Mestrado em Engenharia e Gestão da Tecnologia Políticas de Ciência e Tecnologia IPCTN - 1999 Resposta e Comentários João Silva Paulo Anastácio Ricardo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Jovens Investigadores: que Futuro?
Advertisements

Projeto - Plano de Negócios
Mercado Europeu e Ibérico Barreiras à Internacionalização
CURSO DE AVALIAÇÃO SOCIAL DE
Organização industrial
Estratégia Empresarial Capítulo 7 Internacionalização
I. Gestão da Produção Secção I – Introdução Secção II – Planeamento e Controlo da Produção Secção III – Tipologias da Produção Secção IV – Custos da Produção.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Engenharia de Software
Lei de bases do sistema Educativo
O ciclo de estratégia, planeamento, orçamento e controlo
SESSÃO 7 CONTRATOS DE LICENÇA. CONTRATO DE LICENÇA CONHECIMENTOS CAPACIDADES DIREITOS IMAGEM PAGAMENTO Explícito ou Não Fixo ou Variável Troca de.
Patentes de Software: Sim ou Não?
RECURSOS HUMANOS PLANEAMENTO DE RH’S.
A Investigação Educacional em Portugal
Estratégia Empresarial
Avaliação dos Núcleos de Apoio ao Patenteamento e dos Escritórios de Transferência de Tecnologia Rio de Janeiro - 19 a 21 de outubro de 2005 Workshop para.
C&T e Inovação: marco legal e reforma institucional Uma Agenda para São Paulo Carlos Américo Pacheco Campinas, 10 de maio de 2007.
DISCIPLINA: ECONOMIA E GESTÃO
Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) Ministério da Ciência e do Ensino Superior Portugal III Reunião de Coordenação Regional da Rede ScienTI Dr.ª
Plano de Negócio Elber Sales.
16 de novembro de 2010, Rio de Janeiro
ONDE E QUANDO TEVE INICIO A CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL?
Lisboa, Julho 2006 As funções do Estado: Há gente a mais na Função Pública?
SISTEMA NACIONAL DA PI E AS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS EM MOÇAMBIQUE
Gestão de Ciência e Tecnologia 6ª aula 1 GESTÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA Sumário da 6ª aula Caracterização das Fases de um Projecto: - Contractualização.
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DOS DIPLOMADOS DO IST
Capital Network.
CONSULTORIA EMPRESARIAL
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
Pacto do Ensino Médio e o REM
Organizações não governamentais e Sociedades transnacionais
Políticas para o Crescimento Prof. Jorge Mendes de Sousa
Prof. Jorge Mendes de Sousa
- 1 - Gestão de Congestionamentos nas Interligações em Mercados de Energia Eléctrica Jorge Alberto Mendes de Sousa Professor Coordenador Webpage: pwp.net.ipl.pt/deea.isel/jsousa.
IMPACTES AMBIENTAIS 9 ª aula Prof. Doutora Maria do Rosário Partidário
ALENTEJO XXI DIVERSIFICAÇÃO DA ECONOMIA E CRIAÇÃO DE EMPREGO 3.2 MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA 3.1.1Diversificação de Actividades na Exploração.
BIOGA Santiago de Compostela, 12 Junho Invicta Angels Temas A Invicta Angels e os fundos de Co-Investimento Selecção de Projectos e Processo de.
2 © 2000 Hovione Na vanguarda da Ciência da Saúde Hovione hoje Hovione hoje 2 fábricas (Portugal & Macau), Centro de Transferência de Tecnologia em New.
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane
dos Objectivos à Concretização
PREPARAR PORTUGAL PARA UM NOVO CICLO DE FUNDOS ESTRUTURAIS 2007–2013 Inovação, Empreendedorismo e Desenvolvimento.
Os biólogos e o emprego em Portugal
UNIVERSITY OF BEIRA INTERIOR Supports teachers continuing education..
INOVAÇÃO NOS PRODUTOS, PROCESSOS E ORGANIZAÇÕES
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
Lecture#4: 17/10/2003 “IPCTN – Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional” Slide #1 “Estatísticas Oficiais de I&D: IPCTN – Inquérito ao Potencial.
A PROTEÇÃO DADOS E AS SUAS PECULIARIDADES EM UM AMBIENTE DE INOVAÇAO TECNOLÓGICA Por José Carlos Vaz e Dias (PhD/LLM Kent) Sócio do Escritório Vaz e Dias.
Financiamento às Empresas SINERCLIMA Batalha, 25 de Fevereiro de 2010.
Mestrado em Engenharia e Gestão da Tecnologia Políticas de Ciência e Tecnologia Mestrado em Engenharia e Gestão da Tecnologia Políticas de Ciência e Tecnologia.
A ENTIDADE REGULADORA PARA A COMUNICAÇÃO SOCIAL
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR Escola de Negócios - TECNÓLOGO Análise das Demonstrações Financeiras II Financiamento a Longo e Curto.
Administração do Capital de Giro
Aspectos metodológicos de la I+D en Ingeniería Empresas de Base Tecnológica (EBTs) EBTs Carlos Navarro Martínez Director Innovación - UPI OTRI ULPGC /
DIREITO CONSTITUCIONAL II
PCTI - Andreia Rosa, Fernando Vendas e Paulo Lopes 24/10/2003 Informação Geral da Empresa: –KTOP Portugal (Nome fictício); –Empresa integrada num grupo.
APOIOS FINANCEIROS À ADAPTAÇÃO AO EURO E AO ANO 2000.
Futuro dos jovens agricultores no quadro da PAC pós 2013
Sumário Executivo.
Formação de Preços: Indústria Aeronáutica
Assignment 1 Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional em 1999 Ana Paiva Inês Costa Miguel Carvalho Políticas de Ciência e Tecnologia 1.
A Regulação do Sector Eléctrico em STP O Regime Jurídico do Sector Eléctrico Conferência sobre a Energia na CPLP MINISTÉRIO DAS INFRA-ESTRUTURAS, RECURSOS.
Apresentação: Outubro Sumário: Quem é a Hygeia? (breve histórico da estruturação);Quem é a Hygeia? (breve histórico da estruturação); Cenário Inovação.
Sinfonia de Saberes Orientação: Prof. Doutora Daniela Figueiredo Isabel Nascimento Maria da Glória Tomás Um projeto de aprendizagem colaborativa ao longo.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
FNE INOVA Ç ÃO Orienta ç ões para o financiamento.
Rede Nordeste de Biotecnologia – RENORBIO Prof. Dr. José Ferreira Nunes Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa.
Sistema Sustentável de Gestão da Qualidade e Sistemas Integrados de Gestão Profª Sandra Virgínia G. Bacalhau.
1 19 Maio 2006 Como elaborar procedimentos e FAQ’s no CICA? Equipa: Paula Valente Sandra Hering Tito Carlos S. Vieira.
Política ambiental com vista ao desenvolvimento sustentável.
Transcrição da apresentação:

Mestrado em Engenharia e Gestão da Tecnologia Políticas de Ciência e Tecnologia IPCTN Resposta e Comentários João Silva Paulo Anastácio Ricardo Manso

Caracterização Sumária da Empresa  Nextsoft - Desenvolvimento de Software;  Fundada em 1996 com capital nacional e estrangeiro;  Desenvolve software nos domínios da robótica, inteligência artificial e telecomunicações;  Possui um total de 70 colaboradores, sendo que 45 são licenciados, 10 são mestres, 3 são doutorados, e 2 são estagiários ao abrigo de um protocolo com uma instituição de ensino superior;  Em 1999, apresentou um volume de negócios de Euros;  Desenvolve actividades de I&D no âmbito da produção de software e na prestação de serviços;

Resposta ao IPCTN e Comentários – Secção I Comentários Localização da sede:  Parque Industrial  Parque Tecnológico  Cluster  Outros

Resposta ao IPCTN e Comentários – Secção II Comentários Origem do capital social – financiamento:  Fundos Próprios  Empréstimo bancário  Capital de risco  Oferta pública de venda  Outros

Resposta ao IPCTN e Comentários – Secção II Comentários Natureza do volume de negócios:  Produtos de terceiros  Produtos próprios  Prestação de serviços  Patentes  Direitos de autor  Licensas  Outros Origem do volume de negócios:  Empresas nacionais públicas  Empresas nacionais privadas  Empresas estrangeiras

Resposta ao IPCTN e Comentários – Secção II Comentários Criação da empresa:  Startup  Fusão / Aquisição  Spin-off

Resposta ao IPCTN e Comentários – Secção III Comentários Objectivos das actividades de I&D:  Reduzir custos operacionais  Aumentar a capacidade de produção  Reduzir time-to-market  Aumentar a gama de produtos  Reduzir impacto ambiental  Reduzir gastos em energia  Criação de novo mercado  Outros

Resposta ao IPCTN e Comentários – Secção III

Comentários Formação académica do pessoal:  Ciências básicas  Ciências sociais  Ciências económicas  Ciências clínicas  Artes  Ciências tecnológicas  Outros Evol. académica do pessoal:  Doutoramento  Mestrado  Licenciatura

Resposta ao IPCTN e Comentários – Secção IV Comentários Vínculo à empresa:  Prestação de serviços  Contrato a termo certo  Contrato sem termo

Resposta ao IPCTN e Comentários – Secção V Comentários Despesas correntes com actividades de I&D:  Despesas com pessoal  Despesas gerais de funcionamento  Despesas com tecnologias  Despesas com formação  Despesas com deslocações  Outras

Resposta ao IPCTN e Comentários – Secção V

Resposta ao IPCTN e Comentários – Secção VI Comentários Registo de patentes:  Nível mundial  UE  Portugal

Resposta ao IPCTN e Comentários – Secção VII Comentários Introdução no mercado de um novo produto, processo, ou serviço:  Primeiro no mundo  Primeiro na UE  Primeiro em Portugal

Outras sugestões e críticas  Auto-avaliação da empresa face à concorrência;  Definição dos domínios em que a organização pretende investir;  Definição dos objectivos de I&D a médio prazo;  Algumas rúbricas deveriam estar desagregadas;  Inquérito orientado excessivamente para a medição de despesas;

Obrigado