Metodologia de Ensino e Extensão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
Advertisements

  Ana Carolina Castelli da Silva
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Plano de Trabalho Docente
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Planejamento geral de um curso
Formas de Planejamento
Passos para Revisão do PPP
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
2009.
Formação por competências
Didática e Metodologia no Ensino Superior
Curso de Aperfeiçoamento Docente
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
PLANO ESCOLAR PROPOSTA PEDAGÓGICA.
Aula 2- Silvana Pós- Planejamento curricular
Prefeitura municipal de Imperatriz
1.
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Plano de Desenvolvimento da Escola
O PC como integrante da Equipe Gestora – funções, espaços de atuação,
Portfólio de Estágio Supervisionado
AULA: 28/08/2013 TEMA: A ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO: ORIGEM E EVOLUÇÃO PERÍODO 3 PROFESSOR WASHINGTON BRUM.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
PROJETO DE CURSOS INTEGRADOS
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
Disciplina: Estágio Supervisionado I
DISCIPLINAS ESPORTIVAS NA FORMAÇÃO DO GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA:
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE GOIÁS Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO.
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
CONCEITUAÇÃO DOS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO PROJETO POLÍTICO
Planejamento de Ensino
DISCIPLINA:EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO E EJA.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
Como desenvolver avaliação institucional na escola?
Plano de Gestão da Escola
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Planejamento do Processo de enfermagem
PLANEJAMENTO na EDUCAÇÃO 10 NÍVEL FEDERAL - ESTADUAL - MUNICIPAL PLANEJAMENTO das INSTITUIÇÕES e dos CURSOS 20 NÍVEL PDI - PLANO de DESENVOLVIMENTO.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE CONCEITOS BÁSICOS
Universidade Federal de Itajubá
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino
PLANEJAMENTO DE ENSINO
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
Professor Coordenador de Apoio
Processo de auto- avaliação institucional na UCG:
PLANEJAMENTO DE ENSINO
Prof. Alexandre Brasil NUTES/UFRJ
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
GESTÃO PEDAGÓGICA, ADMINISTRATIVA E DE RECURSOS HUMANOS COMPREENSÃO DOS TIPOS DE GESTÃO NO PROCESSO EDUCATIVO.
Planejamento de Ensino
OPERACIONALIZAÇÃO DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
BRASIL Desenvolvimento Profissional e Incentivos aos Professores Guilherme L Sedlacek Nov
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Para sair tecle “Esc” A Formação do enfermeiro auditor: reflexões sobre uma experiência na prática do ensino interdisciplinar Pesquisa.
Plano de Ensino Objetivos Educacionais
Departamento de Orientação e Apoio (DOA) Programa de Adaptação aos Instrutores.
PLANEJAMENTO Plano Educacional (Governo/Ministério da Educação/MEC)
Transcrição da apresentação:

Metodologia de Ensino e Extensão para Educação à Saúde Prof. Luciene Santoro

AÇÃO EDUCATIVA DO ENFERMEIRO Comentário sobre o trabalho da aula passada: etapas para o treinamento; identificação da tendência; requisitos pessoais fundamentais para esta ação.

Planejamento Objetivos Conteúdos

AÇÃO EDUCATIVA As muitas faces do Professor Apresentação do vídeo pontos mais importantes; relação com o enfermeiro especialista em Urgência e Emergência.

Docência / Assistência AÇÃO EDUCATIVA Docência / Assistência Para alcançar um resultado satisfatório desta ação, diminuindo os riscos de erros e surpresas desagradáveis, é necessário que o professor ou o enfermeiro se preocupem inicialmente com o quê?

PLANEJAMENTO FUNÇÃO APLICAÇÃO DEFINIÇÃO “Processo sistematizado, mediante o qual se pode conferir eficiência às atividades para, em determinado prazo, alcançar o conjunto das metas estabelecidas”. Horácio Martins de Carvalho

Pode ser concebido em 3 etapas: PLANEJAMENTO EDUCACIONAL Pode ser concebido em 3 etapas: PREPARAÇÃO Procede à formulação dos objetivos e à previsão de todos os passos para o seu alcance. ACOMPANHAMENTO Visa acompanhar a ação educativa do professor e o aprendizado do aluno. APRIMORAMENTO Envolve a avaliação do alcance dos objetivos e possibilita ajustes.

NÍVEIS DE PLANEJAMENTO  PLANEJAMENTO EDUCACIONAL Desenvolve-se em nível mais amplo; prevê a estrutura e o funcionamento do sistema educacional como um todo; está a cargo do : Ministério da Educação: formulação das diretrizes em relação ao ensino superior. Conselho Federal de Educação: currículo mínimo e carga horária dos cursos superiores, critérios para autorização de funcionamento e reconhecimento desses cursos e para a formação e aceitação de docentes. Conselhos Estaduais de Educação: exercem sua competência em relação aos estabelecimentos isolados de ensino.

Direção - Corpo Docente - Especialistas  PLANEJAMENTO CURRICULAR Desenvolve-se dentro da escola; concretiza os planos elaborados no planejamento anterior, considerando a realidade de cada escola. É multidisciplinar: Direção - Corpo Docente - Especialistas  Define: os objetivos da escola, o perfil do profissional egresso e as estratégias adotadas.

Este plano pode ser tecnocrático ou participativo.  PLANEJAMENTO DE ENSINO Desenvolve-se a partir da ação do professor, visando o direcionamento das atividades que irá desempenhar junto a seus alunos para o alcance dos objetivos. O professor decide sobre: Os objetivos, os conteúdos, as estratégias, os recursos e as avaliações. Este plano pode ser tecnocrático ou participativo. ..................................................

 MODALIDADES DE PLANOS PLANO DE CURSO Esboço que será completado ou modificado durante o curso. Deve descrever o Marco Referencial, que envolve os marcos:  situacional – situa o contexto social, político, econômico e cultural  doutrinal - decide o tipo de pessoa que quer formar e o modelo de sociedade que visa alcançar  operativo - define a linha pedagógica que será adotada, indicando como procederá durante o curso

 Outras ações importantes:  diagnosticar o grupo, analisando a distância entre o que existe e o que se deseja;  programar o curso (dias, horários e duração);  traçar os objetivos;  selecionar os conteúdos;  levantar os procedimentos de ensino;  escolher os recursos audiovisuais;  estabelecer os critérios para avaliação do grupo.

PLANO DE DISCIPLINA Previsão das atividades a serem desenvolvidas ao longo de um ano ou semestre. Indica as ações do professor voltadas para o alcance dos objetivos da disciplina, esclarecendo acerca de sua duração, objetivos gerais, conteúdo programático, procedimentos de ensino e avaliação. PLANO DE UNIDADE Refere-se aos assuntos da disciplina (módulos ou unidades) que são desenvolvidos no espaço correspondente a uma ou algumas aulas. Seus objetivos são operacionais.

PLANO DE AULA É a especificação das realizações diárias, devendo haver coerência entre o que apresenta e o que foi exposto nos planos anteriores. Para sua elaboração, é necessário definir: objetivos conteúdos estratégias recursos avaliação

Que planejamento cabe ao enfermeiro?  Enfermeiro plantonista: Elabora o plano de cuidados de enfermagem em função dos problemas identificados e estabelece prioridades, tendo em conta recursos disponíveis (...)  Enfermeiro especialista: Elabora o plano anual de atividades de formação em serviço (...)  Enfermeiro-chefe: Planeja e concretiza ações que visem a melhoria da qualidade dos cuidados de enfermagem (...)

E em relação à urgência e emergência?  Ao chegar no local da urgência, avalia a situação, analisando o cenário encontrado, e planeja rapidamente uma ação de acordo com as prioridades identificadas;  Ao identificar um número excessivo de determinados casos de acidentes, elabora um plano de ação junto à comunidade, objetivando o fim ou a redução destes. (...)

Plano de ação preventiva Sugestão de modelo: Título do Plano: Ações Preventivas e Intervenções frente aos Acidentes ... Instituição: Enfermeiro(a) Responsável: Telefone: E-mail: Titulação:

Justificativa; Clientela alvo; Objetivo geral; Objetivos específicos; Recursos materiais e humanos; Local(is) para desenvolvimento das atividades; Procedimentos para operacionalização; Avaliação dos resultados; Cronograma de desenvolvimento do plano; Referências bibliográficas.

nem todos querem planejar! Apesar de tudo isso, nem todos querem planejar! Será que sua ausência poderá trazer prejuízos?

Desvantagens e dificuldades devido à falta do Planejamento de Ensino . Leva à improvisação e impede o alcance dos objetivos, pois, muitas vezes, faz com que o professor deixe de cumprir com o programa estabelecido; . Leva ainda a um desperdício de tempo e energia; . Dificulta a utilização de certos recursos que necessitam de marcação prévia; . Gera insatisfação e até indisciplina na turma.

Desvantagens e dificuldades devido à falta do Planejamento de ações preventivas junto à comunidade . Leva à irresponsabilidade e impede o alcance dos objetivos, pois, muitas vezes, faz com que o enfermeiro deixe de investir no foco principal do problema; . Dificulta a rápida ação para evitar novos casos emergenciais; . Gera desestímulo à participação, insatisfação da comunidade e de pessoas envolvidas, de alguma forma, na ação. -------------INTERVALO--------------