Cláudia Monteiro Fernandes (avaliadora independente nacional) Márcio Carvalho (avaliador independente internacional) Agosto de 2014.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. Temário CONAE 2014.
Advertisements

Algumas provocações para se pensar DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
Estratégias para fortalecimento da EJA em Mato Grosso
FÓRUNS DA AGENDA 21 Sempre em frente!.
Recife, setembro de 2005 Política de Monitoramento e Avaliação da Atenção Básica Encontrando caminhos para a institucionalização.
Caravana Nacional em Defesa do SUS
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Seminário Nacional de Direitos Humanos e HIV/Aids Brasília, 24 a 26 de janeiro de 2007.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
COMISSÃO INTERGESTORES TRIPARTITE
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
ETAPA ESTADUAL OFICINA MICRORREGIONAL
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS: 8 ANOS DE CONQUISTAS
Todas essas ações devem ter como pressupostos:
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Educação Permanente em Saúde :
SÉCULO XX.
Planejar é preciso, viver não é preciso.
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Seminário de Conclusão do Curso de Extensão:
1. CRAS como porta de entrada da Política de Assistência Social
Programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil
Gestão por resultados orientada por princípios de Direitos Humanos
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
ELABORAÇÃO PROJETO SOCIAL.
Fortalecimento da institucionalidade do conselho
QUEM SOMOS Agência de Desenvolvimento da ONU, criada
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Elementos para discussão da função de monitoramento no âmbito do SUAS Brasília, maio de 2008 Encontro Nacional sobre Monitoramento dos CRAS Luís Otávio.
NÚCLEO ESTADUAL DO OBSERVATÓRIO NACIONAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - NOBECA.
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
MERCOSUL E PAÍSES ASSOCIADOS INICIATIVA
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
Caravana por uma zona e cadeia de produção livres do trabalho infantil.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
PROPOSTA DE PLANEJAMENTO 2009 Região Nordeste – parte 2 Grupo COARN AL – BA – PE – SE – e contribuições da CGDNCT Coordenadora: Teresa de Fátima (PE) Relatora:
PACTO PELA JUVENTUDE:. O QUE É O PACTO PELA JUVENTUDE?  O Pacto pela Juventude é uma proposição do Conselho Nacional de Juventude aos governos (federal,
Avaliação na Atenção Básica
PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA
MANUAL ORIENTADOR DA VIII CONFERÊNCIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores Valdete de Barros Martins Coordenadora.
Comissão de EJA de Alagoas
Atuação dos agentes de Controle Social
Secretaria Municipal de Educação PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA Belo Horizonte 2010.
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
Bahia 2008 Superintendência de Recursos Humanos da Saúde Diretoria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Estratégia para Fortalecimento da Gestão.
Projeto Bancos Comunitários em Rede 12 de maio de 2015.
PLANEJAMENTO PÚBLICO EM ADAPTAÇÃO: INTEGRAÇÃO DO TEMA ADAPTAÇÃO À MUDANÇA DO CLIMA EM POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO BRASIL.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estabelecimento de repasse.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças de até 6 anos é um serviço de proteção social básica ofertado de forma complementar.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
Alba Regina Silva Medeiros¹ Lidianni Cruz Souza² Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Saúde Coletiva Núcleo de Desenvolvimento em Saúde ¹ Enfermeira.
Ação de cidadania Planetária: Combater a pobreza material.
BOAS PRÁTICAS TERRITORIAIS – BPT
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior integração entre.
Antecedentes Outubro de Acordo de Cooperação Técnica que formalizou a parceria entre os Ministérios da Cultura e da Saúde – Editais Cultura e Saúde.
1 Cooperação técnica SEDEC e PNUD: Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil (BRA/12/017) Setembro 2013.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
SEMINÁRIO PARA CONSTRUÇÃO DO PLANO OPERATIVO LOCAL (POL)
Principais Desafios : Gravidez na Adolescência Acesso à Educação Infantil Selo em Minas Gerais.
A Convenção dos Direitos da Criança acaba de completar 20 anos. Trata-se de um esforço global para promover a crença de que as mudanças éticas e a promoção.
Transcrição da apresentação:

Cláudia Monteiro Fernandes (avaliadora independente nacional) Márcio Carvalho (avaliador independente internacional) Agosto de 2014

Período da Avaliação: Dezembro de 2012 Projeto Bahia ou Projeto Catavento

 Mudanças mensuráveis e/ou descritivas em um estado ou condição dos detentores de direitos e sujeitos de direitos como o resultado de uma intervenção programática;  Três níveis de resultados:  Produtos ou saídas (Output)  Resultados (Outcome)  Impacto (Mudança)

 Foco nos resultados  Uso de evidências: Métodos mistos  Triangulação de evidências para chegar aos resultados  OBJETIVO: Fazer a avaliação final do projeto para acessar quais foram as contribuições do mesmo junto aos objetivos propostos, objetivando a construção de recomendações que vão constituir a base para decisões institucionais futuras.

 Relevância  Eficiência  Efetividade  Sustentabilidade  Potencial Impacto / Resultados  Design  Lições Aprendidas

Revisão Documental Entrevistas Visitas de Campo Grupos Focais Análise estatística Oficina de Trabalho

Conclusões e Recomendações MetodologiaCritérios

Conclusão Evidência 1 Evidência 2 Evidência 3

Estado da BA Municípios Nacional

Semana 1 Revisão de Literatura Semana 2 Entrevistas Brasília Semana 3 Visitas de Campo Semana 4 Entrevistas Salvador Semana 5 Oficina com atores envolvidos Semanas 5/6 Relatório preliminar Semana 3 Revisão OIT Semana 4 Relatório Final

 PETI MDS  CONANDA  IBGE  CUT  Frente Parlamentar  Min. Saúde  Min. Trabalho  Min. Educação  Min. Desen. Social  Dep. Trabalho USA  UFBA  Forum Nac PETI  Ministério Público Trabalho  UNICEF  PNUD  SETRE  SEDES  SEC  SESAB  Pacto Semiárido Bahia  Fundação Telefônica  FETIPA  Cipó Comunicação  Avante

 Jeremoabo  Banzaê  Pedro Alexandre  Antas  Ribeira do Pombal  Adustina  Paripiranga  Nova Soure  Reunião com Gestores da Rede  Visitas à unidades PETI (crianças)  Entrevistas com educadores/as PETI  Visitas à CREAS e CRAS  Encontros com familiares do PETI  Reunião com Gestores da Rede  Visitas à unidades PETI (crianças)  Entrevistas com educadores/as PETI  Visitas à CREAS e CRAS  Encontros com familiares do PETI O Território Nordeste II é composto por 18 municípios.

Município Sim Estado Não é evidente Federal Não é evidente A base de conhecimento sensível a gênero, raça e etnia sobre trabalho infantil na Bahia sido expandida.

Município Sim Estado Parcialmente Federal Não é evidente Maior consciência e mudança de atitudes em relação ao trabalho infantil, com base em uma estratégia de comunicação sensível a gênero, raça e etnia, incorporada à Agenda Bahia do Trabalho Decente.

Município Sim Sustentabilidade Ponto crítico

 Importância do projeto na articulação de vários atores nacionais, no estado e nos municípios.  Atenção diferenciada ao município.  Algumas estratégias serviram para aprimorar a política pública nas esferas federal, estadual e municipal.  Modelo de estratégia desenvolvido poderá ser replicado em outros territórios por meio do Governo do Estado.  Estratégia da Caravana:  Mobilização que só faz sentido com o “pós-caravana”  Gênero:  Não foi reconhecido como foco do projeto.  Raça e Etnia:  Surge em resposta às ações do projeto.  Inclusão produtiva:  Experiência pontual, ao final do projeto.

Fonte: IBGE/PNAD  Macroproblema  Até onde o projeto influenciou na solução?

 Os gestores municipais devem atualizar informações sobre crianças em risco de trabalho, junto com CRAS, CREAS, Conselho Tutelar e/ou CMDCA para alimentar o Cadastro Único de Informações Sociais do MDS.  Estratégia do projeto nos municípios: gestão municipal, educação, saúde e assistência social.

Crianças beneficiárias do PBF Crianças do PBF com acompanhamento de frequência à escola

IDEB anos iniciais do Ensino Fundamental IDEB anos finais do Ensino Fundamental

Núcleos PETI Crianças PETI

 Maior articulação entre as diversas esferas e componentes do projeto.  Desenho que valorizem a conexão entre indicadores, objetivos e resultados.  Planejamento articulado nos territórios, prevendo transição e visando à sustentabilidade dos resultados após a conclusão do projeto.  Articulação e fortalecimento das redes e sistemas existentes.  Geração de conhecimento envolvendo universidades, institutos de pesquisa (sustentabilidade, difusão e ampliação).  Estratégia de comunicação deve ser contínua, em todas as etapas do projeto (mudança de cultura).  Registro e sistematização da metodologia, pontos fortes e fracos, boas práticas.