PROJETO INTERAÇÃO Sobre álcool e outras drogas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto de Ações Coordenadas de Prevenção à Tortura
Advertisements

1º Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Políticas Públicas e Álcool
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
A intersetorialidade no contexto do SUAS e do Brasil sem Miséria
PLANO DA DRE CAMPO LIMPO
PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR À VIDA NO CAMPUS
PROJETO INTERAÇÃO Sobre álcool e outras drogas
ÁREA SOCIAL Grupo 1.
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
SISTEMA DE PRONTUARIO SOCIAL INTEGRADO (SPSI)
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
A primeira infância,cidadania já.
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família
RESPOSTAS DOS SERVIÇOS DE SAÚDE BRASILEIROS AOS PROBLEMAS DECORRENTES DO USO DO ÁLCOOL FRANCISCO CORDEIRO Ministério da Saúde.
POLÍTICA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
Programa Prevenir DER São Bernardo
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
Ministério da Cultura.
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE
OS DESAFIOS DA GESTÃO NA SAÚDE
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
Redução de Danos como Política de cuidado
MOVIMENTO AÇÃO INTEGRADA RESGATANDO A CIDADANIA
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS.
Contexto de atuação do CME
1 SOCIEDADE VIVER VIABILIZANDO PROJETOS DE VIDA CNPJ /
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
Política Municipal para Álcool e Outras Drogas : Plano Intersetorial de Políticas sobre Crack, Álcool e Outras Drogas Programa De Braços Abertos Myres.
09/20/09 Subsídios para uma nova política de drogas : consumo de crack e saúde pública.
Organização da Atenção à Saúde Luiz Marcos Ribeiro 2011
Área de abrangência da Equipe de Saúde da Família
Apresentação da Rede Nacional Primeira Infância Forquilhinha, 24 de Abril de 2015.
Saúde do Adolescente Conceito segundo a OMS Adolescência
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Atuação dos agentes de Controle Social
O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade foi criado em 2004 para conscientizar e mobilizar a sociedade civil, empresas e os governos para o.
Planejamento Urbano e Plano Diretor
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
Centro de Referência de Assistência Social
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
O Assistente Social, como profissional de Saúde, tem como competências intervir junto aos fenômenos sócios-culturais e econômicos, que reduzem a eficácia.
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
DISCIPLINA: Serviço Social de Política Social II Profª: Elisônia Carin Renk.
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social Departamento de Proteção Social Básica Passos para implantação.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
LEI Nº 8.142, DE 28/12/1990 CONTROLE SOCIAL
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Ministério da Saúde Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT -
VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO
Escola de Conselhos do Pará Vivência Formativa Eixo 2: Estado e Políticas CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
POLÍTICA DE ATENÇÃO À SAÚDE E À SEGURANÇA DO TRABALHO DO SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL (PASS)  A) Perícia Oficial  B) Promoção da Saúde  C) Prevenção e Acompanhamento.
CONSELHO MUNICIPAL ANTIDROGAS COMAD. Inserido Lei nº: de 23/08/2006 Art. 1º: Institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre drogas – SISNAD.
Saneamento Básico um Direito de Todos 46ª Assembleia Nacional da Assemae.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
Programa de Municipalização do Turismo - PNMT Prof. Debora Cordeiro Braga 02/content/av_prog/083/prog083.htm.
Transcrição da apresentação:

PROJETO INTERAÇÃO Sobre álcool e outras drogas

INTERAÇÃO significa: Interar-se sobre algo, adquirir informações; Interagir através de ações integradas; A junção; interar-se de informações para elaboração de ações integradas é a base e diretriz do projeto INTERAÇÃO.

O projeto INTERAÇÃO propõem uma serie de AÇÕES integradas de mobilização social direcionadas a minimizar os problemas sociais causados pela drogadição.

Propor, elaborar, desenvolver ações integradas com a rede social local, que inclui os municípios vizinhos, Elaborar, contribuir e promover com programas e campanhas de prevenção em conjunto com o Poder Público em todas as esferas, Faculdades, empresários locais, entidades sociais e Ministério Público, Promover à capacitação de educadores, pais e filhos, profissionais da rede de ensino, assistência social e saúde; programas: PSF, CAPS, atendentes da área social publica e privada, movimentos sociais e outros, de forma contínua.

Estas ações vão desde a abordagem correta, prevenção, tratamento, formação e capacitação de agentes da rede social, encaminhamentos a serviços disponibilizados e em rede, Acompanhamento no pós-tratamento, re-inserção através de programas sociais, previsão orçamentária para que seja garantida a continuidade por pelo menos 12 anos (agenda 2020), para alcançar os resultados dos objetivos propostos.

MOBILIZAÇÃO E INTERAÇÃO SOCIAL Nossa região apresenta um consumo elevado de álcool que esta ligada a uma cultura local, além do quadro de vulnerabilidade social, no entorno das cidades, serem crescente. Esses fatores agregados a demanda cada vez maior das drogas licitas e ilícitas, faz com que a região seja alvo do narcotráfico e de todos os seus produtos, em especial o Crack, por sua fácil comercialização decorrente do forte apelo viciante e devastador.

Associar álcool e outras drogas torna-se possível na medida em que fatores tais como; Desemprego, Baixo grau de escolaridade, Famílias disfuncionais, Ausência de planejamento familiar, Ausência de integração entre políticas publicas Poucos programas sociais em execução, Perfil cultural, Migração desordenada, Ausência de praticas saudáveis de lazer, Ausência de programas eficientes de prevenção, Despreparo dos agentes que lidam direta ou indiretamente com o atendimento ao publico, que por essas circunstancias, passa a ser considerado, grupo de risco.

Precisamos sair dos conceitos e partir para ação. Enquanto esperamos por uma solução mágica de algum medicamento milagroso que só interessa as indústrias farmacêuticas, nossa indiferença e omissão vai contribuindo para o crescimento dessa epidemia. A vontade política, mobilização social e a capacitação dos agentes envolvidos garantira a qualificação do enfrentamento e por essa razão determinara o sucesso das ações.

Nos mesmos locais em que a sociedade é atingida, também deve a resposta estar presente. Escolas, danceterias, lojas de conveniência, praças publicas, espaços de lazer aos jovens, eventos culturais, Preparar, capacitar pessoas integrantes de entidades sociais, igrejas, movimentos sociais, estudantis, etc Realizar uma verdadeira e eficiente resposta através de uma grande mobilização social, montada por agenda regional de atividades construindo calendário integrado.

Acreditar que é possível desenvolver políticas publicas sérias e eficientes, capaz de reduzir consideravelmente o problema atual e garantir no futuro o enfrentamento a altura do impacto causado na sociedade, é principio básico de qualquer ação a ser desenvolvida.

Integrar as ações em todos os setores da sociedade, através de programas e projetos desenvolvidos de forma sistemática, dentro do planejamento regional que deve ser gerenciado e monitorado por ferramentas democráticas e participativas, objetivando a mobilização social como substituição da omissão histórica que sempre contribuiu para o crescimento do problema.

Essas ações possibilitarão dar inicio a cultura preventiva, modelo correto a ser adotado, abandonando o modelo da cultura reativa (trabalho motivado pela conseqüência). Cultura preventiva sugere ação anterior, cuidado na formação das gerações futuras, acompanhamento, conhecimento, informação, atenção voltada à realidade atual, participação, pratica da cidadania, senso critico, responsabilidade, comprometimento social, coragem, continuidade, otimização de recursos.

É preciso organizar as políticas publicas e suas respectivas rubricas orçamentárias para otimizar recursos e garantir orçamentos para ações eficazes e eficientes de enfrentamento da doença e sua problemática social. Assistência Social, Nos termos de parcerias ou contratos de prestação de serviços no que diz respeito ao amparo familiar, é possível que esteja previsto em clausulas contratuais, que os município custeie parte do tratamento ou até mesmo a integralidade, de acordo com critérios de enquadramento sócio econômico das famílias. Dessa forma é possível dividir as custas do tratamento e ainda promover o maior envolvimento das famílias no processo de recuperação e re-inserção social, isto é; comprometer a família no processo passa a ser previsto em contrato a ser cumprido na proposta do programa de trabalho. Secretaria da saúde: nos termos de parcerias ou contratos de prestação de serviços no que diz respeito a tratamento: Reconhecido pela organização mundial de saúde como doença e pela constituição federal como problema de saúde mental, o tratamento requer a estrutura da saúde e sua respectiva previsão orçamentária. Secretaria de educação: nos termos de parcerias ou contratos de prestação de serviços no que diz respeito a prevenção; desenvolvimento de ações preventivas utilizando a estrutura publica de educação, seja para capacitar ou formar agentes, seja para informar o publico alvo, respeitando a diretriz que orienta trabalho de prevenção (programas e profissionais adequados), elaboração de materiais, campanhas de âmbito municipal e regional, garantindo parte da sua respectiva previsão orçamentária pela educação e parcerias com iniciativa privada e entidades sociais.

Buscar e criar fontes de recursos para desenvolvimento dessas ações esta mais ligado a otimizar os recursos já existentes, direcionar ações para estruturas correspondentes, utilizando legislação A exemplo da existente que autoriza os municípios como órgão gestor da política antidrogas sendo identificado na lei de criação do Conselho Municipal Antidrogas, uma vez que, não se admite a criação de Fundos Especiais - Lei Federal 4.320/64 sem que estes estejam atrelados a um departamento ou unidade orçamentária especificada no Orçamento Municipal

A Subvenção Social é a transferência de recursos financeiros oriundos do Fundo Nacional Antidrogas objetivando a realização de projeto com duração certa, aprovado pelo Conselho Nacional Antidrogas que será efetuada mediante celebração de convênio. Podem receber os recursos as instituições públicas ou privadas de caráter assistencial ou cultural, desde que sejam cadastradas na Secretaria Nacional Antidrogas e utilizadas para; Formação profissional sobre educação prevenção e tratamento de dependência química (treinamento de professores e capacitação de múltiplas equipes profissionais Educação preventiva (campanhas de mobilização social junto às escolas, centros comunitários, trânsito etc) Eventos científico (seminários, congressos, encontros e simpósios) Na celebração de pesquisas (levantamentos epidemiológicos da população em geral ou específica na área de drogas) Publicações (elaboração de livros, cartilhas, “folders” vídeos educadores, peças teatrais)

O impacto esperado Redução regional do consumo; Otimização dos gastos relacionados às conseqüências do álcool e outras drogas na estrutura pública; Redução das agressões em geral; Redução da violência doméstica; Erradicação da violência sexual contra adolescentes; Redução da prostituição; Redução dos acidentes automobilísticos; Redução dos acidentes de trabalho; Redução das faltas no trabalho; Redução das morbidades e mortalidade relacionadas; Redução do sucesso dos adolescentes em obter álcool e outra drogas; Criar um clima social propício para outras políticas.

Edson Marcelo da Costa edsonn_2005@yahoo.com.br Secretario Institucional CT Vida Plena