QNQ – Uma breve introdução Edda Grunwald, Guido Lotz Workshop Internacional do FormPRO sobre o QNQ, 21 a 22 de Fevereiro de 2013.

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Transcrição da apresentação:

QNQ – Uma breve introdução Edda Grunwald, Guido Lotz Workshop Internacional do FormPRO sobre o QNQ, 21 a 22 de Fevereiro de 2013

O que é o Quadro de Qualificações? Conteúdo Quais são os objectivos de um Quadro de Qualificações? Como atingir os objectivos?

O que é o Quadro de Qualificações? O Quadro de Qualificações (QQ) define as qualificações e a sua classificação Certificadoe Diploma Graduação Classifi- cação Níveis QQ … Aprendiza- gem Resultados de Apren- dizagem Avaliação Qualifi- cação Diferentes vias:  Formal  Não-formal  Informal p. ex. baseada em critérios / padrões acordados O que um aprendente sabe, compreende e é capaz de fazer

O que é o Quadro de Qualificações? NíveisQualificação QNQ contém todas as qualificações de um país Quadro Nacional de Qualificações (Matriz)

Quais são os objectivos de um Quadro de Qualificações?  Qualificações e emprego decente  Qualificações e percursos nos sistemas de educação e formação Âmbito Melhorar / promover:  A focalização das qualificações para a demanda (relevância)  A transparência quanto às qualificações  A comparabilidade das qualificações  A aceitação das qualificações  O acesso, a transferência e a progressão (incluindo o reconhecimento das aprendizagens anteriores) Objectivos

Quais são os objectivos de um Quadro de Qualificações? Melhorar / promover:  A aprendizagem ao longo da vida  A mobilidade dos aprendentes e trabalhadores  A qualidade da educação e formação A coerência e coordenação etc. Objectivos continuação Existe pois uma pluralidade de objectivos associados a um Quadro de Qualificações

Como atingir os objectivos? Uma abordagem viável para um Quadro de Qualificações tem de reflectir os respectivos objectivos e o contexto específicos  Clarificar a visão e os objectivos (para quê)  Definir a estratégia (como)  Criar um contexto favorável  Reformar elementos do sistema  Planear e gerir a implementação  Promover aprendizagem e desenvolvimento  Gerir o processo de mudança e transição Dimensões NÃO à abordagem nem melhores práticas segundo “Um tamanho único para todos”

Como atingir os objectivos? Tipos básicos de estratégia:  Abordagem de comunicação: melhorar a transparência no sistema existente e criar uma base para a comunicação e o desenvolvimento  Abordagem de reforma gradual: foco na reforma faseada do sistema existente (passo-a-passo)  Abordagem de transformação: Reforma radical (reengenharia), tomando o futuro sistema como ponto de partida

Como atingir os objectivos? Reformar elementos do sistema, p. ex.:  Especificar a demanda com os actores-chave e inferir os resultados de aprendizagem correspondentes  Orientar a educação e formação para os resultados de aprendizagem  Realizar a avaliação e certificação das aprendizagens adquiri- das com base em resultados de aprendizagem acordados – independentemente da forma como eles são adquiridos  Desenhar um QQ - estabelecer ligações entre os níveis de quali- ficação e os níveis de trabalho, bem como critérios para associar qualificações a níveis (descritores dos níveis)

Agradecemos o seu interesse e a sua atenção