época.

No principio, diversas práticas corporais foram denominadas GINÁSTICA: Ex: Saltos, Corridas,Esgrimas,Jogos, Acrobacias, Equitação, Natação, Exercícios de preparação para a guerra...

A evolução histórica As bases do ensino e da Educação Física foram desenvolvidas na Europa a partir da REVOLUÇÃO FRANCESA (1789 – Séc. XVII)

Que promoveu: Conquista do acesso a Escola pelas demais camadas sociais; A influencia do Sistema Educacional Europeu pelo mundo;

Movimento Ginástico Europeu Métodos formulados com os princípios da cultura GREGA que enaltecia saúde, a força e a beleza; Ocorreu ao longo do século XIX; Desenvolvimento dos conteúdos de Educação Física;

Este movimento foi composto pela Alemanha, Dinamarca , Suécia, França e juntamente com o esporte da Inglaterra, formaram as bases da Ed. Física que ainda vigoram no mundo.

CORRENTE MILITARISTA Por ser um período de guerras e revoluções pela conquista de terras a formação física e moral foi voltada para o fim nacionalista de lutar pela pátria, o que gerou a maior corrente do Movimento Ginástico Europeu, a MILITARISTA.

Que concebia formar indivíduos FORTES , SAUDÁVEIS e de CARATER, para servir a nação.

Por este motivo a Ginástica ganhou força no aspecto UTILITÁRIO = UTIL AO INDIVIDUO = UTIL PARA A PÁTRIA = UTIL PARA O TRABALHO Ex: aprender a nadar.

TENDENCIA NATURALISTA OU MÉTODO NATURAL A pessoa em si passa a ser o foco e não mais a nação; Benefícios da Ginástica revertidos para o praticante; Ginástica = lazer , liberdade, prazer. Ex: Jogos.

Ginástica X Ciência A ciência impregnou o Século XIX e a Ginástica incorporou algumas de suas características: Pesquisa; Medição; Classificação;

Comparação a partir da descoberta de Leis; Com caráter ordenativo, disciplinador e metódico; Necessidade do conhecimento preciso por se justificar também na saúde;

Os estudos que estruturaram a Ginástica desenvolveram áreas médicas como: a ANATOMIA e a FISIOLOGIA; Fundamentou a ciência da Mecânica do Movimento;

As pesquisas levaram a invenção de aparelhos e máquinas com a finalidade de: aumentar a força, de utilidade e corretivos (corrigir a postura) e aparelhos ortopédicos.

A Cultura Corporal Popular No mesmo período da explosão da Ciência, existia uma outra face do movimento cultural, as atividades manifestadas em circos e feiras;

Os artistas populares = malabaristas, saltimbancos,bailarinas, contorcionistas, palhaços, anões e gigantes; Os movimentos expressavam liberdade de um corpo ágil e alegre que desejavam divertir o povo; Não serviam ao TRABALHO ou a GUERRA, não se enquadravam no comprometimento utilitário.

Fugindo ao espírito cientifico da época, despertaram a atenção e o medo dos médicos, higienistas e filantropos que cuidavam do corpo, porque eles exerciam fascínio em todas as camadas populares e poderiam interferir (dominar) a idéia de disciplina e ordem moldadas pela concepção cientifica.

Estes artistas se opunham-se aos novos MODELOS de corpo acabado, perfeito, fechado, limpo e isolado que a ciência construira, de vida fixa e disciplinada que a nova ordem exigia.

Os artistas manifestavam a liberdade e mostravam o que deveria ficar oculto. Sendo assim a CULTURA CORPORAL POPULAR, com o movimento imprevisível e ousado dos artistas, foi REINVENTADA com a identidade da GINÁSTICA CIENTIFICA.

Ginástica Cientifica = ordem estabelecida , ações previstas e utilidade na vida cotidiana; Somado a isso foram exigidos da sociedade: fixidez, limpeza, prudência, segurança, produtividade. Para que pudesse ser implantada em Ginásios e escolas. O mesmo aconteceu com os aparelhos utilizados no circo, como barras e trapézios.

Ginástica Popular = encontrada Nos circos, praças e feiras. Retiram suas características : universais, espontâneas, ambigüidades do grotesco Re Criaram a Ginástica da Ciência e da técnica

FIG Federação Internacional de Ginástica É a organização mais antiga e com maior abrangência internacional na área de Ginástica, é portanto, o órgão que possui maior poder e influência na Ginástica mundial. Ela tem como objetivo orientar, regulamentar, controlar, difundir e promover eventos na área de Ginástica.

FONTES: BREGOLATO, Roseli Aparecida. Cultura corporal da Ginástica: livro do professor e do aluno. São Paulo, SP. Ícone, 2006. Site: www.ginasticas.com