Introdução à Programação de Computadores

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução à Programação: uma Abordagem Funcional PD I – Engenharia Elétrica Prof.ª Claudia Boeres 2008/2.
Advertisements

Algoritmo e Programação
Algoritmo Exemplo: faça um algoritmo para tocar todas as músicas de um cd. Após o usuário apertar o play Algoritmo Para as músicas de 1 até última música.
WINDOWS Sistemas Operacionais PLATAFORMA TECNOLÓGICOS
Arquitetura e organização de computadores.
Introdução à Programação uma Abordagem Funcional Programação I Prof.ª Claudia Boeres CT VII - Sala 32 Departamento de Informática Centro.
Apostila para o 7º ano Profª Yandra
Editor de Slides BrOffice Impress
LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO
Introdução a Programação Renata Freire
Primeira aula de laboratório
Estatística Básica Utilizando o Excel
INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO
Ferramentas Programação
Curso Sistemas de Informação Disciplina: Arquitetura de Software
Softwares.
Rodrigo de Toledo IM/DCC
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Algoritmos Prof. Kelly E. Medeiros.
Técnicas de Programação I
Programação I Caderno de Exercícios Nome.
Introdução a Programação
Professor Fernando Luís
Interpretador Online.
Paradigmas de programação
Introdução à Programação de Computadores
JAVA: Conceitos Iniciais
PROGRAMAÇÃO I UNIDADE 1.
Programação Avançada Prof. Natalia Castro Fernandes
Introdução à Programação de Computadores
Introdução à Programação de Computadores
PCI- Introdução à Computação
Thiago Francisco Bergmann-
Interpretador Python.
Introdução a Linguagens de Programação
Laboratório I Mateus Raeder Material baseado nos originais da
Introdução a aplicativos Java
História dos computadores e da programação
Word Prof. Gláucya Carreiro Boechat
Introdução à Programação de Computadores
Introdução à Programação de Computadores Aula 08 – Variáveis em Python
Banco de Dados 4P/SI – 2010/02 Prof. Carlos Alberto Seixas.
Linguagem e Ambiente Scratch
Professor: Márcio Amador
02/08/2011 Professor Leomir J. Borba- –
Introdução à Programação de Computadores Aula 13 – Tabelas em Python
Programação I Laboratório I
© 2004 by Pearson Education Computadores: Ferramentas para a Era da Informação Tema 0 PARTE A.
Cada questão vale 6,1 pontos,
Workshop de Informática
Acabias Marques Luiz. I - Introdução ao Ruby Parte 1 – Introdução a linguagem  O que é Ruby  Instalação  O IRB  Operadores Aritméticos  Tipos de.
William Ivanski Curso de Programação C#. Sumário  Exercícios para Fixação  Utilizando uma IDE  Elementos da Linguagem C#  Valores  Variáveis  Tipos.
Turma: Professor: Página: Ambiente virtual: IEC037 Introdução à Programação de Computadores Aula 05 – Estruturas Condicionais.
Algoritmos e Programação I
Fundamentos de linguagens de programação
Computação Eletrônica
Algoritmos e Programação MC102
INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA Prof. Msc. Rafael Robson Negrão 1 Universidade Estadual de Londrina Centro de Ciências Exatas Departamento de Computação INTRODUÇÃO.
Linguagens de Programação
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Introdução a linguagem de Programação Java. Linguagens de Programação Linguagens de máquina(muito difíceis de usar e compreender) – Comanda ações do computador.
Aula Prática 1 Aula de Apresentação Monitoria
Programação II Prof.ª Claudia Boeres CT IX - Sala 201 Departamento de Informática Centro Tecnológico Universidade Federal do Espírito.
Linguagem de Programação I PARTE i
Curso Engenharia Química Modalidade Superior Instituto Federal do Sul de Minas, câmpus Pouso Alegre Professora Michelle Nery Programação de Computadores.
Profº Cláudio Barbosa VBScript Introdução  Visual Basic - Linguagem de uso geral da Microsoft.  VBScript (Visual Basic.
LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO Curso: Técnico em Informática Professor: Ronaldo Disciplina: Lógica de Programação.
JavaScript Introdução ao JavaScript 1. Objetivos Introdução Sintaxe Básica Arquivo (script) externo Script no HEAD da página Script no BODY da página.
COMPILADORES 02 Prof. Marcos. COMPILADORES Do Programa à Execução Computadores das mais variadas arquiteturas têm funcionamento:
Sistemas de Informações Fundamentos da Computação 3. Software Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Transcrição da apresentação:

Introdução à Programação de Computadores IEC037 Introdução à Programação de Computadores Aula 07 – Ambiente de Programação Python Turma: Professor: Sala: E-mail: Página: Ambiente virtual:

Conteúdo 1. Conceitos Básicos de Programação 2. Python

Conteúdo 1. Conceitos Básicos de Programação 2. Python

O que é um computador? Hardware Software Um computador é um dispositivo eletrônico que armazena e processa dados. Possui dois componentes principais: Hardware compreende os elementos visíveis, físicos do computador Software fornece as instruções não visíveis que controlam o hardware e o fazem executar tarefas específicas

Hardware :: Arquitetura de von Neuman Saída (output) Entrada (input) area = 1 massa = 2 Processador Memória

Software :: Conceitos Básicos de Programação Algoritmo Descrição de um conjunto ordenado de comandos para a solução de um problema em um tempo finito. Linguagem de programação Estabelece vocabulário, sintaxe (formato) e semântica (significado) para que o algoritmo possa ser entendido por uma máquina. Programa É a codificação de um algoritmo em uma linguagem de programação.

O que é um Programa? Linguagem de programação if a > 2: a = b + c else: a = b - c programa algoritmo Em uma analogia com a laboração de um texto, o algoritmo é a ideia do escritor; a linguagem de programação é a língua que o escritor usa para escrever, com suas regras próprias gramaticais; o programa é o texto final, que pode ser lido apenas por um tipo de público Programas são algoritmos escritos em linguagens de programação.

O que é um Programa? A partir de dados de entrada, o processador realiza uma série de cálculos matemáticos e lógicos, gerando uma saída. Programa é o elemento que diz ao computador quais cálculos devem ser realizados. Programa entrada saída

Como o computador executa um programa? Na prática, um computador entende apenas sequências compostas de zeros e uns. Portanto, os programas escritos nas mais diversas linguagens de programação devem ser traduzidos para zeros e uns, a fim de serem executados. Tal tradução pode ser realizada de duas formas: Compilação Interpretação

Tradução de um programa em 0s e 1s Compilação lê o programa e traduz todas as suas instruções para uma linguagem que o computador possa executar Ex.: C, Pascal, Fortran Interpretação lê cada instrução do programa e executa-a, passo a passo Ex.: Python

Executando um programa :: Compilação × Interpretação if a > 2: a = b + c else: a = b - c COMPILAÇÃO compilador executar INTER-PRETADOR USUÁRIO a = 3 Ok. “a” vale 3 INTERPRETAÇÃO b = 5 Ok. “b” vale 5 print(b*a) 15

Conteúdo 1. Conceitos Básicos de Programação 2. Python

O que é Python? A linguagem Python foi criada por Guido van Rossum na Holanda em 1990. Site oficial: www.python.org

Python :: O nome Phyton Phython Pyton Esse nome vem de um antigo grupo de comédia britânico chamado “Monty Python’s Flying Circus”. Fora de contexto, significa serpente grande, tal como a sucuri ou jiboia. Como NÃO escrever: Phyton Phython Pyton

Python :: Características Os comandos são muito próximos da forma como escrevemos expressões algébricas. Alto nível Pode ser usado para escrever qualquer tarefa de programação. Propósito geral Código Python é traduzido e executado por um interpretador, cada linha de uma vez Interpretada

Onde o Python é utilizado? Aplicações #oGiganteAcordou Máquina de busca do Google Projetos da NASA YouTube BitTorrent Industrial Light & Magic, produtora da série Star Wars Jogos eletrônicos, como Civilization IV e EVE-Online

Como programar em Python? Modo interativo Execução de comandos linha por linha Modo script Execução de uma arquivo salvo previamente

Modo interativo Cada linha de comando é inserido manualmente no interpretador, conhecido como prompt ou shell. Vantagens Serve para tirar dúvidas sobre comandos, realizar pequenos testes. Desvantagens Pouco prático para conjuntos grandes de instruções.

Modo interativo Linux Windows Abra o terminal Digite “python3” e ENTER Comece a usar Abra o IDLE Comece a usar

IDLE O IDLE é uma interface gráfica para o interpretador Python. Permite edição e execução de programas escritos em Python. Seu nome significa Integrated DeveLopment Environment, em homenagem ao ator Eric Idle, integrante do grupo Monty Python. Possui versões para Windows, Linux e Mac OS X.

Como abrir o IDLE? No Windows ou no Linux, clique no botão Iniciar: Digite “idle” ou “python” e clique no ícone correspondente. IDLE (Python GUI)

Janela inicial (Shell) Menus Prompt: significa que o IDLE aguarda um comando. Todo comando deve ser finalizado com um ENTER e o resultado é exibido. A janela do Shell pode ser usada interativamente. Prompt Resposta do comando

Usando o Python como calculadora Qual o resultado dos seguintes comandos no IDLE? (Não é necessário digitar a sequência >>>) >>> a = 5 >>> b = 2 >>> a + b >>> a - b >>> a * b >>> a / b >>> a // b >>> a % b >>> a ** b Qual a diferença entre os operadores / e //? Para que serve o operador %? Para que serve o operador **?

Como repetir comandos anteriores? Para repetir comandos digitados anteriormente, o IDLE não aceitas as intuitivas teclas de seta para cima e para baixo. Alt P Comando anterior (previous) Alt N Comando seguinte (next)

Como fechar o IDLE? Para sair do interpretador, você pode: Usar o mouse para fechar a janela do IDLE Pressionar as teclas CTRL+D

Modo Script Os programas em Python são conhecidos como scripts. Scripts permitem a execução de vários comandos de uma só vez, economizando o trabalho de inseri- los linha por linha. Os scripts são armazenados em arquivos com extensão .py. Um script pode ser criado usando o IDLE ou qualquer outro editor de texto (ex.: PyScripter no Windows ou Geany no Linux).

Modo script :: IDE Uma IDE é um programa que reúne, em um só ambiente, ferramentas de desenvolvimento de software. Alguns exemplos gratuitos: (Integrated Development Environment, Ambiente Integrado de Desenvolvimento) Windows IDLE PyScripter Linux Geany IDLE

Exercício 1 Escreva um script media.py que calcule a média m entre dois números a e b: 𝑚= 𝑎+𝑏 2 Script resultante em Python: a = 3 # 1o. numero b = 4 # 2o. numero m = (a + b)/2 # média print(m) # imprime resultado

Erros comuns Certifique-se que o arquivo salvo tem a extensão .py, caso contrário, o script não será executado. Memorize o nome da pasta onde você salva os scripts, para recuperá-los mais tarde.

Versões do Python :: Atenção Neste curso, usaremos a versão 3.x do Python. Muitos livros e apostilas foram escritos para a versão 2.x e anteriores. A versão 3.x possui comandos mais simples que não são reconhecidos pelas antigas.

Regras Regra 1 Pense antes de programar. Regra 2 Programas não são escritos para o computador entender, mas sim para explicar a outros humanos o que queremos que o computador faça. Regra 3 A única maneira de melhorar sua habilidade de resolver problemas usando programação é através da prática. Regra 4 Teste frequentemente o seu programa em pequenos pedaços.

Exercício 2 Converta o fluxograma que determina a duração de um filme em horas e minutos para um script Python. Teste o script para outros valores da variável duracao. início duracao ← 243 horas ← duracao // 60 minutos ← duracao % 60 Exibir horas Exibir minutos fim

Exercício 3 Converta o fluxograma para saque de valores em notas de R$50, R$20 e R$10 para Python. Teste o script para outros valores da variável valor. N50 ← valor // 50 R50 ← valor % 50 N10 ← R50 // 10 início valor ← 136 Exibir N50, N10, N2 fim R10 ← R50 % 10 N2 ← R10 // 2

Referências bibliográficas Menezes, Nilo Ney Coutinho (2010). Introdução à Programação com Python. Editora Novatec. HETLAND, Magnus Lie (2008). Beginning Python: From Novice to Professional. Springer eBooks, 2ª edição. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1007/978-1-4302-0634-7. Gaddis, Tony (2012). Starting out with Python, 2ª edição. Editora Addison-Wesley. DIERBACH, Charles. Introduction to Computer Science using Python: a computational problem- solving approach. John Wiley & Sons, 2012.

Dúvidas?