Secretaria de Estado de Saúde

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Apresentação Criada em 2002 e autorizada a funcionar pelo Banco Central em 2003, entrou em operação em É uma sociedade anônima de economia mista.
Advertisements

Novos Instrumentos de Planejamento Energético Regional visando o Desenvolvimento Sustentável FAPESP _ 03/ ª CONFERÊNCIA SOBRE PLANEJAMENTO INTEGRADO.
Concessão de Instalações de Transmissão Leilão no 005/2009-ANEEL
Prof. Antônio César Pinheiro Cotrim
Porto Alegre (RS), 27 de julho de 2011.
Parcerias Publico Privadas Aspectos Jurídicos
COFINS – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social
ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA
ORIENTAÇÕES PARA COMPRA DE SERVIÇOS DE SAÚDE
(ESAF/ TRF/ ) O instituto jurídico administrativo, pelo qual o Estado transfere a outra entidade a execução de determinado serviço público, com a.
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Auditoria Médica e sua importância nos Planos de Saúde.
AGÊNCIA ESTADUAL DE REGULAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS DELEGADOS DO RIO GRANDE DO SUL AGERGS 01 de dezembro de 2010.
PAC Mobilidade - Copa 2014 Operações Pró-Transporte
PARCERIAS PARA O DESENVOLVIMENTO – PPPs E CONCESSÕES
Seleção de Projetos para uma Parceria Público-Privada - PPP
Universidade Federal Fluminense
Parceria CAIXA PREVIDÊNCIA e MUTUA 2012
CHEFE DA ASSESSORIA ECONÔMICA
COMPLEXO REGULADOR “É um instrumento ordenador, orientador e definidor da atenção à saúde que consiste na organização do conjunto de ações de regulação.
RETENÇÃO NA FONTE E SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA
Sistema Único de Arrecadação Centralizada
Reunião da CIT Brasília, 1º/03/2012
A Unidade de Alimentação e Nutrição U.A.N. Prof.: Ricardo Laino
ESTRATÉGIA DO CONTROLE
Lei Federal das Parcerias Público-Privadas - PPP
PREFEITURA MUNICIPAL DE ITÁPOLIS SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL AUDIÊNCIA PÚBLICA 06 DE DEZEMBRO DE 2011.
Apresentação  Criada em 2002 e autorizada a funcionar pelo Banco Central em 2003, entrou em operação em É uma sociedade anônima de economia mista.
Posicionamento sobre Projetos de Lei Complementar que excluem gastos da saúde dos limites de pessoal da LRF Audiência Pública na Comissão de Finanças e.
CONCEITOS ORÇAMENTÁRIOS
Programa de Incentivo ao Investimento no Estado do Espírito Santo
SEMINÁRIO PRORROGAÇÃO DE CONCESSÕES DO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO Seminário "Prorrogação de Concessões do Setor Elétrico Brasileiro” ABDIB e CNI César Ramírez.
Programa de Financiamento às Exportações
RDC – REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÃO
Lei nº /2014 Coletiva de Imprensa
CIDADES + INTELIGENTES
Recursos e Fontes de Financiamento
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Guilherme Afif Domingos Vice-Governador Estratégias de Implantação de PPPs.
Atendimento a lotes situados em loteamentos
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Planejamento e Controle e obras
Ministério do Planejamento Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Decreto n.º 8.428, de 2 de abril de 2015 Procedimento de Manifestação de Interesse.
Indalécio Pacheco Coordenação-Geral de Incentivos e Benefícios Fiscais
Audiência Pública Plano Plurianual PREFEITURA DE FRANCA Secretaria Municipal de Finanças.
Ambulatório Médico Especializado
Área 5 Licitação do Serviço de Transporte Coletivo Intermunicipal na Área 5 da Região Metropolitana de São Paulo - RMSP.
Secretaria do Meio Ambiente Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais Centro Administrativo Núcleo de Orçamento e Finanças ORÇAMENTO E FINANÇAS.
Contratação de Empregados Desafios de sua empresa.
Itatiba: Cidade + Inteligente
O desafio da sustentabilidade e da eficiência
NOAS.
Direito Administrativo 2
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
Análise das Demonstrações Contábeis
Dispositivos Estratégicos: Região de Saúde Rede de Atenção à Saúde Mapa da Saúde Planejamento Integrado RENASES RENAME Contrato Organizativo de Ação.
WAGE Consult. Eng. Serv. Ltda. WORKSHOP ESCO WORKSHOP EFICIENTIZAÇÃO ENERGÉTICA DE PRÉDIOS PÚBLICOS.
Vitória – Uma Cidade Inteligente e Humana
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
PRESTAÇÃO DE CONTAS DEZEMBRO/15. INDICE RELATÓRIO DE ATIVIDADES ATENDIMENTO  P.A. – ADULTO & PEDIATRIA  INTERNAÇÕES PRESTAÇÃO DE CONTAS FINANCEIRO 
SEMINÁRIO PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DOS SERVIDORES DA UNIÃO Superior Tribunal de Justiça Junho de 2007.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS CONTROLE E AVALIAÇÃO: ASPECTOS RELACIONADOS À GESTÃO.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Vice-Presidência de Gestão de Ativos de Terceiros Setembro / 2011.
Conceitos. O Orçamento Público é uma peça de planejamento por meio do qual o governo estima as receitas que irá arrecadar e fixa os gastos que espera.
PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA PARA A PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS DE LIMPEZA URBANA E MANEJO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE LINHARES.
Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH Comissão de Hospitais.
Desenho e Implementação da Regulação Subnacional: Abrangência, Avanços e Desafios IX Congresso Brasileiro de Regulação Diógenes Mortari Diretor.
EDITAL Nº 001/2012 TAV RIO DE JANEIRO – CAMPINAS ( )
Transcrição da apresentação:

Secretaria de Estado de Saúde AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA A CONSTRUÇÃO DE UNIDADE HOSPITALAR NA ZONA NORTE DE MANAUS ATRAVÉS DE PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA

Secretaria de Estado de Saúde PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA PARA A CONSTRUÇÃO DE UNIDADE HOSPITALAR NA ZONA NORTE DE MANAUS PPP da Saúde no Estado do Amazonas Premissas e Resultados Esperados Característica dos Hospital e Mix de Serviços Modelagem financeira Investimentos Serviços Não Assistenciais Fluxo Pagador e Cronograma de Entrega de Obras O Sistema de Pagamentos Métrica Proposta Mecanismo Deduções sobre Parcela Variável

Secretaria de Estado de Saúde PPP da Saúde no Estado do Amazonas Aspectos jurídicos da PPP OBJETO - Construção de Unidade Hospitalar da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas INSTRUMENTO JURÍDICO – PPP: Concessão Administrativa Legislação Federal: Lei 8.987 de 13/02/1995 – Concessão e permissão da prestação de serviços públicos previsto no art. 175 da Constituição Federal de 1988. Lei 11.079 de 30/12/2004 - Normas gerais para Licitação e Contratação de Parceria Público-Privada no âmbito da Administração Pública. Medida Provisória 575 de 07/08/2012 - Altera os dispositivos da Lei nº 11.079/2004.

Secretaria de Estado de Saúde PPP da Saúde no Estado do Amazonas Legislação Estadual: Lei 3.363 de 30/12/2008 – Dispõe sobre o Programa de Parceria Público-Privada Decreto 31.756 de 11/11/2011- Regulamento do Conselho Gestor e da Unidade Gestora do Programa Estadual de Parcerias Público-Privadas. Lei 3.322 de 22/12/2008 - Cria o Fundo de Parceria Público-Privadas do Amazonas Lei 3.716 de 15/02/2012 - Altera a Lei 3.322 de 30/12/2008 que cria o fundo de Parcerias Público-Privadas do Amazonas

Secretaria de Estado de Saúde PPP da Saúde no Estado do Amazonas Principal Objetivo da colaboração entre os setores Público e Privado: Ampliar o acesso e melhorar a qualidade da rede pública hospitalar para atendimento ao SUS. A. Objetivos Assistenciais investimento para a melhoria contínua dos processos assistenciais;  Implantação de um hospital de grande porte (trezentos leitos de internação);  Incremento de critérios e elementos de Sustentabilidade Ambiental. B. Objetivos Estruturais incremento da estrutura física adequada ao perfil assistencial da unidade.  Incorporar critérios de segurança e conforto para pacientes, visitantes e acompanhantes;  Implantar novos conceitos em tecnologias, estruturas e de ambiência para melhoria das condições de trabalho dos profissionais;  Utilizar de maneira adequada a edificação ampliando a capacidade instalada com o maior número de leitos possíveis e recomendados e uma modulação de espaços que permita o aproveitamento adequado dos espaços de acordo com o perfil funcional da unidade.

Secretaria de Estado de Saúde PPP da Saúde no Estado do Amazonas C. Objetivos de Manutenção do Patrimônio Público, voltados à manutenção e conservação predial e a economia de recursos energéticos (consumo de água, energia elétrica, gás, outros).  Permitir permanente renovação e conservação do edifício e equipamentos médico-hospitalares;  Propor soluções mais modernas para economia de recursos e contratações de concessionárias. ALCANCE Construção de novo Equipamento de Saúde – Hospital da Zona Norte de Manaus Fornecimento e instalação de equipamentos e mobiliários. Prestação de serviços não assistenciais.

Secretaria de Estado de Saúde PPP da Saúde no Estado do Amazonas Caracterização da Zona Norte: -Área geográfica de aproximadamente 7.620ha, com tendência ao crescimento e a tornar-se a maior concentração da população da cidade; -De acordo com o IBGE/2010, a região tem uma população de aproximadamente 500.000 habitantes sendo a maioria de média e baixa renda.

Secretaria de Estado de Saúde PPP da Saúde no Estado do Amazonas Zona Norte de Manaus é um espaço urbano adequado à implantação do Hospital pelas seguintes características: Local da cidade com o maior déficit de leitos hospitalares e serviços de saúde; 2. População de baixa renda, SUS dependente; 3. Dificuldades no transporte público prejudicando o acesso aos hospitais das demais zonas da cidade; 4. Espaço em franca expansão populacional; 5. Rota de crescimento da cidade; 6. Local de implantação com características que não prejudicam o meio ambiente (não haverá necessidade de ocorrerem desmatamentos); 7. Implantação adequada ao Plano Diretor da cidade.

Secretaria de Estado de Saúde PPP da Saúde no Estado do Amazonas O novo Hospital ficará localizado na Avenida Deputado Raimundo Vital de Mendonça s/n – Km 09 – Colônia Terra Nova em uma área de 178.540 m² (Expoagro). Área do Governo do Estado.

Secretaria de Estado de Saúde PPP da Saúde no Estado do Amazonas A Implantação do novo Hospital visa reduzir a demanda de leitos de internação no Estado do Amazonas, aumentar a capacidade de atendimento de pacientes críticos da capital e mesmo do interior.

Secretaria de Estado de Saúde Premissas e Resultados Esperados Promover a melhoria da condição de saúde da população; Incorporar protocolos sustentáveis preservando insumos e possibilitando a busca de certificações ambientais; Ampliar o conforto e a segurança para pacientes e servidores; Modernizar a gestão dos serviços de saúde através de unidades de alta resolutividade, cirurgia ambulatorial em hospital dia, etc; Incorporar novas tecnologias (Imagem Digital, Prontuário Eletrônico) Incorporar práticas gerenciais administrativas mais eficientes; Ampliar a capacidade produtiva; Incorporar protocolos rígidos de acompanhamento da qualidade dos serviços não assistenciais; Incorporar o conceito de remuneração variável para serviços não assistenciais.

Premissas e Resultados Esperados Secretaria de Estado de Saúde Premissas e Resultados Esperados PROJETO HOSPITAIS VERDES Ganhos Sócio Ambientais Um dos pioneiros na Certificação Ambiental de Unidades Hospitalares no Brasil; Criação de aproximadamente 1.500 empregos diretos (aprox. 5 empregos/leito); Fomento econômico das regiões de implantação dos novos hospitais; Redução dos deslocamentos urbanos para usuários e trabalhadores da nova unidade.

Secretaria de Estado de Saúde Premissas e Resultados Esperados A MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO EM CONJUNTO COM OS BENEFICIOS ESTRUTURAIS DA PPP PODE PROMOVER OS SEGUINTES GANHOS EM PRODUTIVIDADE. INSTALAÇÕES PREVISTAS Descrição Previsto Leitos 300 Consultórios ambulatoriais 12 Consultórios PS 7 Salas cirúrgicas 11 METAS A SEREM ATINGIDAS COM 85% DE OCUPAÇÃO ESTIMADA Descrição Previsto/ano Nº altas 15.036 Nº consultas ambulatoriais 126.720 Exames de Imagem 73.920 Nº cirurgias 12.045

Secretaria de Estado de Saúde Características do Hospital e mix de serviços

Secretaria de Estado de Saúde Características do Hospital e mix de serviços ESPECIALIDADES ATENDIDAS NO HOSPITAL Clínica Médica Cirurgia Geral Traumato-Ortopedia Neurocirurgia Oftalmologia Otorrinolaringologia Odontologia Cabeça e pescoço Cirurgia Buco-maxilo-facial Nefrologia Serviços de Fissuras Palatais SERVIÇOS NÃO ASSISTENCIAIS Esterilização hospitalar Lavanderia Limpeza hospitalar Manutenção de equipamentos Manutenção dos sistemas de Informática Manutenção predial Nutrição Portaria e recepção Telefonia Vigilância ATENDIMENTO CIRÚRGICO Cirurgias de Emergência Cirurgias Eletivas ATENDIMENTO AMBULATORIAL Consultas Acompanhamentos para egressos Procedimentos Cirúrgicos Ambulatoriais

Secretaria de Estado de Saúde Modelagem Financeira - Investimentos METODOLOGIA APLICADA PARA PROJEÇÃO DE INVESTIMENTO Obras Novas – m² x R$ C.U.B. para Obra Hospitalar; Equipamentos/Mobiliário – Levantamento dos equipamentos necessários ao funcionamento de acordo com a carteira de serviços , dimensão, característica da Unidade, considerando o valor de mercado para cada equipamento/mobiliário; Informática – Avaliação de vários Sistemas de Gestão existentes no pais, levantamento da infraestrutura e dos equipamentos necessários para a implantação do sistema e valoração de acordo com o mercado; *C.U.B – Custo Unitário Básico

Secretaria de Estado de Saúde Modelagem Financeira - Investimentos

Secretaria de Estado de Saúde Modelagem Financeira - Serviços não Assistenciais Metodologia aplicada para projeções de gastos com serviços não assistenciais

Secretaria de Estado de Saúde Modelagem Financeira - Critérios considerados CRITÉRIOS CONSIDERADOS NA MODELAGEM FINANCEIRA IMPOSTOS E TRIBUTOS PIS*: 0,65% sobre a receita bruta; COFINS*: 3,00% sobre a receita bruta; ISSQN*: 5% sobre a receita bruta; IRPJ* e CSLL*: 34% sobre a base tributável. *PIS: Programa de Integração Social *COFINS: Contribuição para Financiamento da Seguridade Social *ISSQN: Imposto sobre o Serviço de qualquer natureza *IRPJ: Imposto de Renda Pessoa Jurídica *CSLL: Contribuição Social sobre o Lucro Líquido *TIR: Taxa Interna de Retorno - DEMAIS ITENS QUE COMPÕEM O FLUXO DE CAIXA PRAZO: 15 anos TIR*: 10% Depreciação dos equipamentos: 10 anos Depreciação da obra: 15 anos

Secretaria de Estado de Saúde Modelagem Financeira - Fluxo de contraprestação

Secretaria de Estado de Saúde Modelagem Financeira - Estudo de Value for Money A Parceria Público-Privada (PPP) deve proporcionar maior eficiência aos serviços de saúde prestados a população do estado do Amazonas, no geral, e ao Município de Manaus, em particular. Neste sentido, o conceito de Value for Money* (V.f.M.) inclui uma análise de custo do projeto, abrangendo, também, a qualidade do serviço oferecido pela instalação construída. *Value for Money: Relação Custo/Benefício

Secretaria de Estado de Saúde O sistema de pagamentos Métrica Proposta Penalizações: descumprimento de critérios de qualidade para a prestação de serviços não assistenciais Contraprestação = Remuneração por ocupação Investimento + Execução de serviços não assistenciais Remuneração por serviço

Secretaria de Estado de Saúde O sistema de pagamentos

*OPEX: Despesa Operacional Secretaria de Estado de Saúde O sistema de pagamentos Mecanismo *OPEX: Despesa Operacional

Secretaria de Estado de Saúde Aspectos jurídicos da PPP Componentes Conteúdo Objeto de Licitação Edital de licitação para outorga, mediante concessão administrativa, da construção da Unidade Hospitalar e prestação de serviços e utilidades não-assistenciais. Critérios de Participação Amplo, com possibilidade de participação isoladamente ou em consórcio, inclusive de fundos de previdência e instituições financeiras de empresas nacionais e internacionais. Garantia de Proposta 1% do valor do contrato. Processamento da Licitação Inversão das fases, com pré-qualificação da proposta técnica e abertura prévia da garantia da proposta. Critério de Julgamento Menor valor total da contraprestação pública total a ser paga pelo Estado do Amazonas, a partir da análise combinada das ofertas de contraprestação mensal máxima. Pré-qualificação da Proposta Técnica Critérios pré-estabelecidos de julgamento, divididos em 3 partes: (i) Projeto e obras; (ii) Serviços; e (iii) Capacidade de estruturação e execução de projetos. Nota Mínima para qualificação. Habilitação Jurídica; Fiscal; Econômico-financeira: (i) garantia de proposta; (ii) índices contábeis (ILG, ILC e IE); Técnica: (i) capacidade gerencial de empreendimento de grande porte; (ii) capacidade de execução das obras; (iii) capacidade de gestão dos serviços,.

*SPE: Sociedade de Propósito Específico Secretaria de Estado de Saúde Aspectos jurídicos da PPP Componentes Conteúdo Concessionária SPE*, sob forma de S/A Bens Definição dos bens (três modalidade de bens: da concessionária, cedidos à concessionária; e sob obrigação de guarda da concessionária) Todos os bens serão reversíveis Subcontratações Concessionária poderá contratar com terceiros o desenvolvimento de atividades inerentes, acessórias ou complementares à concessão Solução de Conflitos Mecanismos de solução amigável (Comissão Técnica) Mecanismos de arbitragem Contraprestação Início do pagamento – Somente a partir da entrega do hospital. Parcela fixa/variável (remuneração do CAPEX) / Parcela Fixa/Variável (desempenho/volume/qualidade) Receitas acessórias Não previstas inicialmente. Possibilidade de permissão futura, condicionada à autorização prévia do Poder Concedente. A Critério do Poder Concedente. Equilíbrio Econômico- Financeiro Fluxo de caixa marginal → investimentos novos. Reajuste anual (IPC-FIPE) Revisão ordinária qüinqüenal para revisão dos parâmetros da concessão. *SPE: Sociedade de Propósito Específico

*CAPEX: Despesa de Capital Secretaria de Estado de Saúde Aspectos jurídicos da PPP Componentes Conteúdo Garantias - de execução do Contrato pela concessionária - de adimplemento do Contrato pelo Poder Concedente suficiente à cobertura do CAPEX* + 6 meses de operação - de satisfação do crédito do financiador perante a concessionária *CAPEX: Despesa de Capital

Secretaria de Estado de Saúde