QNQ – Uma breve introdução Edda Grunwald, Guido Lotz Workshop Internacional do FormPRO sobre o QNQ, 21 a 22 de Fevereiro de 2013
O que é o Quadro de Qualificações? Conteúdo Quais são os objectivos de um Quadro de Qualificações? Como atingir os objectivos?
O que é o Quadro de Qualificações? O Quadro de Qualificações (QQ) define as qualificações e a sua classificação Certificadoe Diploma Graduação Classifi- cação Níveis QQ … Aprendiza- gem Resultados de Apren- dizagem Avaliação Qualifi- cação Diferentes vias: Formal Não-formal Informal p. ex. baseada em critérios / padrões acordados O que um aprendente sabe, compreende e é capaz de fazer
O que é o Quadro de Qualificações? NíveisQualificação QNQ contém todas as qualificações de um país Quadro Nacional de Qualificações (Matriz)
Quais são os objectivos de um Quadro de Qualificações? Qualificações e emprego decente Qualificações e percursos nos sistemas de educação e formação Âmbito Melhorar / promover: A focalização das qualificações para a demanda (relevância) A transparência quanto às qualificações A comparabilidade das qualificações A aceitação das qualificações O acesso, a transferência e a progressão (incluindo o reconhecimento das aprendizagens anteriores) Objectivos
Quais são os objectivos de um Quadro de Qualificações? Melhorar / promover: A aprendizagem ao longo da vida A mobilidade dos aprendentes e trabalhadores A qualidade da educação e formação A coerência e coordenação etc. Objectivos continuação Existe pois uma pluralidade de objectivos associados a um Quadro de Qualificações
Como atingir os objectivos? Uma abordagem viável para um Quadro de Qualificações tem de reflectir os respectivos objectivos e o contexto específicos Clarificar a visão e os objectivos (para quê) Definir a estratégia (como) Criar um contexto favorável Reformar elementos do sistema Planear e gerir a implementação Promover aprendizagem e desenvolvimento Gerir o processo de mudança e transição Dimensões NÃO à abordagem nem melhores práticas segundo “Um tamanho único para todos”
Como atingir os objectivos? Tipos básicos de estratégia: Abordagem de comunicação: melhorar a transparência no sistema existente e criar uma base para a comunicação e o desenvolvimento Abordagem de reforma gradual: foco na reforma faseada do sistema existente (passo-a-passo) Abordagem de transformação: Reforma radical (reengenharia), tomando o futuro sistema como ponto de partida
Como atingir os objectivos? Reformar elementos do sistema, p. ex.: Especificar a demanda com os actores-chave e inferir os resultados de aprendizagem correspondentes Orientar a educação e formação para os resultados de aprendizagem Realizar a avaliação e certificação das aprendizagens adquiri- das com base em resultados de aprendizagem acordados – independentemente da forma como eles são adquiridos Desenhar um QQ - estabelecer ligações entre os níveis de quali- ficação e os níveis de trabalho, bem como critérios para associar qualificações a níveis (descritores dos níveis)
Agradecemos o seu interesse e a sua atenção