Peticionamento Eletrônico de Autorização de Funcionamento (AFE) de Farmácias e Drogarias GERÊNCIA-GERAL DE INSPEÇÃO E CONTROLE DE INSUMOS, MEDICAMENTOS E PRODUTOS - GGIMP
Regulamentação: Resolução – RDC 01/2010 e In 02/2010 publicadas em 13 de janeiro 2010. A Resolução - RDC disporá sobre critérios para peticionamento de: Concessão de AFE; Renovação de AFE; Cancelamento de AFE a pedido; Alteração de AFE; Retificação de Publicação e Reconsideração de Indeferimento.
Principal mudança O peticionamento dar-se-á preferencialmente por meio de petição eletrônica (on line), podendo ser, excepcionalmente, realizado por meio de petição manual. Caso a documentação seja enviada de forma eletrônica, não é necessário o envio dos documentos físicos à sede da ANVISA em Brasília.
Passo a Passo do Peticionamento: 1) Login:
2 ) Seleção do Estabelecimento:
3) Seleção da Opção Petição Eletrônica
4) Seleção da Área Funcionamento da Empresa
5) Seleção do Assunto da Petição
6) Informações Gerais
7) Orientações Iniciais
8) Formulário de Petição I (Dados da Empresa)
9) Formulário de Petição II (Atividades) XXXXXXX
10) Upload da Licença Sanitária/ Relatório de Inspeção
11) Seleção do Arquivo
12) Apensamento Eletrônico do Arquivo
13)Visualização/Exclusão do Arquivo
14) Seleção dos Responsáveis Técnico e Legal
14) Seleção dos Responsáveis Técnico e Legal
15) Assinatura da Transação
16) Dados do Responsável pela Transação
17) Seleção da Opção de Pagamento
18) Impressão da GRU
GRU Art. 5 º O peticionamento em petição eletrônica terá sua protocolização efetivada eletrônicamente (on-line). § 2º A efetivação do protocolo ocorrerá em até dois dias úteis a contar da data do pagamento da Taxa de Fiscalização de Vigilância Sanitária. § 3º O prazo para pagamento da taxa é de 30 dias corridos a contar da data da emissão da Guia de Recolhimento da União – GRU. (In. n° 2 de 2010)
19) Impressão dos Documentos Gerados Durante o Peticionamento
Principais vantagens: Redução de gastos com Correios e impressão; Maior agilidade no protocolo de documentos na ANVISA; Simplificação do peticionamento. Indicação direta do documento solicitado pela legislação, reduzindo indeferimentos; Diminuição de erros por peticionamento equivocado; Simplificação da análise técnica; Rastreabilidade eletrônica do histórico da Autorização;
Obrigado e Bom Peticionamento a todos !