Laboratório de Aulas Práticas Inovadoras de Realidade Virtual para as disciplinas dos Cursos de Graduação da ESALQ – LAPI/RV (Ciências Florestais) Projeto.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

Portal do Professor SEED/MEC
Apresentando.
Eileen B. Kalles Junior High

Capacitação de Coordenadores de Cursos de Graduação
Maio / 2006.
TC F3A O ENSINO DA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA COMO DISCIPLINA REGULAR DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU:
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
Organização Curricular da Escola
Padrões de competência em TIC para professores
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Prof. Renato Medeiros MAF/UCG. Insucesso na aprendizagem: Professores : Métodos de ensino Não modernidade Alunos : Desenvolvimento cognitivo Deficiência.
A NECESSIDADE DE FORMAR PROFESSORES COM CAPACIDADE DE AVALIAR O IMPACTO DA CIÊNCIA NA SOCIEDADE. Prof. Enio Borba Carli Colegiado de Física – FAFIL 2009.
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
Projeto de Desenvolvimento, Manutenção e Suporte Tecnológico do Labime
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida- PUC/SP
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
ESCOLA MODELO Um projeto de inclusão digital do Grupo Abril, Fundação Bradesco e Intel.
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
Criação A Agência de Inovação INOVA Paula Souza foi criada através da Deliberação CEETEPS-6, de 25/11/2010 – publicada no Diário Oficial do Estado de São.
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
Proporcionando novas tecnologias para seus estudos. Portifólio da Empresa.
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
Prof. Dr. Marco Aurélio Kalinke
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Website com animações, simulações e laboratórios virtuais
Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional
OFICINA “ A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, através do computador"
Arilise Moraes de Almeida Lopes NUTES-UFRJ / CEFETCampos Flávia Rezende NUTES-UFRJ Rentato Araújo NUTES-UFRJ Salvador Setembro, 2004 Desenvolvimento do.
OBJETOS DE APRENDIZAGEM - OA RIVED
INCUBADORA DE EMPRESA DA UEA IN-UEA
Uni GEO Excelência no Ensino Superior Excelência no Ensino Superior Apresentação para Diretores de Cursos de Informática e Computação 04 de setembro de.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
CAMPINA GRANDE – PB 22 DE NOVEMBRO DE 2014
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
Curso de Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional UNIMINAS Aluna: Julia Marques Faria Professora: Gilca Vilarinho Setembro / 2005.
SEMINÁRIO PROINFO E TV ESCOLA REGIONAL - NORDESTE 5.
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Realidade Aumentada para fins Educativos
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional
DISCIPLINA: Os recursos tecnológicos e a Psicopedagogia
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
I-DIAGNÓSTICO DA ESCOLA
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
Pedro Moises de Sousa 1 ; Róger Araujo Magalhães 2 ; O USO DA REALIDADE VIRTUAL PARA O ENSINO DE HISTÓRIA 1 – Mestre em Ciências da Computação; Docente.
Texto: “A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA PARA ADRIANA, JAKES, MARTA E ROSI
Princípios Pedagógicos da EaD na Contemporaneidade. Preparação adequada do instrutor, apoio e tutoria.
Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Naíma Alves Silveira. Profª: Gilca Vilarinho.
UNIMINAS Aluna – Aurilene de Paula Caixeta Professora – Gilca Vilarinho Setembro 2005 Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia.
DIRETORIA DE GENTE E GESTÃO Gerência de Relacionamento com Docentes
INTRODUÇÃO A interdisciplinaridade na atividade de Monitoria concilia os conceitos pertencentes aos componentes curriculares da Farmacologia em âmbito.
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
Diagnóstico do Curso de História 1º. Semestre Disciplinas 2.Perfil dos Estudantes.
PROJETO DA SALA DE INFORMÁTICA ESCOLA AUGUSTO MONTENEGRO
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
Centros de Produção Digital
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
O Ensino Universitário na perspectiva discente Claudia E. Thompson 1º Vice-Presidente DCE UFRGS Representante Discente CONSUN.
Universidade Federal de Alagoas
PDU Quem somos? Assessoria de Educação a distância – AEDI Criação: Resolução 66 2 de 31/03/2009 Missão: Coordenar as ações decorrente da política.
1 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO NA UNESP: EVASÃO E RETENÇÃO José Brás Barreto de Oliveira Assessoria Prograd – Unesp
Transcrição da apresentação:

Laboratório de Aulas Práticas Inovadoras de Realidade Virtual para as disciplinas dos Cursos de Graduação da ESALQ – LAPI/RV (Ciências Florestais) Projeto apoiado pelo Pró-Inovalab (Pró-Inovação no Ensino Prático de Graduação) Pró-Reitoria de Graduação Coordenação: Mario Tomazello Fo Luiz Carlos E. Rodriguez Eric Bastos Gorgëns

OBJETIVOS Atender a disciplinas ministradas pelo LCF para a graduação na ESALQ Ficar à disposição de todos os Departamentos da ESALQ Proporcionar ambiente de realidade virtual, que dinamize as aulas Oferecer recursos que: Integrem temas tratados em aulas teóricas e práticas Articule professores de disciplinas de áreas relacionadas Estimule a participação dos alunos de graduação Inserção de temas teórico-práticos de forma não convencional Ofereça técnicas de visualização com forte embasamento científico Prepare jovens pesquisadores e estimule a iniciação científica

JUSTIFICATIVA E RELEVÂNCIA Inspira-se em exitosa e inovadora experiência pedagógica conduzida pelo Laboratório de Biologia no I.C.B./USP. Tecnologias digitais contribuem para a aproximação dos alunos com técnicas e ferramentas de virtualização. Existem recursos tecnológicos que permitem usar a realidade virtual na graduação para: simular complexos experimentos sem a necessidade da implantação física, apresentar imagens obtidas de diversos equipamentos, com a sua manipulação digital e compartilhamento.

METAS A SEREM ALCANÇADAS Proporcionar um ambiente moderno para ministrar as aulas Promover a integração docente-discente através do uso da virtualização digital Reduzir custos de preparação e de manuseio dos materiais didáticos Explorar o potencial de tecnologias de ponta como ferramentas pedagógicas, despertando o interesse pela pesquisa e pelo ensino Intensificar abordagens práticas e ilustradas que ajudem na assimilação de aspectos teóricos

POTENCIAIS APLICAÇÕES Simuladores do uso de equipamentos Análises biométricas de florestas com laser Simuladores de crescimento

POTENCIAIS APLICAÇÕES Reconstrução tridimensional de tecidos vegetais Mensuração dos tecidos e células Práticas individuais/cada aluno com 1 monitor Possibilidade de copiar os arquivos

INVESTIMENTO Aquisição de equipamento e material permanente Contrapartida LCF: instalações para adequação do espaço, aquisição de sistema de transmissão de imagem (câmera LCD), de software de tratamento e distribuição de imagem e TV LED 55’’. COMPUTADORES * Computador + placa gráfica 3D * Estações individuais * Monitores 24 polegadas * Monitores LED 22 polegadas * Placa de vídeo 3D com três saídas TELEVISÕES SOFTWARES NO-BREAK SISTEMA DE PROJEÇÃO * Microscópio * Câmera de LCD * Microscópio estereo * Scanner de material biológico

Obrigado! Dezembro/2013 Equipe InovaLab do LCF