PORTFÓLIO VIRTUAL GRUPO 4 TARDE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

O discurso na sala de aula de Matemática
O TRABALHO COM PROJETOS
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PROJETO PEDAGÓGICO 2012.
PROJETO PEDAGÓGICO 2010.
PROJETO PEDAGÓGICO.
Vem brincar comigo! Turno da tarde.
Minha História Gabriela e Michaele 3ªC.
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
SEXO SE APRENDE NA ESCOLA.
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 3 Tarde
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 4 Tarde
Portfólio de matemática
Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE
O conteúdo.
Ajude – me!!.
OS TRÊS PORQUINHOS.
Profª Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
Percepção do Espaço Pela Criança
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
Rodas de leitura, conversando sobre livros
EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 4 Tarde
PORTIFÓLIO VIRTUAL MINI GRUPO MANHÃ
1 a 2 anos Como se comunica Reconhece o próprio nome. A partir dos 18 meses  começa a criar frases curtas. A criança começa a formar frases com uma palavra.
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
Coordenadora:Cristiane Lima e Erika Quintanilha
Relatório de Proposta de Projeto
Organizando o trabalho pedagógico
AUTONOMIA A autonomia é um poder que só se conquista de dentro e que só se exerce no seio da cooperação.” (PIAGET, 1997) Porto Alegre, 27 de agosto de.
COMPONENTES:CAROLINE
Carlise Inês Kronbauer
CURSO: Alfabetização e Letramento com Jornal
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
A Mudança é uma coisa natural. (Desenha ou pinta algumas)
SENSAÇÕES/ IMPRESSÕES
OFICINA DE CRIATIVIDADE
CANTINHO DE MATEMÁTICA
SITUAÇÕES.
FABIANA DE PAULA PEREIRA
Nesta foto a professora, aparentemente, demonstra afeto e solidariedade por uma criança que por alguma razão quiz ficar perto dela no momento da contação.
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Martha Wartenberg
TREINAMENTO DE PROFESSORES DO JUBA - BONSUCESSO.
Referencial curricular nacional para a educação infantil- movimento
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
O QUE Relacionados às necessidades das crianças de educação e cuidado
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
BRINCADEIRAS DE TODOS OS TEMPOS
Como eu brinco? Conto, desenho e pinto.
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Os sentimentos de cada um
EVENTO DE ESPORTE EDUCACIONAL
O coelhinho matemático
Transcrição da apresentação:

PORTFÓLIO VIRTUAL GRUPO 4 TARDE ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL “PEDRITA” PORTFÓLIO VIRTUAL GRUPO 4 TARDE PROJETO: “NOSSA IDENTIDADE DA CABEÇA AOS PÉS.” PROFESSORA: AUDREY ROSE

NOSSO GRUPO

CADA UM LUISA ENZO WEBER ENZO NEIVA ANNA CAROLINA ISIS ISABELA GABRIEL MANUELA ALVES LUISA ENZO WEBER MARIA FERNANDA ENZO NEIVA MANUELA BORGES ANNA CAROLINA ISIS ISABELA GABRIEL

Ao retornar às aulas as crianças do G4 também passam por um processo de adaptação, afinal de contas muitas mudanças ocorrem quando passam para outro grupo. Até mesmo acostumar-se com a nova sala é um desafio, pois, por vezes, ao chegarem à escola, acabam direcionando-se à sala anterior. Por isso vamos organizando nosso espaço e despertando neles o sentimento de pertença ao grupo 4. Nos momentos de rotina, apesar de alguns procedimentos serem parecidos ou até os mesmos que no G3, as crianças do G4 exercem mais sua autonomia ao retirarem e guardarem seus pertences, trocar ou vestir roupas, realizar higiene, servir-se na hora do lanche, etc. Início das aulas Adaptação Rotinas Organização da sala do G4 Exploração dos espaços da escola

PREPARANDO NOSSA SALA Nos primeiro dias de aula as crianças do G4 começaram a preparar a sala para que assim fossem aos poucos apropriando-se do novo grupo e espaço. Sentindo-se realmente pertencentes ao Grupo 4!

NOSSA ROTINA

HORA DE BRINCAR Brincar é uma delícia! Através da brincadeira a criança aprende a se relacionar, compartilhar e cooperar. Brincar proporciona a realização de descobertas e estimula a criatividade!

NOSSA ESCOLA Fotografamos os espaços da escola e depois fizemos intervenções nas imagens impressas em folhas. Por fim construímos os nomes do espaço utilizando letras móveis. Foi um momento de aprendizagem e muita descontração, nos divertimos muito com as intervenções!

DESCOBERTAS SOBRE O CARNAVAL Através de pesquisas descobrimos que o carnaval veio da Europa e hoje existem diferentes manifestações. Registramos cada uma em um cartaz coletivo! Confeccionamos máscaras para brincar de carnaval

TRABALHO COM OS NOMES TRILHA DOS NOMES BRINCAMOS DE TRILHA DO NOME COM OBJETIVO DE IDENTIFICAR OS NOMES DOS AMIGOS DO GRUPO.

UM POUQUINHO SOBRE O NOSSO GRUPO Demos início a mais uma fase escolar das crianças, o ano inicia e algumas coisas mudam. Agora todos fazem parte do grupo 4 tarde. Fomos para uma nova sala, alguns aspectos da rotina são diferentes e agora exigimos mais autonomia das crianças, claro que de acordo com suas possibilidades. Recebemos duas amigas em nosso grupo, a Maria Fernanda e a Isis. Desde o início todos mostraram-se contentes por estarem no grupo 4, e é um momento ótimo para trabalharmos a autonomia e amadurecimento das crianças, afinal eles são os mais “velhos” da escola e exemplo para os menores. E as crianças adoram serem colocadas nesta posição. Todos gostam muito de brincar no parque e dos jogos propostos por mim como: queimada, alerta, pega-pega, etc. Este grupinho é bem agitado e falante, tenho feito interferências para que fiquem atentos e aproveitem de maneira significativa as atividades propostas. Durante as brincadeiras preciso interferir constantemente, pois apresentam dificuldades em esperar a vez de participar, emprestar brinquedos, realizar trabalhos em grupo e negociar situações como: qual brincadeira vamos brincar agora? Nesse grupo muitos conflitos são gerados por provocações. Tenho trabalhado muito a virtude do respeito com as crianças, utilizando como recurso historinhas, rodas de conversa e vivências. Vamos dar continuidade a este trabalho e tenho certeza que teremos bons resultados! Vamos preparar estes pequenos para que consigam enfrentar os novos desafios que encontrarão pela frente com confiança e determinação.

“Nossa Identidade da cabeça aos pés” NOSSO PROJETO “Nossa Identidade da cabeça aos pés” O objetivo deste projeto é levar as crianças a se apropriarem progressivamente da imagem global de seu corpo, bem como iniciar um trabalho de autoconhecimento e investigação da própria história. Para isso vamos promover que conheçam e identifiquem segmentos e elementos do corpo, que desenvolvam atitudes de interesse e cuidados com o próprio corpo, que conheçam sua origem e que cada uma busque conhecer melhor suas características pessoais. O projeto espera levar as crianças à descoberta das maravilhosas capacidades humanas através de abordagens que permitem uma viagem por todas as áreas de conhecimento. Trabalhando a identidade – desde o nome às impressões digitais – investigando a origem da vida, conhecendo o corpo humano, as crianças irão aprender mais sobre si, sobre o outro e o mundo em que vivem, valorizando a preservação da saúde, da vida e do meio em que vivem.

Vejam como estamos desenvolvendo nosso projeto! “Nossa Identidade da Cabeça aos Pés” Realizamos vivências com objetivo de identificar as partes do corpo e suas funções! Hora do conto: “Um sorriso chamado Luiz” - depois cada um colou seu sorriso na sua silhueta! Ao trabalhar a História “Um sorriso chamado Luiz” levantamos hipóteses sobre as funções da boca. Percebemos a estrutura do rosto ao desenhá-lo no espelho e no papel laminado. Também trabalhamos as expressões faciais e como elas expressam nosso sentimento! Através de experiências e vivências significativas todos foram levados reconhecer e identificar os órgãos do sentido.

COMO TUDO COMEÇO FIZEMOS UMA RODA DE CONVERSA A FIM DE LEVANTAR QUESTÕES SOBRE AS FUNÇOES DO CORPO E AS PARTES QUE O COMPÕE. CADA UM PODE COLABORAR COM SUAS IDEIAS E PENSAMENTOS COM RELAÇÃO AO ASSUNTO ABORDADO! Vivenciamos a possibilidade de diferentes pontos de apoio do nosso corpo. (joelho, cotovelo, cabeça, pés e mãos).

NOSSO PROJETO DESENHANDO A SILHUETA Desenhamos a silhueta do corpo com o objetivo de que as crianças reconheçam as partes que compõe nosso corpo e possibilite discussões e pesquisas sobre suas funções.

NOSSO PROJETO COMPLETANDO NOSSA SILHUETA Continuamos nosso trabalho com as silhuetas. Desta vez falando sobre as diferenças dos nossos cabelos. Usando lã cada um fez seu cabelo observando suas próprias características .

NOSSO PROJETO HORA DO CONTO – “UM SORRISO CHAMADO LUIZ” Após ouvir a história “Um Sorriso Chamado Luiz” as crianças precisaram identificar seu sorriso para completar o rosto da sua silhueta

NOSSO PROJETO “UM SORRISO CHAMADO LUIZ” Retomamos a história “Um sorriso chamado Luiz”. E levantamos hipóteses sobre as funções da boca! Em seguida cada um registrou em um cartaz coletivo algo que é possível fazer com a boca. Realizamos a escrita das palavras através do levantamento de hipóteses sobre a escrita de maneira coletiva.

NOSSO PROJETO PINTURA REFLETIDA Percebendo as estruturas do rosto: Observando o seu rosto no papel laminado as crianças desenharam a si próprios de acordo com suas possibilidades. Todos se divertiram muito com os desenhos.

NOSSO PROJETO DESENHO NO ESPELHO Mais uma vez explorando as estruturas do rosto. Agora, desenhando no espelho. Foi uma experiência muito legal, as crianças estavam super envolvidas durante a atividade!

NOSSO PROJETO CONSTRUINDO O CORPO COM MASSA DE BISCOITO Trabalhamos a princípio a escrita coletiva da receita do biscoito. Durante a atividade as crianças fizeram a leitura da receita e identificaram os ingredientes pela embalagem. Todos colaboraram com o preparo da massa. Usamos a massa para construir um corpo segundo suas perspectivas.

NOSSO PROJETO DESCOBERTAS SOBRE O CORPO Registramos nosso conhecimento sobre as partes do corpo e descobrimos as diferenças e semelhanças entre os meninos e as meninas!

NOSSO PROJETO O QUE TEMOS DENTRO DO CORPO? Levantamos hipóteses sobre o que tem dentro do corpo e as crianças registraram num cartaz coletivo. Depois observamos algumas partes de dentro do nosso corpo. (coração, crânio, músculos e veias)

NOSSO PROJETO PALAVRAS CRUZADAS Exploramos a construção da escrita dos nomes das partes do corpo em um jogo muito divertido: Palavras cruzadas!

NOSSO PROJETO CARA MALUCA Exploramos a estrutura do rosto e as possíveis expressões faciais através do jogo confeccionado pelo grupo!

NOSSO PROJETO Hora do conto: Pe-legrino e Pe-trônio Após a leitura do livro brincamos de fazer pegadas na areia e comparar o tamanho dos nossos pés. Por fim desenhamos o “Pe-legrino e o Pe-trônio em nossos pés!

NOSSO PROJETO ÓRGÃOS DOS SENTIDOS Fizemos uma roda de conversa para falar sobre os órgãos dos sentidos e confeccionamos um cartaz coletivo para registar nossas descobertas.

NOSSO PROJETO ÓRGÃOS DOS SENTIDOS REALIZAMOS VIVÊNCIAS COM OBJETIVO DE SENSIBILIZAR AS CRIANÇAS PARA QUE PERCEBAM OS SENTIDOS E COMO FAZEMOS USO DELE COTIDIANAMENTE!

ARTES Nas aulas de artes realizamos atividades que visam desenvolver o hábito de observação, a imaginação e a criatividade. Além de despertar o interesse pela arte e aprimorar movimentos motores refinados!

EDUCAÇÃO FÍSICA Durante as aulas de Educação Física realizamos atividades com objetivo de aprimorar movimentos motores amplo, força, velocidade e equilíbrio. Também é objetivo despertar uma postura cooperativa e promover a interação entre as crianças do grupo 3 e 4.

COMPARTILHANDO BRINQUEDOS É durante a brincadeira que a criança aprende a se relacionar, se diverte e aprende a resolver conflitos. Brincar com jogos desperta posturas de cooperação, percepção de regras, proporciona a organização e autonomia para o trabalho em equipe.

PÁSCOA Decoramos orelhinhas de coelho para celebrarmos a páscoa! Aprendemos que a páscoa é momento de lembrarmos de Jesus e fizemos um propósito de sermos generosos como ele foi. Fizemos biscoito de coelho e presentearmos nosso amigo! Também assumimos uma postura generosa presenteando o amigo com ovo de galinha decorado, para celebrarmos a vida, assim como era feito na páscoa antigamente!

PÁSCOA GINÁSTICA HISTORIADA VISITA À FABRICA DE CHOCOLATE! TEATRO: A LENDA DO COELHO DA PÁSCOA! CAÇA AOS OVOS