Teoria Básica da Administração Professor: Roberto César

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Princípios de Organização Unidade IV
Advertisements

FACULDADES SANTA CRUZ COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Delegação, centralização e descentralização
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Estruturas Tradicionais
Organização, Sistemas e Métodos
ARH CONCEITO – ramo especializado da ciência da Administração que envolve todas as ações que tem como objetivo a interação do trabalhador no contexto da.
Teoria Neoclássica da Administração
CAPÍTULO 7 Papel dos Gerentes.
Estrutura organizacional do S.E.
Fundamentos da Administração: Organização
O que é uma estrutura ?.
ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
Administração Aula 06 Jorge Surian
TEORIA NEOCLÁSSICA E TEORIA COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO
IA_10_PAPEL DO ADMINISTRADOR - Fred Luthans
Professora: Desiree Blum Menezes, MSc. (Fundamentos da Administração)
FACULDADE PITÁGORAS Legislação Aplicada a informática
CAPÍTULO 2 Papel dos Gerentes.
A tomada de decisão pode ser centralizada ou descentralizada.
Organização e Técnica Comercial
Organização! Profª Crishna Irion.
CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO I
Administração Geral - Aula 03
Estrutura Formal Representada formalmente pelo organograma Planejada
. Organização: “é uma coletividade com uma fronteira relativamente identificável, uma ordem normativa, escalas de autoridade, sistemas de comunicações.
FACULDADE UNIÃO DE GOYAZES
ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL
TIAL -Tecnologia da Informação Aplicada à Logística
Decorrências da Abordagem Neoclássica: Tipos de Organizações
Estrutura Organizacional
ORGANIZAÇÃO.
FUNÇÃO ORGANIZAÇÃO Definir trabalho a partir da análise dos objetivos;
Abordagem Neoclássica da Administração
Funções de administração
ESTRUTURA É o arranjo dos elementos constitutivos de uma organização, ou seja, é a forma mediante a qual estão integrados e se apresentam os elementos.
Teoria Geral da Administração
DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES
Teoria Geral da Administração
Teoria Geral da Administração
Lavratti.com Slide 1/6 Teoria Geral da Administração Administração Administração é a condução racional das atividades de uma organização, seja ela lucrativa.
Teoria Neoclássica da Administração TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Tipos de organização Prof. Paulo Barreto.
Estrutura Organizacional
Tipos de estruturas organizacionais
Teoria Clássica Origens
Teoria Geral da Administração
Teoria Geral da Administração Capítulo 04 1º PERÍODO – AULAS 05 e 06
Profª. Ms.Vera Márcia Gabaldi
ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO
Delegação, Centralização e Descentralização
Estrutura Organizacional
OSM Organização, Sistemas e Métodos
ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS
Gestão de Pessoas I AULA O2
Introdução à Administração
Elaboração e Análise de Projetos
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Disciplina: TGA Professora: Sandra Mara Tenchena Autor: Idalberto Chiavenato Profª Ms. Sandra Mara Tenchena.
“ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E OS SERVIÇOS DE ENFERMAGEM”
ORGANIZAÇÃO LINEAR Por Carlos Reis.
Teoria Neoclássica da Administração
Tipos de organização Organização linear Organização funcional
TEORIA CLÁSSICA MÓDULO 6.
Teoria da Administração Científica Taylorismo
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
A ORGANIZAÇÃO MILITAR Equipe: Paloma Oliveira, Thays Barbosa, Mariana Gomes, Rafaela Barros e Flávia Ferreira.
Organização.
Pergunta: A atividade de Gestão de Pessoas é uma atividade de linha ou de staff ????? Resposta: Dos dois. De linha – todos os gerentes (chefes, diretores,
Transcrição da apresentação:

Teoria Básica da Administração Professor: Roberto César Organização Professor: Roberto César

ORGANIZAÇÃO LINEAR A organização do tipo linear constitui a forma estrutural mais simples e antiga. Origem: Organização dos antigos exércitos ; Organização eclesiástica dos tempos medievais.

ORGANIZAÇÃO LINEAR Característica: Linhas diretas e únicas de autoridade e responsabilidade entre superior e subordinados. Cada gerente recebe e transmite tudo o que se passa na sua área de competência, as linhas de comunicações são rigidamente estabelecidas. Centralização das decisões. Formato piramidal.

ORGANIZAÇÃO LINEAR Vantagens: Estrutura simples e de fácil compreensão. Clara delimitação das responsabilidades dos órgãos e uma notável precisão de jurisdição. Facilidade de implantação. Estabilidade, Disciplina rígida Indicada para pequenas empresas ou estágios iniciais das organizações.

ORGANIZAÇÃO LINEAR Desvantagens e limitações: Estabilidade e constância das relações formais. Autoridade linear baseada no comando único e direto A organização linear exagera a função de chefia e de comando. A unidade de comando torna o chefe um generalista que não pode se especializar em nada. À medida que a empresa cresce, a organização linear provoca o congestionamento das linhas formais de comunicação As comunicações tornam-se demoradas.

ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL A organização funcional é o tipo de estrutura organizacional que aplica o princípio funcional ou princípio da especialização das funções. Com a organização funcional, o mestre de produção tornou-se um especialista em assuntos de produção, deixando de ser procurado pelos operários para cuidar de outros problemas.

ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL Característica: Autoridade funcional ou dividida. Linhas diretas de comunicação. Descentralização das decisões Ênfase na especialização

ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL Vantagens: Proporciona o máximo de especialização nos diversos órgãos ou cargos. Permite a melhor supervisão técnica possível. Desenvolve comunicação direta. Separa as funções de planejamento e de controle das funções de execução.

ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL Desvantagens: Perda de autoridade de comando. Subordinação múltipla. Tendência a concorrência entre especialistas. Tendência a tensão e conflitos.

ORGANIZAÇÃO LINEAR x FUNCIONAL Organização Funcional.

ORGANIZAÇÃO LINHA-STAFF linha-staff é o resultado da combinação dos tipos de organização linear e funcional. Soma as vantagens desses dois tipos de organização e reduzir as suas desvantagens. Na organização linha-staff, há características do tipo linear e do tipo funcional, reunidas para proporcionarem um tipo organizacional mais completo e complexo. Na organização linha-staff coexistem órgãos de linha (órgãos de execução) e de assessoria (órgãos de apoio e de consultoria) mantendo relações entre si.

ORGANIZAÇÃO LINHA-STAFF Características: Fusão da estrutura linear com a funcional. Existência de linhas formais e diretas de comunicação. Separação entre órgãos operacionais e de apoio. Hierarquia x Especialização.

ORGANIZAÇÃO LINHA-STAFF Aspectos Linha Staff Papel principal É quem decide É quem Assessora Atuação É quem cuida da execução É quem dá consultoria Tipo de Atividade Comando, Ação, Trabalho de Campo Recomendação, alternativas, trabalho de gabinete. Responsabilidade Pela operação, pelos resultados Pelo planejamento , pelas sugestões

ORGANIZAÇÃO LINHA-STAFF Vantagens: Assegura assessoria especializada e inovadora, mantendo o princípio da autoridade única. Atividade Conjunta e coordenada dos órgãos de linha e staff.

ORGANIZAÇÃO LINHA-STAFF Desvantagens: Existência de conflitos entre órgãos de linha e staff. Dificuldade na obtenção e manutenção do equilíbrio entre linha e staff.

ORGANIZAÇÃO LINEAR x LINHA-STAFF Organização Linha-staff. Organização Linear.

Referência Bibliográfica CHIAVENATO, Idalberto. Introdução á teoria geral da administração. 7. ed. Ver. Atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. LACOMPE, Francisco José Masset. Teoria geral da administração. São Paulo: Saraiva, 2009 MAXIMIANO, A. C. A. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. 6. ed. São Paulo: Atlas 2010.