Intercâmbio Virtual de Culturas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Projeto.
Advertisements

DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
TUTORIA EM ÁREAS SEM ACESSO À INTERNET Prof. Ms. Larissa Sato Dias Centro Universitário do Pará – CESUPA
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Selecione cada um e pressione a tecla DELETE.
Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH
Projeto Prêmio Itaú-Unicef 14º. Congresso Internacional ABED
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
OU ? ? ? ?. TIC Professor Conteúdos Alunos A tecnologia na educação deve se integrar ao currículo na forma de uma ferramenta multidisciplinar, constituindo-se.
EMEF JARDIM BRITÂNIA DRE PIRITUBA
Universidade sem Fronteiras
VICENTE BARRETO VICENTE BARRETO Excluem-se da escola Os que não conseguem aprender, Excluem-se do mercado de trabalho os que não têm capacidade técnica.
ARTICULANDO O CURRÍCULO ÀS SALAS DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA
Programa aluno pesquisador
ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
Sexta-feira do professor projeto proler PARCERIA –1ª COoRDENadoria S.E. & UNIRITTER TRILHANDO OS CAMINHOS DA LEITURA E DA ESCRITA.
III Encontro de Boas Práticas
MEU DIÁRIO DE VIAGEM Público alvo: alunos de 6° ano, 7°série e 8°série.
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Ivoti.
ESCOLA SESI Votorantim Metais Vila Macedo Niquelândia-GO
ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
ANEXO 3- PROCESSOS DE RECUPERAÇÃO
MOTIVAÇÃO. MOTIVAÇÃO COMO OS PROFESSORES TENTAM MOTIVAR Atribuição de pontos extras aos alunos. Professor passa uma atividade e anota quem fez Coloca.
EXPOCERB 2013 No dia 29 de maio foi realizada a XVIII EXPOCERB no Colégio Estadual Rio Branco, com atividades culturais e científicas.
Percurso da Comunicação Aplicada
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
CURRICULO +.
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Apresentação Profissional Advogada, especializada na área da Educação Pós Graduanda em Neurociência e Psicologia Aplicada Autora do Blog voltado para.
NÚMEROS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
RECOMEÇAR É BOM TÊ-LOS AQUI!.
PROJETO UNIDADE II DISCIPLINA: NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
BARBACENA, A CIDADE DAS ROSAS... PERFUMANDO A ILHA DO AMOR.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Metodologias Instituto Unibanco
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ PRO REITORIA DE GRADUAÇÃO
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Atuais Propostas Curriculares.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
“A participação no Prêmio Gestão Escolar 2009/2010 nos possibilitou enxergar os caminhos que poderíamos trilhar para ressignificar nossa prática e colhermos.
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
Educação de Adultos, Educação Popular e Tema Gerador Profa. Dra. Dóris Fiss.
COLÉGIO BOM JESUS SANTO ANTÔNIO - BLUMENAU 8ª SÉRIE 2014
Couto 2009: FORMANDO CIDADÃOS
REGISTRO DIGITAL Um passeio no Nordeste.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas
Programa Integrado de Duplo Diploma UNESP – INSA
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
COLÉGIO BOM JESUS SANTO ANTÔNIO - BLUMENAU 9º ANO 2015
É um Concurso que proporciona aos alunos da Educação Superior do SENAC em Minas a integração dos saberes, o trabalho em equipe, a aprendizagem partilhada.
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em.
Projeto de ensino – aprendendo com histórias infantis – o uso de gibis no ensino Prof.ª Márcia.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aurenivia dos Reis Mendes Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa.
GEOGRAFIA Terra - Estudo
Como inserir a Dimensão Global Planetária no Currículo ? Profa. Madza Ednir Pedagoga – USP Mestre em Educação- PUC-SP Co autora, Autora e Editora de inúmeras.
PROJETO COLMÉIA A Empresa Júnior no Terceiro Setor.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
28 novembro IV ENPAR O que foi.
Transcrição da apresentação:

Intercâmbio Virtual de Culturas Colégio Bandeirantes Intercâmbio Virtual de Culturas http://curriculoglobal.colband.blog.br/

Disciplinas Envolvidas Português Geografia Educação Física 2. Professores responsáveis Equipe do Currículo Global do Colégio Bandeirantes 3. Séries envolvidas e quantidade de alunos 7os. anos: 220 alunos 8os. anos: 234 alunos Escolas parceiras Guilherme de Almeida (São Paulo) Luisa Hidaka (Suzano) Escola Ouro Verde (Alta Floresta - Mato Grosso) Politeia

3. Conteúdos/Tópicos do Currículo Seleção de imagens/informações Leitura e análise da paisagem Reflexão sobre a paisagem Expressão visual e escrita Síntese Clareza e precisão Correlação entre conhecimento geográfico e realidade Sensibilização do olhar Apresentação de jogos 4. Problema da realidade local Conhecimento limitado da diversidade 5. Conceito da Dimensão Global Diversidade Valores e Percepções Cidadania Global Interdependência 6. Conexão entre a dimensão local e a global Comparação de realidades distintas Busca de soluções distintas para problemas semelhantes

7. Trabalho com conteúdos da programação curricular Pesquisa em sites de soluções para os problemas apontados (O caminho de casa para escola) Visita virtual às paisagens postadas e análise dessas paisagens 8. Protagonismo dos alunos seleção de imagens da realidade; disposição de trocar com o outro, com o diferente 9. Avaliação Percepção ampliada da realidade Percepção da diversidade e da interdependência 10. Dificuldades Estabelecimento de parcerias (dificuldades tecnológicas, calendário, falta de apoio de órgão governamentais) 12. Premiação 1º. Lugar no Prêmio Internacional EducarRede: Trabalhos colaborativos realizados entre docentes e alunos de distintos centros, no mesmo país 11. Contatos para parceria global@colband.com.br http://curriculoglobal.colband.blog.br/