Educação Presencial e Educação a Distância  Um dos setores de importância para o desenvolvimento de qualquer país é a educação;  Desenvolvimento significativo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Advertisements

Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Maria Aparecida C. Balduino. Proposta de Pesquisa 1 - Questão Central: EAD como uma ferramenta de desenvolvimento que proporciona a formação de cidadãos.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
TC – A3C2 – 071 O PLANEJAMENTO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTANCIA Elton Ivan Schneider Mestrando EGC/UFSC
Pedagogia da pesquisa-ação
Pontifícia Universidade Católica
EAD em alimentos – curso teórico prático
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
Referências.
Vinte anos de Política Institucionais para incorporar as tecnologias da Informação e Comunicação ao Sistema Escolar. Manuel Area.
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Curso de especialização a distância Parceria Ministério da Educação - MEC Ministério da Educação - MEC Universidade Federal do Rio Grande do sul - UFRGS.
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
IV Seminário de Pesquisa em EaD
Universidade Agostinho Neto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS DEPARTAMENTO DE ARTES E COMUNICAÇÃO LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO MUSICAL GRUPO DE PESQUISA “EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E EDUCAÇÃO.
Alunos Virtuais Prof.: Beatriz Helena Zanotta Nunes
Escolhendo o nosso Futuro
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
Pibid Discente bolsista Ana Cristina O Linhares Supervisora: Maria Aparecida Coordenador: prof. George Pinto.
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
O papel do conteudista.
EaD UNIMINAS Na contemporaneidade Alunas: Christian Kelly
Arilise Moraes de Almeida Lopes NUTES-UFRJ / CEFETCampos Flávia Rezende NUTES-UFRJ Rentato Araújo NUTES-UFRJ Salvador Setembro, 2004 Desenvolvimento do.
UFPB Virtual: histórico e operacionalidade do curso
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
Introdução à Educação à distância
O crescimento da EAD, especialmente a on-line, traz novos desafios. Há extrema dificuldade em lidar e relacionar conceitos acerca da educação com as novas.
VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –
Curso de Capacitação em Educação a Distância
História nas atuais propostas curriculares
Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília
Leila Lopes de Medeiros Mídias na Educação: uma proposta de co-autoria pedagógica Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância.
Prática(s) Pedagógica(s) em Sala de Aula
FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba
RODRIGO CARLOS MARQUES PEREIRA Universidade Federal Fluminense
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
UNIMINAS – União Educacional Minas Gerais Curso de Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação Módulo I – Ética e Cibercultura Alunas:
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
III Encontro Nacional EAD da Rede de Escolas de Governo Rio de Janeiro, 27 de outubro de 2010 “Redes Colaborativas: Compartilhamento para Construção de.
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA  espaço estratégico nas políticas públicas para o ensino superior;  destaque para a.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR EDC 287-EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS DOCENTE MENANDRO RAMOS DISCENTE.
Como Utilizar a Internet na Educação
Atividade pedagógica utilizando um recurso tecnológico
Caminhos para EAD na UFRGS – Julio Alberto Nitzke – Caminhos para EAD na UFRGS Julio Alberto Nitzke Junho 2007.
Prof. Dênia Falcão de Bittencourt, Dra. Consultora educacional
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA.
Caro educador, cara educadora, em 2009 teve início o curso de Pedagogia no Campus de Sorocaba da UFSCar. Nesse mesmo ano, os estudantes, juntamente com.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Aluna: Carina Pfaffenseller Profª Drª Marie Jane Soares Carvalho 2011 Arquiteturas Pedagógicas e Inclusão Digital Desenvolvimento da aprendizagem e avaliação.
APRENDIZAGEM MEDIADA PELA TECNOLOGIA
PROPOSTAS DE MUDANÇA NOS CURSOS PRESENCIAIS COM A EDUCAÇÃO ON-LINE
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede de Escolas de Governo A QUALIFICAÇÃO DAS ESCOLAS DE SAÚDE PÚBLICA BRASILEIRAS PARA ATUAÇÃO NA.
Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR.
3ª Conferência FORGES – UFPE/Recife – Dezembro/2013 Kaline SILVA & Kátia RAMOS 3ª Conferência FORGES Formação para a Docência na Educação Superior: um.
GESTÃO DE TUTORIAS COM O AUXÍLIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EAD ONLINE EM SAÚDE Andréa Soares Rocha da Silva Luiz Roberto de Oliveira Lidia Eugenia Cavalcante.
Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Educação Profissional nos níveis básico e técnico Ambientação em Educação a Distância e Tecnologias Digitais aplicada.
PDU Quem somos? Assessoria de Educação a distância – AEDI Criação: Resolução 66 2 de 31/03/2009 Missão: Coordenar as ações decorrente da política.
Para Compreender a Educação a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
AVALIAÇÃO DA COMUNICAÇÃO DIALOGADA: a cooperação como estratégia de aprendizagem Stela C. Bertholo Piconez Faculdade de Educação Universidade de São Paulo.
Metodologias Ativas Desafios e Possibilidades na EaD Prof. Denys Sales 1.
Transcrição da apresentação:

Educação Presencial e Educação a Distância  Um dos setores de importância para o desenvolvimento de qualquer país é a educação;  Desenvolvimento significativo da EAD em âmbito internacional, sobretudo a partir dos anos 90 do século XX;  Avanço da Informática e das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs).

Terminologia da EAD  Apesar do impacto da EAD em inúmeros países, sua terminologia ainda não está estabelecida;  Trata-se de domínio em construção, pois é ainda novo, em desenvolvimento;  É uma terminologia híbrida em razão de seu caráter interdisciplinar;  Reúne conhecimentos e práticas da educação tradicional e da informática.

Terminologia da EAD no Português do Brasil Tomando-se o caso do Português do Brasil, objetiva-se caracterizar a terminologia da EAD: a)incorpora termos e conceitos tradicionais de ensino-aprendizagem; b)cria termos específicos próprios; c)traduz tanto a busca pelo aperfeiçoamento das estratégias de EAD, bem como a evolução e a aplicação de tecnologias interativas da comunicação; d) a prática da EAD determina também o uso de inúmeras fraseologias necessárias a seu campo de atuação.

Ilustração Com base no trabalho de Santiago (2013), apresentamos exemplos dos casos anteriores:  sala de aula virtual; aluno on-line  ambiente virtual de aprendizagem  acessar disciplina; postar resposta; avaliar mensagens no fórum

Breves considerações finais Considerando o grande alcance da EAD como modalidade de ensino-aprendizagem em âmbito internacional: enfatizar a importância de sistematizar e compatibilizar termos e fraseologias da EAD nas línguas latinas; tal compatibilização representa um importante meio de divulgação das línguas latinas e, consequentemente, do potencial educativo de nossos países.

Referências PERRIAULT, Jacques. La communication du savoir à distance. Paris: L'Harmattan, PETERS, Otto. A educação a distância em transição. São Leopoldo: Unisinos, SANTIAGO, Márcio Sales. Unidades fraseológicas especializadas em tutoriais de ambientes virtuais de aprendizagem: proposta de um sistema classificatório com base na valência verbal f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.