Produção e Analise de Audiovisuais para a Revista Ciência em Curso Trabalho de Iniciação Cientifica da acadêmica Penélope Oliveira de Bortoli Aluna de.

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Produção e Analise de Audiovisuais para a Revista Ciência em Curso Trabalho de Iniciação Cientifica da acadêmica Penélope Oliveira de Bortoli Aluna de Graduação em Comunicação Social - Jornalismo Bolsista da Revista Laboratório Ciência em Curso da Unisul Introdução O projeto se desenvolveu na revista laboratório Ciência em Curso. ノ uma discussão que parte do trabalho já feito pela Ciência em Curso que divulga produão científica da Unisul através de textos, fotografias, vídeos e hiperlinks. A produção do material audiovisual é decisiva para a proposta de divulgação científica desenvolvida na revista. Isto pode ser constatado pelo número de materiais de vídeos que compõem os temas divulgados. Entretanto, para que esses materiais possam representar um passo importante na descoberta de uma linguagem diferenciada, que atenda aos objetivos propostos pela revista, � necess 疵 io um trabalho de reflex 縊 sobre o conceito de audiovisual com essas especificidades. Essa pesquisa, portanto, investe em uma discuss 縊 sobre as teorias envolvendo o audiovisual e a divulga 鈬 o de ci 麩 cia, buscando elementos para compreender especificamente a divulga 鈬 o cientifica feita atrav 駸 de materiais audiovisuais disponibilizados na rede. Objetivos Produzir e analisar materiais audiovisuais da Revista Laboratio Ci 麩 cia em Curso buscando produzir uma divulga 鈬 o que trate dos processos histico-ideolicos de constitui 鈬 o da ci 麩 cia, de modo que as caracter � ticas hipertextuais do espa 輟 digital possam ser testadas e desenvolvidas para esse fim. Compreender as teorias do audiovisual e as teorias de divulga 鈬 o de ci 麩 cia e relaciona-las com o trabalho desenvolvido pela Ci 麩 cia em Curso. Metodologia A pesquisa foi desenvolvida a partir dos pressupostos da teoria da An 疝 ise do Discurso (P 鹹 heux 1969, 1975 e Orlandi 1996,1999) que entende a divulga 鈬 o de ci 麩 cia como um discurso, ou seja, como um lugar simbico ocupado pelas pessoas na sociedade, lugar que n 縊 � f � ico (n 縊 envolve estar presente num tempo e num espa 輟 especifico) mas sim ocupando uma posi 鈬 o social, hist ia e ideolica. Juntamente com a teoria da An 疝 ise do Discurso foi feito um estudo das teorias do audiovisual (AUMONT 1995, MARTIN 1990)) para compreender os aspectos histicos da produ 鈬 o de um audiovisual e a rela 鈬 o existente entre imagem, cultura e representa 鈬 o. A partir disso, foi feito um levantamento dos materiais audiovisuais dispon � eis na internet buscando analisar suas condi 鋏 es de produ 鈬 o, em que destacamos a Internet como espa 輟 determinante para a constitui 鈬 o desses materiais. Resultados A pesquisa feita com os materiais audiovisuais dispon � eis na rede possibilitou a subdivis 縊 desses v � eos em tr 黌 categorias gerais, quais sejam: I) v � eos que foram feitos especialmente para a TV e que, posteriormente, foram disponibilizados na rede, II) v � eos para download e III) v � eos disponibilizados somente na rede (Internet). Do primeiro tipo, s 縊 exemplos v � eos jornal � ticos, publicit 疵 ios, de teledramaturgia e programas que muitas vezes, passam na TV em pequenos fragmentos e que s 縊 disponibilizados na � tegra na Internet. Os v � eos para download s 縊, na grande maioria, filmes e s 駻 ies de TV encontrados em sites ou programas especializados. Mas, o que nos interessa destacar s 縊 os materiais audiovisuais produzidos para serem veiculados exclusivamente na internet. Esses materiais se destacam por serem constru � os, segundo Martins (2008), de forma heterog 麩 ea, fragmentada e provisia, caracterizando possivelmente, uma linguagem contempor 穗 ea pr ria da internet. Os materiais audiovisuais de divulga 鈬 o de ci 麩 cia produzidos pela Ci 麩 cia em Curso, se encaixam, nesse modelo de audiovisual contempor 穗 eo. Os v � eos que tratam de ci 麩 cia s 縊 dispostos na p 疊 ina de forma n 縊 seqncial, proporcionando uma navega 鈬 o atrav 駸 da qual o internauta escolhe a sua rota intensificando a n 縊 linearidade do hipertexto. Outro item que comp o sentido dos v � eos � o elemento textual, que funciona marcando heterogeneamente o processo de divulga 鈬 o proposto pela Ci 麩 cia em Curso. Referências AUMONT, Jacques 1995: A imagem. 2. ed. Papirus, Campinas: : MARTINS, F. M. Divulgação Cient � ica e a Heterogeneidade Discursiva: An 疝 ise de "Uma Breve Histia do Tempo" de Stephen Hawking in Revista Linguagem em (Dis)curso- V. 6 n NUNES, Maria Augusta V.: Discurso Art � tico na constitui 鈬 o nos sentidos da Divulga 鈬 o da Ci 麩 cia: Revista Ci 麩 cia em Curso. Artigo apresentado Ufrgs, 2006 ORLANDI, Eni 1999: An 疝 ise do Discurso: princ � ios e procedimentos. Pontes. Campinas/SP. Ciências Sociais Aplicadas