Introdução à Microeconomia

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Transcrição da apresentação:

Introdução à Microeconomia Pedro Telhado Pereira João Andrade

O que o aluno deve conseguir fazer depois de estudar esta aula Mercado – compreender o conceito Distinguir mercado dos bens do mercado de factores Compreender o papel do preço como sinal Compreender o equilíbrio de mercado Perceber o papel da “mão invisível” de Adam Smith. Perceber o papel do Estado

Relembremos a Análise Custo-Benefício 1 = valor da acção 2 = valor da alternativa que é prejudicada (custo de oportunidade) Se 1 > 2 deve tomar a acção. Se 2 > 1 não deve tomar a acção.

Será que já ter vindo até à Universidade influencia a sua decisão de assistir à aula? Pense no seguinte exemplo: Um amigo seu, à entrada da aula, diz-lhe que tem uma história muito interessante para lhe contar e que você deve ir com ele para o café para conversarem. Segue-se a pergunta acima.

Os benefícios (o valor de conhecer a história) são independentes de estar ou não na Universidade. O custo (o valor de perder uma aula) não depende de já estar na Universidade Logo … por estranho que pareça, na Economia pensamos que esta decisão não depende de já ter chegado à Universidade.

Mercados e Governo Algumas questões: Afinal temos muito ou pouco Estado? Porque é que o Estado deve intervir na Economia? Porque é que o Estado deve financiar o Ensino Superior?

O Fluxo Circular da Economia

Mercados Dos Factores Dos Produtos Terra Capital Renda Capital juros Trabalho e Capital Humano salários Dos Produtos Da Banana Dos Automóveis Do Café Da Educação …

Mas o que é um mercado? Mecanismo através do qual os compradores e os vendedores podem determinar preços e trocar bens e serviços. Mercado dos Lavradores no Funchal Bolsa de Valores de Nova Iorque

E o preço para que serve? Tudo tem um preço - quem compra valoriza o bem mais do que o preço e o vendedor valoriza mais o preço do que bem. Os preços servem como sinais para os consumidores e produtores.

Como funciona o mercado? “De um lado” temos a procura – conjunto de agentes que deseja comprar “Do outro lado” temos a oferta – conjunto de agentes que deseja vender

Se a procura é maior que a oferta o preço sobe Se a procura é menor que a oferta o preço desce. Quando é que param os movimentos dos preços?

Equilíbrio no Mercado Quando a um dado preço a quantidade procurada é igual à quantidade oferecida.

O mercado resolve os três problemas da Economia O que produzir? - o que os consumidores desejam comprar Como produzir? - de modo eficiente para terem maiores lucros Para quem produzir? - resultado dos mercados de factores.

A Economia de Adam Smith Adam Smith (1723 - 1790) - '' A Riqueza das Nações'' (1776) - a ideia de uma mão invisível.

Nota importante: Não confundir dinheiro (moeda) - meio de troca – com capital - factor de produção produzido (durável).

Então porquê existir Estado (Governo)? Será que faz sentido cada qual construir a sua própria estrada? Ter a sua segurança privada? Ter a sua estratégia de defesa em caso de guerra? Ter a sua política de combater a poluição? Bens Públicos

O barulho do meu vizinho incomoda-me O barulho do meu vizinho incomoda-me. O fumo do tabaco da mesa ao lado incomoda-me. A população ter maior educação satisfaz-me…. Externalidades

Promoção da concorrência e aumento da eficiência Só existe um fornecedor de gás numa região, logo ele pode cobrar preços muito elevados… Promoção da concorrência e aumento da eficiência

Existem famílias cujos os factores de produção não são valorizados no mercado, logo têm rendimentos muito baixos. Os desempregados… Promove a equidade

Promove o crescimento e a estabilidade macroeconómica. A economia está em recessão. A inflação é muito alta… Promove o crescimento e a estabilidade macroeconómica.

Uma aplicação ao financiamento do Ensino Superior Artigo publicado no Diário de Notícias em Junho de 2003