PROJETO CONSTRUINDO FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CEM – CENTRO EDUCACIONAL MESSINA
Advertisements

INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Ciclo de Alfabetização
A CARTOGRAFIA COMO MEIO DE ENSINO DA GEOGRAFIA
9 Ensino de Piano e Teclado X Ensino de Música - Conteúdo Introdução
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
O Trabalho com o gênero textual “Artigo de Opinião”
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
TÍTULO DO TRABALHO REDEFOR-LP/IEL-UNICAMP Autor(a): Antonio Carlos de Oliveira Agencia Financiadora: SEE-SP Palavras- Chave: Trabalho e Estudo – Oralidade.
A CHARGE COMO ESTÍMULO AO IMÁGINÁRIO DO INTERLOCUTOR
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC
Faculdade Dom Bosco SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
FORMAÇÃO EM AÇÃO 2012 – I SEMESTRE
índice Pesquisa. História: Literatura infantil História em quadrinhos.
Gibi como material didÁtico
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO
Mitos de criação – textos orais
INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
PROJETO CONSTRUINDO FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
Formato 1 A MAGIA DAS CORES - 
Local: Escola Municipal Cornelis Verolme
As Histórias em Quadrinhos (HQs) utilizadas em salas de aula se bem trabalhadas propõe aos alunos um bom debate e maior aprofundamento do que seja o uso.
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Jornal na escola: Pesquisar, ler e escrever, é só começar!
David Ausubel ( ) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional.
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
PROJETO:LEITURA E ESCRITA
Monica Ribeiro da Silva Profª Drª Monica Ribeiro da Silva
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
EDUCAÇÃO ESPECIAL um novo lugar na educação brasileira
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...

Histórias em Quadrinhos
A cartografia tátil no ensino de geografia: Teoria e prática
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
História em Quadrinhos e Fanzine na Escola
O PERFIL DO EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Marcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss INTRODUÇAO No.
AULA 2 CARTOGRAFIA – PARTE 2
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Representações Cartográficas
Produção de curso a distância: Saúde da pessoa idosa na atenção primária.
Formato 1 A MAGIA DAS CORES - 
A Banda Desenhada Susana Silva.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
Aula 6 9/abr/2012.  Professora Silvia e Professora Cátia; Tema Decomposição; Unidade didática com atividades práticas -  As expectativas de aprendizagem.
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
A MOTIVAÇÃO PROPICIADA PELA ABORDAGEM DE UM TEMA DA FÍSICA MODERNA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Luciene Fernanda da Silva¹, Alice Assis² ¹ USP / Programa.
PROPOSTA DE ATIVIDADE Para nós bolsistas, talvez uma das maiores dificuldades enfrentadas tenha sido transpor os conteúdos e práticas aprendidas durante.
Transcrição da apresentação:

PROJETO CONSTRUINDO FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO PROJETO CONSTRUINDO FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA

USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA OFICINA II USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA Profª. Drª. Josélia Saraiva e Silva Estagiário: Gil Anderson Ferreira Silva

2.HISTÓRIA EM QUADRINHO COMO PRODUTO SOCIAL 3.PROPOSTAS DE APLICAÇÕES ROTEIRO 2.HISTÓRIA EM QUADRINHO COMO PRODUTO SOCIAL 5.REFERÊNCIAS 4.CONSIDERAÇÕES FINAIS 3.PROPOSTAS DE APLICAÇÕES 1.INTRODUÇÃO

Fonte:http://datasacomemorar. blogspot INTRODUÇÃO

CONCEITOS DE HQS Uma estrutura narrativa formada pela sequência progressiva de pictogramas nos quais podem integrar-se elementos da escrita fonética. (GUNERN. 1979 apud BARBOSA, 2006). É um sistema narrativo composto por dois códigos que atuam em constante interação: o visual (imagem-desenho) e verbal (texto).(VERGUEIRO, 2008)

SIGNIFIGADOS DE ALGUNS SÍMBOLOS VOU ! ? PARIS !! CHEGAMOS

COMO LER CORRETAMENTE UMA HQ? http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/historia-quadrinhos-1.htm COMO LER CORRETAMENTE UMA HQ?

2. HISTÓRIA EM QUADRINHO COMO PRODUTO SOCIAL

Voltados para as populações de migrantes; OS PRIMEIROS QUADRINHOS 1895, inicialmente nas páginas dominicais dos jornais norte-americanos; Voltados para as populações de migrantes; Os quadrinhos eram predominantemente cômicos, desenhos satíricos e personagens caricaturais;

Espertinho! Vou assegurar que esse vírus se estenda para sua nota.

ACEITAÇÃO DO USO DE HQS EM SALA DE AULA NÃO! NÃO! Resistência: Fonte de alienação; Risco ao desenvolvimento de boas leituras pelos educandos.

FATORES QUE MUDARAM OS PONTOS DE VISTAS SOBRE AS HQS O desenvolvimento das ciências da comunicação e dos estudos culturais, principalmente nas últimas décadas do século XX;

Com isso, as HQS ganham novo status: Recebem mais atenção das elites intelectuais; Passam a ser aceitas como um elemento de destaque do sistema global de comunicação; São reconhecidas como forma de manifestação artística com características próprias e, sobretudo que podem ser utilizadas no ensino escolar.

QUADRINHOS DE CARÁTER EDUCACIONAL As primeiras revistas foram publicadas nos Estados Unidos e editoradas durante a década de 1940; Editora Gilberton Company, que era voltada para quadrinhos didáticos, educacionais e histórias reais.

QUADRINHOS NO BRASIL 1905 Revista , Buster Brow. 1940-1960 Artistas brasileiros se inspiram nos modelos norte-americano de produzir Hq. 1960 É criada a primeira Hq eminentemente brasileira, Pererê, de Ziraldo Batista. 1970 Maurício de Sousa, cria a Turma da Mônica. 1990 Autores de livros didáticos passam a diversificar a linguagem nos textos informativos e nas atividades complementares.

FATORES QUE FACILITAM O USO DE HQ NA SALA DE AULA a) Atinge jovens e adolescentes Utiliza fartamente a imagem gráfica Linguagem Identificação com os produtos da cultura de massa b) Em sala de aula Aumenta a motivação Aguça a curiosidade e o senso crítico c) Baixo custo de aquisição d) “Uma imagem fala mais que mil palavras”

POR OUTRAS INSTITUIÇÕES EXEMPLOS DE USO DE HQ POR OUTRAS INSTITUIÇÕES ● Igreja católica/ catequizar; ● Mao Tse-Tung (China) / passar imagem de solidariedade e conceitos nacionalistas; ● E.U.A. segunda guerra mundial / usado em manuais para treinamento de suas tropas; ● Europa (década de 1970) usou como apoio ao ensino de conteúdos escolares para tornar a aprendizagem mais lúdica e agradável.

ACEITAÇÃO DO USO DAS HQ EM SALA DE AULA SIM! SIM ! É muito comum; É utilizado por várias disciplinas.

3.PROPOSTAS DE APLICAÇÕES 3.1. CARTOGRAFIA : ESCALA 3.2. PAISAGEM 3.3 O BRASIL NOS QUADRINHOS ESTRANGEIROS

OBJETIVOS DA ATIVIDADE Aprendizagem de: Habilidades de convenções e símbolos; Analisar o uso de diferentes escalas; Conceituar escala.

3.1. CARTOGRAFIA : ESCALA Habilidades necessárias para a leitura de mapas que podem ser desenvolvidas com as HQS: Noção de convenção e símbolo; http://lidimariano79.blogspot.com/2010/05/projeto-interdisciplinar-portugues.html

DEFINIÇÃO DE ESCALA E=d/D; Deve discutir com os alunos que, para a representação gráfica de fenômenos da realidade, é utilizado o recurso da redução; Seria inviável, nos quadrinhos, desenhar os objetos e as pessoas no seu tamanho real; Assim, se dar com o mapa, em que os espaços são, geralmente, ainda mais amplos que aqueles representados nos quadrinhos;

DIVERSIDADE DE ESCALAS Pode-se discutir a diferença entre o mapa e os quadrinhos; No interior de um único quadrinho (vinheta) não há uma escala única de representação, devido a perspectiva utilizada.