Orientador: Cássio Adriano Braz Aquino

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bem-vindos!.
Advertisements

MBA em Matemática Financeira Aplicada
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
A SAÚDE DO TRABALHADOR PELA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Cursos de Graduação na Área de Ciência da Informação Região Centro-Oeste.
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS ABRIL DE Integração ensino-serviço como prática pedagógica estruturante dos processos de formação profissional técnica.
Trabalho em Equipe e Formação de Pessoal no Campo da Saúde
Inserção da Economia Solidária no Processo de Construção da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis Miguel Juan Bacic[1] Lucirléia Alves Moreira[2]
Ana Cristina Ghisleni
Programa aluno pesquisador
Uma ferramenta para quem usa a Universidade Virtual do Estado
SÉCULO XX.
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
Disciplinas do curso 06mar2008
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Pedagogia Universitária
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
45ª REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO ODONTOLÓGICO
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – PRPPG PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO.
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
Site: NUTRA 18 ANOS: A CONSOLIDAÇÃO DO NUTRA COMO UM PROGRAMA DE REFERÊNCIA MA ÁREA DO TRABALHO Área temática: Trabalho Autores:
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO PROJETO PRÁTICAS INTEGRAIS DA NUTRIÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE.
XI FORO DE FACULDADES DE AGRONOMIA PORTO ALEGRE, 26, 27 E 28/11/08 CURRÍCULO DE AGRONOMIA FUNDAMENTOS, REFORMULAÇÕES E AJUSTES À REALIDADE LOCAL CURRÍCULO.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
A PROPOSTA PEDAGÓGICA DO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO NA VISÃO DOS EDUCADORES ARMANDO DANTAS DE BARROS FILHO COORDENADOR SETORIAL ASSOCIAÇÃO CARUARUENSE DE ENSINO.
Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: Este subprojeto será realizado com os licenciandos do curso de licenciatura em Ciências.
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NORTE – RS CAMPUS PALMEIRA DAS MISSÕES Profa. Dra. Marta Cocco da Costa Profa.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
AGETUR Núcleo de Planejamento Turístico
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
I Encontro dos Núcleos do CONASEMS - Núcleo COMUNICOSEMS.
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
Orientações sobre o Estágio II
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE HUMANIDADES DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA ANÁLISE MULTIDISCIPLINAR DA ATIVIDADE LABORAL.
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
PET HISTÓRIA. Formação Atual Tutora: Prof. Dr. Renata Senna Garraffoni Alexandre Cozer Amanda Zattera Bárbara Zanirato Camila Longo Davi Pradi Eduardo.
Universidade Federal de Minas Gerais VII ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES - FOREXP Pró-Reitoria de Extensão Centro Universitário.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
Quem somos? Nossos objetivos Nossas atividades Como ajudar?
NΨTRA – Núcleo de Psicologia do Trabalho Universidade Federal do Ceará
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
O papel do Estagio na Formação de Professores
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
A PESQUISA EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS Oscar Hipólito 09/11/2013.
Luana Rêgo Colares de Paula Orientadora:
Formação Integral : um diferencial na formação acadêmica
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: A EXTENSÃO REORIENTANDO O CUIDADO Kamilla Maria Sousa de Castro2; Nicole.
1 Núcleo de Psicologia Comunitária da UFC: espaços de co-construção do psicólogo e do sujeito comunitário a partir de uma práxis de transformação Autores:
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO CENTRO DE HUMANIDADES DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PARCERIA NUTRA E SRH: INTERVENÇAO EM CONTEXTOS.
A EXPERIÊNCIA DE REDUÇÃO DE DANOS NO PROJETO KARA A KARA
RESUMO A Liga Acadêmica em Saúde da Família, Comunidade e Educação Popular, LASFCE, surgiu na perspectiva de mostrar a importância e as potencialidades.
ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS NO CRAS
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais Coordenadoria Pedagógica Adriana Bueno Vieira
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
Para sair tecle “Esc” A Formação do enfermeiro auditor: reflexões sobre uma experiência na prática do ensino interdisciplinar Pesquisa.
Centro de Estudos Dr. Itamar Alves Vianna Categoria: Cidadania na Educação Responsável: Gerência Recursos Humanos.
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
1 Saúde, Extensão e Psicologia Comunitária: trilhando caminhos de vida, libertação e cidadania no Grande Bom Jardim. Autores: Delnise Silva Francisco Weslay.
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Transcrição da apresentação:

Orientador: Cássio Adriano Braz Aquino Autores: Karlinne de Oliveira Souza Camila Raquel Alves Fraga Camilla Régya de Figueiredo Dais Sampaio Melina Sousa Gomes Orientador: Cássio Adriano Braz Aquino

Introdução Programa de Extensão vinculado ao Departamento de Psicologia e ao Programa de Pós-graduação da UFC; Criado com o objetivo de ampliar a discussão na área da Psicologia Social do Trabalho; Proposta de articular um campo de pesquisa, ensino e extensão nessa área do conhecimento.

Introdução Nossa proposta: Pensar a Psicologia do Trabalho enquanto disciplina científica e campo profissional, através de uma construção teórica e metodológica comprometida com a emancipação social, trazendo contribuições para a pesquisa, o ensino e a extensão.

Objetivos do NUTRA Formar profissionais críticos através de estudos e intervenções na área de Psicologia Social do Trabalho; Realizar projetos de pesquisas e extensão visando à produção do conhecimento e atendimento de demandas internas e externas; Estabelecer convênios, intercâmbios e parcerias, visando à troca de experiências, de recursos e a produção de conhecimentos;

Objetivos do NUTRA Estimular a formação de grupos de estudos de Psicologia Social do Trabalho e áreas correlatas; Servir de campo de estágio para a Psicologia Social do Trabalho; Estimular e abrigar projetos de extensão, de iniciação à docência e de iniciação à pesquisa que contribuam na operacionalização de nossos princípios.

Atividades Realizadas em 2010 Projetos de Pesquisas; Projeto de Extensão; Organização de Eventos; Apresentação de Trabalhos em Eventos Acadêmicos.

Pesquisas “O fenômeno da precarização e da flexibilização laboral no âmbito da Universidade Pública: o caso dos professores substitutos no Centro de Saúde da UFC – Parte III”: Transformações no mundo do trabalho; Busca analisar a percepção dos professores substitutos acerca da realidade laboral a que estão submetidos, a partir de categorias como a precarização e a flexibilização;

Pesquisas “Análise multidisciplinar da atividade laboral desenvolvida na UFC”: Projeto do Departamento de Desenvolvimento Humano – DDH – em parceria com o NUTRA; Objetivo: Compreender como se constitui a atividade laboral de vários setores da UFC, afim de possibilitar transformações nos contextos de trabalho. Estas intentam favorecer a saúde dos trabalhadores e os resultados dos serviços prestados.

Pesquisas “O retorno dos professores voluntários: uma proposta de trabalho voluntário”: Retorno de professores aposentados ao exercício de sua antiga função na condição de voluntários; Contexto do REUNI; Por que os professores aposentados retomam ao exercício de sua antiga atividade sem remuneração?

Projetos de Extensão Cinema e Trabalho: Exibições de filmes, seguidos por uma discussão com uma pessoa convidada; Espaço de (re)construção, problematização, socialização de conhecimentos acerca do mundo laboral; Projeto em andamento e tem mostrado resultados positivos.

Projetos de Extensão Formação Complementar - Agrega três grupos de estudos, a fim de oferecer aos estudantes do curso um contato mais aprofundado com a temática da subjetividade e do trabalho: Introdução à Psicologia Social do Trabalho; Psicologia Social do Trabalho I; Saúde do Trabalhador.

Resultados Procura frequente dos estudantes pelas atividades desenvolvidas pelo NUTRA é um indicativo do potencial da repercussão do trabalho realizado no núcleo; Realização de fichas de avaliação ao fim de cada encontro, no caso do Cinema e Trabalho; Avaliação semestral ao final de cada atividade desenvolvida.

Considerações Finais Desde então vem atuando como um canal de comunicação com a sociedade; Tem mostrado uma preocupação com a formação oferecida aos estudantes interessados na temática; O NUTRA está elaborando novos projetos de extensão, um deles para atuação no bairro do Lagamar, projeto multidisciplinar com previsão para atuação em 2011.