Mediana É um valor real que separa o rol em duas partes deixando à sua esquerda o mesmo número de elementos que a sua direita. Portanto, a mediana é um.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ENGENHARIA CIVIL INTRODUÇÃO À ALGORITMOS Professora: Fabíola Gonçalves.
Advertisements

Medidas de Tendência Central
Separatrizes As separatrizes são medidas de posição que permitem calcularmos valores da variável que dividem ou separam a distribuição em partes iguais.
Estatística Descritiva Aula 02
Medidas de Tendência Central DADOS AGRUPADOS
Medidas de Posição e Dispersão
→ Média Aritmética Ponderada
ALGUMAS MEDIDAS ASSOCIADAS A VARIÁVEIS QUANTITATIVAS
Polinômios Prof. Marlon.
EQUAÇÕES POLINOMIAIS Prof. Marlon.
FUNÇÃO MODULAR.
Medidas de Posição Profa. Rossana Fraga Benites.
Estatística Descritiva
ESTATÍSTICA.
Média, moda e mediana.
Estatística Descritiva
Estatística Descritiva (I)
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
Conceitos básicos1, aula 4
Estatística Conceitos básicos1.
Recordando conceitos já elaborados e construídos ...
Função de uma Variável Aleatória
Salas de Matemática.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Medidas de posição  Estudando as distribuições de  frequência,  percebe-se que existe uma  posição de  concentração dos valores, que podem estar mais concentrados no início, no meio ou no 
MEDIDAS DE POSIÇÃO PROF.: BRENO RICARDO.
Aula 08 Medidas de posição - Prof. Diovani Milhorim
Site: Estatística Prof. Edson Nemer Site:
AULA DE ESTATÍSTICA PROFESSOR RODRIGÃO.
SÉRIES ESTATÍSTICAS TABELA: É um quadro que resume um conjunto de dados dispostos segundo linhas e colunas de maneira sistemática. De acordo com a Resolução.
Amostragem Pontos mais importantes:
Moda É o valor de maior freqüência em um conjunto de dados.
SÉRIES ESTATÍSTICAS.
CLASSES: SÃO INTERVALOS DE VARIAÇÃO DA VARIÁVEL.
Site: Estatística Prof. Edson Nemer Site:
ANÁLISE ESTATÍSTICA II
Campus de Caraguatatuba Aula 8: Noções Básicas sobre Erros (2)
Fundamentos de Programação
Aula 07 Medidas de posição - Média Prof. Diovani Milhorim
Medidas de tendência central e de dispersão
Prof. André Aparecido da Silva
Aula 05 Distribuição de freguência Prof. Diovani Milhorim
Medidas Estatísticas Para Dados Agrupados Prof. Gercino Monteiro Filho
Estatística Aula 06 Representação gráfica de uma distribuição
Medidas de localização
CURSO DE ARQUIVOLOGIA CCBSA - UEPB – Campus V
Aula 09 Medidas de posição – As separatrizes Prof. Diovani Milhorim
Parte II - Moda e Mediana
Profa Ms Cristiane Leal M S Ferraz
Separatrizes Quartis Decis Percentis TIPOS:
Plano de Aula Análise Qualitativa Características Métodos e Técnicas Cenas dos Próximos Capítulos.
Séries Estatísticas FAPAN - Faculdade de Agronegócio de Paraíso do Norte Disciplina: Estatística Aplicada.
Tabela de frequência: Consiste num resumo onde é listado as respostas a uma pergunta e o número de vezes que a mesma foi citada. Exemplo: Qual a profissão.
IV - Descrição e Apresentação dos Dados
MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL MEDIDAS DE DISPERSÃO
MEDIDAS DE POSIÇÃO MÉDIAS MODA MEDIANA QUARTIS PERCENTIS.
Freqüências simples ou absoluta:
MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL
ESTATÍSTICA.
Professor: Jerry A. Domingos
MEDIDAS DE POSIÇÃO Representam uma série de dados orientando-nos quanto à posição da distribuição em relação ao eixo horizontal. As medidas de posições.
Distribuição. de freqüência
Distribuição de freqüências
Profª Juliana Schivani MEDIDAS.
Medidas de Tendência Central ou de Posição 2- MODA- mo 1.1-Para Dados não Agrupados indica a região das máximas freqüências – que se evidencia – que está.
Medidas de Posição Continuação: Moda e Mediana. Moda (Mo) Denomina-se Moda o valor que ocorre com maior frequência em uma série de valores. Exemplo: O.
Medidas de Ordem (Percentis, Quartis) Estatística Aplicada - Componente Prática.
Profª Juliana Schivani MEDIDAS.
Profª Juliana Schivani MEDIDAS.
Utiliza-se a MoP para a análise da assimetria
Transcrição da apresentação:

Mediana É um valor real que separa o rol em duas partes deixando à sua esquerda o mesmo número de elementos que a sua direita. Portanto, a mediana é um valor que ocupa a posição central em uma série. Notação: A mediana será denotada por md CÁLCULO DA MEDIANA 1º Caso) - Dados Brutos ou Rol Inicialmente devemos ordenar os elementos caso sejam dados brutos, obtendo o Rol. Em seguida determinamos o número n de elementos do Rol.

1.1 Se n é ímpar - O Rol admite apenas um termo central que ocupa a posição (n+1)º. O valor do elemento que ocupa 2 esta posição é a mediana. Exemplo: Determinar a mediana do conjunto: X: 2, 20, 12, 23, 20, 8, 12. Solução: Ordenando estes elementos obtemos o rol. X: 2, 8, 12, 12, 20, 20, 23. O número de elementos é n=7 (ímpar), a posição do termo central é (7+1)º=4º. A mediana é o quarto elemento do Rol: md=12. O valor 12 deixa à sua esquerda e à sua direita o mesmo número de elementos, sendo, portanto, o elemento central da série.

Quando lidamos com séries com um grande número de elementos, a quantidade de elementos à esquerda e à direita é aproximadamente 50% do total de elementos, o que conduz a seguinte interpretação genérica para a mediana: “50% dos valores da série são valores menores ou iguais a 12 e 50% dos valores da série são valores maiores ou iguais a 12”. 1.2 Se n é par - Neste caso, o rol admite dois termos centrais que ocupam as posições (n/2)º e (n/2+1) º. A mediana é convencionada como sendo a média dos valores que ocupam estas posições centrais. Exemplo: Determinar a mediana da série: X: 7, 21, 13, 15, 10, 8, 9, 13 Solução: Ordenando estes elementos, obtemos o rol: X: 7, 8, 9, 10, 13, 13, 15, 21. O número de elementos é n=8 (par).

As posições dos termos centrais são: (8/2)º=4º e (8/2+1)º=5º. O elemento que ocupa a quarta posição na série é 10 e o elemento que ocupa a quinta posição é 13. Portanto, Interpretação: 50% dos valores do rol são valores menores ou iguais a 11,5 e 50% dos valores do rol são valores maiores ou iguais a 11,5. 2º Caso) - Variável discreta Se os dados estão apresentados na forma de uma variável discreta, eles já estão naturalmente ordenados. Assim, basta verificar se o número de elementos da série é ímpar ou par e aplicar o mesmo raciocínio do caso anterior.

Para facilitar a localização dos termos centrais, construímos a freqüência acumulada da série. Exemplo: Determinar a mediana da série: Solução: O número de elementos da série é n=fi=23 (ímpar) Portanto, a série admite apenas um termo que ocupa a posição (23+1)º=12º. 2 Construindo a freqüência acumulada podemos localizar com facilidade o décimo segundo elemento da série.

Note que o elemento que ocupa o primeira posição na série é 2 Note que o elemento que ocupa o primeira posição na série é 2. Em seguida aparecem quatro elementos iguais a 5. Estes elementos ocupam na série as posições de segundo e quinto. Depois aparecem mais 10 elementos iguais a 8 que ocupam na série as posições de 6º a 15º. Conseqüentemente, o elemento que ocupa a 12º posição vale 8, e podemos afirmar que md=8. Interpretação: 50% dos valores da série são menores ou iguais a 8 e 50% dos valores da série são maiores ou iguais a 8.

Exemplo 2: Calcular a mediana da série: Solução: O número de elementos da série é 32 (par) e a série admite dois termos centrais que ocupam as posições (32/2)º=16º e (32/2+1)º=17º. Para localizar estes elementos, construímos a freqüência acumulada da série. fi=32

As três primeiras posições da série são ocupadas por elementos iguais a 0. Da quarta à oitava posição os elementos são iguais a 1. Da nona a décima sexta posição os elementos são iguais a 2. Da décima sexta à vigésima sexta posição os elementos valem 3. Portando, o elemento que ocupa a décima sexta posição é 2 e o elemento que ocupa a décima sétima posição é 3 e, conseqüentemente, a mediana é: Interpretação: 50% dos valores da série são menores ou iguais a 2,5 e 50% dos valores da série são maiores ou iguais a 2,5.

3º Caso) - Variável contínua Se os dados estão apresentados na forma de uma variável contínua, o raciocínio anterior não pode ser utilizado, uma vez que mesmo identificada a posição da mediana na série, o valor do elemento da série que ocupa esta posição não é identificável. Utilizaremos um exemplo, para generalizar a fórmula de cálculo da mediana. Considere a distribuição de freqüência: O número de elementos da série é n=fi=19.

A mediana, por definição, separa o número de elementos da série em dois grupos, contendo cada um deles 50% dos elementos. Portanto, a posição da mediana na série é n/2. No exemplo (19/2)º=9,5º. O valor decimal 9,5 indica que a mediana é um elemento posicionado entre o nono e o décimo elemento da série. Construiremos a freqüência acumulada para identificar em qual classe estão situados o nono e o décimo elemento da série. fi=19

Ou seja: 15-7 = 9,5-7. Simplificando, 3 x 8 = 9,5-7  x = 9,5-7 . 3 Note que o nono e o décimo elementos estão posicionados na terceira classe, o que indica que a mediana é um valor compreendido entre 9 e 12. A classe que contém a mediana será identificada como classe mediana. Este intervalo de três unidades contém oito elementos. Supondo que estes estão uniformemente distribuídos neste intervalo, então poderemos dividir este intervalo de modo proporcional à posição da mediana na série. Ou seja: 15-7 = 9,5-7. Simplificando, 3 x 8 = 9,5-7  x = 9,5-7 . 3 3 x 8 Portanto: md= 9+x  md= 9,9375 7º 9,5 15º 9 x md 12

Observando a fórmula anterior : - 9 é o limite inferior da classe mediana - 9,5 é a metade dos elementos da série, isto é, n/2 - 7 é a freqüência acumulada da classe anterior à classe mediana - 8 é a freqüência simples da classe mediana - 3 é a amplitude do intervalo de classe, poderemos generalizar a fórmula de cálculo da mediana para variável contínua. onde: Imd - limite inferior da classe mediana n - número de elementos da série Fant - freqüência acumulada da classe anterior à classe mediana fmd - freqüência simples da classe mediana h - amplitude do intervalo de classe

COMENTÁRIO : Devido às condições impostas na obtenção da fórmula da mediana, fica evidente que o valor obtido pela fórmula é um valor aproximado do verdadeiro valor da mediana da série.