Deus e o Estado Indivíduo, Sociedade, Liberdade Michael Bakunin

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FILOSOFIA – INDIVÍDUO E SOCIEDADE
Advertisements

Federação Espírita Brasileira Módulo X: Lei de liberdade
Terceira Lei de Newton.
Sobre a Lógica da Ética Espírita
MÓDULO VII – PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS
Ética e religião.
O QUE É ÉTICA?.
HENRI WALLON E A PSICOGÊNESE DA PESSOA COMPLETA
A Formação Histórica das Esferas Pública e Privada
A perda da identidade do trabalho por causa do capitalismo
Programa III Roteiro 01.
O CARÁTER DA REVELAÇÃO ESPÍRITA
ORIGEM DA SOCIEDADE Profª: Fernanda Silva Borges adaptado por Professor Marcelo Rocha Contin.
Adaptador por Professor Marcelo Rocha Contin
Sofrimento Psíquico e Trabalho
EXISTENCIALISMO Os existencialista não tem um pensamento unificado.
Santo Agostinho Tres formas ou níveis de conhecimento: o sensorial, o iluminado e o místico. O homem conhece o mundo exterior, depois a essência das coisas,
Existem espíritos errantes de animais no mundo espiritual?
A análise do capitalismo por Karl Marx
A NATUREZA E A CULTURA ENQUANTO DIMENSÕES DA EXISTÊNCIA HUMANA
LIVRO DOS ESPIRITOS Perg O que é a alma. É um espírito encarnado. Antes de vir ao corpo é espírito. Antes de se unir ao corpo a alma é um dos seres.
Cícero paulino dos santos costa
Professora Suraia Rahmé
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Vivei o Presente Abdruschin (Escrito em 1931).
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
O Verdadeiro Natal.
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
JEAN JACQUES ROUSSEAU (1712 – 1778)
Três pequenas mariposas perdidas na noite escura!
Filosofia Professor Breno Cunha
O que é esclarecimento Simone Nardi.
1 – Por que falar sobre Dons Espirituais?
Filhos em formação Oficina 3.
Federação Espírita Brasileira Módulo X: Lei de liberdade
“Deus não sente amor, Deus não tem amor, Ele é amor, essa é a sua natureza, a sua essência”
Evangelização e família
CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
Equipe de Atendimento Espiritual Federação Espírita do Paraná
DOMINGO DA RESSURREIÇÃO
LEI DE LIBERDADE E IGUALDADE NA SOCIEDADE
Caracteres do Homem de Bem
Lei do Progresso Livro dos Espíritos.
POR QUE EU DEVO CONGREGAR?
Direito das Minorias Profª.Adirleide Greice Carmo de Souza
Consciência /Alienação: a ideologia no Nível Individual. Identidade
IDEOLOGIA.
MÓDULO VII – PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS
A verdadeira moral Zomba da Moral (Pascal)
Centro Espírita Amor e Sabedoria Por Virginia Pontelo
AS BÊNÇÃOS DE DEUS !.
ANOTAÇÕES PARA A PROVA DO ENADE
A PONTE PARA DEUS By Búzios Slides Avanço automático.
LEI DO TRABALHO Quando eu mudo o mundo muda
Ética contemporânea (Séculos XIX e XX)  A reflexão ética cotemporânea se desdobrou numa série de concepções distintas acerca da moral e a sua fundamentação;
BASES FILOSÓFICAS DA EDUCAÇÃO
O CAMPO DA RELIGIÃO Prof. Helder Salvador. É só com a filosofia moderna que se começa tratar a religião, e com isto também a fé cristã, filosoficamente,
Ética contemporânea (Séculos XIX e XX)
INATISMO Quando viveu De 1632 a † 1704
INOBJETIVIDADE DA EXISTÊNCIA
Nietzsche ( ).
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
1-De acordo com Descartes:
A Verdadeira Propriedade
Jean-Jacques Rousseau ( )
Estudo mensal – fevereiro 2012.
LIÇÃO 6 A LEI, A CARNE E O ESPÍRITO Prof. Lucas Neto.
LIBERDADE 26/6/2016www.nilson.pro.br1. QUESTÕES FUNDAMENTAIS 1)Podemos realmente ser livres? 2)Como somos livres, se não podemos fazer tudo o que queremos?
Transcrição da apresentação:

Deus e o Estado Indivíduo, Sociedade, Liberdade Michael Bakunin Partindo do estado de gorila, é para um homem um processo muito difícil chegar à consciência de sua humanidade e à realização de sua liberdade. Primeiramente, ele não pode ter nem esta consciência, nem esta liberdade; ele nasce besta feroz e escrava, e só se humaniza e se emancipa progressivamente no seio da sociedade que é necessariamente anterior ao nascimento de seu pensamento, de sua palavra e de sua vontade; ele só pode fazê-lo pelos esforços coletivos de todos os membros passados e presentes desta sociedade que é, em conseqüência a base e o ponto de partida natural de sua existência humana

Resulta que o homem só realiza sua liberdade individual ou sua personalidade completando-se com todos os indivíduos que o cercam e somente graças ao trabalho e à força coletiva da sociedade, fora da qual, de todos os animais ferozes que existem na Terra, ele seria, sem dúvida e sempre, o mais estúpido e miserável ... o homem só se torna homem e só chega à consciência e à realização de sua humanidade em sociedade e somente através da ação coletiva da sociedade inteira; ele só se emancipa do jugo da natureza exterior pelo trabalho coletivo ou social que é o único capaz de transformar a superfície da Terra em lugar favorável aos progressos da humanidade. Sem essa emancipação material não pode haver a emancipação intelectual e moral para ninguém.

O homem só pode emancipar-se do jugo de sua própria natureza, isto é, só pode subordinar os instintos e os movimentos de seu próprio corpo na direção de seu espírito cada vez mais desenvolvido, através da educação e da instrução; mas uma e outra são coisas eminentemente e exclusivamente sociais, pois fora da sociedade o homem teria permanecido eternamente na condição de animal selvagem ou de santo, o que significa quase a mesma coisa. Enfim, o homem isolado não pode ter a consciência de sua liberdade. Ser livre, para o homem, significa ser reconhecido, considerado e tratado como tal por um outro homem, por todos os homens que o circundam. A liberdade não é, pois, um fato de isolamento, mas de reflexão mútua, não de exclusão, mas de ligação; a liberdade de todo indivíduo é entendida apenas como a reflexão sobre a humanidade ou sobre seu direito humano na consciência de todos os homens livres, seus irmãos, seus semelhantes.

Só posso considerar-me e sentir-me livre na presença e em relação a outros homens Só sou verdadeiramente livre quando todos os seres humanos que me cercam, homens e mulheres, são igualmente livres