Videoconferência SuperAção Jovem na Sala de Leitura

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação da Aprendizagem em Processo – 4ª edição
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
FORMAÇÃO DE GRUPOS DE JOVENS PROTAGONISTAS DO PEAS - JPPeas
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Escola Estadual Profª. Nair Palácio de Souza apresenta: PROJETO DOS PROFESSORES DA SALA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS I ENCONTRO- PSTE Nova Andradina-MS.
EE GUAICURU ANAURILÂNDIA - MS
AÇÕES PREVISTAS EXECUTADAS A EXECUTAR
AÇÕES PREVISTAS EXECUTADAS A EXECUTAR
MOMENTO DE REFLEXÃO.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
PAUTA DO ENCONTRO OBJETIVOS:
Jornada Pedagógica – POIE
Encontro Formativo dos Professores Orientadores de Sala de Leitura DRE IQ “Leituras que inspiram descobertas”
SEXO SE APRENDE NA ESCOLA.
Programa Algar Educa Leitura e escrita + voluntariado +
Avaliação da Aprendizagem em Processo
O uso de alguns sinais de pontuação
DISCIPLINA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
4º FOCO INSTITUTO AYRTON SENNA 17/09/
PESQUISA DE CAMPO COLÉGIO EST. TÚLIO DE FRANÇA/União da Vitória
Videoconferência Programa SuperAção Jovem na Sala de Leitura
III Encontro de Boas Práticas
III Encontro de Boas Práticas
Projeto: Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco
Ajude – me!!.
III Encontro de Boas Práticas
Diretoria de Ensino da Região de Jacareí
Mobilização da Comunidade Escolar
Painel:  A construção dos Laboratórios de Aprendizagem nas escolas do PIBID/Unisc: organização, reflexões e práticas Professoras supervisoras: Lenir Maria.
Profª Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira
PROGRAMA SUPERAÇÃO JOVEM NA SALA DE LEITURA
Escolha do livro didático para o ano letivo de 2013
Para a elaboração dos temas voltados às produções escritas, também foi privilegiado o trabalho com os gêneros textuais: 1ªSérie: Artigo de Opinião.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
CURRICULO +.
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
Reunião de Professores Coordenadores – Leste 2
UMA PARCERIA.
ESCOLA ESTADUAL IMACULADA CONCEIÇÃO   ANOS iniciais DO ensino fundamental Professoras: beth, cássia, cláudiana, cláudia, margarida e stella.
Materiais de apoio à implementação da Reforma do Ensino Médio.
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
III Encontro de Boas Práticas
EMPREENDER Jovem e m p r e e n d e r n o 2º e 3º c i c l o Organização.
PROJETO - SACOLA VIAJANTE Lajeado Grande
Programa Sala de Leitura 2014
FÓRUM Potiguar de Escolas Leitoras Natal, 09 de Junho de 2009.
PROCESSOS DE RESPONSABILIDADE PÚBLICA E CIDADANIA
Projeto E.E. E.F.M. OLÍVIA SARAIVA MAIA
SALA DE LEITURA.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica LEM – LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA PCNP Patrícia Helena Passos Bonafe 1.
Avaliação de Aprendizagem em Processo- 5ª edição
Programa Sala de Leitura 2014
Como Multiplicar na Escola?. Passos Grupo amarelo forte Divulgar na escola; Divulgar na escola; Convidar alunos; Convidar alunos; Formar grupo interessado;
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
TREINAMENTO DE PROFESSORES DO JUBA - BONSUCESSO.
PROJETO TUTOR UNIVERSITÁRIO:
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
EE Prof Ruben Cláudio Moreira Sala de Leitura “Pedro Bandeira” Professora responsável: Naraiana PROJETOS REALIZADOS SEMANALMENTE EMPRÉSTIMO DE LIVROS.
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Pará Bette e Nielce 26/04/2012.
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
“Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas.” Mario Quintana.
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
 Introdução  Atividades realizadas no Colégio Tomaz Edson de Andrade Vieira  Atividades realizadas no Colégio Vital Brasil  Conclusão EXPERIÊNCIAS.
Transcrição da apresentação:

Videoconferência SuperAção Jovem na Sala de Leitura apresenta...

Blocos Por uma Sala de Leitura onde o jovem é solução! Objetivos Apresentar a proposta de trabalho do Programa SuperAção Jovem nas Salas de Leitura.

Blocos Objetivos Nossos primeiros resultados Apresentar e comemorar

Primeiras ações de 2010 Negociações entre a SEESP e Instituto Ayrton Senna Janeiro a Maio Maio e Junho Atribuição de aulas

Formação presencial de professores da Sala de Leitura Junho Agosto Fórum virtual de notícias e trocas de experiências

Por uma Sala de Leitura onde o jovem é solução! 1º Bloco Por uma Sala de Leitura onde o jovem é solução! EE Edson Rontani, DE Piracicaba, Profª Maria de Fátima Cruzatto

De Para Jovem problema Jovem solução

De Para Alunos desinteressados pela Sala de Leitura Alunos mobilizados para participarem da Sala de Leitura

De Sala de Leitura como espaço de disponibilização do acervo

Para Sala de Leitura como espaço para que os alunos aprendam: Gostar de ler (leitura livre); Fazer projetos para melhorar a leitura na escola (protagonismo juvenil); Gostar de estudar (autodidatismo).

Para De Professor da Sala de Leitura como corresponsável pelo aprendizado e convívio dos alunos Professor da Sala de Leitura com responsável pelo acervo

Os três desafios para os jovens enfrentarem Leitura livre Guia do Leitor Antenado 1 1 Alunos de 7ª e 8ª séries e EM

Guia do Protagonista 100% Leitor Protagonismo Juvenil Guia do Protagonista 100% Leitor 2 Alunos de 8ª série e EM Aprender a estudar Guia do Caçador de Conhecimentos 3 Alunos de 7ª e 8ª séries e EM

A SL como espaço de leitura livre Desafio 1 A SL como espaço de leitura livre Objetivo: Reaproximar os jovens da leitura e desenvolver neles o gosto por ler.

Reunidos em times (grupos de até 10 alunos), exercitarão a escolha e a leitura de livros por vontade própria, sob a orientação do prof. da Sala de Leitura e/ou do prof. de Língua Portuguesa e, no caso de ETI, do prof. da oficina de Hora da Leitura.

A SL como espaço para o protagonismo Desafio 2 A SL como espaço para o protagonismo Objetivo: Convidar os jovens a serem protagonistas na escola.

Reunidos em times (grupos de até 10 alunos), trarão ideias para melhorar a leitura na escola e aprenderão a elaborar um projeto para realizá-lo com a orientação do prof. da Sala de Leitura e/ou de profs. convidados pelos alunos para apoiá-los.

A SL como espaço para aprender a estudar Desafio 3 A SL como espaço para aprender a estudar Objetivo: Formar alunos mais capazes de lidar com a diversidade de gêneros textuais e com capacidade de autodidatismo nos estudos.

Reunidos em times (grupos de até 10 alunos), aprenderão estratégias para ler e estudar melhor, sob a orientação do prof. da Sala de Leitura e/ou de profs. convidados pelos alunos para apoiá-los.

1º passo Mobilização dos diretores 2º passo Mobilização dos professores 3º passo Enviar informações sobre a mobilização

4º passo Mobilização dos familiares 5º passo Mobilização das lideranças juvenis 6º passo Mobilização dos jovens de 7ª e 8ª séries e Ensino Médio

7º passo Inscrição dos jovens interessados 8º passo Registro e avaliação do trabalho

Nossos primeiros resultados! 2º Bloco Nossos primeiros resultados! EE Jordina Amaral Arruda, DE Sorocaba Profª Maria José F. Leite

Parceria Salas de Leitura e SuperAção Jovem 81 Diretorias de Ensino 352 escolas parceiras (tiveram os professores de Sala de Leitura formados para implantarem o Programa)

Ambiente Coletivo Plataforma http://educacaoetecnologia.org.br/ead

Suporte Técnico saladeleitura@ias.org.br

Depoimento “Estamos muito felizes em participar desse novo desafio. A apresentação do projeto para a equipe gestora e para os professores ocorreu no final de julho... 27

EE Prof. José Egéa, DE Lins, Foi muito legal, pois preparamos slides e fizemos uma dinâmica para convidá-los a entrar na casa do SuperAção por uma das quatro portas. Todos participaram, se entusiasmaram para participar e nos indicaram nomes de vários alunos que fazem a diferença em nossa escola.” EE Prof. José Egéa, DE Lins, Profs. Jô e Sabrina 28

Depoimento “Hoje saí conversando com os alunos pelo pátio da escola, no horário do intervalo, convidando os líderes e monitores para reunião. Falei um pouco sobre ampliar a visão de mundo e formação de vida através da leitura e... 29

EE Prof. Eusébio de Paula, sobre algumas frases que levei em cartazes (Kafka, Mário Quintana, Vinícius de Moraes, Mário de Andrade etc.). Pedi que refletíssemos juntos. Entreguei, então, os convites para a reunião. Eles ficaram bastante curiosos!” EE Prof. Eusébio de Paula, DE Sul 1, Profª Selma 30

Depoimento “Os alunos foram convidados para a primeira reunião. A participação começou tímida e o projeto foi passado, o Rap do SuperAção Jovem foi assistido e muitos comentários foram surgindo entre os jovens... 31

Nada por eles passou despercebido Nada por eles passou despercebido! Foram lidos os cadernos e esses poucos alunos aceitaram o desafio. Na segunda reunião o número de alunos foi significativo (14) e eles se dispuseram a participar e a mudar a cara da nossa escola, trabalhando também para multiplicar o número de participantes... 32

EE Profª Maria de Oliveira L. Ito, DE São Roque, Profªs Daise e Cleusa De acordo com o andamento do projeto, iremos informando as novidades. Surgindo possíveis dúvidas entraremos em contato. Um Abraço.” EE Profª Maria de Oliveira L. Ito, DE São Roque, Profªs Daise e Cleusa 33

EE Abílio Raposo Ferraz Júnior, Depoimento “Hoje (13/08) fiz a primeira reunião com os alunos. Foi muito recompensadora, pois eles ficaram realmente interessados. Entreguei as Fichas para que fizessem suas inscrições e consegui alunos para formar times nos três desafios!” EE Abílio Raposo Ferraz Júnior, DE Avaré, Profª Natália 34

35