PROVIDÊNCIAS TOMADAS, NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2013, SOB ORIENTAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Emenda Constitucional n° 70 de 29 de março de 2012
Advertisements

Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas Municípios fortes, Brasil Sustentável Brasília 28 a 30 janeiro 2013 Aubiérgio Barros Recadastramento.
Avaliação do Plano Plurianual
Ministério da Previdência Social - MPS Secretaria de Previdência Social - SPS Departamento do Regime Geral de Previdência Social - DRGPS Coordenação Técnica.
PETRÓPOLIS Julio Machado
TEORIA ORÇAMENTÁRIA ANA MARIA JAHEL ANTUNES
Orçamento na CF/88 Princípios
Ministério Público do Estado do Paraná
PREFEITURA DE BELO HORIZONTE
IMPLANTAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO
CONTROLE EXTERNO EM AÇÃO: REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL - RPPS
XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE SERVIDORES DE CÂMARAS MUNICIPAIS
Novidades na estrutura do art. 48 da LRF
EQUACIONAMENTO DO DÉFICIT ATUARIAL
ORÇAMENTO PÚBLICO Profª. Elizabete Nunes.
MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL Brasília, 24 de março de PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL.
SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social DRPSP – Departamento de Regimes de Previdência no Serviço Público GCEEI – Coordenação-Geral de Estudos.
RELATÓRIO DA AÇÃO GOVERNAMENTAL Relatório da Ação Governamental 2004 Subsidia à Assembléia Legislativa no processo de alocação de recursos, baseado.
PRÊMIO GESTOR PÚBLICO Um estímulo à Administração de Resultados
EXIGÊNCIA CONSTITUCIONAL DO ÓRGÃO GESTOR ÚNICO
Ministério Público do Estado do Paraná. Transparência Pública A transparência pública decorre diretamente do princípio da publicidade dos atos da administração.
Sistema Integrado de Informações Previdenciárias
AUDIÊNCIA PÚBLICA EXERCÍCIO DE 2013
Programa Nacional de Gestão Plena Previdenciária GPP.
XI Congresso da CONDSEF
24, 25 E 26 DE OUTUBRO DE  Art. 2 o O piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica será de.
Governo do Estado de Sergipe Secretaria de Estado da Fazenda Audiência Pública 1º Quad Base Legal “§ 4º - Até o final dos meses de maio, setembro.
Maio/2012 SISTEMA DOS REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA SOCIAL-SRPPS
o parcelamento terá debito em conta como também os repasses mensais; os conselheiros devem estar atentos aos repasses mensais; enquanto maior participação.
Profa. Luciana Tolstenko Nogueira
MPS - Ministério da Previdência Social SPPS - Secretaria de Políticas de Previdência Social 48º CONGRESSO NACIONAL DA ABIPEM DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE.
PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DO SERVIDOR PÚBLICO Análise do Projeto de Lei n° 1.992/2007 Pedro Delarue Tolentino Filho Presidente do SINDIFISCO NACIONAL Sindicato.
DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
PPA - PLANO PLURIANUAL.
FUNDO DE PREVIDÊNCIA DO MUNICÍPIO DE RIO CLARO FUNPREV-RC SECRETARIA MUNICIPAL DE PREVIDÊNCIA Secretaria Municipal de PrevidênciaData: 27/02/2014.
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 3º QUADRIMESTRE DE 2009 Elaborado pela: Controladoria Geral do Município Controladoria Geral do Município Secretaria.
Câmara Municipal de Olímpia Lei de Diretrizes Orçamentárias 2010
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 1º QUADRIMESTRE DE 2010 Elaborado pela: Controladoria Geral do Município Controladoria Geral do Município MUNICÍPIO.
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 2º QUADRIMESTRE DE 2008 Elaborado pela: Secretaria Municipal de Secretaria Municipal de Fazenda Fazenda Secretaria.
Lei Orçamentária Anual - LOA
Discussão do PDVISA no Estado do Amazonas
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 3º QUADRIMESTRE DE 2005 Elaborado pela: Secretaria Municipal de Secretaria Municipal de Fazenda Fazenda Secretaria.
AP01 – Apresentação do PNE e PME
Lei orçamentária anual - loa
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
MPS - Ministério da Previdência Social
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 3º QUADRIMESTRE DE 2008 Elaborado pela: Controladoria Geral do Município Controladoria Geral do Município Secretaria.
FUNDOS DE PREVIDÊNCIAS PRÓPRIOS: OS DESAFIOS DO EQUILÍBRIO FINANCEIRO E ATUARIAL Palestrante: Anna Paula Almeida.
Avaliação Atuarial FUNPREV - BAURU 31/12/2009
Realizações – 2º quadrimestre 2015: DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA : Suplementação realizada conforme demanda criada no TCE-PR (Tribunal de Contas do Estado do.
MSc. FERNANDO ANTONIO CABRAL DE SOUSA JUNIOR ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICO.
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 2º QUADRIMESTRE DE 2009 Elaborado pela: Controladoria Geral do MunicípioControladoria Geral do Município Secretaria.
FISCALIZAÇÃO DOS RPPS: O PAPEL DO VEREADOR
Hélio Carneiro Fernandes
GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO ESTADO DE RONDÔNIA I P E R O N 1ª AUDIÊNCIA PÚBLICA “A Saúde Financeira.
PLANO PLURIANUAL (PPA ).
DISCIPLINA: Serviço Social de Política Social II Profª: Elisônia Carin Renk.
ORIGEM   CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988   SUA CRIAÇÃO: SE DEU A PARTIR DA CONCEPÇÃO PARLAMENTARISTA, EM QUE O CONGRESSO NACIONAL FORMULARIA AS DIRETRIZES.
FUNDO DE PREVIDÊNCIA DO MUNICÍPIO DE RIO CLARO FUNPREV-RC SECRETARIA MUNICIPAL DE PREVIDÊNCIA Secretaria Municipal de PrevidênciaData: 25/02/2015.
FUNDO DE PREVIDÊNCIA DO MUNICÍPIO DE RIO CLARO FUNPREV-RC SECRETARIA MUNICIPAL DE PREVIDÊNCIA Secretaria Municipal de PrevidênciaData: 30/09/2015.
PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE CURITIBA CURITIBA 12 DE DEZEMBRO DE 2015.
SEMINÁRIO PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DOS SERVIDORES DA UNIÃO Superior Tribunal de Justiça Junho de 2007.
Prof. LUIZ GILBERTO BIRCK. Planejamento Orçamentário Público (24h) Módulo 4.
IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO / 2015 O presente Planejamento Estratégico tem por objetivo o estabelecimento de.
Conceitos. O Orçamento Público é uma peça de planejamento por meio do qual o governo estima as receitas que irá arrecadar e fixa os gastos que espera.
Município de Guarapuava Secretaria de Habitação e Urbanismo Planejamento Plano Diretor Plano de Ação e Investimentos Atualização
ESTUDO PARANAPREVIDÊNCIA. O Estado já pagou 20 salários mínimos de aposentadoria INSS - APOSENTADORIA EM NÚMERO DE SALÁRIOS MÍNIMOS 325% 9,5% 2,21 pp.
Administrador Público – CRA/DF
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
14º CONGRESSO NACIONAL DE PREVIDÊNCIA DA ANEPREM PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR José Roberto de Moraes Campinas – SP NOVEMBRO/2014.
Transcrição da apresentação:

PROVIDÊNCIAS TOMADAS, NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2013, SOB ORIENTAÇÃO MANAUSPREV PROVIDÊNCIAS TOMADAS, NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2013, SOB ORIENTAÇÃO DO MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL MANAUSPREV – FUNDO ÚNICO DE PREVIDÊNCIA DO MUNICÍPIO DE MANAUS

SEGREGAÇÃO DE MASSAS A Lei de criação do ManausPrev já previa a Segregação de Massas, ou seja, a divisão dos funcionários públicos municipais em dois grupos, de acordo com a data de ingresso no serviço público. Os que ingressaram até 31/12/2003 (data de corte) terão as aposentadorias pagas por um Fundo Financeiro, enquanto os que ingressaram após a referida data de corte, terão as aposentadorias custeadas por um Fundo Previdenciário. Apesar disso, a segregação de massas nunca foi implementada. Por conta disso, os déficits mensais do FFIN estavam sendo cobertos com recursos do FPREV. AÇÕES DESENVOLVIDAS 1) Reuniões com o MPS para encontrarmos uma solução conjunta para a situação do ManausPrev. 2) Levantamento dos dados (Receita e Despesa do Fundo Financeiro) junto a PRODAM. MANAUSPREV – FUNDO ÚNICO DE PREVIDÊNCIA DO MUNICÍPIO DE MANAUS

SEGREGAÇÃO DE MASSAS 3) Consolidação destes dados e definição do real valor do débito da Prefeitura para com o Fundo Financeiro (ManausPrev). 4) Elaboração, em conjunto com a PGM, de um novo Projeto de Lei de Parcelamento, respeitando as diretrizes do Ministério da Previdência Social – MPS (Resolução 21/2013). A referida Lei já foi aprovada, sancionada e publicada. 5) Via CADPREV, foram concretizados os valores dos Reparcelamentos e do novo Parcelamento referente a Segregação de Massas. 6) Ainda em abril deste ano, por meio de implantações de funcionalidades no sistema, a parte da receita do ManausPrev foi devidamente segregada. 7) Agora em julho, estamos encerrando o processo de segregação de massas com a inclusão do sistema de funcionalidades que permitem o controle da parte da despesa. MANAUSPREV – FUNDO ÚNICO DE PREVIDÊNCIA DO MUNICÍPIO DE MANAUS

NATUREZA JURÍDICA O Fundo Único de Previdência do Município de Manaus - ManausPrev foi criado pela Lei n. 870/2005 com natureza jurídica de Serviço Social Autônomo. Esta mesma natureza jurídica já havia sido adotada pelos Estados do Paraná, Amazonas e Alagoas. Apesar de poder afirmar haver seguido o exemplo de outros RPPS, o ManausPrev passou a ser questionado pelos órgãos de controle quanto a sua natureza jurídica. O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas – TCE/AM, assim como o Ministério da Previdência Social – MPS manifestaram-se, reiteradamente, contrários a natureza jurídica adotada. MANAUSPREV – FUNDO ÚNICO DE PREVIDÊNCIA DO MUNICÍPIO DE MANAUS

NATUREZA JURÍDICA AÇÕES DESENVOLVIDAS 1) Foi criado um Grupo de Trabalho para realizar o estudo da real necessidade do órgão previdenciário quanto sua estrutura, organograma e pessoal, inclusive analisando a estrutura de outros órgãos previdenciários estaduais (Amazonas, Goiás, etc.) e municipais (Curitiba, Recife, etc.) 2) Proposta de Emenda a LDO determinando que, a partir de 2014, o ManausPrev fará parte da Administração Indireta da Prefeitura de Manaus. 3) Todo o processo de planejamento da Prefeitura (PPA, LDO e LOA) já está levando em consideração a mudança na Natureza Jurídica do ManausPrev a partir de 2014. MANAUSPREV – FUNDO ÚNICO DE PREVIDÊNCIA DO MUNICÍPIO DE MANAUS

CARTEIRA DE INVESTIMENTO AÇÕES DESENVOLVIDAS 4) Análise da composição da Carteira de Investimento para realocações do patrimônio e futuras aplicações visando atingir a meta atuarial (IPCA + 6%). 5) Ainda com a ajuda da Risk Office, estamos sondando Escritórios Jurídicos especializados sobre a possibilidade de resgate de investimentos feitos em Fundos do BVA ou Fundos lastreados em papéis do BVA sem o pagamento de penalidades. 6) Recomposição da Carteira de Investimento junto ao Instituições Financeiras sólidas. 7) Participação ativa em todas Assembléias de Cotistas dos Fundos problemáticos, cobrando uma ação pró-ativa dos Gestores. MANAUSPREV – FUNDO ÚNICO DE PREVIDÊNCIA DO MUNICÍPIO DE MANAUS

CARTEIRA DE INVESTIMENTO É de conhecimento público a difícil situação da Carteira de Investimentos do ManausPrev. Boa parte da carteira é composta por papéis de longo prazo de resgate e de péssima qualidade. AÇÕES DESENVOLVIDAS 1) Reestruturação do Comitê de Investimento, composto hoje por 3 funcionários do ManausPrev (2 com CPA-20 e 1 com CPA-10) e 3 servidores da Prefeitura (1 com CPA-10). 2) Contratação da empresa Risk Office, especializada no serviço de Assessoria de Investimento. 3) Com o apoio da Risk Office está sendo reelaborada nossa Política de Investimento e um Edital de Credenciamento de Instituições Financeiras. MANAUSPREV – FUNDO ÚNICO DE PREVIDÊNCIA DO MUNICÍPIO DE MANAUS

CARTEIRA DE INVESTIMENTO ALOCAÇÃO DOS RECURSOS SEM LIQUIDEZ MANAUSPREV – FUNDO ÚNICO DE PREVIDÊNCIA DO MUNICÍPIO DE MANAUS

ADESÃO AO SIPREV O SIPREV é um sistema de informática, desenvolvido pelo Ministério da Previdência Social – MPS que possui os seguintes objetivos: Viabilizar cumprimento do art. 3º, da Lei nº 10.887/2004 que prevê a formação de banco de dados dos servidores da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal (SRPPS – SIPREV/Gestão – CNISRPPS – INFORME/CNISRPPS); e 2) Garantir o equilíbrio atuarial e financeiro previsto no art. 40, da Constituição Federal e o controle das demais disposições legais e Constitucionais, inclusive quanto ao teto remuneratório conforme disposto no inciso XI, do art. 37, da Constituição Federal. AÇÕES DESENVOLVIDAS 1) Publicação do Decreto n. 2.238, de 15/04/2013 - Adesão do Município de Manaus ao SIPREV. 2) Envio do Coordenar de TI do ManausPrev para treinamento no MPS. MANAUSPREV – FUNDO ÚNICO DE PREVIDÊNCIA DO MUNICÍPIO DE MANAUS

CORTE DE DESPESAS O ManausPrev, por lei, recebe 2% do valor da Cota Patronal para manutenção de suas atividades administrativas. Reduzir o custo do ManausPrev, portanto, siginifica reduzir o impacto da Taxa Administrativa na Cota Patronal. AÇÕES DESENVOLVIDAS 1) Realizamos um corte radical nas Despesas de Custeio desnecessárias, com uma economia, no primeiro quadrimestre, de 40%. 2) Estamos desenvolvendo estudos no sentido de reduzir a Taxa de Administração de 2% para 1% em 2014, o que diminuiria o peso na Cota Patronal. MANAUSPREV – FUNDO ÚNICO DE PREVIDÊNCIA DO MUNICÍPIO DE MANAUS