COORDENADOR DE SEGURANÇA / DIRETOR DE CAMPO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Espaço Confinado  Vigia
Advertisements

Instrutor HEngholmJr 1 Modelagem de Processos. Instrutor HEngholmJr 2 Nivelar profissionais nos conceitos de mapeamento de processos em nível que permita.
REQUISITOS NORMATIVOS PARA POLÍTICA DO SISTEMAS DE GESTÃO:
PLANO DE SEGURANÇA INTERNO
SESMT Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.
Cursos de Educação e Formação
DISTRIBUIÇÃO TURÍSTICA
PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UCDB
Alterações da norma OHSAS 18001:2007
Integrando Escola – Empresa - Aluno
Integração de Segurança
Gabinete Municipal de Protecção Civil de Odivelas
Gerência de Redes Áreas Funcionais de Gerenciamento
II Sobradito Futebol Praia
Avaliação de desempenho dos docentes
Boas Práticas Clínicas Monitoramento do Estudo
Instituto Nacional de Saúde no Trabalho – CURSO SINDICAL DE FORMAÇÃO SOBRE SAÚDE E SEGURANÇA.
Elementos de um Programa Eficaz em Segurança e Saúde no Trabalho
Objectivos Definir o perfil ideal do Chefe de Equipa
INCUBADORA REGIONAL DE PROJETOS Geração de projetos colaborativos, a partir de fóruns temáticos, tendo em vista o desenvolvimento de regiões ou setores.
PROGRAMA DE ASSESSORIA E TREINAMENTO
LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA NA CIDADE
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
CENTRO DE OPERAÇÕES DE EMERGÊNCIA
ISO 9001:2000
Apresentação das opções de 5º ano Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica 19 de Maio de 2008.
SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS
FORMAÇÃO DE JUÍZES/ÁRBITROS ESCOLARES
Basquetebol Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Paiva 2013/2014
9º ANO INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Prof.Dr. Ronaldo José Nascimento
MEDIA de Janeiro de 2007 a 31 de Dezembro de 2013 Associação MEDIA Desk Portugal.
Agrupamento de Escolas 2,3 Padre Vitor Melícias
Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia
O Museu da Eletricidade está instalado na antiga Central Tejo, a fábrica que electrificou Lisboa. É um edifício classificado de considerável valor arquitectónico.
Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia Módulo 6 – Op. 1 - Andebol Professora: Silvina Pais Trabalho realizado por: Diogo Ferreira Tiago Martins 2013/2014.
Problemas e Propostas de Solução
Administração Contratual
Introdução ao Gerenciamento de Abrigos Temporários
MODELO ESSENCIAL Modelo Ambiental
A Programação de Intervenções na CEMIG Baseada em Análise de Risco.
Prof. Adinan Mendonça AULA 2 – MÁQUINAS EQUIPAMENTOS 1
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Centro de instrução Almirante Wandenkolk
Fernando A. L. Camargo. Objetivos Identificar os elementos de infra-estrutura necessários à montagem e execução de um evento de formação. Listar recursos.
BOLETIM INFORMATIVO II CAMPEONATO BRASILEIRO UNIVERSITÁRIO DE VOLEIBOL MASCULINO ( BASE PARA CONVOCAÇÃO DOS ATLETAS PARA UNIVERSÍADE)
Os Novos Marcos Regulatórios
Programa de controle médico de saúde ocupacional PCMSO – NR 7
AIG SRPC SESARAM OUTRAS PARCERIAS…. AIG SRPC SESARAM OUTRAS PARCERIAS…
Análise e Projeto de Sistemas UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA Ciência da Computação 2010/1.
Estágio Supervisionado
LEGISLAÇÃO E REGULAMENTOS DO ANDEBOL Agrupamento de Escolas D. Dinis Santo Tirso (152298)
Escola EB 2,3/sec. João Garcia Bacelar - Tocha.  Define o que é retribuição?  Tipo de retribuição que podem existir.  Definição de falta e o seu respetivo.
Lagoa, 30 Maio de 2014 Apoio: ASSOCIAÇÃO DE ANDEBOL DO ALGARVE LAGOA ACADÉMICO CLUBE.
{ Módulo 6 – Op. 1 - Andebol Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia Professora: Silvina Pais 2013/2014 Trabalho realizado por: Diogo Ferreira Tiago.
Árbitro... O pensamento do treinador ...
Escola Básica 2,3 Ciclos/Secundária João Garcia Bacelar - Tocha.
Equipamentos de Proteção Individual - EPI (NR 6)
REGULAMENTO DA PROVA DE APTIDÃO ARTÍSTICA
15 DE ABRIL DE ª. Reunião Monitoria IV SELL.
SERVIÇO DE ATENDIMENTO A ALUNOS
Módulo 4 – Legislação desportiva
PROGRAMA MUNICIPAL DE INFORMÁTICA EDUCATIVA P.M.I.E.
 Decreto n , de 5/2/2013  Resolução SEMAD n. 89, de 6/2/2013.
Administrador Público – CRA/DF
CISPAR Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Paraná ORCISPAR Ente Regulador do CISPAR.
Lisboa  06 de janeiro de 2016 Novo Sistema de Gestão de Desempenho IP Direção de Capital Humano Unidade de Desenvolvimento e Gestão do Talento.
Orientações do Sistema Administrativo de Tecnologia da Informação e Comunicação Nei Luiz da Silva Junior Gerente de Normas e Padrões de Tecnologia da Informação.
Ana Paula Rosa Junho de 2016 Promoção da Segurança e Saúde no Trabalho na Administração Central.
Transcrição da apresentação:

COORDENADOR DE SEGURANÇA / DIRETOR DE CAMPO ASSOCIAÇÃO DE ANDEBOL DE LISBOA 15 de Setembro - Auditório Museu da Cerâmica de Sacavém COORDENADOR DE SEGURANÇA / DIRETOR DE CAMPO FORMAÇÃO TIAGO OLIVA

FORMAÇÃO COORDENADOR DE SEGURANÇA / DIRETOR DE CAMPO ASSOCIAÇÃO DE ANDEBOL DE LISBOA 15 SETEMBRO - Sacavém COORDENADOR DE SEGURANÇA / DIRETOR DE CAMPO FUNÇÕES DO DIRETOR DE CAMPO TAREFAS (PLANEAMENTO,EXECUÇÃO E CONTROLO) FORMAÇÃO Lista de conhecimentos e atividades/tarefas* Regulamento geral da FAP e associações Título 10: regulamento especial da segurança dos jogos. Título 12: documento complementar dos regulamentos específicos das provas oficiais. Título 16: regulamento de prevenção e controlo da violência no andebol. Título 17: Regulamento de segurança e utilização dos espaços de acesso público. *Adaptado da apresentação da FAP em Viseu/Tarouco pelo Prof. Dr. Alfredo Silva

ASSOCIAÇÃO DE ANDEBOL DE LISBOA 15 SETEMBRO - Sacavém PERFIL DA FUNÇÃO O Diretor de Campo é o responsável do clube visitado pela concepção, planeamento e gestão organizativa do jogo de andebol. Individualmente, ou gerindo uma equipa de coordenadores de funções, é responsável pela programação e pelo bom funcionamento do evento, considerando a sua promoção, animação, recepção e controlo de espectadores, convidados, imprensa, outros intervenientes, pela segurança das pessoas envolvidas e funcionalidade da instalação e equipamentos, atendendo ao nível da competição.

função responsável pela gestão das atividades que produzem o jogo ASSOCIAÇÃO DE ANDEBOL DE LISBOA 15 SETEMBRO - Sacavém DIRECTOR DE CAMPO GESTÃO DE OPERAÇÕES função responsável pela gestão das atividades que produzem o jogo Evento desportivo: jogo andebol Tarefas / operações, materiais e instalações Pessoas EXEMPLOS: Designar quem limpa o chão EXEMPLOS: Receber os árbitros Reservar área especifica para os adeptos Reservar campo Designar balneários Planeamento execução e controlo

GESTÃO DE OPERAÇÕES Coordenar recursos: Planeamento Organização ASSOCIAÇÃO DE ANDEBOL DE LISBOA 15 SETEMBRO - Sacavém GESTÃO DE OPERAÇÕES Coordenar recursos: Planeamento Organização Direção Controlo Melhor utilização dos recursos Diminuição dos erros, atrasos e problemas Cumprimento dos prazos

TAREFAS DO DIRETOR DE CAMPO ANTES DO DIA DIAS SEGUINTES NO DIA ASSOCIAÇÃO DE ANDEBOL DE LISBOA 15 SETEMBRO - Sacavém TAREFAS DO DIRETOR DE CAMPO ANTES DO DIA DIAS SEGUINTES NO DIA ANTES DO JOGO DEPOIS DO JOGO DURANTE O JOGO Adaptado do “Quadro de planeamento de atividades, tarefas e operações do diretor de campo” preparado pelo Prof. Dr. Alfredo Silva

15 SETEMBRO - Sacavém TAREFAS Solicitar a homologação dos respetivos recintos de acordo com o estipulado no regulamento geral da FAP, através do respetivo preenchimento da ficha no sistema de informação. ANTES DO DIA ANTES DO DIA Garantir eventuais correções a efetuar (marcações de campo, balizas e redes, marcador eletrónico, etc.). NO DIA Assumir a responsabilidade pela segurança do recinto desportivo e anéis de segurança, sem prejuízo das competências legais atribuídas às forças de segurança. Antes do jogo Durante o jogo Constituir uma equipa de segurança que entenda necessária e que garantirá as condições de segurança no jogo. Depois do jogo DIAS Garantir as condições para registo em vídeo de cada jogo por operadores de qualquer dos clubes participantes na competição, devendo garantir para o efeito um local próprio para a recolha de imagens de vídeo. SEGUINTES

Assegurar o desimpedimento das vias de acesso ( ex: INEM, …) 15 SETEMBRO - Sacavém TAREFAS Coordenar a atividade dos assistentes de recinto desportivo, em cooperação com o organizador da competição desportiva, com a força de segurança, com a ANPC e com as entidades de saúde, zelar pelo normal decurso do espetáculo desportivo. (competições consideradas de risco elevado) ANTES DO DIA NO DIA Auxiliar no apoio a acidentes desportivos, garantindo local apropriado e transportes. Assegurar o desimpedimento das vias de acesso ( ex: INEM, …) Antes do jogo Durante o jogo Definir o local próprio para a recolha de imagens vídeo por operadores de qualquer dos clubes participantes na competição e inerentes às condições de TV. Depois do jogo DIAS SEGUINTES Informar a FAP/AAL, através do delegado ao jogo ou equipa de arbitragem de que pessoas ou entidades identificadas foram autorizadas a fazer registos ao jogo.

Receber a equipa de arbitragem Receber os clubes 15 SETEMBRO - Sacavém TAREFAS Receber a equipa de arbitragem Receber os clubes Receber o delegado da FAP ANTES DO DIA Identificar-se aos árbitros entregando a ficha que constitui anexo II na mesa, junto com os cartões da sua equipa acompanhado pelo CIPA. NO DIA Assegurar que os balneários estão disponíveis 60 minutos antes da hora marcada para o inicio de jogo. Antes do jogo Durante o jogo Assegurar que o recinto de jogo esteja em condições de utilização 45 minutos antes da hora marcada para o inicio de jogo (marcações de campo, balizas e redes, marcador eletrónico).. Depois do jogo DIAS SEGUINTES Receber dos clubes, até 45 minutos antes da hora de jogo, a lista dos números e nomes dos jogadores (e restantes oficiais).

15 SETEMBRO - Sacavém TAREFAS Proteger os indivíduos (jogadores, árbitros, publico, …) que sejam alvo de ameaças e os bens e pertences destes, designadamente facilitando a respetiva saída de forma segura do complexo desportivo, ou a sua transferência para sector seguro, em coordenação com os elementos das forças de segurança. ANTES DO DIA NO DIA Coordenar a atividade dos assistentes de recinto desportivo, em cooperação com o organizador da competição desportiva, com a força de segurança, com a ANPC e com as entidades de saúde, zelar pelo normal decurso do espetáculo desportivo. Antes do jogo Durante o jogo Depois do jogo Solicitar reforço policial, caso se verifique insuficiente segurança (incapacidade de assegurar a ordem pública no recinto), por decisão própria ou a pedido da equipa de arbitragem. DIAS SEGUINTES Proteger a equipa de arbitragem e a equipa adversária, no caso de constatação de incapacidade de assegurar a ordem publica no recinto.

15 SETEMBRO - Sacavém TAREFAS Zelar para que o piso do recinto seja convenientemente e atempadamente seco (importante: delegar a tarefa). ANTES DO DIA Auxiliar no apoio a acidentes desportivos, garantindo local apropriado e transportes. NO DIA Antes do jogo Manter-se disponível para qualquer contacto no decorrer do jogo, próximo da mesa de jogo, assegurando todo o apoio à equipa de arbitragem e cumprindo as suas instruções. Durante o jogo Depois do jogo DIAS Permanecer em local de fácil comunicação por parte dos árbitros ou delegado da FAP, não deve permanecer na mesa de cronometragem. SEGUINTES

Despedir-se da equipa de arbitragem Despedir-se dos clubes 15 SETEMBRO - Sacavém TAREFAS Despedir-se da equipa de arbitragem Despedir-se dos clubes Despedir-se do delegado da FAP ANTES DO DIA NO DIA Manter-se disponível para qualquer contacto até ao abandono da área desportiva (saída das instalações), não deve entrar no balneário da equipa de arbitragem. Antes do jogo Durante o jogo Depois do jogo DIAS SEGUINTES

15 SETEMBRO - Sacavém TAREFAS Elaborar e entregar na FAP/AAL um relatório final sobre a segurança (em situações invulgares) ANTES DO DIA NO DIA Antes do jogo Durante o jogo Depois do jogo DIAS SEGUINTES

TAREFAS ANTES DO DIA ADJ Homologação dos respetivos recintos NO DIA 15 SETEMBRO - Sacavém TAREFAS ANTES DO DIA Homologação dos respetivos recintos ADJ NO DIA Local para a recolha de imagens vídeo ADJ Entregar anexo II DJ Antes do jogo Limpeza do chão DJ Resp: Manuel Durante o jogo Balneários estão disponíveis 60 minutos antes da hora DJ Depois do jogo Receber lista de intervenientes até 45 minutos antes da hora de jogo DJ DIAS SEGUINTES EXEMPLO

ASSOCIAÇÃO DE ANDEBOL DE LISBOA 15 SETEMBRO - Sacavém Aonde obter os documentos para consulta: WWW.AANDEBOLL.COM

OBRIGADO PELA ATENÇÃO BOA ÉPOCA ASSOCIAÇÃO DE ANDEBOL DE LISBOA 15 SETEMBRO - Sacavém OBRIGADO PELA ATENÇÃO BOA ÉPOCA