Recife, dezembro de 2013 PROGRAMA DE MELHORIA DO ENSINO DE GRADUAÇÃO DA UNESP – PMEG Laurence Duarte Colvara, Sheila Zambello de Pinho, Elizabeth Berwertch.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Advertisements

CPA Comissão Própria de Avaliação
Encontro com professores
Financiadora de Estudos e Projetos PROINFRA Programa Institucional de Infra-estrutura de Pesquisa das Instituições Públicas de Ensino Superior.
Assistência Farmacêutica no SUS.
Universidade Federal de São Carlos
Membros: Maria José Soares Mendes Giannini (FCF/Ar)
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
Maio / 2006.
Auto-Avaliação Institucional da PUC-SP
Avaliação dos componentes curriculares 2011
Corpo Docente As qualificações dos docentes são satisfatórias? Avaliação Externa: A Sim.
Universitario CONSUN conselhos superiores Ensino, pesquisa e ADM SUPERIOR Extensão CONSEPE DA UNIVERSIDADE COMPREENDE Reitoria e Vice-reitoria.
Parceiros: 1 Pesquisa de Opinião PNAFM Encontro de Coordenação Brasília 07 a 10 de novembro de 2006.
Multimídia no Ensino Fóruns Permanentes Ciência e Tecnologia Junho de 2011 Vera Cabral.
Avaliação Externa – agosto de 2005 Análise das Observações das Comissões Avaliadoras de Departamento sobre Tecnologia da Informação Prof. Dr. Paulo Cesar.
OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Prof. Wagner Bandeira Andriola
SÉCULO XX.
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
PROFª. VERA L. G. STIVALETTI PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Escola GHC -Grupo Hospitalar Conceição
Profª Carmen Lúcia de Lima Helfer Pró-Reitora de Graduação
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia.
Etapas da construção do PDI IFTO
2001- Comissão de Avaliação Institucional (CoAI) embrião da unificação de processos e iniciativas CPA e Programa de Avaliação Institucional.
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
PRÓ-REITORIA DE ENSINO. Tem por objetivo coordenar, superintender e avaliar as atividades de ensino de graduação e de níveis médio e tecnológico da Universidade.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
II ENCONTRO REGIONAL SUL/SUDESTE DE DIRIGENTES DE GRADUAÇÃO DAS IES PARTICULARES Passo Fundo - RS, 18 e 19 de outubro de 2012 PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO.
AVALIAÇÃO TRIENAL 2013 CAPES ÁREA SAÚDE COLETIVA.
Conferência lIVRE Uberlândia/MG EIXO VII FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO, GESTÃO, TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL DOS RECURSOS 1.O financiamento da.
Reflexão – dados quantitativos e qualitativos da
AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DO SINAES
Danielle Domeneghetti Crepaldi Orientador: Wilson Massashiro Yonezawa
Secretaria da Educação
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UFPA
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
PERSPECTIVAS PARA O FUTURO DAS PROFISSÕES
Empresas Juniores: prescrições para um contexto de pesquisa
OBJETIVOS Objetivo Geral
Laboratório de Aulas Práticas Inovadoras de Realidade Virtual para as disciplinas dos Cursos de Graduação da ESALQ – LAPI/RV (Ciências Florestais) Projeto.
Avaliação Institucional na FEB
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Física Centro: CCNE Área de avaliação: Astronomia/Física.
A gestão universitária e a política nacional de avaliação da educação superior
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional.
MAGDA REGINA SEGATTO BISOGNIN RENATO NUNES
AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA E GESTÃO DE UNIVERSIDADEMULTICÂMPUS.
Pró-Reitoria de Planejamento
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. INSCRIÇÕES: 07/07/2014 a 8/09/2014 CHAMADA INCT – MCTI/CNPq/CAPES/FAPs nº 16/2014
1 54º Fórum de Reitores da ABRUEM Marilza Vieira Cunha Rudge Reitora em exercício UNESP.
Pensando nos OBJETIVOS DA UNIVERSIDADE.... EXTENSÃO PESQUISA GESTÃO ENSINO.
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (SINAES) Prof
De 29 a 31 de Outubro de 2008 Faculdade de Ciencias Agronomicas – FCA – UNESP – Campus de Botucatu/SP INTRODUÇÃO O aumento populacional, assim como o desenvolvimento.
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI COMISSÃO PERMANENTE DE ENSINO - CPE.
Universidade Federal de Alagoas
A CPA ESAMC tem como objetivo implementar o processo de auto avaliação da ESAMC de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Sistema Nacional da Educação.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA. É uma comissão constituída por membros representantes do corpo docente, discente, técnicos administrativos e sociedade.
1 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO NA UNESP: EVASÃO E RETENÇÃO José Brás Barreto de Oliveira Assessoria Prograd – Unesp
Transcrição da apresentação:

Recife, dezembro de 2013 PROGRAMA DE MELHORIA DO ENSINO DE GRADUAÇÃO DA UNESP – PMEG Laurence Duarte Colvara, Sheila Zambello de Pinho, Elizabeth Berwertch Stucchi, José Brás Barreto de Oliveira, Maria de Lourdes Spazziani, Valéria Nobre Leal de Souza Oliva. Universidade Estadual Paulista – UNESP Pró-reitoria de Graduação(PROGRAD), Rua Quirino de Andrade, 215- São Paulo – SP.

Recife, dezembro de 2013 Universidade multicampus 24 municípios 34 unidades ~ alunos de graduação 179 opções de curso INTRODUÇÃO

Recife, dezembro de 2013 INTRODUÇÃO PMEG Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) De 2006 a 2013: R$ 46 milhões Principal fonte de recursos destinada exclusivamente aos cursos de graduação Recursos, em milhões de reais, destinados ao Programa de Melhoria do Ensino de graduação (PMEG) ao longo dos anos. São Paulo, 2013.

Recife, dezembro de 2013 CARACTERIZAÇÃO DO PROGRAMA -Objetivos- Renovação e modernização das estruturas, acervos e materiais didáticos e pedagógicos.

Recife, dezembro de 2013 CARACTERIZAÇÃO DO PROGRAMA - Objetivos- Aplicação em investimentos nos laboratórios didáticos, clínicas, ateliês, oficinas didáticas e salas de aula, e, excepcionalmente e se plenamente justificado, na manutenção e/ou recuperação de equipamentos e instrumentos didáticos.

Recife, dezembro de 2013 CARACTERIZAÇÃO DO PROGRAMA - Método-

Recife, dezembro de 2013 CARACTERIZAÇÃO DO PROGRAMA - Método- Em 2013:50% por índice 50% por projetos Edital: Necessidade ou Inovação Máximo de R$ ,00/projeto Máximo de 1 projeto por curso 1. Avaliadores externos (1avaliador/projeto) 2. Avaliação interna (5 membros) Critérios quantitativos e qualitativos 2 milhões para Necessidade 1 milhão para Inovação

Recife, dezembro de 2013 RESULTADOS de 2006 a 2012 Maiores aplicações em: Equipamentos científicos para laboratórios e equipamentos de informática. Aplicações significativas em: Equipamentos audiovisuais, mobiliários para salas de aula, equipamentos para conforto ambiental, equipamentos médicos, odontológicos, para fisioterapia, terapia ocupacional e educação física.

Recife, dezembro de 2013 RESULTADOS de 2006 a 2012 Pesquisa de opinião Docentes e discentes 195 departamentos 159 diferentes cursos. Pesquisa de Opinião 74% programa Indispensável Na resolução dos problemas da graduação: 38%: eficiente 22%: muito eficiente Melhoria de Infra estrutura: 32% Satisfatório22% Altamente Satisfatório

Recife, dezembro de 2013 RESULTADOS 2013 Projetos apresentados 59 Necessidade 30 Inovação Projetos Contemplados 22 (39%) Necessidade 11 (37%) Inovação Distribuição, pelas diferentes áreas do conhecimento, dos projetos recebidos e concedidos, nas categorias Necessidade e Inovação, em 2013, por meio do PMEG, Prograd, Unesp. São Paulo, 2013.

Recife, dezembro de 2013 RESULTADOS Pesquisa de opinião entre diretores de Unidades (n=25) Pontos Positivos Única verba destinada diretamente à graduação. Permite inovações pedagógicas. Permite melhoria continuada de infra-estrutura da graduação. Pouca burocracia para utilizar a verba. Pontos Negativos Redução dos valores em algumas unidades. Mudança do processo muito brusca. Tempo escasso para cumprir as etapas. Seleção por projetos utilizando relatores que desconhecem a realidade das unidades. Valores não são atualizados há alguns anos. A verba ainda é insuficiente para a demanda. Limitações no uso da verba (p. ex:viagens didáticas)

Recife, dezembro de 2013 CONCLUSÕES O Programa de Melhoria do Ensino de Graduação (PMEG) da PROGRAD-UNESP tem apresentado resultados satisfatórios e é reconhecido pela comunidade beneficiada como indispensável à manutenção e melhoria das condições de infraestrutura dos cursos de graduação, constituindo-se como principal fonte de recurso.

Recife, dezembro de 2013 CONSIDERAÇÕES FINAIS Indicam-se como diretrizes futuras a manutenção do processo e a necessidade de implantação de avaliação externa para acompanhar os efeitos deste programa sobre a qualidade do ensino de graduação da Unesp.