A estrutura do texto escrito: interação a distância

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resumo e resenha.
Advertisements

O PARÁGRAFO Conceito e Estrutura.
Pesquisa Pesquisar Pesquisador
DISSERTAÇÃO Como concluir???????.
REDAÇÃO: garanta sua vaga com ela
Título do Trabalho (Arial 54)
Português Brasileiro: Questões atuais
VESTIBULARES & DISSERTAÇÃO Os primeiros passos
COMO ELABORAR O RESUMO - Em conformidade a NBR – 6028 – Nov/2003
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO I Paulo Neto
O PARÁGRAFO E A REDAÇÃO JURÍDICA I
PARAGRAFAÇÃO PROFESSORA LÚCIA BRASIL.
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS NA PRODUÇÃO TEXTUAL
A Escrita como Processo
CRITÉRIOS PARA CORREÇÃO
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Trabalho Científico Elaboração do Resumo 2003.
ATIVIDADE SOCIAL E DIVERSIDADE
Dissertação Redação.
Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold.
PRODUÇÃO DE TEXTO.
TEXTOS EXPOSITIVOS textos científicos.
UNIDADE BÁSICA DE UM BOM TEXTO
GÊNEROS TEXTUAIS NO ESPAÇO EXTRAESCOLAR E NA SALA DE AULA
Fatores constitutivos da atividade conversacional
Prof.ª Irislane Figueiredo
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
REDAÇÃO 2015 Profª. Maria Albertina e Profª Lorena
Aferição de Regras a Nível da Expressão Escrita
ELABORAÇÃO DE ARTIGO PARA PUBLICAÇÃO EM PERIÓDICO
Tópico Frasal Prof. Ulisses Coelho.
A tradução como retextualização
Leia, um texto dissertativo e procure observar o hábil e forte jogo de argumentos utilizados pelo autor.
O resumo deverá conter breve introdução sobre o assunto, descrição dos materiais e métodos utilizados, síntese dos resultados finais e conclusões. no mínimo.
Produção Textual Artigo de Opinião Editorial.
CORREÇÃO E ANÁLISE DAS REDAÇÕES.
O Texto Científico: Elaboração de Resumos
REDAÇÃO CIENTÍFICA Professora Angelica Rocha de Freitas
Relatório de Auditoria
Texto expositivo.
Universidade Castelo Branco - UCB
Novos Programas de Português do Ensino Básico NPPEB Didatização 1Madalena Relvão & Graça Trindade.
DA FALA PARA A ESCRITA: atividades de retextualização
MARIA MARGARIDA DE ANDRADE
Elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais
TEXTO DISSERTATIVO- ARGUMENTATIVO
Professora Mestre Roberta Costella
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
A Seleção da Leitura Sublinhar e Resumir
A Seleção da Leitura Sublinhar e Resumir
Elementos pragmáticos da língua falada
Flávia Guerra Pinto Coelho Völker
Descrição,narração e dissertação
Comunicação e Redação Empresarial
TEXTO DISSERTATIVO Vamos aprender como fazemos um texto dissertativo, desde as palavras até os parágrafos.
Instruções para a confecção da coletânea
Qualidades do texto.
Como redigir um bom texto?
Elementos da comunicação
Tânia Maria Santana Botêlho
Aula 2 – Estrutura do texto dissertativo-argumentativo
UME PROF. ANTÔNIO DEMÓSTENES DE SOUZA BRITTO
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
Módulo 1 Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa
{ Coerência textual Mecanismos para estabelecer a coerência.
METODOLOGIA CIENTÍFICA Professora Alcilene. Habilidades Para Escrever Bem Por meio de Estudo (ler) Por meio de trabalho sistematizado (escrever)
SENAC/SE CURSO TÉCNICO EM TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS PROFESSOR DR. ANTONIO JOSÉ DOS SANTOS COSTA  Conceito de texto;  Língua falada e língua escrita; 
NOSSAS LETRAS Oficinas de iniciação à leitura literária e à escrita criativa SESC Belenzinho | 2016 Curadoria | Karen Kahn Oficina 2 | Eduardo Akio Shoji.
Transcrição da apresentação:

A estrutura do texto escrito: interação a distância Parágrafo: unidade de construção do texto escrito; microtexto. Divisão do texto em parágrafos: intencionalidade do produtor do texto. Objetivo: intenção do leitor (conteúdo semântico). Marcas do processo de produção (pistas linguísticas – efeito de sentido). FÁVERO, L. L.; ANDRADE, M. L. C. V. O.; AQUINO, Z. G. O. Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de língua materna. São Paulo: Cortez, 1999.

A estrutura do texto escrito: interação a distância Parágrafo narrativo núcleo: incidente A categoria tempo e a sequenciação de ações. FÁVERO, L. L.; ANDRADE, M. L. C. V. O.; AQUINO, Z. G. O. Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de língua materna. São Paulo: Cortez, 1999.

A estrutura do texto escrito: interação a distância Parágrafo descritivo núcleo: quadro A categoria espaço e a observação a partir de uma determinada perspectiva. FÁVERO, L. L.; ANDRADE, M. L. C. V. O.; AQUINO, Z. G. O. Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de língua materna. São Paulo: Cortez, 1999.

A estrutura do texto escrito: interação a distância Parágrafo dissertativo núcleo: ideia O assunto e sua delimitação (tema)/ objetivo. FÁVERO, L. L.; ANDRADE, M. L. C. V. O.; AQUINO, Z. G. O. Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de língua materna. São Paulo: Cortez, 1999.

A estrutura do texto escrito: interação a distância Parágrafo dissertativo introdução (frase-núcleo) desenvolvimento (ordenação por tempo, espaço, enumeração, contraste, causa, consequência, explicitação entre outros) conclusão (ratificação da frase-núcleo) FÁVERO, L. L.; ANDRADE, M. L. C. V. O.; AQUINO, Z. G. O. Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de língua materna. São Paulo: Cortez, 1999.

A estrutura do texto escrito: interação a distância Características do parágrafo dissertativo bem estruturado unidade (uma ideia principal) coerência (relacionamento de sentido entre a ideia principal e as secundárias) concisão (quantidade de informação adequada ao objetivo do texto) clareza (escolha de palavras adequadas) FÁVERO, L. L.; ANDRADE, M. L. C. V. O.; AQUINO, Z. G. O. Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de língua materna. São Paulo: Cortez, 1999.