A CONSTRUÇÃO DE COMUNIDADES VIRTUAIS NUMA EDUCAÇÃO INTERATIVA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
Advertisements

A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
PAPEL SOCIAL DO BIBLIOTECÁRIO NA EDUCAÇÃO MÉDICA Francisco das Chagas de Souza Papel social: identidade ocupacional Trabalho: ocupação / profissão.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
I Seminário ABED de Educação a Distância
EAD e Material Didático: reflexões sobre mediação pedagógica
estruturando As tecnologias práticas pedagógicas
... pode copiar, modificar, distribuir tudo
Curso Informática Básica
Ambiente Virtual de Aprendizagem Projeto EAD – CPD no Moodle-Moot 2007.
Ambiente Virtual de Aprendizagem Projeto EAD – CPD - Moodle Ufba.
Educação Digital Fala-se muito das contribuições positivas do uso da tecnologia digital em sala de aula. Os professores que já experimentaram, no entanto,
POWER POINT.
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
VICENTE BARRETO VICENTE BARRETO Excluem-se da escola Os que não conseguem aprender, Excluem-se do mercado de trabalho os que não têm capacidade técnica.
Contexto de Educação a Distância
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Projeto Político-Pedagógico
@       cada disciplina ou atividade tratará das suas questões sem que a organização do ambiente procurará responder as mesmas rotinas preparadas para.
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Educação no contexto do Trabalho
FORMAÇÃO CONTINUADA E A POLITIZAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERCEPÇÕES SOBRE A CULTURA DO CONTEXTO Prof. Dr. Oséias Santos de Oliveira
TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Escolhendo o nosso Futuro
Perfil do Profissional
O Uso Pedagógico do Blog
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Diretoria Regional de Educação Itaquera DOT-P/CEFAI
POSSIBILIDADES DE OLHAR PARA AS QUESTÕES EDUCATIVAS
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
Universidade Federal da Bahia Faculdade de Educação Departamento de Educação I Docente: Menandro Ramos Discentes:Ada Silveira Georgia dos Santos Iane.
INTERATIVIDADE??? Uma atividade que envolve interação, é uma troca comunicativa entre indivíduos e meios, em EAD, a palavra-chave no processo educativo.
Uniminas – União Educacional de Minas Gerais Pedagogia: Habilitação em Gestão e Tecnologia Educacional Webfólio Aluna: Ketiuce Ferreira Silva Professoras:
FORMAS DE CONSTRUÇÃO PEDAGÓGICA Utilização de software social.
APRENDIZAGEM ESCOLAR E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
AS POSSIBILIDADES PEDÁGOGICAS DO FACEBOOK. Alguns estudos têm apontado a possibilidade e relatado experiências positivas de utilização do Facebook com.
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS PEDAGOGIA-GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL CRISTINA MATTOS PROFESSORES GILCA VILARINHOS ZEILA MIRANDA.
Projeto Aulas Unidas 32 escolas 150 professores alunos 48 websites escolares Conteúdos infomativos e educacionais Interatividade Comunidade Colaboração.
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Tendência Progressista Libertadora
Porquedômetro: a grafia e o emprego dos porquês
Cadastro Nacional de tutores, conteudistas e instrutores internos
SALA DE AULA INTERATIVA
Redes Sociais = Comunidades de prática Paula Cristina dos Reis
SALA DE AULA INTERATIVA Autor: Marco Silva ALUNA: Deborah Orlandini Ferroco Faculdade de Educação - UERJ.
EAD como prática educomunicativa: emoção e racionalidade operativa Ismar de Oliveira Soares Doutorado em Informática na Educação Arquiteturas Pedagógicas.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional WEBFÓLIO Discente: Daniela Scalia Rodrigues Rosalini Professoras: Gilca dos Santos.
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Multimídia e Comunicação Educativa
Softwares Educacionais – Cód
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
Desempenho dos alunos e professores em escolas com alta e baixa tecnologia "Desempenho dos alunos e professores em escolas com alta e baixa tecnologia".
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO Consuelo Santos Daisy Soares Evania Motta Iaci Purificação Joice Souza Salvador 2011.
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
Educação e tecnologias Marcos Antonio Silva
APRENDIZAGEM MEDIADA PELA TECNOLOGIA
União Educacional de Minas Discente: Débora Luzia da Silveira Professoras: Elsa Guimarães Oliveira Gilva dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira.
Sala de Aula Interativa
Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR.
OS CONFLITOS DE GERAÇÃO NO SISTEMA DE ENSINO SUPERIOR Recife (PE) - Brasil Dezembro/2013 Antonio Augusto dos Santos Soares - Universidade Trás-Os-Montes.
Concepção e gestão de projetos e processos educativos a distância – Abordagens pedagógicas O paradoxo da Educação a Distância Carlos Otávio Fiúza Moreira.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional Webfólio Aluna: Cristiane Regina Santos Professoras: Gilca dos Santos.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Pedagogia a distância Seminário Integrador I Ana Cíntia de Oliveira Brasil Porto Alegre, 2015.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
MARILUCIA FERREIRA. COMUNICAÇÃO: DIÁLOGO ESCOLA E FAMÍLIA OBJETIVO: REFLETIR SOBRE AS AÇÕES DOS RESPONSÁVEIS PELAS CRIANÇAS PARA CAMINHAREM COM OS OBJETIVOS.
Transcrição da apresentação:

A CONSTRUÇÃO DE COMUNIDADES VIRTUAIS NUMA EDUCAÇÃO INTERATIVA Simone de Lucena Ferreira - FACED/UFBA Lucídio Bianchetti - CED/UFSC

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS Bla! bla! bla!...

“TUDO AO MESMO TEMPO AGORA O TEMPO TODO”

www.alltv.com.br

Interagindo no chat

TECENDO OUTROS NÓS Educação: processo eminentemente comunicacional Paradigma educacional tradicional Paradigma educacional interativo Sujeitos: passivos, receptores Relações verticais Transmissão de informação Sujeitos: atuantes, criativos, questionadores Relações horizontais Construção de conhecimentos

Interatividade – mais comunicacional Relações sociais Relações tecnológicas Ambientes de aprendizagem interativos onde os sujeitos possam: Criar, recriar, modificar, agir em tempo real, ser autores e co-autores de produções

Geração interativa - “Geração digital”: Descompasso entre o que o aluno deseja e o que a escola consegue oferecer; Necessidade de interagir; Conflitos entre educadores e educandos. Potencialidades tecnológicas estão se chocando com as impossibilidades políticas e pedagógicas

Prof. Dr. Lucídio Bianchetti - CED/UFSC lucidiob@uol.com.br Simone de Lucena Ferreira Doutoranda em Educação FACED/UFBA www.ufba.br/~slucen slucen@ufba.br