Professora Andréia Vicente

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Advertisements

O DESAFIO DAS EMPRESAS MODERNAS TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
APRENDIZADO, CONHECIMENTO, CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO
Regina Célia Baptista Belluzzo
Se você não vender, ninguém vai comprar!.
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Professor Marco Antonio Vieira Modulo II
Função Aplicação de pessoas:
24/05 - CULTURA ORGANIZACIONAL
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
Fundamentos Psicológicos do Comportamento Individual
EMPREGABILIDADE.
Desista Nunca! ! ! A Emergência da Educação Continuada no Mundo Contemporâneo Prof. Renato Ribeiro.
Estratégia Empresarial
GESTÃO DE PESSOAS EM ESTABELECIMENTOS DE ASSISTÊNCIA
Endomarketing. O que veremos por aqui
Ética da Empresa, Ética na Empresa,
Desempenho das pessoas sendo fundamental para os resultados do negócio
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
Comportamento Organizacional
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Unidade I: Fundamentos do Comportamento Organizacional Profa: Tereza Cristina Batista.
COMP HUM NAS ORG - Aula 01 (2008)
PLANEJAMENTO E GESTÃO DE CARREIRA
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
QUALIDADE DE VIDA Comer e beber Stress e sono Hábitos e vícios
MISSÃO, VISÃO E VALORES.
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Modelo de Excelência em Gestão
TEORIAS ATUAIS DE LIDERANÇA
Professora Andréia Vicente
ADMINISTRADORES E O AMBIENTE EXTERNO.
Aline Ferreira Gomes Dielen de Oliveira Pacheco
Empreendedorismo pode ser aprendido
Educação Contemporânea
GRUPO EQUIPE É um conjunto de pessoas praticando atividades comuns,
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO AULA IX
Elisângela Martins do Rego Juliana Aparecida Coelho
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Visão e Objetivos Organizacionais
Endomarketing e Comunicação Interna
GESTÃO DE PESSOAS NA ATUALIDADE
APLICANDO PESSOAS.
Processos Gerenciais Planejamento da Informação
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
A Ética em Vendas A Ética é o estudo dos costumes considerados moralmente certos e errados. Todos nós nos deparamos com dilemas morais todos os dias. Isso.
Instituição de Ensino São Francisco
INTELIGÊNCIA COMPORTAMENTAL
GERAÇÕES PROFª MS. MARCIA ZAMPIER
Profª. Ms.Vera Márcia Gabaldi
Gestão Estratégica de Pessoas
Teoria Cognitiva Social da Aprendizagem
CULTURA ORGANIZACIONAL Elizabete Nunes.
Comportamento Organizacional e Visão Sistêmica
Mercado de Trabalho.
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES CULTURA ORGANIZACIONAL E VALORES
CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA/FNQ: APRENDIZADO ORGANIZACIONAL
Cultura e Clima Organizacional “
DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO CAMPO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
GUGP - GRUPO DE USUÁRIOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS OS DESAFIOS DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE IMPLANTAÇÃO DE ERP.
AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES
Prof.a. Ms. Silaine Tavares Toro da Silva MOTIVAÇÃO: EU SOU UM DOS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS POR ELA!!!!
LEARNING ORGANIZATION
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Gestão da Qualidade em Serviços Mudança Cultural ???
Psicologia Social É o estudo científico de manifestações comportamentais de caráter situacional, suscitadas pela interação de uma pessoa com outras pessoas.
Transcrição da apresentação:

Professora Andréia Vicente VALORES E CRENÇAS Professora Andréia Vicente

Valores Refere-se à importância que a pessoa dá a algo que serve como orientação para agir; é uma qualidade que confere às coisas, aos feitos ou as pessoas uma estimativa, seja ela positiva ou negativa. As pessoas não nascem com um determinado conjunto de valores, eles são aprendidos através dos modelos com os quais nos identificamos (pais, professores, irmãos, etc.)

CRENÇAS Crenças são convicções que as pessoas têm, a base, o fundamento das coisas. As crenças são o conjunto de percepções que temos do meio ambiente baseadas em nossa experiência adquirida ao longo do tempo.

As crenças não podem ser confundidas com os fatos, embora normalmente acreditamos que aquilo em que cremos é um fato, porém esses fatos são construções que temos do mundo, uma mapa do mundo que não necessariamente é a realidade. Quem tem a interpretação da realidade real? Será que podemos dizer ser possível obter uma descrição da realidade, uma vez que as crenças individuais são diferentes?

Portanto, crenças se refere a tudo aquilo que uma pessoa acredita como sendo a verdade, até que um dia resolve rever suas crenças, o que sinaliza que podemos mudar qualquer crença a qualquer momento.

VALORES NAS EMPRESAS os valores são como o coração da cultura organizacional, definem o sucesso em termos concretos para os empregados e estabelecem os padrões que devem ser alcançados. Valores correspondem ao que é importante para a organização e devem ser considerados guias para o comportamento no dia-a-dia. A atribuição principal dos líderes é divulgá-los e encontrar mecanismos eficientes para internalizar os valores junto à equipe.

Em termos práticos, os valores devem estar alinhados à visão e à missão da organização e, quando internalizados e compartilhados, geram sentimentos de sucesso pessoal, criam comprometimento e aumentam a autoconfiança. Além disso, favorecem o comportamento ético, podendo construir compatibilidade com os objetivos organizacionais e seus diversos públicos – diretoria, acionistas, funcionários, fornecedores, clientes e sociedade.

Desta forma os valores são importantes no estudo do comportamento organizacional porque estabelecem a base para a compreensão das atitudes, é a forma de “medir” se uma atitude está de acordo com os princípios da organização, é a verificação do “quanto valem” as atitudes.

Conflito de valores Atualmente as organizações enfrentam o desafio de lidar com grupos heterogêneos, que se formam em decorrência das diversas características das pessoas atuantes no mercado de trabalho. Uma dessas diversidades costuma ser a idade, que gera comportamentos peculiares a cada geração dos profissionais.

As gerações são divididas em: veteranos (nascidos até 1945), baby boomers (nascido entre 1946 e 1964), geração X (nascidos entre 1965 e 1977), geração y (nascidos de 1978 e 1995), por fim a geração z (nascidas na metade da década de 90 até os dias de hoje).

Geração Z Praticamente 100% dos jovens entre 14 e 19 anos (Geração Z) participam de alguma rede social, 75% usam celulares (sendo que 16% navegam na Internet por esses aparelhos) e 60% se preocupam com a beleza do corpo e do rosto, enquanto apenas 5% fumam. o “Z” é a denominação comum daquilo que esses jovens fazem de melhor: zapear, saltando com desenvoltura da TV para o telefone; do videogame para alguma rede social na web; ou do MP4 para o e-book.

Perfil da Geração Y Representam o maior efetivo nas organizações. Essa geração preza valores individuais, a diversidade,a criatividade, o prazer e o lado pessoal no trabalho, o networking para atingirem os objetivos, a não limitação pessoal as suas habilidades, os seus conhecimentos, o “ter”, e o curto prazo.

São habituados a mudanças, preocupam-se com questões sociais e acreditam nos direitos individuais; são mais criadores do que receptores; são curiosos, alegres, flexíveis e colaboradores; formam redes para alcançar objetivos; priorizam o lado pessoal em relação às questões profissionais; são inovadores e gostam da mobilidade; são imediatistas, impacientes, auto-orientados, decididos e voltados para os resultados; não lidam bem com restrições, limitações e frustrações.

Esta geração encara o trabalho como desafio e diversão e preza o ambiente informal com transparência e liberdade, além disso, busca aprendizado constante e não tem medo da rotatividade de empregos. Buscam organizações que não coloquem barreiras à sua liberdade e aos usos de seus conhecimentos e de suas habilidades. Isso influi no que tange ao norteio e entendimento de carreira, promoção, estabilidade e vínculo profissional.

É uma geração desafiadora para as organizações que até então estavam baseadas nos valores e anseios de outras gerações. De acordo com Lombardia (2008), o trabalho a ser realizado precisa ser por objetivos e a remuneração estar vinculada ao alcance deles para que possam conciliar vida pessoal com a profissional.

Referências Bibliográficas Dubrin, A. J. Fundamentos do Comportamento Organizacional. São Paulo: Cengage Learning, 2008. Oliveira, M. R.M. et al. Psicologia do desenvolvimento e o conflito das gerações Y e Z. http://ji.psi.uba.ar/xix/esp/memorias/psicologia_trabajo.pdf#page=24