Substâncias inorgânicas:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bioquímica Celular Água e Sais Minerais
Advertisements

Água e Sais minerais.
Biologia Professor EDSON ROBERT
Água e Ciência Prof. Eloisa.
A membrana plasmática e a parede celular
Forças Intermoleculares
COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA CÉLULA
Bioquímica Celular Água e Sais Minerais
Trabalho de Biologia Tema: Alimentação Saudável
Características gerais dos seres vivos
Biologia Professor PANTHERA
Aula 3 – Água e Sais Minerais
FISIOLOGIA VEGETAL.
Ciclos Biogeoquímicos
Água-essência da vida. Água-essência da vida.                                                       
ESTUDOS DAS SOLUÇÕES.
COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA
COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS SERES VIVOS
A importância dos alimentos
As forças Intermoleculares
A Água e a Biodiversidade
Método científico Curso livre Semestral.
MEMBRANA PLASMÁTICA O que é a membrana plasmática?
Molécula d’àgua A água é o componente biológico essencial à manutenção da vida animal e vegetal. No entanto existem organismos que possuem homeostase (equilíbrio.
Fundamentos Químicos da Vida
Biologia Molecular ÁGUA
Profa. Dra. Ana Cristina C. Vianna
Bioquímica da Água Bioquímica I Erika Souza Vieira 2006.
Magrão BIO COLEGIO PESSOA
PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS DA ÁGUA DO MAR
PROPRIEDADES DA ÁGUA CMDPII – CFB – 6º ano
Fundamentos Químicos da Vida
Água.
Soluções.
COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS SERES VIVOS
Em busca de matéria e energia
Água H2O.
A Composição química dos seres vivos
PROPRIEDADES COLIGATIVAS DAS SOLUÇÕES
REVISÃO – AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE CIÊNCIAS 6º Ano AB
Água e Sais minerais e Glicídios
Aula II : Água, solubilidade e pH
Água e suas propriedades, solubilidade e pH
Substâncias inorgânicas:
Professor: Paulo Disciplina: Biologia Campus Aquidauana
 É a quantidade máxima de uma substância que pode ser dissolvida numa quantidade determinada de solvente, em temperatura e pressão específicas.
A ÁGUA NOS SERES VIVOS.
Substâncias Inorgânicas e Orgânicas
Água A base química da vida
O objetivo da bioquímica é explicar a forma e função biológica
SUBSTÂNCIAS PURAS E MISTURAS
Água Prof. Regis Romero.
Cap. 03 – Água e Sais Minerais
Água Estrutura química.
Água e sua importância biológica
ÁGUA SOLUBILIDADE pH Universidade Federal do Rio de Janeiro
MOLÉCULAS INORGÂNICAS
ÁGUA.
FISIOLOGIA HUMANA.
Bioquímica:-ÁGUA.
Prof. Silvio Professor Silvio.
Ciências da Natureza Biologia Substâncias Inorgânicas e Orgânicas-Aula 2 Professor: Sérgio Mala.
Composição Química da Célula.  Componente mais abundante nos organismos;  Incolor, inodora e insípida  Propriedades QUÍMICAS da água:  Polaridade.
AULA 3 COMPOSTOS INORGÂNICOS AULA 3 COMPOSTOS INORGÂNICOS ÁGUA E SAIS MINERAIS.
As substâncias químicas dos seres vivos
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. Ana Gardênia.
Planeta Água. Modelos atômicos simples de gases e líquidos Moléculas muito distantes entre si. Isso torna os gases muito compressíveis. As moléculas colidem.
Biologia 2º Bimestre Base Molecular da Vida
Relações hídricas.
Transcrição da apresentação:

Substâncias inorgânicas: BIOQUÍMICA: Substâncias inorgânicas: Sais minerais água

70% da superfície terrestre 70% do corpo humano ÁGUA: ÁGUA: 70% da superfície terrestre 70% do corpo humano

As principais funções da água no organismo humano:   - Atua como solvente de líquidos do corpo humano;   - Executa a regulação da temperatura corporal, principalmente no processo de transpiração; - Age como importante lubrificante em diversos órgãos e outras partes do corpo; - Atua como meio de transporte de íons e moléculas, principalmente nos processos de transporte intra e extracelulares.

Propriedades da água: Coesão As moléculas de água estão unidas através das pontes de hidrogênio. Essa união entre as moléculas é chamada de coesão. Coesão é a capacidade  que uma substância tem de permanecer unida, resistindo à separação. Podemos observar essa coesão em uma gota de água sobre uma superfície, formando uma espécie de película resistente, pois as moléculas estão fortemente aderidas umas às outras.

Tensão superficial Essa força de atração entre as moléculas permite que haja um fenômeno chamado de tensão superficial, que é pode ser verificado na superfície de separação entre dois fluidos não miscíveis. No caso da água, é como se houvesse um filme de água na superfície, por isso alguns insetos conseguem pousar sobre a água sem afundar. A água possui uma tensão superficial maior que dos outros líquidos.

Adesão Além das forças de coesão, a água também pode se aderir à outras moléculas. Isso pode ocorrer graças à sua polaridade. A água tende a atrair e ser atraída por outras moléculas polares. Essa atração entre as moléculas de água e outras moléculas polares é chamada de adesão. As moléculas de água não se ligam com moléculas apolares, ou seja, não há adesão. Por isso ela não se distribui igualmente sobre uma superfície encerada, e forma gotículas separadas sobre elas, pois a cera é apolar.

A água é conhecida como solvente universal porque dissolve quase todas as substâncias que existem na natureza. Há vários tipos de soluções feitas com este solvente. - água mais açúcar – água solvente/açúcar soluto - vinagre – água solvente/ácido acético soluto - água sanitária – água solvente/hipoclorito de sódio soluto - soro fisiológico – água solvente/cloreto de sódio soluto - água potável – água solvente/sais minerais e gás oxigênio soluto - água do mar – água solvente/sais minerais soluto

A água como regulador térmico A água tem a capacidade de absorver e conservar calor. Durante o dia, a água absorve parte do calor do Sol e o conserva até a noite. Quando o Sol está iluminando o outro lado do planeta, essa água já começa a devolver o calor absorvido ao ambiente. Ela funciona, assim, como reguladora térmica. Por isso, em cidades próximas ao litoral, é pequena a diferença entre a temperatura durante o dia e à noite. Já em cidades distantes do litoral, essa diferença de temperatura é bem maior. É essa propriedade da água que torna a sudorese (eliminação do suor) um mecanismo importante na manutenção da temperatura corporal de alguns animais.

Calor específico da água Calor específico é a quantidade calor necessária pra elevar em 1ºC a temperatura de 1g de substância, sem que haja mudança de estado físico. A água possui calor específico = 1, o que é considerado um valor elevado, isso faz com que ela possa tanto ceder como absorver muita quantidade de calor sem que haja alteração no seu estado físico. Substâncias com calor específico mais baixo que o da água tendem a aquecer e resfriar com mais facilidade e rapidez que a água.

Calor latente de vaporização Calor latente de vaporização é a quantidade de calor necessária que uma substância precisa receber para que ela entre em ebulição. O calor latente de vaporização da água é 539,6 cal/g, e também é uma valor muito elevado, e isso é uma mecanismo muito importante para o seres vivos evitarem que suas células superaqueçam. Para evitar isso, muito animais e vegetais utilizam a transpiração como modo de resfriar o seu corpo. A água possui um alto calor latente de vaporização, pois suas moléculas estão muito coesas, graças às pontes de hidrogênio. Para que haja mudança de estado, essas pontes de hidrogênio precisam ser rompidas, e esse processo tem um alto custo energético.

Sais Minerais:

Os sais minerais são os responsáveis por garantir nosso desenvolvimento e preservar a atividade do organismo. Eles regulam o metabolismo da água no organismo, o equilíbrio ácido básico, a sensibilidade dos nervos e músculos, a produção dos sucos digestivos, a resistência dos ossos e dentes… Eles são realmente importantíssimos.

Cuidado!! Evite!! Contém excesso de sódio.