Formadoras: Nádya Reis de Oliveira Leomaura Miranda de Andrade Soares

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Linguagem Corporal.
Advertisements

A Música na Educação Infantil
Presta atenção ao que te rodeia e descobre um mundo cheio de sons!
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
Máscaras Africanas.
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Modulo de Ensino Inovador Quanto tempo o tempo tem?
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 04
Plano de estudo 2006 Conhecimento Lingüístico;
A INFLUÊNCIA DO DESENHO INFANTIL NAS ARTES VISUAIS
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 2 Manhã
PORTIFÓLIO VIRTUAL Mini Grupo e G1 Tarde
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 3 Manhã
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 3 Tarde
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 4 Tarde
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE
ALFABETIZANDO UM DOWN.
BANDA DESENHADA!... EDUCAÇÃO VISUAL e TECNOLÓGICA – Prof.ªs Isabel Santos e Julieta Costa - ANO LECTIVO
EMEI ANHANGUERA PROJETO BRINCADEIRAS 3º ESTÁGIO Ivan Cruz.
SEMINÁRIO DESCENTRALIZADO
MÚSICA NA ESCOLA Nossos enfoques temáticos estão organizados em três blocos: I - O significado da música para o professor II - Música e mídia III - Fundamentos.
João Tarcísio Alves Maia Filho
Planejamento de música para a Educação Infantil
Curso de Teoria Musical
Planejamento PNAIC 2014.
Por: Wilda Maria Blasi e Vera Laura de los Santos Ferreira
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
MÚSICA PCNPs: Benilde Matias Oliveira – Arte Luis Antônio G
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
Oficina de Oratória Falar e Falar.
1 a 2 anos Como se comunica Reconhece o próprio nome. A partir dos 18 meses  começa a criar frases curtas. A criança começa a formar frases com uma palavra.
PIBID EEB São João Batista
“A arte na Infância - Sentindo, vivendo e experimentando a música”
INVENTÁRIO CRIATIVO INTERDISCIPLINA: TEATRO E EDUCAÇÃO
Objetivo Geral : O Projeto pretende contribuir e estimular de forma significativa as crianças a fim de desenvolver os seus cinco sentidos. Nessa fase as.
Metodologia do Ensino de Arte
CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA - Movimento
A Importância da musicalização
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Colégio Estadual Augusto Meyer
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC TUTORA: MARIA APARECIDA CRIVELLI
Planejamento da Rotina Semanal
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
OFICINA DE CRIATIVIDADE
MÚSICA.
SITUAÇÕES.
FABIANA DE PAULA PEREIRA
Referencial curricular nacional para a educação infantil- movimento
Construção de um jogo de boliche
9ª e 10ª Aulas Artes Manuais. 9ª e 10ª Aulas Artes Manuais.
Formadoras: Nádya Reis de Oliveira Leomaura Miranda de Andrade Soares
C ENTRO EDUCACIONAL T ABOÃO CONTEÚDO DE ARTES E MÚSICA.
Rolagem Automática Terezinha de Jesus, com sapatinho branco e anel de vidro, foi no Itororó cirandar. Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar. Brincava.
O QUE Relacionados às necessidades das crianças de educação e cuidado
O COLORIDO DAS ARTES.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
A música é um discurso, e não uma “língua universal”, e é muito mais do que uma “linguagem”. Discurso = argumento, intercâmbio de idéias, conversação,
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Base nacional comum curricular
As sensações através da música
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
EVENTO DE ESPORTE EDUCACIONAL
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Atenção crianças, sempre peçam ajuda para um adulto! Cofre igrejinha. Materiais:*2 caixas de leite limpas; *Grampeador e furador de papel; *Tesoura; *Caneta.
Cofrinho boneca Material:*1 mini garrafa com tampa; *1 sacola plástica de preferência sem propaganda; *1folha de jornal, tesoura e estilete; *Caneta marcadora.
Transcrição da apresentação:

Formadoras: Nádya Reis de Oliveira Leomaura Miranda de Andrade Soares I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA UNDIME-TO O prazer de aprender através das histórias e músicas na Educação Infantil Formadoras: Nádya Reis de Oliveira Leomaura Miranda de Andrade Soares

Creche Normando Souza Linhares A música... Creche Normando Souza Linhares Araguaína - TO

FALAREMOS SOBRE ... Fazer, apreciar e refletir em música com as crianças; Objetivos e conteúdos da música; Amostra de instrumentos de percussão com material reciclado.

A MÚSICA está presente em meio a humanidade, desde a pré-história até os dias atuais. É possível afirmar, de acordo com Bennet (1986) a música se faz presente em todas as manifestações sociais e pessoais do ser humano desde os tempos mais remotos até os dias atuais. Kenny G\01. Dying Young.mp3

Creche Normando Souza Linhares A música é considerado uma importante e eficaz fonte de comunicação. Desta forma, consideramos a linguagem musical como importante instrumento de aprendizagem; como uma estratégia de aprendizagem a qual deve usada e abusada em sala de aula. Creche Normando Souza Linhares Araguaína - TO

Creche Normando Souza Linhares Por meio da linguagem musical é possível as crianças desenvolverem a percepção, expressão e autodefinição: auditiva de sons e ruídos reconhecimento de sons de diferentes timbres diversos volumes e duração intensidades diferentes conhecimento da própria voz Creche Normando Souza Linhares Araguaína - TO

OBJETIVOS Individualização da expressão musical; Descobertas de preferências musicais; Entrar em contato com diversos instrumentos e descobrir suas afinidades; Descobrir as sensações que a musica desperta nas pessoas; Expressar-se por meio de sons.

Dessa maneira... É necessário que o professor use a música como uma metodologia de aprendizagem que permita a criança descobrir os sons, prestar atenção ao seu ritmo, melodia, mensagem, assim como, saber ficar em silêncio para ouvir e apreciar os sons do ambiente.

INTERATIVIDADE De que forma vocês usam a música na sala de aula? Descreva a sua experiência.

Creche Normando Souza Linhares Sons do corpo... Podemos, através de diferentes técnicas, colocar a crianças para ouvirem os sons de seus próprios corpinhos: da boca: falando, gritando, cantando ... do pé: bater, arrastar, movimentar o pé em intensidade e ritmos diferentes... da mão: bater palmas devagar, depressa e com ritmos. Creche Normando Souza Linhares Araguaína - TO

Creche Normando Souza Linhares Jogando e brincando Outra técnica importante é: • proporcionar jogos de silêncio • jogos de silêncio com sons • explorar os sons ao ar livre • jogos de sons e ruídos • jogos imitativos • histórias cantadas • dramatização • rodas de brinquedo, etc. Creche Normando Souza Linhares Araguaína - TO

Vamos cantar? Atirei o pau no gato Caranguejo Caranguejo não é peixe Caranguejo peixe é Caranguejo só é peixe Na enchente da maré. Ora palma, palma, palma, Ora pé, pé, pé Ora roda, roda, roda Caranguejo peixe é! Atirei o pau no gato Atirei o pau no gato, tô  mas o gato, tô tô não morreu, reu, reu  Dona Chica, cá cá admirou-se, se se do berrô, do berrô, que o gato deu, Miau! 10 Caranguejo, O Cravo E A Rosa.mp3 Escravos de Jó  Escravos de Jó  Jogavam caxangá  Tira, bota, deixa o Zé Pereira ficar. Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá  Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá.

Vamos dançar? Cristina Mel Tá na Hora de Louvar.mp3

Amostra de materiais para DESENVOLVER COM AS CRIANÇAS! Praticando... Amostra de materiais para DESENVOLVER COM AS CRIANÇAS! 15 MINUTOS

Um violão de caixa de sapato Material: Caixa de sapato Tesoura Elásticos Fita crepe

CONTINUAÇÃO... Modo de fazer: Faça uma abertura no meio da tampa da caixa de sapatos, um circulo do tamanho de sua mão fechada; Amarre os 5 elásticos em um palito (de sorvete, churrasco), e no outro palito apenas torça os elásticos; Estique os 05 elásticos do centro da tampa até as costas da caixa; faça os elásticos passarem sobre o buraco como se fossem as cordas de um violão, passando sobre o buraco, as cordas vão aparecer em cima e em baixo. Com uma fita transparente ou cola prenda o palito que tem os elásticos amarrados na lateral da caixa

MAIS PRODUÇÃO? ZAMPONHA Materiais: Cano fino de PVC e fita-crepe Como fazer Corte 2 pedaços de cano PVC, um com 30 cm, outro com 20 cm, usando uma serrinha manual; Tampe um buraco de cada cano usando a fita crepe; Com os buracos tampados virados para baixo, alinhe os canos por cima e grude-os com fita crepe. Como tocar Assopre a parte aberta do cano, buscando a embocadura ideal, e toque uma nota de cada vez.

OUTRA... PANDEIRO Materiais: 1 prato de vaso, 8 tampinhas achatadas e arame Como fazer Abrir quatro fendas nas laterais do prato de vaso, usando uma serrinha manual (dando um espaço de 8 a 10 cm entre uma fenda e outra); Com um prego, faça um furo acima e um abaixo de cada fenda; Fixe um pedaço de arame nos furos de cima e perfure o meio das tampinhas achatadas de garrafa; Prenda o arame nos buracos de baixo, fixando bem as tampinhas; Como tocar Toque na sequência que mostra a figura: primeiro bata o dedão, depois a ponta do dedo-médio, o punho e a palma da mão

MAIS UMA... CHOCALHO Materiais: 1 latinha de refrigerante, pedrinhas, fita adesiva Como fazer Lave a latinha de refrigerante; Pelo furo, coloque muitas pedrinhas pequenas, até preencher cerca de 1/3 da latinha; Tape o furo com a fita adesiva. Como tocar Balance o chocalho no ritmo da música.

Precisamos entender a musicalidade como momento de contemplação: O Fazer A Apreciação A Reflexão

VAMOS ASSISTIR... Luciana do Nascimento Santos Educadora Nota 10.avi Assista ao vídeo a seguir e identifique etapas ou atividades que são exemplos de: Luciana do Nascimento Santos Educadora Nota 10.avi

O FAZER MUSICAL Exploração, expressão e comunicação de produção de trabalhos de arte e música; Proporciona o desenvolvimento de um percurso de criação pessoal.

Creche Normando Souza Linhares APRECIAÇÃO MUSICAL Percepção do sentido que o objeto propõe; Observação e da fruição; Visa desenvolver a capacidade de construção de sentido, reconhecimento e análise de obras de arte e de seus produtores; Conhecer o patrimônio cultural e artístico. Creche Normando Souza Linhares Araguaína - TO

A REFLEXÃO MUSICAL ... Tanto no fazer como na apreciação: É um pensar sobre todos os conteúdos do objeto musical que se manifesta em sala; Compartilhar perguntas e afirmações que a criança realiza instigada pelo professor e no contato com suas próprias produções e as dos artistas.

FINALIZANDO...