André Saraiva Diretor Executivo do PRAC

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESÍDUOS SÓLIDOS LEGISLAÇÃO.
Advertisements

PRODUÇÃO MAIS LIMPA Conceitos e Ação da CETESB Meron Petro Zajac
Avaliação do Plano Plurianual
RESÍDUOS SÓLIDOS MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS E ARQUITETOS DE CASCAVEL
1.
SAÚDE e AMBIENTE Proposta conjunta estabelecendo diretrizes que conduzam a um gerenciamento seguro dos resíduos, protegendo a saúde e o meio ambiente,
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
Histórico A Natura Cosméticos foi fundada em 1969, por Antonio Seabra e Jean Pierre, com capital de $9.000,00 e um punhado de formulações de cosméticos.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
Ministério do Meio Ambiente
PAPEL DO SETOR GOVERNAMENTAL NA PROMOÇÃO DA ROTULAGEM AMBIENTAL
Política Nacional de Resíduos Sólidos e suas Oportunidades
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Ciclo de vida do produto
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS Conjunto de ações e normas destinadas a promover e regular a gestão integrada de resíduos de modo a assegurar a seguinte.
FÓRUM NACIONAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS 2010.
Seminário de Reciclagem e Valorização dos Resíduos Sólidos
SECRETARIA DA INFRA-ESTRUTURA
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS
PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTOS
INTERFACE DA COLETA SELETIVA COM A LOGÍSTICA REVERSA
Lei Lei /2010 de 02 de Agosto de A Lei obriga à logística reversa: I - agrotóxicos, seus resíduos e embalagens, assim como outros.
A Questão Ambiental na Empresa
Política Nacional de Resíduos
Logística Reversa Impactos ecológicos.
Grupo Técnico de Geoprocessamento Governo do Estado de São Paulo
Aspectos da Política Estadual de Resíduos Sólidos e a atuação da Feam na gestão dos resíduos sólidos Fundação Estadual do Meio Ambiente - Feam.
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
PROJETO DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL DO HGB
Capítulo 1 – Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos
17ª. Reunião Ordinária do Conselho Estadual das Cidades
Plano de Gerenciamento de Resíduos
Sustentabilidade.
Prefeitura do Recife - EMLURB
PLANOS DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Decreto Federal nº 7404 de (regulamento)
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
Profª: Cristiane M. Zanini
SUSTENTABILIDADE NA CADEIA TÊXTIL E DE CONFECÇÃO
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização GESPÚBLICA
L EI /2010 Objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
“Se destruir enquanto lagarta para se construir enquanto borboleta.” Edigar Morin.
LOGÍSTICA REVERSA PARANÁ
ASSEMBLEIA METROPOLITANA DA RMBH Belo Horizonte, 20 de março de 2013.
O GRUPO Portal Solution Network é um grupo de empresas baseadas em uma plataforma de negócios, voltados para atender as necessidades.
Política Nacional do Meio Ambiente
Secretaria de Serviços Públicos
Ministério Público do Trabalho
POLÍTICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE
GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
LOGISTICA REVERSA VIA ACORDO SETORIAL E LOGISTICA REVERSA POR DECRETO DO EXECUTIVO.
ASPECTOS DA ROTULAGEM AMBIENTAL
Adequação a Legislação – Gerenciamento de Resíduos – Prevenção a Poluição.
Política Municipal de Resíduos Sólidos de Campo Grande 6º Reunião Ordinária do Fórum do Lixo Eng. Marcos Antônio Moura Cristaldo Secretário Municipal de.
COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA Delegacia da Receita Federal do Brasil de Administração Tributária de São Paulo COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA Decreto n , de.
PALMAS, 10 DE MAIO DE 2016 ACIDENTOLOGIA/VITIMAÇÃO NO TRÂNSITO LEI DO DESMONTE (12.977/14) 1.
Política Nacional de Resíduos Sólidos
CAPÍTULO 2 – DISCUSSÃO SOBRE A LEI QUE DELIBERA SOBRE A LOGÍSTICA REVERSA NO BRASIL CONCEITO: LEI Nº , DE 2 DE AGOSTO DE Institui a.
Programa de Municipalização do Turismo - PNMT Prof. Debora Cordeiro Braga 02/content/av_prog/083/prog083.htm.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
CRIAÇÃO DE COMITÊS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS NA AMAZONIA A SOCIEDADE COMO AGENTE DA SUSTENTABILIDADE Câmara dos Deputados, Anexo II 15 de julho
Transcrição da apresentação:

André Saraiva Diretor Executivo do PRAC Gerente de Desenvolvimento Ambiental das Empresas: Tamarana Metais & Rondopar Energia Acumulada andresaraiva@prac.com.br (11) 3511.3889 WWW.PRAC.COM.BR

Seja bem vindo !! O PRAC - Programa de Responsabilidade Ambiental Compartilhada foi idealizado em 2000, em virtude da publicação da Resolução CONAMA 257 que estabeleceu procedimentos para o descarte de baterias. Atual Resolução CONAMA 401/08. Reconhecido e premiado como ferramenta na gestão para a destinação ambientalmente adequada de baterias, o PRAC em 2007 tornou-se uma Empresa, onde sua missão, visão, objetivos, princípios e valores embasam-se na união dos conceitos socioambientais, fortalecendo o ambiente ecoinovador atual e futuro em nosso país. O PRAC através do Projeto Energia Responsável idealiza e propõe soluções integradas e responsáveis às empresas de forma compartilhada, evidenciando a recuperação de valores econômicos com critérios éticos.

Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica. Participa, desde a década de 90, de Reuniões e Debates entre: Indústrias de Baterias e Órgãos Governamentais nos âmbitos Municipal, Estadual, Federal, entidades Civis e Organismos Não Governamentais. Diretoria de Responsabilidade Socioambiental: Diretor - André Luis Saraiva - Rondopar - Automotivo Vice-Diretor - José Mariano - Panasonic - Pilhas e Baterias Setores envolvidos na Abinee e seus Coordenadores: Industrial - Newpower - Francisco Franco Automotivo - JCI - José Antonio de Souza Celular - Motorola - Luiz Ceolato Notebook - HP - Hugo Valério Pilhas & Baterias - Panasonic - José Mariano No-break - SMS Tecnologia - Antonio Haroldo

Resolução CONAMA 257 - Publicada em 30 / 06 / 1999. Em vigor desde Janeiro / 2000. Fabricantes e importadores devem implementar em 12 meses, Sistemas de Coleta, Transporte e Armazenagem. Em 24 meses, devem implementar Sistemas de Reutilização, Reciclagem, Tratamento ou Disposição Final, obedecida a Legislação em vigor. Tratamento especial na Resolução para o descarte de baterias. Elas devem ser entregues, após seu esgotamento energético, pelos usuários a estabelecimentos que comercializam, à rede de assistência técnica autorizada pelas indústrias ou de forma direta ao fabricante e/ou importadores.

Nosso Comportamento Interno Planejamento Estratégico I : Inicio dos Trabalhos Nosso Comportamento Interno Planejamento Estratégico I : Desenvolvimento do material para divulgação da Resolução CONAMA 257 através do Caderno Técnico PRAC & Tamarana Definir o Reciclador Oficial do Programa: Tamarana Metais PR Documentos legais que fazem parte do processo. Operacionalização: Quem são os Geradores? Localização. Mapeamento. Plano de Coleta e Destinação aprovado no IBAMA DF e nos Órgãos Ambientais Estaduais.

Nosso Comportamento Externo Planejamento Estratégico II : Conscientização do Gerador, para se familiarizar com o assunto. Instruções para o armazenamento das baterias. Procedimentos seguros de coleta e transporte. Novidade em SP. > Decreto 50.446/Fev2009 Regulamenta o Transporte de Produtos Perigosos por Veículos de Cargas nas vias Publicas no Município de SP. > Considerações: Definição de Produto Perigoso Resolução 420 ANTT; As condições e restrições portaria do DSV; Transportador inscrito CTPP ; Veiculo com LETPP expedida pelo DSV; Plano Atendimento a Emergências aprovado pela SEMA; Multa Prevista para o Expedidor e para o Transportador (R$ 4.617,50). Quem fiscalizará: A critério do DSV: CET, órgãos do Meio Ambiente, da Saúde e outros afins, Ex: (Policia Civil, Ambiental e Militar). Demonstração dos mecanismos de reciclagem. Emissão: Termo de Responsabilidade Ambiental. Emissão: Termo de Responsabilidade Social. A satisfação do Gerador sendo Avaliada através do Radar Ambiental. Validação Anual no CTF - IBAMA - DF.

Nova Resolução CONAMA 401/08 Processo n°: 02000.005624/1998-07 Assunto: dispõe sobre o descarte e gerenciamento ambientalmente adequado de pilhas e baterias usadas que contenham em suas composições chumbo, cádmio, mercúrio e seus compostos, revogando a Resolução 257/99. Considerando a necessidade de minimizar os impactos negativos causados ao meio ambiente pelo descarte inadequado de pilhas e baterias; Considerando a necessidade de se disciplinar o gerenciamento ambiental de pilhas e baterias, em especial as que contenham em suas composições chumbo, cádmio, mercúrio e seus compostos, no que tange à coleta, reutilização, reciclagem, tratamento ou disposição final; Considerando a necessidade de reduzir, tanto quanto possível, a geração de resíduos, como parte de um sistema integrado de tecnologias limpas, estimulando o desenvolvimento tecnológico da composição de pilhas e baterias; Considerando a ampla disseminação do uso de pilhas e baterias no território brasileiro e a conseqüente necessidade de conscientizar o consumidor desses produtos sobre a importância do seu descarte ambientalmente adequado, Considerando, finalmente, a necessidade, em face de evolução tecnológica, de atualizar o disposto na Resolução CONAMA 257/99, RESOLVE:

CAPÍTULO III - DAS BATERIAS CHUMBO-ÁCIDO Art 1º - Estabelecer critérios e procedimentos para o gerenciamento ambientalmente adequado de pilhas e baterias. Destinação ambientalmente adequada: É a destinação que minimiza os riscos ao meio ambiente e que adota procedimentos técnicos reconhecidos de coleta, recebimento, reutilização, reciclagem, tratamento ou disposição final de acordo com a legislação ambiental vigente. Plano de Gerenciamento de Pilhas e Baterias Usadas: Conjunto de procedimentos para o descarte, segregação, coleta, transporte, recebimento, armazenamento, manuseio, reciclagem, reutilização, tratamento ou disposição final ambientalmente adequada. Recicladores: Empresas de recuperação de componentes de pilhas e baterias devidamente licenciadas para a atividade pelo órgão ambiental competente. CAPÍTULO III - DAS BATERIAS CHUMBO-ÁCIDO Art. 9º. O repasse previsto no Art. 4º. poderá ser efetuado de forma direta aos recicladores, desde que licenciados para este fim. Objetivo do Artigo: Prevalecer a melhor técnica de destinação ambientalmente adequada das baterias no final de vida útil.

Resultados Ano Consumo Coletas Retorno Share Pb ton/ano ton/ano   Ano Consumo Coletas Retorno Share Pb ton/ano ton/ano MP ton/ano  % 2001 400 173 86 18 2002 550 339 170 24 Compra x Conformidade 2003 700 512 256 30 2004 850 1.320 660 36 Livre escolha na aquisição 3 Prêmios MP Pb 78% EC FC  Nova Etapa “Reduzir Preço” %  2005 990 1.081 540 42 Descumprindo a Regra do Jogo I 2006 900 909 455 40 Descumprindo a Regra do Jogo II 2 MP PB 45% EC Fim da Parceria Nasce o Conceito do Projeto  ENERGIA RESPONSÁVEL  PRAC EMPRESA 2007 1.420 710 Construindo a Sustentabilidade 2008 1.670 835 Gerador x Reciclador Art. 9o. R 401/08 2009 1.820 910 Compartilhando Resultados 4

PRAC - Programa de Responsabilidade Ambiental Compartilhada Fluxo / Descarte de Baterias Chumbo Ácidas Logística Reversa Gerenciador PRAC Coleta / Transferência Transportador Credenciado Envio das baterias coletadas nos clientes para reciclagem Coleta / Transferência Retorno do chumbo, plástico e do eletrólito após reciclagem para Rondopar Energia Acumulada - PR Gerador Tamarana Metais Recicladora Autorizada IBAMA

Projeto Energia Responsável

“Como Ferramenta de Trabalho” Radar Ambiental: Transforma Resultados em Atestados. Promove ações para garantir que o fluxo dos resíduos sólidos gerados seja direcionado para a sua cadeia produtiva ou para a de outros produtos; Reduz a poluição e o desperdício de materiais associados à geração de resíduos sólidos; Proporciona maior incentivo à substituição dos insumos por outros que não degradem o meio ambiente; Compatibiliza interesses conflitantes entre os agentes econômicos, ambientais, sociais, culturais e políticos; Promove o alinhamento nos processos de gestão empresarial e mercadológica com os de gestão ambiental e desenvolve estratégias sustentáveis; Estimula a produção e o consumo de produtos derivados de materiais reciclados e recicláveis; Propicia que as atividades produtivas alcancem marco de eficiência e sustentabilidade.

Site: Relatório de Tráfego (Locaweb 2008) Sessões Efetivas (acessos): BRASIL 7.120 (Jan. / Dez.) Média de 593 / mês Sessões por dia: 19 Duração média por sessão: 4,35 min. Páginas mais visitadas: Fale Conosco: 991 História: 1.021 Legislação e demais telas: 4.198 Utilizaram a ferramenta: 910 Países visitantes: Brasil: 71,08 % = 7.120 Estados Unidos: 18,60 % Alemanha: 6,12 % Espanha: 4,20 %

Site: Relatório de Tráfego (Locaweb 2009) Sessões Efetivas (acessos): BRASIL 9.830 (Jan. / Dez.) Média de 760 / mês Sessões por dia: 25 Duração média por sessão: 6,12 min. Páginas mais visitadas: Fale Conosco: 1.422 História: 1.498 Legislação e demais telas: 5.123 Utilizaram a ferramenta: 1.077 Países visitantes: Brasil: 70,31 % Estados Unidos: 15,10 % Alemanha: 7,21 % Espanha: 3,11 % China: 4.27 %

Responsabilidade Social O ser humano está no centro das preocupações do Conceito de nosso programa: PRACtique. Razão pela qual apoiamos todos os Programas e Projetos de Responsabilidade Social da Tamarana Metais e da Rondopar Energia Acumulada voltados para as comunidades internas e externas. Dessas ações fazem parte: . Programa Bom Aluno; . Programa Educação do Trabalhador; . Projeto Escola da Fábrica; . Projeto Pingo D’água.

Por isso, quando sua empresa utilizada nosso conceito, ela promove mudanças de forma direta na sociedade. . Programa Bom Aluno: Ampara estudantes talentosos vindos de famílias carentes da comunidade, patrocinando seus estudos até a pós graduação. . Programa Educação do Trabalhador : Cria todas as condições para que os funcionários que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos possam fazê-lo dentro da própria empresa. . Projeto Escola da Fábrica: Trabalha com jovens da comunidade, preparando-os para exercerem atividades profissionais. Este programa tem como instrutores o próprio pessoal da fábrica que atua como voluntário. . Projeto Pingo D'água: Voltado para crianças cursando o 4º ano do ensino fundamental, que recebem conhecimentos sobre meio ambiente, com ênfase na manutenção dos mananciais e no uso responsável da água, esse programa visa a preparação de uma nova geração com mais consciência ambiental.

Reconhecimentos & Prêmios Prêmio FIESP 2004 de Mérito Ambiental - Reconhecimento Prêmio Ambiental von Martius 2004 - Câmara Brasil Alemanha - Reconhecimento Prêmio CNI 2004 - CAT.: Ecologia - MOD.: Conservação dos Insumos da Produção Prêmio - Case 2005 - 3º. Benchmarking Ambiental Brasileiro Destaque Ambiental 2006 - Site Mercado Ambiental - Reconhecimento Prêmio Ambiance - Melhores Conferencistas 2007 Prêmio Global Forum América Latina - Pubicações FGV - Gvces 2008 Prêmio SENAI - Patrono da 3a. Turma 2008 - Curso: Tecnologia Ambiental Industrial Prêmio FNQ - Fundação Nacional da Qualidade 2008 – Banco de Boas Práticas BNVC 2009 - Parque Industrial da Marinha do Brasil - Boas Práticas - Reconhecimento

Programa de Responsabilidade Ambiental Compartilhada para Baterias O Conceito do PRAC Programa de Responsabilidade Ambiental Compartilhada para Baterias se aplica à outros Produtos?

Macro Tendências Sócio Culturais Freqüência de Reciclagem de Materiais Porcentagem de Consumidores em cada país Frequência de Rejeição aos Produtos Ambientalmente não Amigáveis Porcentagem de Consumidores em cada país Fonte Greendex 2009 – Highlights Report – National Geographic & GlobeScan

Alguns de nossos clientes:  

Espaço Aberto Antes do seu próximo descarte, consulte-nos para obter esclarecimentos e orientações adequadas, nós temos a responsabilidade e a obrigação de orientá-lo a proceder da forma segura. Nossa Missão: Divulgar o PRAC como ferramenta e conceito de trabalho, criando uma base sólida e sustentável de dados para a conscientização através do Consumo Responsável na cadeia de produtos, recuperando valores e cuidados que devemos ter com o Meio Ambiente e direcionar parte dos resultados obtidos em ações de Responsabilidade Social.

“Uma mensagem para refletirmos” Todo mundo esta ‘pensando' em uma forma de deixar o planeta melhor para nossos filhos... Quando é que iremos 'pensar' em deixar filhos melhores para o nosso planeta? Uma criança que aprende através dos exemplos de seus pais o sentido de Respeitar a todas as formas de vida no planeta, torna-se um adulto comprometido em todos os aspectos com o Planeta onde vive... Muito obrigado!!! Andre Luis Saraiva