Disciplina: Educação Ambiental

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
Advertisements

Educação Ambiental na Gestão Ambiental Pública
MEIO AMBIENTE E URBANISMO
Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação Ambiental
Conferência Mundial sobre necessidades educacionais especiais: acesso e qualidade, que resultou na conhecida Declaração de Salamanca, promovida.
Houve uma reorganização dos parâmetros sob os quais se dá a compreensão do papel do ser humano em relação aos elementos naturais recondicionando a chamada.
Meio ambiente e desenvolvimento
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
IV Encontro dos Coordenadores dos Fóruns de eja/mt 22 e 23/04
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
A Trajetória da Educação Ambiental no Brasil e no Mundo
Programa Coletivos Educadores. Relação COLETIVO - COMVIDAS COLETIVO COM-VIDA um diálogo permanente...
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
Evolução Histórica da Saúde Ambiental
Meio Ambiente e Desenvolvimento
“EDUCAÇÃO E VIDA” A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE FUTUROS CIDADÃOS
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
As questões ambientais
Consciência Ambiental.
SOCIEDADE DE CONSUMO. O último século pode ser caracterizado pelo desenvolvimento tecnológico, associado a um crescimento sem precedentes na produção.
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA.
Educação Permanente em Saúde :
O Que é Meio Ambiente??.
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
Manejo de Recursos Naturais
INFANTOJUVENIL DO MEIO AMBIENTE INTERLOCUTORES AMBIENTAIS:
Alfabetização Científica
Políticas Públicas para a Educação Profissional e Tecnológica
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
ÉTICA, RESPONSABILIDADE E MEIO AMBIENTE Profº André Maia
Ecologia Educação Ambiental
Finalidades, Categorias de Objetivos e Princípios Básicos
Público Escola.
Desastres naturais e áreas de risco
Ecologia Educação Ambiental Histórico.
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
Vinte anos de políticas públicas
Profª: Cristiane M. Zanini
FATORES HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL
Educação Ambiental.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
Responsabilidade Socioambiental UNIDADE: RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL PROFª ESP. NATALIA PACHECO
“Pensar Globalmente... Agir localmente”
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
Educação Ambiental & Sustentabilidade
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Subheading goes here CADERNO 5 ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA 3. O Conselho Escolar e a gestão democrática.
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
O QUE A HISTÓRIA CONTA.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL - DEFINIÇÕES
O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Política Nacional de Educação Ambiental
DIREITO À PAZ.
Fórum da Região Sudeste Ciclo de Debates em VISA - Desafios e Tendências.
Meio ambiente e a Agenda 21 brasileira Professora: Jordana Costa.
A Lei e a Educação Ambiental: propondo a salvação do planeta reconstruir o ambiente global, esse é o desafio Francisco Antonio Romanelli.
Fórum de EA Estratégias das Instituições Públicas e Papel das ONGs Junho de 2011 Educação Ambiental SECADI / MEC.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Educação em Direitos Humanos. PNEDH e compromisso do Estado Compromisso do Estado brasileiro com a garantia dos DH construção histórica de especialistas.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ASPECTOS DA LEGISLAÇÃO
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Transcrição da apresentação:

Disciplina: Educação Ambiental

Ementa: Epistemologia da Educação Ambiental, seus antecedentes históricos e as relações do homem com a natureza. Educação Ambiental de forma holística e em âmbito interdisciplinar, enfocando o papel da educação para a construção de sociedades sustentáveis. Conceito de sustentabilidade e desenvolvimento de discussões em âmbitos sociais, econômicos e ambientais, visando a orientação dos recursos humanos para a pesquisa, aplicação e orientação para a elaboração e apresentação de Projetos em Educação Ambiental.

Objetivos: Propiciar ao acadêmico a integração de conhecimentos aptidões, valores, atitudes e ações para que possam atuar com responsabilidade em seu espaço de vivência. Apresentar os antecedentes históricos da Educação Ambiental. Analisar e criticar as práticas educativas, na dimensão ambiental, adotadas em escolas, empresas, associações de bairro e unidades de conservação. Desenvolver a capacidade de compreensão da temática ambiental de forma holística e no âmbito interdisciplinar, enfocando o papel da educação para a construção de sociedades sustentáveis.

UM BREVE HISTÓRICO Dra. SUSANE CHANG EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM BREVE HISTÓRICO Dra. SUSANE CHANG

Qual o conceito de ambiente?!

AMBIENTE: CONCEITO “ É a totalidade do planeta e os elementos que o compõem: físicos, químicos e biológicos, tanto naturais quanto os artificiais, tanto os orgânicos quanto os inorgânicos, nos distintos níveis de sua evolução, até o homem e suas formas de organização na sociedade, onde a rede de inter-relações existentes entre estes elementos se encontra em estreita dependência e influência recíprocas”. Germano Seara Filho, 1987.

Qual seria o conceito de homem?!

HOMEM: CONCEITO É um dos elementos do ambiente, formado de partes: o biológico, o racional, o emocional, que estão em permanente integração e inter-relação entre si e com os outros elementos da natureza, nos diferentes níveis de sua evolução. Esta influência recíproca fez nascer o homem social, que ao incorporar todas estas dimensões alicerça a história da construção humana em estreita e contínua reciprocidade”. Ana Lúcia Carneiro Leão e Lúcia Maria Alves, 2003.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL X GESTÃO AMBIENTAL

EDUCAÇÃO PARA VIVER A GESTÃO AMBIENTAL Educação ambiental: é um processo participativo, por meio do qual o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, adquirem conhecimentos, atitudes e competências voltadas para a conquista e manutenção do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Gestão Ambiental: é um processo de mediação de interesses e conflitos entre atores sociais que agem sobre os meios físicos-natural e construído. Este processo de mediação define e redefine, continuamente, o modo como os diferentes atores sociais, através de suas práticas, alteram a qualidade do meio ambiente e também como se distribui na sociedade os custos e benefícios decorrentes da ação destes agentes.

Um pouco da história da Educação Ambiental (EA)...

Década de 60 1962 Livro “ Primavera Silenciosa” de Rachel Carson - alertava sobre os efeitos danosos de inúmeras ações humanas sobre o ambiente, como por exemplo o uso de pesticidas. 1968 - Nasce o Conselho para Educação Ambiental, no Reino Unido. - Neste mesmo ano, surge o Clube de Roma, para estudo e análise da situação dos recursos naturais do planeta, que em 1972, produz o relatório “Os Limites do Crescimento Econômico” que estudou ações para se obter no mundo um equilíbrio global como a redução do consumo tendo em vista determinadas prioridades sociais.

Década de 70 1970 “Manifesto para Sobrevivência” onde insistiam que um aumento indefinido de demanda não pode ser sustentado por recursos finitos. 1972 - Conferência Internacional sobre o Ambiente Humano - ONU/Estocolmo (Declaração sobre o Ambiente Humano ou Declaração de Estocolmo: “tanto as gerações presentes como as futuras, tenham reconhecidas como direito fundamental, a vida num ambiente sadio e não degradado”). - A ONU criou um organismo denominado Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - PNUMA, sediado em Nairobi. - A Universidade Federal do Rio Grande do Sul criou o primeiro curso de pós-graduação em Ecologia do país.

1975 - Encontro Internacional em Educação Ambiental – UNESCO- onde criou o Programa Internacional de Educação Ambiental – PIEA. - Carta de Belgrado: Estabelece metas e princípios da Educação Ambiental. 1976 Criação dos cursos de pós-graduação em Ecologia nas Universidades do Amazonas, Brasília, Campinas, São Carlos e o Instituto Nacional de Pesquisas Aéreas - INPA em São José dos Campos. 1977 Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental, Tibilisi, Geórgia (ex URSS) – UNESCO: Definiu-se os objetivos, as características da EA, assim como as estratégias pertinentes no plano nacional e internacional. 1979 Realização do Seminário de Educação Ambiental para América Latina realizado pela UNESCO e PNUMA na Costa Rica.

Década de 80 1985 Parecer 819/85 do MEC reforça a necessidade da inclusão de conteúdos ecológicos ao longo do processo de formação do ensino de 1º e 2º graus. 1987 Congresso Internacional sobre Educação e Formação Relativas ao Meio ambiente, Moscou, Rússia, promovido pela UNESCO. 1988 - Constituição da República Federativa do Brasil dedicou o Capítulo VI ao Meio Ambiente e no Art. 225, Inciso VI, determina ao “... Poder Público, promover a Educação Ambiental em todos os níveis de ensino...” 1989 Realização da 3º Conferência Internacional sobre Educação Ambiental para as Escolas de 2º Grau com o tema Tecnologia e Meio Ambiente, em Illinois/USA. - Declaração de Haia, preparatório da Rio-92 - aponta a importância da cooperação internacional nas questões ambientais.

Década de 90 1990 - A Declaração Mundial sobre Educação para Todos: Satisfação das Necessidades Básicas de Aprendizagem, aprovada na Conferência Mundial sobre Educação para Todos, realizada Jontien, Tailândia. - ONU declara o ano 1990 como o Ano Internacional do Meio Ambiente. 1992 - Conferência da ONU sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, RIO -92. - Criação da Agenda 21. - Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis. 1993 Portaria 773/93 do MEC, institui em caráter permanente um Grupo de Trabalho para EA.

1995 Foi criada a Câmara Técnica temporária de Educação Ambiental no Conselho Nacional de Meio Ambiente - CONAMA, determinante para o fortalecimento da Educação Ambiental. 1997 Conferência Internacional sobre Meio Ambiente e Sociedade: Educação e Consciência Pública para a Sustentabilidade – Thessaloniki, 1997 onde houve o reconhecimento que, passados cinco anos da Conferência Rio-92 , o desenvolvimento da EA foi insuficiente... 1999 - Promulgada a Lei nº 9.795 de 27 de abril de 1999 que institui a Política Nacional de Educação Ambiental. - Portaria 1648/99 do MEC cria o Grupo de Trabalho com representantes de todas as suas Secretarias par discutir a regulamentação da Lei nº 9795/99.

Lei nº 9795/99 – Política Nacional de Educação Ambiental

Art. 3.I “ Como parte do processo educativo mais amplo, TODOS têm direito à educação ambiental, incumbindo: ao poder público, nos termos dos artigos 205 e 225 da Constituição Federal, definir políticas públicas que incorporem a dimensão ambiental, promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e o engajamento da sociedade na conservação, recuperação e melhoria do ambiente”.

A Política Nacional de Educação Ambiental determina que compete: Às instituições educativas: promover a educação ambiental de maneira integrada aos programas educacionais que desenvolvem; Aos órgãos do SISNAMA: promover ações de educação ambiental integradas aos programas de conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente; Aos meios de comunicação: disseminação de informações e práticas educativas sobre o meio ambiente; Às empresas: implementarem programas e atividades permanentes de educação ambiental.

Educação Ambiental na Empresa: um rápido olhar Sensibilização e capacitação para implementar uma política ambiental na empresa, que se tornará real através da adoção de um sistema de gestão ambiental; Identificação dos efeitos, aspectos e impactos ambientais gerados pelas atividades produtivas da empresa deve ser entendida por todos os funcionários e comunidade; Estímulo da participação de todos os setores na apresentação de soluções e propostas; Obtenção de certificação ambiental e sua manutenção, exigindo participação consciente dos funcionários, fornecedores, clientes e comunidade.

Qual a importância da Educação Ambiental?!

A atual geração tem assistido a um intenso progresso tecnológico, que provoca graves consequências para vida no planeta. A preocupação com a degradação e exaustão dos recursos naturais deixa de ser tema apenas de movimentos ambientalistas, e passa a ser prioridade social em defesa da vida; A Educação Ambiental vem somar esforços e ocupar espaço primordial na construção de um novo palco de vida como forma de expressão e mobilização, que levem criticamente à descoberta de novos valores, atitudes, gerando novos padrões éticos a serem construídos e vividos individual e coletivamente.

E AGUARDEM CENAS DO PRÓXIMO CAPÍTULO...!