Ensino e Aprendizagem com TIC na Educação Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico Centro de Formação do SIPE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Advertisements

Portal do Professor SEED/MEC
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Selecione cada um e pressione a tecla DELETE.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Ferramentas Indispensáveis ao Professor
Bem-vindo(a)! ACÇÃO 17 Primeiros Passos na Utilização das TIC.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Sítio dos miúdos
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico 2005/07 Distrito de Évora Departamento de Pedagogia e Educação.
Secretaria da Educação e Cultura
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Interdisciplinaridade
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
A minha primeira vez… com o GSP
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
PROJETO DE FORMAÇÃO PARA O NOVO PROGRAMA DE PORTUGUÊS DO ENSINO BÁSICO - I Paulo Almeida.
Sistema de Formação e Certificação em Competências TIC
Metas de Aprendizagem na área das TIC
Análise de um recurso disponível na WEB Trabalho Realizado Por:
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
SEMINÁRIO DESCENTRALIZADO
Licenciatura em Pedagogia a Distância
Iniciativa e-escolinha. Universal alunos e professores Inovadora a nível mundial Promotora de inovação nas escolas Promotora de igualdade.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Prof. Dr. Marco Aurélio Kalinke
Departamento do Ensino Secundário
Santarém Março a Julho de 2007
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
Utilização Educativa da plataforma Moodle
Salas de Matemática.
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
CURRICULO +.
Encontro de Coordenadores de BE EB 2,3 e ES - Concelho de Sintra
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
MODELOS DE USOS DE TECNOLOGIA DIGITAL PARA INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO LEC/IP/UFRGS BRUSQUE, agosto 2009 LEA DA CRUZ FAGUNDES “A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
Profa. Reane Franco Goulart
Os novos ambientes de aprendizagem a distância Ana Augusta Silva Dias Universidade do Minho > Exército Português, 4/5/2011 Comando de Instrução.
Estratégias de actuação: Articulação curricular
Ensino a Distância Ensino a Distância | Seminário ‘Criança na Arte e no Espetáculo Direito vs. Proteção’ Azambuja, 4 de junho de 2014.
1 RePe Centro de Competência TIC da ESE - Santarém E-Portefólio SEMINÁRIO PEDAGÓGICO O Contributo do Portefólio para.
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
Curso de Educação e Formação de Adultos
JORNADAS DE ABERTURA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA 2008 Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação com o Magalhães – Centro.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CASTÊLO DA MAIA
Utilização das TIC nos processos Ensino-Aprendizagem
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Perguntas de Modelação
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
A Página da Escola como Fator de Motivação para o Desenvolvimento de Competências por Professores e Alunos EB1 Afonsoeiro 26 de março de 2012.
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Cursos de Educação e Formação de Adultos Nível Secundário
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Pará Bette e Nielce 26/04/2012.
PORTARIA 1997/09 - SME Institui o Programa Aluno-Monitor nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino, que especifica, e dá outras providências.
Artefacto2 Técnicas de Atendimento Simulações práticas / Role-playing Cristina Cadete 1.
Formação continuada ANO 2015
AS TIC E AS TECNOLOGIAS DE APOIO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NEECP Oficina de Formação.
Plano de Ação ProinfoIntegrado. Acesso login/senha; recursos e softwares. Digitação; formatação; hiperlink; inserir figuras; salvar arquivos criar pastas.
Transcrição da apresentação:

Ensino e Aprendizagem com TIC na Educação Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico Centro de Formação do SIPE

Sumário Finalidades e objectivos gerais da ação Conteúdos da ação Metodologias Regime de avaliação dos formandos

Finalidades e Objectivos gerais Inserido no eixo de «Formação» do PTE, o projeto de Formação e Certificação de Competências TIC tem como objetivo ultrapassar um dos principais fatores inibidores da modernização tecnológica da educação – o défice de competências TIC - , promovendo a utilização nos processos de ensino e aprendizagem e na gestão escolar. A presente ação de formação é parte integrante do projeto de Competências TIC e integra-se no conjunto de módulos que, no âmbito do atual Plano Tecnológico da Educação, constitui a oferta de formação para a Certificação de Competências Pedagógicas com as TIC (Nível 2) e pretende apoiar os educadores do Pré-Escolar e os professores do 1º ciclo a identificar situações concretas em que as TIC possam ser utilizadas para a organização e desenvolvimento de experiências potencializadoras da construção de aprendizagens relevantes para os alunos na sala de aula e perspectivar e implementar formas de atuação pedagógica de caráter inovador.

Objetivos a atingir Contribuir para que os professores e os educadores adquiram ou aprofundem o seu conhecimento sobre a utilização das ferramentas TIC relacionadas com o trabalho desenvolvido nas áreas curriculares e compreendam as vantagens de utilização das TIC como meio para melhorar as práticas pedagógicas e as aprendizagens dos alunos. Proporcionar o conhecimento e oportunidades de utilização de novas ferramentas e recursos educativos digitais específicos adaptados às necessidades dos processos ensino e aprendizagem da Educação Pré-escolar e do 1º ciclo. Promover a reflexão sobre a utilização crítica das TIC em contexto pedagógico tendo em atenção aspetos éticos e de segurança que lhes estão associados.

Conteúdos da Ação As TIC e o currículo (5h) As TIC no currículo do 1º ciclo e nas orientações curriculares do pré-escolar. Exemplos de experiências de utilização das TIC no Pré-Escolar e no 1º ciclo do ensino básico nas diferentes áreas de conteúdo e áreas curriculares (disciplinares e não disciplinares).

Conteúdos da Ação 2. À descoberta de novas ferramentas e recursos digitais (5 h) Apresentação e exploração de algumas ferramentas e recursos digitais susceptíveis de serem usados com os alunos (software específico, jogos educativos, sites infantis, sites sobre temáticas interessantes para os alunos…) Possível cenários de utilização dessas ferramentas na sala de aula ou noutros espaços da escola.

Conteúdos da Ação 3. A integração do uso das TIC na sala de aula (5 h) Formas de organizar e gerir o trabalho com os alunos em diferentes cenários de utilização das TIC Aspetos éticos e de segurança relacionados com a utilização das TIC e da Internet Potencialidades da utilização de espaços de comunicação e de colaboração on-line com vista à promoção de projetos colaborativos

Metodologias Sessões presenciais teórico/práticas …ligação com os contextos e as vivências profissionais dos formandos; … incentivar e dar pistas para a realização de novas práticas de utilização das TIC; … tomada de consciência e reflexão dos formandos sobre aspetos relacionados com a utilização crítica das TIC na prática pedagógica; … ambiente de trabalho conducente à partilha e troca de experiências entre os participantes ; O formador deve assumir essencialmente o papel de promotor e facilitador da reflexão permanente e sistemática dos participantes sobre as suas práticas na utilização TIC.

É muito importante que cada formando sinta a sua participação neste Curso como uma oportunidade de aprender e de desenvolver (ou mesmo iniciar) um percurso de formação relacionado com a apropriação do uso das TIC em contexto educativo que não poderá ter uma conclusão quando terminar a acção de formação, mas antes ser considerada como uma etapa no seu percurso de desenvolvimento profissional numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida.

Regime de avaliação dos formandos A avaliação da atividade desenvolvida neste curso por cada formando é realizada de modo continuado e tem como referência os objetivos e as finalidades do curso. São tomadas em consideração: A obrigatoriedade da frequência de 2/3 das horas presenciais. Os trabalhos práticos e reflexões produzidos pelos formandos a partir das e nas sessões presenciais de acordo com os critérios previamente estabelecidos.

Regime de avaliação dos formandos Critérios 1 a 4,9 valores – Insuficiente 5 a 6,4 valores – Regular 6,5 a 7,9 valores – Bom 8 a 8,9 valores – Muito Bom 9 a 10 valores - Excelente

Educação em rede… http://youtu.be/AJlP6aeR6Lo

As Tic na Educação Pré-escolar Metas de aprendizagem em TIC

As TIC no currículo do 1º ciclo Metas de aprendizagem em TIC

Utilização das TIC Word – Redigir textos usando projetor ou em pequenos grupos utilizando as várias funções: Maúsculas, minúsculas, tipo de letra, função de sinonímia, pincel de formatação, parágrafos, destaques, etc.

Utilização das TIC Excel – Utilizar as fórmulas para somar, contar, verificar conjunto de números inteiros, pares, ímpares, construir tabelas, gráficos (alturas dos alunos, medidas de áreas, perímetros, temperaturas, etc.).

Utilização das TIC PowerPoint – Elaboração de trabalhos que podem ir crescendo de complexidade e projetando-os ao grande grupo com imagens associadas a pesquisas orientadas, inserindo formas e efetuando a sua classificação,etc.

Utilização das TIC Tarefas para casa: Pesquisas (informação e imagens); Passar textos, verificar ortografia; Preparar um tema para apresentar aos colegas… Utilização do dicionário da Diciopédia…

Utilização das TIC Questões??? Estipular um dia para usar as TIC?

Recursos Educativos Digitais Língua Portuguesa e-livros com áudio e imagem http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/bibliotecadigital/index.php

Recursos Educativos Digitais Língua Portuguesa Eu sei http://nonio.eses.pt/eusei/ Dicionário Priberam da Língua Portuguesa http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=música

Recursos Educativos Digitais Matemática ClicMat (Dgidc) (permite descarregar) http://www.dgidc.min-edu.pt/recursos_multimedia Math Playground http://www.mathplayground.com/index.html Origami http://en.origami-club.com/easy/dogface/index.html

Recursos Educativos Digitais Math Playground http://www.mathplayground.com/index.html Biblioteca Nacional de Manipuladores Virtuais http://nlvm.usu.edu/en/nav/vlibrary.html KidsKount http://www.fi.uu.nl/rekenweb/en/