A QUINTA DISCIPLINA Parte I A

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Grupo: André Gomes , Antônio Cavalcanti e Wagner Anderson
Advertisements

Prof. Eduardo Botti Abbade
CONCEITUANDO APRENDIZAGEM E INOVAÇÃO
MANIFESTO DO MARKETING DE RELACIONAMENTO
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
LEARNING ORGANIZATION
Learning Organization
Abordagem sistêmica na Gestão
Administração Estratégica
Discutindo práticas em Matemática
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
NEGOCIAÇÃO WILLIAM URY.
COMPETÊNCIAS QUE DEFINEM
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
Autor: Juan Delval Editora Papirus
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
1-Virtude da correta compreensão
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
O desafio de ensinar matemática
TRABALHO E GESTÃO DO CONHECIMENTO
ESCOLA E FAMÍLIA: UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
Behaviorismo.
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Aprendizagem Individual e Organizacional
Teoria Geral de Sistemas
Motivação à qualidade São os clientes e usuários que decidem se um produto ou serviço atende às suas necessidades e satisfaz às suas expectativas Esta.
Práticas de Apoio à Gestão
Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação
Desenvolvimento de Pessoas Organizações que Aprendem
Novos Paradigmas da Administração
“Aprender conteúdos & desenvolver capacidades” Cesar Coll e outros
Dra. Sueli Rezende Cunha PHD em Enfermagem Coordenadora do NEPENF
Qual é o segredo do sucesso em vendas?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Jogos e Aprendizagem JOGOS e Aprendizagem Ensaiando e Ensinando Comportamentos - Uma abordagem psicológica -
Gestão do conhecimento e capital intelectual
DIVA PEREIRA CORDEIRO FLÁVIA FERREIRA MUNIZ
Gestão Farmacêutica – Conceito de Gestão e Valor
Bases para o pensamento
Núcleo: Telessala Município: Jacarezinho Instituição: FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba e Pós-Graduação Lato Sensu – Modalidade a Distância.
Empreendedorismo.
Strategy Business Game
Unidade VIII Arquitetura Organizacional
Os Estilos de Liderança
Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL Profa. Dra. Arlinda Paranhos
A Gestão Estratégica pelo BSC, com enfoque em:
O Ambiente de Marketing
CICLO DE APRENDIZAGEM VIVENCIAL (CAV)
EDUCAÇÃO CENTRADA NO CUIDADO
Qualificação Profissional – Auxiliar em Serviços Gerais
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
O CURRÍCULO COMO CONFLUÊNCIAS DE PRÁTICAS
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
NOVAS ABORDAGENS DA ADMINISTRAÇÃO
Unidades IV – Motivação e Trabalho em equipe
ORGANIZAÇÕES DE APRENDIZAGEM Faculdade Católica Salesiana Comportamento Organizacional Prof. José Pereira de Oliveira.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
O QUE É SER VENDEDOR? Quais as Principais Características de Um Profissional de Vendas? Conforme Eduardo Botelho, Qual é o “Perfil” Ideal de Um Vendedor?
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
A QUINTA DISCIPLINA PETER M. SENGE. CAPÍTULO11 Alessandro Bueno dos Reis Liele Santa Rosa Buck Thais Fernandes Cordeiro.
Aula 2: O foco no processo de aprendizagem organizacional ● A essência da “organização que aprende”
LEARNING ORGANIZATION
Transcrição da apresentação:

A QUINTA DISCIPLINA Parte I A Disciplina: Tópicos Avançados em GP Aluno: Paulo Cézar F. de Paiva Professor: Ralph Arcanjo Chelotti DATA: 11/08/2012

Sinopse O ser humano, sobretudo nas organizações, tende a analisar as situações sempre de uma forma fragmentada, vendo as partes, sem conseguir analisar o todo. As idéias e ferramentas apresentadas neste livro servem para acabar com a ilusão de que o mundo é feito de forças separadas, as quais não possuem relação entre si. Quando desistirmos dessa ilusão, poderemos construir as organizações que aprendem, onde as aspirações coletivas ganham liberdade e onde as pessoas aprendem continuamente a aprender juntas. Segundo Peter Senge, as empresas mais bem-sucedidas serão as organizações que aprendem.

Sinopse A capacidade de aprender mais rápido que a de seus concorrentes pode ser a única vantagem competitiva sustentável (Arie de Geus). Não é necessário ensinar o ser humano a aprender. Isso já é natural desde que nascemos. Isso torna possível a existência das organizações que aprendem por fazer parte da natureza humana. A maioria de nós já participou, em algum momento de nossas vidas, de uma excelente equipe, ou seja, um grupo de pessoas que funcionava de maneira extraordinária em virtude da confiança mútua e da complementação dos pontos fortes que existem de forma diferenciada em cada um de nós.

Sinopse Um projeto de sucesso é, via de regra, sempre resultante de uma somatória de tecnologias, qualidades, ou outras características que, quando somadas, se agigantam em sua eficiência. No PENSAMENTO SISTÊMICO somos desafiados a pensar sempre no todo, desafiando-nos a esclarecer e/ou modificar os padrões de maneira efetiva. O DOMÍNIO PESSOAL é a disciplina de continuamente esclarecer e aprofundar nossa visão pessoal, de concentrar nossas energias, de desenvolver paciência e de ver a realidade objetivamente.

Sinopse Quanto aos MODELOS MENTAIS, podemos dizer que inclui a capacidade de realizar conversas ricas em aprendizado, equilibrando indagação e argumentação, onde cada um expões e forma eficaz seus próprios pensamentos e estejam abertas à influência dos outros. A CONSTRUÇÃO DE UMA VISÃO COMPARTILHADA leva à uma visão genuína do todo, resultando numa organização onde as pessoas dão tudo de si e aprendem, não porque são obrigadas, mas, porque querem. A APRENDIZAGEM EM EQUIPE começa pelo diálogo, passando pelas disciplinas anteriores.

Sinopse É fundamental que se desenvolva em conjunto as cinco disciplinas. Este é o desafio, pois, é mais difícil a integração entre as ferramentas do que a simples aplicação de cada uma delas separadamente. Por isso o PENSAMENTO SISTÊMICO é a quinta disciplina, aquela que integra todas as outras, fundindo-as em teoria e prática.

Sinopse Lições aprendidas no jogo da cerveja: A estrutura influencia o comportamento: Pessoas diferentes, na mesma estrutura, tendem a produzir resultados qualitativamente semelhantes A estrutura dos sistemas humanos é sutil: Nos sistemas humanos, a estrutura inclui o modo como as pessoas tomam as suas decisões, segundo as quais traduzimos percepções, metas, regras e normas em ações. A alavancagem frequentemente vem de novas formas de pensar: deixando o pensamento fragmentado (ou próprio) e adotando uma forma de pensar onde suas decisões afetam os outros.

Obrigado! 8