Análise de Investimentos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Investimentos Análise de taxas.
Advertisements

Prof. Fábio Kleine Albers
INVESTIMENTOS Custo x Retorno x Risco Prof Samir Silveira.
Administração financeira
Curso de Especialização em Gestão da Produção
Conceitos iniciais e diagramas de fluxo de caixa
Técnicas de orçamento de capital
FINANÇAS EM PROJETOS DE TI
FINANÇAS EM PROJETOS DE TI
Matemática Financeira Juros Simples
Introdução à Matemática Financeira
Exemplos 1- Uma pessoa pede um empréstimo de $15 mil a ser pago em 5 meses. A taxa de juros (simples) deste empréstimo é 4% a.m. Quanto vai ser pago no.
TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO payback valor presente líquido
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA II
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
ANÁLISE DE CUSTO/VOLUME E LUCRO
INVESTIMENTOS Custo x Retorno x Risco Prof Samir Silveira.
Ementa Técnicas de Análise de Investimento Valor do dinheiro no tempo
FINANÇAS CORPORATIVAS
Técnicas para Análise de Investimentos
Técnicas para Análise de Investimentos
DECISÕES DE INVESTIMENTOS E ORÇAMENTO DE CAPITAL
Universidade Federal Fluminense
CAPÍTULO 5 Orçamento de Capital ou Análise de Investimentos
Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira em Projetos
REGIMES DE CAPITALIZAÇÃO
Terminologia de Capital de Giro.
O BALANÇO PATRIMONIAL ATIVO PASSIVO ATIVO CIRCULANTE Disponibilidades
Análise de Viabilidade Financeira de um Projeto
CAPÍTULO 5 Orçamento de Capital ou Análise de Investimentos
Objetivos de aprendizagem
Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira em Projetos
Matemática – Aula 4 Prof. Procópio Juros Simples Juros
Análise de Investimentos
Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira em Projetos
ENGENHARIA ECONÔMICA.
MATEMÁTICA FINANCEIRA e Técnicas de Análise de Investimentos
Aulas Reposição 12, 14, 15, 16 Assunto: Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) Exercícios.
CMPC: CUSTO MÉDIO PODERADO DE CAPITAL
CMPC – CUSTO MÉDIO PONDERADO DE CAPITAL
TAXA INTERNA DE RETORNO - TIR
1 ASPECTOS CONTEMPORÂNEOS DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA.
CAPÍTULO 5 Orçamento de Capital ou Análise de Investimentos
Matemática Financeira Prof. Elisson de Andrade Aula sobre utilização de calculadora financeira – VPL e TIR
Aula 9 – Conceitos de Matemática Financeira
São necessários controles financeiros eficientes
AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS
Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira
Missão e Funções da Administração Financeira – Decisão de Investimento
André Amorim. Vamos supor que uma empresa deseje fazer um investimento para um período de 4 anos, a perspectiva de inflação nos anos seguintes de 6%;
Matemática Financeira
ELEMENTOS BÁSICOS NA ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO DE CAPITAL
Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira
Técnicas de Orçamento de Capital
TÉCNICAS DE ANÁLISE DE ORÇAMENTO DE CAPITAL
Análise de Investimentos Análise de Investimentos Juros Compostos.
DECISÕES DE INVESTIMENTOS E ORÇAMENTO DE CAPITAL
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
PAY BACK (SIMPLES E DESCONTADO)
CUSTO DE CAPITAL e ORÇAMENTO DE CAPITAL ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
Matemática Financeira revisão presencial. O diretor da empresa ABC está verificando algumas condições de financiamento, e para isso necessita calcular.
Método do Valor Atual Líquido (VAL) ou Valor Presente
Critérios Quantitativos de Análise Econômica de Projetos
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS Profª Renata Morgado.
Finanças Corporativas
docente.ifrn.edu.br/julianaschivani.
Análise de risco Vamos analisar o projeto da nova fábrica…
Administração Financeira
PLANEJAMENTO FINANCEIRO DE LONGO PRAZO AFO II 6º Semestre Administração.
Análise financeira de projeto. A análise financeira avalia as condições de investimento, indicando quais projetos aceitar e quais rejeitar. É uma etapa.
Transcrição da apresentação:

Análise de Investimentos 1 Prof. Guedes 1

Análise de Investimentos Professor: Marco Machado 1º Semestre – 2011 Aula 06 - A técnica de análise: Valor Presente Líquido (VPL)

Tipos de Técnica de Analise de Investimentos Existem diversas técnicas, destacaremos as três principais: - Período de retorno (payback); Valor Presente Liquido (VPL); - Taxa Interna de Retorno (TIR).

VPL – Valor Presente Líquido Características: Método alternativo ao payback que propõe corrigir as principais deficiências deste. Também conhecido pelo nome em inglês Net Present Value (NPV) Construir o fluxo de caixa do projeto, com os seguintes componentes: - investimento inicial e investimentos adicionais; - fluxos de caixa positivos ou negativos do retorno; - valor residual do investimento, se houver.

VPL – Valor Presente Líquido Utiliza a matemática financeira calculando o valor presente do fluxo de caixa, é líquido porque considera saídas (investimentos) e entradas (retornos) descontando uma taxa de atratividade. Adota-se uma Taxa Mínima de Atratividade (TMA) para trazer o fluxo ao valor presente.

VPL – Valor Presente Líquido Taxa de Mínima de Atratividade (TMA) É o retorno mínimo exigido para realizar o projeto. Representa o custo do dinheiro no tempo, o custo das oportunidades perdidas, chamado “custo de oportunidade” Ao realizar um investimento perde-se a oportunidade de realizar um outro, a perda do retorno do investimento que não foi realizado.

VPL – Valor Presente Líquido Qual deve ser Taxa de Mínima de Atratividade (TMA)? Taxa de retorno da aplicação financeira: deixar os recursos aplicados em investimento de baixo risco (renda fixa); Taxa de captação de empréstimo: se a empresa não tem recursos para investir precisa captar um empréstimo. Para projetos arriscados pode-se adicionar um complemento na taxa de desconto para compensar o risco do projeto. A TMA deve ser sempre considerada em qualquer investimento, sobe o risco de perder retorno e investir mal. ex. pag. 46

VPL – Valor Presente Líquido Utilização e interpretação do VPL. Dado um fluxo de caixa qualquer, existem três alternativas para calcularmos o VPL: 300 mil 300 mil 300 mil 350 mil 200 mil 1 2 3 4 5 800 mil 1) Resolução pela forma matemática; 2) Resolução pela calculadora HP-12C; 3) Resolução pela planilha Excel.

VPL – Valor Presente Líquido Resolução pela forma matemática: Principio da matemática financeira de desconto com uma taxa de juros composta para cada período, no caso para cada fluxo de caixa. Fórmula Geral:

VPL – Valor Presente Líquido Resolução pela forma matemática VPL = - 800.000 + 200.000 + 300.000 + 300.000 + 300.000 + 300.000 (1+0,20)0 (1+0,20)1 (1+0,20)2 (1+0,20)3 (1+0,20)4 (1+0,20)5 VPL = - 800.000+166.666,67+208.333,33+173.611,11+144.675,93+140.657,15 VPL = 33.944,19

VPL – Valor Presente Líquido Resolução pela calculadora HP-12C : O VPL já é uma função programada na calculadora financeira.

VPL – Valor Presente Líquido Resolução pela calculadora HP-12C :

VPL – Valor Presente Líquido Resolução pela planilha Excel: O VPL também é uma função programada no excel.

VPL – Valor Presente Líquido Interpretação do VPL: Tão importante quanto aprender a calcular é saber interpretar os resultados do VPL: VPL positivo: o projeto foi capaz de recuperar o investimentos inicial, alem de pagar a TMA e ainda produzir um retorno de valor positivo adicional. Dessa forma deve-se aceitar o projeto. VPL negativo: o projeto não foi capaz de recuperar o investimento inicial e pagar o TMA, representa a perda em que se está incorrendo. Dessa forma deve-se rejeitar o projeto, pois tem retorno inferior o mínimo exigido.

VPL – Valor Presente Líquido

VPL – Valor Presente Líquido Critérios de decisão: Projeto único: se o VPL for positivo, aceita-se o projeto, se for negativo, rejeita-se o projeto. Projetos concorrentes: escolher o maior VPL, contando que seja positivo. Caso os dois sejam negativos, rejeitar os dois projetos.

VPL – Valor Presente Líquido Vantagens do VPL em relação ao payback: O VPL é tecnicamente muito superior ao método de payback. Falhas do payback Vantagens do VPL Não leva em conta o valor do dinheiro no tempo Considera o valor do dinheiro no tempo, mediante o uso da TMA Não considera os riscos de cada projeto, que podem ser muito diferentes Pode considerar diferentes riscos, ajustando a TMA de cada projeto Não considera os fluxos de caixa após o período de payback Considera todos os fluxos de caixa, inclusive com determinação de períodos de tempo para a correta comparação em termos de custo de oportunidade

Exercícios pag. 63 do 5 ao 8

Fluxo de Caixa - Compra de uma máquina para substituir trabalho manual Vida útil – 10 anos (valor de sucata nulo) Economia – $ 25.000 / ano Taxa de juros (custo de oportunidade) – 14% b) Taxa de juros (custo de oportunidade) – 10% A máquina deve ser comprada?

Fluxo de Caixa – Proposta de investimento Equipamento - $ 60.000 Capital de giro necessário – $100.000 Revisão do equip. no 4o ano – $5.000 Valor residual no 5o ano – $10.000 Receitas e custos anuais: Vendas – $200.000 CPV – $125.000 Desp. Operac. – $35.000 Custo do capital – 20% O investimento deve ser feito? $ 10.000 $ 100.000 $ 40.000 4o ano 5o ano 1o ano … ($ 60.000) ($ 100.000) ($ 5.000)

A Autopeças Multifuncional exige uma taxa de retorno mínima de 14% em todos os investimentos. A empresa pode comprar uma nova máquina por $84.900. A nova máquina proporcionaria entradas de caixa de $15.000 por ano e teria vida útil de 12 anos, sem valor residual. A máquina é um investimento recomendável?

A Danquin Dãnats está analisando a compra de uma nova máquina de fazer donuts que lhe permitirá reduzir o tempo de mão de obra com economia de $3.800 por ano. Além disso, a nova máquina permitiria a produção de um novo tipo de donut, proporcionando a venda de pelo menos mais 1.000 dúzias por ano. A companhia obtém margem de contribuição de $1,20 com a venda de uma dúzia de donuts. O preço da máquina é $18.600, e a sua vida útil é de seis anos.