A CONSTRUÇÃO DE COMUNIDADES VIRTUAIS NUMA EDUCAÇÃO INTERATIVA Simone de Lucena Ferreira - FACED/UFBA Lucídio Bianchetti - CED/UFSC
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS Bla! bla! bla!...
“TUDO AO MESMO TEMPO AGORA O TEMPO TODO”
www.alltv.com.br
Interagindo no chat
TECENDO OUTROS NÓS Educação: processo eminentemente comunicacional Paradigma educacional tradicional Paradigma educacional interativo Sujeitos: passivos, receptores Relações verticais Transmissão de informação Sujeitos: atuantes, criativos, questionadores Relações horizontais Construção de conhecimentos
Interatividade – mais comunicacional Relações sociais Relações tecnológicas Ambientes de aprendizagem interativos onde os sujeitos possam: Criar, recriar, modificar, agir em tempo real, ser autores e co-autores de produções
Geração interativa - “Geração digital”: Descompasso entre o que o aluno deseja e o que a escola consegue oferecer; Necessidade de interagir; Conflitos entre educadores e educandos. Potencialidades tecnológicas estão se chocando com as impossibilidades políticas e pedagógicas
Prof. Dr. Lucídio Bianchetti - CED/UFSC lucidiob@uol.com.br Simone de Lucena Ferreira Doutoranda em Educação FACED/UFBA www.ufba.br/~slucen slucen@ufba.br