EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA UM FUTURO MELHOR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas é executado desde o ano 2.000, com financiamento parcial do Banco Mundial. O acordo de empréstimo (4238-BR)
Advertisements

Eliani Mayerhofer Propostas PLDS 6% 7% 8% 4%
DIRETORIA DE ENSINO DE OSASCO
Superintendência Estadual de Mato Grosso Serviço de Saúde Ambiental
Formosa: Exercício de entender suas relações.
Igrejinha Parobé Riozinho Rolante Taquara Três Coroas.
Seminário SANTA CATARINA 2015
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DE NOVA ANDRADINA ATRIBUIÇÕES GERAIS
ESTADO DE SANTA CATARINA 4ª -GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO CHAPECÓ - SC E.E.B. PROFESSORA IRENE STONOGA CHAPECÓ -SC PROJETO:
Projeto - A escola e o meio ambiente
PLANO DE GESTÃO.
Câmara Municipal de Belo Horizonte
3. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL AGENDA 21 AGENDA RIO 92 AGENDAS LOCAIS.
São Bartolomeu Vivo.
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
Localização. Educação Ambiental para incentivar a Agricultura Orgânica nas APAs Bororé-Colônia e Capivari-Monos.
PROJETO DE REVITALIZAÇÃO
“ 11º FORUM DE SANEAMENTO E MEIO AMBIENTE”
PROGERIRH / PRODHAM.
PROGRAMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA II
MOBILIZAÇÃO PARA A OFICINA DE VALIDAÇÃO DAS PROPOSTAS
GERENCIAMENTO METROPOLITANO NA METRO VANCOUVER Projeto Novos Consórcios Públicos Outubro 15, 2007 Hugh Kellas, Gerente de PolÍticas e Planejamento
Agenda 21 Local segundo as estatísticas da MUNIC
Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos
“Por uma Bahia Limpa” (*) Projeto de Articulação, Mobilização e Divulgação de Ações Limpas para uma Bahia Sustentavelmente Cidadã.
Plano Estratégico Regional de Turismo
Governo do Estado de Santa Catarina LUIZ HENRIQUE DA SILVEIRA AÇÕES SÓCIO-EDUCATIVAS PROGRAMA Florianópolis, 29 de março de 2005.
DIAMANTINO. GARANTIR O USO ORDENADO DOS RECURSOS NATURAIS COM VISTAS AO DESENVOLVIMENTO SÓCIO- ECONÔMICO COM QUALIDADE AMBIENTAL ESTRATÉGIAS (Propostas.
DIAMANTINO Social Consolidado. OBJETIVOS ESTRATÉGICOS MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA PARA PROMOVER A CIDADANIA REDUZIR O NÚMERO DE PESSOAS EM CONDIÇÕES.
Secretaria de Estado da Fazenda Subsecretaria de Estado da Receita Subsecretaria de Estado da Receita Gerência de Desenvolvimento Fazendário Subgerência.
GESTÃO E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS MUNICÍPIO DE PENÁPOLIS-SP
Municípios e o Meio Ambiente Deputado Arnaldo Jardim
A S S O C I A Ç Ã O M U N D O M E L H O R Assessoria à Prefeitura de Itápolis para a certificação ambiental do Projeto Estratégico Município VerdeAzul.
Julho 2012 CONSEMA/PE CONSEMA/PE. EQUIPE ANDREA OLINTO, ELIANE R. BASTO, GIANINNA CYSNEIROS, JOANA AURELIANO, JOSÉ SAMPAIO, LINDINALVA GIRÃO SEMAS Coordenação.
Educação Ambiental e Saúde “Jovem educa jovem, mas educam também todos aqueles que têm mente e coração abertos, conscientes de que a mudança depende de.
FÓRUM DE BICICLETAS DE MANAUS O PAPEL DO ESTADO NAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS ATRAVÉS DA MOBILIDADE.
Locais e datas: 12 de Abril – Brasília 27 de Abril – Salvador 05 de Maio – Maceió 26 de Maio - São Paulo 30 de Junho – Maringá 28 de Julho – Rio de Janeiro.
Missão do IFAM Promover com excelência a educação, ciência e tecnologia para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Plano de Desenvolvimento Anual.
“Se destruir enquanto lagarta para se construir enquanto borboleta.” Edigar Morin.
PROJETO LOCAL Votuporanga e Região. Parceiros Parceiros realizadores: Ministério da Educação (MEC), Movimento Todos pela Educação, CLP – Centro de Liderança.
“ Agricultura e Meio Ambiente” Botucatu, 29 de outubro de 2007 Engº Agrº Cláudio Antônio Baptistella Gerente Técnico – PEMH CATI/SAA.
Sugestões Câmara Técnica de Saneamento
CTR Nova Iguaçu.
Silvia Mayumi Shinkai de Oliveira Diretora Presidente DAEP
Gilberto de Menezes Schittini (Biólogo, M.Sc.) Núcleo de Gestão Ambiental NUGAM / COADI / DIRAF.
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
Escola Municipal de Tempo Integral João Beltrão Projeto.
Emater–MG Minas cada vez melhor para se viver Missão Promover o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural, assegurando.
DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO DO CAMPO
PROGRAMA MANANCIAIS Propostas Relativas ao Município de Guarulhos.
Estudo de Competitividade de Destinos Turísticos Introdução ao Estudo Resultado e Análise das Dimensões Conclusões.
Secretaria de Desenvolvimento
Blog do. O que é um coletivo educador? É um grupo de educadores(as) de diferentes instituições, que atuam em processos formativos no campo da Educação.
Coletivos Educadores são formados por um conjunto de instituições, pessoas e grupos atuantes na formação de educadores ambientais e integram o Programa.
A Educação Florestal Educação ambiental focada na valorização do patrimônio florestalEducação ambiental focada na valorização do patrimônio florestal.
Políticas de proteção de áreas verdes
BOAS PRÁTICAS TERRITORIAIS – BPT
ACESSO À INFORMAÇÃO E DIREITO À EDUCAÇÃO Ananda Grinkraut e Gustavo Paiva.
AÇÃO EDUCACIONAL DE DESCARTE DE RESÍDUOS SÓLIDOS: PROJETO CARROCEIRO CIDADÃO Mauro Lúcio Salmente Autor do projeto.
TRABALHANDO EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM REDES SOCIAIS EMEF VILA SÃO JORGE PORTÃO.
Ernani Ciríaco de Miranda Diretor do Departamento de Articulação Institucional Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Ministério das Cidades Brasília,
PROJETO PRODUTOR DE ÁGUA
Política Municipal de Resíduos Sólidos de Campo Grande 6º Reunião Ordinária do Fórum do Lixo Eng. Marcos Antônio Moura Cristaldo Secretário Municipal de.
COMUNICAÇÃO SOCIAL COM A CRIAÇÃO DE CARTILHA “CUIDANDO DO NOSSO LIXO” Silvia Mayumi Shinkai de Oliveira Autora Ana Paula da Silva Pinto Chamareli Coautora.
PDDE SUSTENTÁVEL O Programa Dinheiro Direto na Escola(PDDE) Escolas Sustentáveis prevê recursos a serem empregados:   •para a melhoria da qualidade.
Silvia M. Shinkai de Oliveira Diretora Presidente do DAEP Vera Lucia Nogueira Diretora Administrativa e Financeira do DAEP A PARTICIPAÇÃO POPULAR NA ELABORAÇÃO.
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL BANCO MUNDIAL PRAPEM/MICROBACIAS 2 SEMINÁRIO Manejo de.
Transcrição da apresentação:

EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA UM FUTURO MELHOR Vera Lúcia Nogueira Diretora Administrativa e Financeira do DAEP

PENÁPOLIS Situada na Alta Noroeste Paulista e distante 490 Km da capital do Estado de São Paulo. População: 58.510 habitantes.

CEA – Centro de Educação Ambiental 1ª Sala do Centro de Educação Ambiental CRIADO EM 1994 (SALA NA SEDE DO DAEP) OBJETIVO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL EXTRA-CLASSE

CEA – Centro de Educação Ambiental 13/08/1999 Inauguração do Novo Espaço Físico (ATUAL)

Centro de Educação Ambiental - desde 1996 ESTRUTURA FÍSICA Centro de Educação Ambiental - desde 1996 Espaço Cultural

ESTRUTURA FÍSICA Quiosque

TRANSPORTE

METODOLOGIA Atividade monitorada por profissionais capacitados; Agendamento de acordo com a faixa etária e grau de instrução por telefone ou internet; Projeção de filmes/documentários, atividades lúdico educativas, teatro de fantoches, trilha ecológica, debates e demais atividades relacionadas à preservação do meio ambiente; Monitoramentos: Estação de Tratamento de Água (ETA), Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), Aterro Sanitário, Cooperativa dos Recicladores de Lixo de Penápolis (CORPE) e Consorcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado (CIRL);

PLANEJAMENTO Reunião para definições das atividades anual com os gestores da rede escolar, particular, Estadual e parceiros para apresentação do Cardápio de Atividades.

ATIVIDADES O CEA cumpre anualmente um roteiro de atividades fixas que são: Monitoramento com as escolas; Atividades com filhos dos servidores do DAEP; Dia da Água e dia do Ribeirão Lajeado; Dia da conservação do solo; Semana do Meio Ambiente; Dia da Agricultura Natural; Dia do Controle a Poluição; Dia da Árvore;

ATIVIDADES OFICINA DE PAPEL CONTAÇÃO DE HISTÓRIA OFICINA DE PET MONITORAMENTO

ATIVIDADES EXPOSIÇÕES COLETA DE LIXO ELETRÔNICO CONSCIENTIZAÇÃO IN LOCO CONSCIENTIZAÇÃO NOS BAIRROS

ATIVIDADE COM SERVIDORES DO DAEP / COOPERADOS DA CORPE ATIVIDADES PASSEATAS PALESTRAS ATIVIDADE COM SERVIDORES DO DAEP / COOPERADOS DA CORPE

EVENTOS DIA MUNDIAL DA ÁGUA DIA MUNDIAL DA ÁGUA DIA DA ÁRVORE

SEMANA DO MEIO AMBIENTE SEMANA DO MEIO AMBIEBTE EVENTOS SEMANA DO MEIO AMBIENTE SEMANA DO MEIO AMBIEBTE PASSEIO CICLÍSTICO PASSEIO CICLÍSTICO

EVENTOS DIA DE CONSERVAÇÃO DO SOLO SEMANA LITERÁRIA ENCONTRO COM PARCEIROS COLETA DE ÓLEO NAS ESCOLAS

EVENTOS 1º FORUM INFANTOJUVENIL Tema: Resíduos Sólidos: O lixo nosso de cada dia – Desafios para a destinação correta Propostas Aprovadas: 28

EVENTOS 11º FORUM DE SANEAMENTO E MEIO AMBIENTE Tema: Resíduos Sólidos: O lixo nosso de cada dia – Desafios para a destinação correta Propostas Aprovadas: 33

PROJETOS Além do cronograma anual o CEA desenvolve alguns projetos em paralelo que são: Sala Verde Vitória Régia; Horta na Escola; Livrônibus; Consórcio Ribeirão Lajeado; Coleta Seletiva de Materiais Recicláveis; Coleta de Óleo de Cozinha; Comitê da Dengue; Ação Jovem; Cidadania e Qualidade De Vida No Meio Rural; Cidadania e Qualidade de Vida nas Empresas; Valorização dos coletores; A cidade que queremos; O futuro que queremos; Cultura é currículo;

PROJETO AGRICULTURA NATURAL PROJETOS PROJETO CROTALÁRIA PROJETO COMPOSTAGEM PROJETO AGRICULTURA NATURAL PROJETO SALA VERDE

PROJETO COMITÊ DA DENGUE PROJETOS PROJETO CIRL PROJETO LIVRONIBUS PROJETO TELA VERDE PROJETO COMITÊ DA DENGUE

PARCEIROS Associação Florestal do Médio Tietê - Flora Tietê (Organização não governamental): doações de mudas de plantas nativas para realização do reflorestamento das matas ciliares na região; Casa da Agricultura: levantamentos de dados cadastrais dos proprietários rurais e apoio no trabalho do manejo de solo; Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado: participação na reposição vegetal na bacia hidrográfica do Ribeirão Lajeado, projetos de arborização de áreas verdes no município; CETESB-Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental, DAEE-Departamento de Águas e Energia Elétrica e CBRN – Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais: assessoria na parte técnica relativa a conservação / preservação do Meio Ambiente; CODASP-Companhia de Desenvolvimento Agrícola do Estado de São Paulo: contratação de horas / máquinas para o trabalho de conservação de solo, quando existe programa aberto; Fundo Nacional de Meio Ambiente: projeto Coletivo Educadores Ambientais na Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê – capacitação à comunidade para exercícios de educação ambiental; S.O.S Mata Atlântica: Doação de mudas nativas para projetos de reposição florestal; CBH-BT – Comitê de Bacias Hidrográficas do Baixo Tietê: participação da câmara técnica de educação ambiental; Polícia Ambiental: projetos ambientais –integração do grupo gestor de educação ambiental do município de Penápolis;

PARCEIROS Centro Paula Souza-Escola Técnica João Jorge Geraissate – visitas monitoradas das escolas nas áreas de produção agropecuária; CMMA: - participação no Conselho de Meio Ambiente, articulando as ações no município; Delegacia Regional de Ensino- articulação de projetos nas escolas e visitas monitoradas no saneamento ambiental; EDR – Escritório de Desenvolvimento Regional: projetos junto aos produtores rurais no município – sensibilização da comunidade para as ações; Corpo de Bombeiros – participação nas ações de educação ambiental programadas pelo grupo gestor; Sindicato Rural de Penápolis – vários projetos como, por exemplo, a Ciranda Rural Secretaria Municipal de Cultura – parceria em datas comemorativas Secretaria de Abastecimento, Agricultura e Meio Ambiente – projetos município verde e datas comemorativas CORPE – Cooperativa dos Recicladores de Penápolis: Realiza a coleta dos materiais recicláveis e óleo de cozinha no município FUNEPE – Fundação Educacional de Penápolis: parceria na Feira anual da Faculdade e participação dos alunos nos eventos promovidos pelo CEA Tiro de Guerra: varias intervenções como passeatas e inspeções. Secretaria Municipal de Saúde: parceria em eventos e conscientizações

Consórcio Ribeirão Lajeado PARCEIROS Consórcio Ribeirão Lajeado Flora Tietê Tiro de Guerra Polícia Ambiental

RESULTADOS Criação de um contato efetivo e inovador com os alunos para tratar das questões ambientais e o conhecimento da realidade municipal; Maior conscientização da população de Penápolis e um amadurecimento para as discussões ; Maior Adesão por parte dos munícipes nos Fóruns de Saneamento e Meio Ambiente; Estreitamento das relações entre o CEA e diversas entidades governamentais; Aumento a cada ano no numero de atendimentos (monitoramento / visitas / eventos);

EQUIPE Nome Completo Função na Equipe Fernanda Marin Campachi Bosso Pedagoga Dalila Maria da Cruz Auxiliar de Pedagoga Ana Paula da Silva Pinto Chamareli Tatiane Aparecida da Silva Ivaldo Miranda Motorista

CONCLUSÃO Muitos municípios não possui um Centro de Educação Ambiental que faça articulação conjunta com os diversos atores que atuam na educação ambiental informal, diferente da proposta existente em Penápolis. Com base nos resultados apurados observa-se que está sendo formada a conscientização da comunidade e mudança de comportamento para a necessidade de preservação e conservação da natureza e em especial do Ribeirão Lajeado.

www.daep.com.br OBRIGADO diretoria@daep.com.br cea@daep.com.br Fone: (18) 3654 - 6100 Fax: (18) 3654 – 6109